As 15 melhores cidades turísticas da Europa, segundo turistas americanos
As 15 melhores cidades turísticas da Europa, segundo turistas americanos
A revista americana Travel & Leisure promoveu uma votação entre seus leitores e elegeu as 15 melhores cidades da Europa para turismo em 2019. Nas primeiras posições, destacam-se duas cidades da Itália e duas da Espanha, destinos que, segundo os participantes, oferecem um combo de férias perfeito: pontos turísticos incríveis, gastronomia de qualidade, áreas de compras, simpatia dos locais e preços em geral.
Listas costumam render discussões e a intenção com esse post é fomentá-la entre nossos leitores. Porém, não dá para negar que Itália, Espanha e Portugal – na quinta e sexta posição do ranking – sejam países, realmente, incríveis para o turista. Portugal, inclusive, sofreu um boom no turismo dos últimos anos, despontando como uma das queridinhas na Europa. Pelo jeito não sairá do topo tão cedo! Confira as cidades vencedoras:
As 15 melhores cidades turísticas da Europa em 2019
15. Viena
Pontuação: 84.12
Passear por Viena, a bela capital da Áustria, é como revisitar um passado cheio de história e muito glamour. É voltar nos tempos da dinastia Habsburgo e deslumbrar-se com palácios imperiais, monumentos, igrejas que são verdadeiras obras de arte, ruas e bairros que se modernizaram com o passar do tempo, mas não deixaram de lado a sua essência. Na gastronomia, Viena também não decepciona o visitante, sendo os cafés da cidade grandes patrimônios locais. Huuum… deu água na boca só de pensar num café melange quentinho e uma fatia de torta sacher!
14. Salzburg
Pontuação: 84.19
A cidade austríaca que faz fronteira com a Alemanha parece ter saído de um conto de fadas, de tão bela. Isso por conta da combinação paisagens naturais – montanhas, o rio Salzach – e a arquitetura de palácios, igrejas, monumentos. Lembrando que Salzburg é, também, o local de nascimento do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, um destino, portanto, altamente musical e cheio de referências ao famoso filho.
13. Paris
Pontuação: 84.60
Pelo jeito, Paris não sai de moda nunca. Um grande centro atemporal com muito o que fazer, rico em história, cultura, cheio de pontos turísticos mundialmente conhecidos – Torre Eiffel, o Museu do Louvre, o Arco do Triunfo, o Sacré Coeur – bons restaurantes, ruas de compras e muito mais. A dica para aqueles estiverem voltando pela segunda ou terceira vez é explorar os bairros vibrantes dessa cidade tão cheia de possibilidades!
12. Madri
Pontuação: 84.88
Madri, a capital do Reino da Espanha, é um destino que exala história, altamente indicado para os apaixonados por arte, cultura, arquitetura e compras. A cidade reúne três dos mais importantes museus do mundo: Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza, além de edifícios seculares, que são fonte de uma história inigualável. Ah, andar pela Gran Vía, a Times Square da cidade, e fazer uma parada na Plaza Mayor, como um legítimo madrilenho, são alguns dos passeios que você não pode deixar de fazer.
11. Praga
Pontuação: 85.22
Praga é uma cidade que impressiona o visitante desde o primeiro instante por reunir monumentos e construções de valor arquitetônico incomensurável, belas paisagens tendo o rio Vltava como pano de fundo, museus cheios de história, restaurantes que servem o melhor da gastronomia local e muito mais. Quer conhecer bem a capital da República Tcheca? Confira essas 35 dicas imperdíveis de Praga.
10. San Sebastián, Espanha
Pontuação: 85.48
San Sebastián, no país Basco, tornou-se uma alternativa para os visitantes que desejam fugir da grande quantidade de turistas de Barcelona. O que a cidade litorânea tem de bom? Belas praias – playa de la concha, Ondarreta e Zurriola – colinas verdejantes, cenário cultural pulsante e uma gastronomia de deixar qualquer um com água na boca.
9. Istambul
Pontuação: 85.75
Apesar de não exercer a função de capital propriamente dita, Istambul é o centro econômico, histórico e cultural da Turquia. Museus como a Hagia Sofia, mesquitas como a Mesquita Azul, bazares como o Grande Bazar, bairros e ruas pra lá de interessantes são apenas algumas das diversas opções de entretenimento à disposição do visitante, que deve reservar ao menos quatro dias de estadia, se tem a intenção de explorar a cidade adequadamente.
8. Cracóvia, Polônia
Pontuação: 85.80
A história está impressa em cada obra arquitetônica da cidade polonesa, entre elas o Collegium Maius, construído para ser o campus principal da universidade, no século 14. Ao contrário de Varsóvia, que foi bastante destruída durante a Segunda Guerra, Cracóvia manteve-se bem preservada e, hoje em dia, além da fama turística, é conhecida como uma cidade de espírito jovial por sediar algumas excelentes universidades.
7. Siena, Itália
Pontuação: 85.88
Pequena, aconchegante, charmosa e encantadora. Siena é digna de todos esses adjetivos e muitos outros. Vista de cima, parece um labirinto de ruas estreitas, o que nos faz lembrar de sua essência medieval. Andar pelas ruas do destino é se sentir em um filme sobre a Idade Média, aliás, tantos prédios feitos de pedras em estilos romanesco e gótico, reservam boas surpresas ao visitante: museus, lojas, restaurantes e gelaterias fantásticas. Bravo!!
6. Lisboa
Pontuação: 86.25
Perder-se pelas ruas do Alfama ao som de um belo fado, subir até o Miradouro da Senhora do Monte e lá do alto apreciar uma vista de tirar o fôlego, caminhar sem pressa pela orla do Tejo, deliciar-se com uma bela posta de bacalhau e depois adoçar o paladar com o famoso pastel de Belém. Sim, poderíamos ficar aqui horas a fio apenas descrevendo as maravilhas de Lisboa, a fantástica capital portuguesa. Nesse post a gente te dá 45 dicas e pontos turísticos para a sua viagem a Portugal.
5. Porto
Pontuação: 86.35
Ao Norte de Portugal, está o Porto, a segunda maior cidade e também uma das mais antigas do país. Situada à margem direita do Rio Douro, o destino encanta à primeira vista pela mistura do concreto das construções antigas com paisagens naturais de tirar o fôlego, história, gastronomia de primeira, atrações para todos os públicos e também pela receptividade com o turista.
4. Barcelona
Pontuação: 86.47
Entra ano, sai ano e Barcelona continua a figurar na lista das cidades mais amadas da Europa. Um título não muito celebrado pelos moradores locais, que reclamam bastante da grande quantidade de turistas. Apesar disso, a capital da Catalunha é um destino completo, uma cidade onde a história está viva, impressa em cada ruela da Ciutat Vella, e a beleza de construções como a Sagrada Família é de deixar qualquer um de queixo caído. No post O que fazer em Barcelona – dicas para a sua viagem à capital da Catalunha a gente conta todas as últimas novidades da cidade!
3. Sevilha, Espanha
Pontuação: 86.65
Visitar a sedutora Sevilha, na capital da região da Andaluzia, é como adentrar o passado. Um centro histórico cheio de história, construções imponentes como a catedral – a maior igreja gótica do mundo – o Real Alcázar de Sevilha, entre muitas outras atrações. Ah, acredita-se que o flamenco tenha nascido no bairro de Triana, portanto, aproveite para se jogar nesse universo de dança e muita cultura!
2. Roma
Pontuação: 87.34
Roma é daqueles destinos completos e que conquistam o coração do viajante logo de cara. Afinal, nada como andar por ruazinhas de paralelepípedo supercharmosas e dar de cara com belas praças, museus e monumentos que são verdadeiros patrimônios históricos. Sem contar com parques cheios de verde, gelaterias e cafés que servem sorvetes deliciosos, o verdadeiro cappuccino, restaurantes com cardápios repletos de opções de massas e vinhos. Nós, do MD, tivemos o privilégio de estar na cidade diversas vezes e reunimos neste post 40 dicas para uma viagem perfeita à capital da Itália.
1. Florença
Pontuação: 88.26
Florença é, de fato, um museu a céu aberto…daqueles lugares que a gente tem vontade de guardar num potinho, de tão especiais. Monumentos grandiosos como o imponente Duomo, com seus mármores verdes, brancos e rosas, impressionam. A cúpula, vista de vários ângulos da cidade, está lá para mostrar que Florença é, sem dúvida, um dos destinos mais importantes e belos da Itália. Sem contar com a atmosfera de romance que paira sobre a cidade, que tem a Ponte Vecchio como cartão-postal e é rodeada pelos campos verdes da Toscana.
Leia a lista e mais detalhes no site da Travel + Leisure.
Na minha opinião, a lista surpreendeu por não incluir apenas destinos badalados. Londres, Amsterdã (onde moro) e Bruxelas, por exemplo, ficaram de fora. Apesar de ser uma pesquisa baseada na opinião do público norte-americano, devo dizer que o ranking me motivou a conhecer mais lugares. Dos 15 citados, visitei apenas 8.
E você, leitor do MD, concorda com essa lista ou substituiria alguma dessas cidades? Qual cidade imperdível ficou de fora? Deixe a sua contribuição nos comentários!