Pompeia – conheça essa incrível cidade romana na Itália!
Pompeia – conheça essa incrível cidade romana na Itália!
Pompeia ou Pompei, na língua nativa, é uma cidade italiana localizada a cerca de 250 km de Roma ou 24 km de Nápoles. Essa antiga cidade romana foi atingida pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C e hoje é um sítio arqueológico reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Confira nossas dicas de Pompeia e saiba como conhecê-la.
Conhecer Pompeia é uma oportunidade única. Embora revele a tristeza e destruição de uma cidade inteira, permite entender melhor como funcionava uma cidade durante o Império Romano e perceber detalhes do cotidiano de seus moradores.
O lugar tem ruínas muito bem conservadas e é de uma riqueza histórica e cultural inestimável. Cidades vizinhas como Herculano e Stabia, também destruídas pelo Vesúvio, são outras opções de passeios próximas para quem deseja realizar o circuito arqueológico vesuviano, que contempla a visita a outros sítios arqueológicos da região.
O passeio até Pompeia ou cidades vizinhas pode ser feito em um único dia saindo de Roma, mas é uma opção menos cansativa para quem se hospeda em Nápoles ou na Costa Amalfitana.
Pompeia: entendendo a cidade
Com uma área de cerca de 66 hectares (50 hectares escavados), Pompeia é um exemplo singular de cidade romana, que reúne afrescos, mosaicos, edifícios de uso público e casas privadas de famílias que viviam na cidade séculos atrás. As cinzas e fragmentos de lava do vulcão tomaram completamente a região, escondendo-a por muitos anos.
O sítio arqueológico é enorme e está dividido em 9 áreas, mas nem todas estão abertas ao público porque algumas permanecem sendo escavadas e ainda estão tomadas por cinzas. A visita é realmente um momento espetacular para quem aprecia história, é como um mergulho ao passado.
Conhecendo Pompeia você tem a oportunidade de perceber inúmeros detalhes do cotidiano de uma cidade romana, entre eles caminhar pelas antigas ruas da cidade, perceber o desgaste provocado pelas charretes nas pedras que calçam as ruas, entrar em residências da época, visitar termas, admirar antigos afrescos (técnica de pintura em paredes) e mosaicos que adornavam as residências, visitar o anfiteatro e também a foro romano, cercado por santuários, templos e pórticos.
Passeios mais populares em Pompeia
- Excursão a Pompeia e ao Vesúvio
- Tour por Pompeia, Herculano e o Vesúvio
- Excursão a Pompeia e Herculano
- Visita guiada a Pompeia
- Visita guiada por Herculano
- Visita a Pompeia com óculos de realidade virtual
- Tour do Vinho por Pompeia
A visita a Pompeia
Pompeia tem uma dinâmica parecida com a de outras cidades comuns da atualidade: tem suas ruelas, suas residências, seus templos e edifícios de uso comum, mas o diferencial, é claro, é ser uma cidade com mais de 2 mil anos de história, que persiste até os dias atuais com ruínas bem preservadas. O passeio pelo sítio arqueológico é dedicado a explorar a antiga cidade, admirar suas construções, visitar internamente alguns prédios, observar suas obras de arte e objetos usados no período romano.
O sítio arqueológico está dividido em 9 áreas, tem 3 portões de entrada e 4 de saída. Em cada uma das áreas há diferentes atrações que podem ser visitadas e como a quantidade de coisas para ver é bem grande, cada pessoa pode fazer um percurso diferente.
Na entrada do sítio você encontrará informações e panfletos sobre diferentes percursos sugeridos para fazer a visita — há itinerários sugeridos pelo parque com 2h, 3h, 4h e 7h de passeio. O tempo que cada pessoa leva para conhecer o lugar depende bastante do interesse pessoal. No meu caso, foram em torno de 6 horas de passeio.
Muitos turistas visitam Pompeia em um tour guiado e para quem viaja de maneira independente é possível realizar uma visita guiada contratando um guia credenciado na entrada do parque. Esse passeio guiado pode ser feito compartilhado com outros visitantes, ou de maneira privada e é oferecido em diferentes línguas.
Para um passeio em português, recomendo que um guia seja contratado com antecedência, antes de visitar o sítio arqueológico – confira aqui algumas boas opções. Se preferir fazer o passeio guiado em inglês, é possível contratar o guia na entrada de Pompeia mesmo.
O que ver em Pompeia
-
Casa dei Vettii – uma das casas mais bonitas e com ricas pinturas internas
-
Casa del Fauno – uma das maiores casas de Pompeia, com um mosaico escrito “Have” ou “bem-vindo”, em latim
-
Casa del Poeta Tragico – essa casa é famosa por um mosaico na entrada, que em latim diz “cuidado com o cão”
-
Foro Civile: é o coração da cidade, onde estão os edifícios públicos de administração da cidade e da justiça da época. Nessa região estão, por exemplo, o templo de Giove e o Santuário de Apollo.
-
Anfiteatro – construído em 70 a.C., o lugar podia abrigar até 20 mil espectadores em seus espetáculos
-
Casa dei mosaici geometrici (casa dos mosaicos geométricos) – enorme casa de Pompeia, com mais de 60 cômodos
-
Villa dei Misteri – essa vila tem afrescos bem preservados, bonitas decorações nas paredes e até uma área onde eram produzidos vinhos
Como chegar a Pompeia
Como ir de Roma a Pompeia de trem
- Para quem pretende visitar Pompeia saindo de Roma, a dica é começar o dia bem cedo, pegando um trem da Trenitalia para Napoli Centrale, principal estação de trens de Nápoles. O percurso leva em torno de 1h10 nos trens mais rápidos.
- Em Nápoles, é necessário comprar uma segunda passagem da linha de trem local, a Circumvesuviana Napoli-Sorrento.
- O acesso é feito na estação Napoli Garibaldi (do lado de Napoli Centrale) e a desembarque para conhecer Pompeia deverá ser na estação Pompei Villa dei Misteri.
O lado realmente negativo do trajeto em trem é que como se trata de um transporte usado pelos moradores, ele costuma estar cheio, principalmente pela manhã, no trajeto de Nápoles a Sorrento, e no fim da tarde no percurso de Sorrento a Nápoles. Muita gente faz todo o percurso no trem em pé porque não há espaço para se sentar.
Dicas de Pompeia
Primavera-Verão: De 1 de abril a 31 de outubro: segunda a sexta, das 9h às 19h30 (entrada até às 18h) e sábado e domingo de 9h30 às 19h30 (18h o último ingresso no local)
– O trem da linha Circumvesuviana leva em torno de 35 minutos para ir de Nápoles a Pompei Scavi Vila dei Misteri, estação que fica em uma das entradas do sítio arqueológico de Pompeia. O trem costuma ficar bem cheio, então, se essa for sua forma de deslocamento para conhecer Pompeia, vá com um pouco de paciência e esteja preparado para ir em pé no trem.
E você, já esteve em Pompeia ou tem vontade de conhecê-la? Compartilhe com a gente sua experiência.