Os 20 melhores aeroportos do mundo em 2021: após 8 anos tem mudança no topo do ranking!
Os 20 melhores aeroportos do mundo em 2021: após 8 anos tem mudança no topo do ranking!
Teve mudança na lista de melhor aeroporto do mundo. Depois de oito anos consecutivos, Doha desbancou Singapura e assumiu o posto mais alto no ranking World Airport Awards, premiação promovida pela consultoria britânica SkyTrax. Entre os 100 primeiros não há nenhum aeroporto do Brasil. O de Quito, no Equador, é primeiro sul-americano a aparecer no ranking. Confira abaixo o Top20 dos melhores aeroportos do mundo e os melhores do Brasil.
O Skytrax World Airport Awards é realizado anualmente com uma votação de passageiros por meio de uma pesquisa global de satisfação em aeroportos. Além de apontar quais são os melhores aeroportos do mundo, a Skytrax premia por categorias, incluindo aeroportos regionais, melhores funcionários, restaurantes, entrega de bagagens, limpeza, entre outros.
1 – Aeroporto Doha Hamad (DOH)
O Aeroporto de Hamad, em Doha no Catar, vem ganhando destaque a cada ano na premiação Skytrax. Em 2018 ocupava a 5ª posição. No ano passado era 3º e agora assumiu a liderança do ranking da Skytrax.
Hub da Qatar Airways, o aeroporto, aberto em 2014, será a principal porta de entrada do país sede da copa do mundo do ano que vem. Com bastante luxo e requinte, o aeroporto busca ainda mais melhorias para atender os turistas. A capacidade anual está sendo aumentada para até 53 milhões de passageiros e um grande jardim tropical, que contará até com uma cachoeira de 260 metros de altura, está em construção.
“Como hubs de viagens em todo o mundo foram afetados pela pandemia, o Aeroporto Internacional de Hamad não se intimidou com as interrupções globais nas viagens e continuou com seus planos de expansão enquanto introduzia padrões adicionais de saúde e segurança nos aeroportos”, destacou Edward Plaisted da Skytrax.
2 – Aeroporto de Tóquio Haneda (HND)
O aeroporto mais movimentado da capital japonesa, o Tokyo International Airport – Haneda (HND) manteve a segunda colocação. O Haneda fica próximo do centro de Tóquio oferecendo uma ótima infraestrutura para os turistas. O local conta com estação de metrô direta ao centro da cidade.
O aeroporto opera, principalmente, voos domésticos e voos internacionais realizados dentro da Ásia. Sempre ocupa um lugar de destaque nas rotas mais movimentadas do mundo. Haneda foi apontado pela Skytrax como o aeroporto mais limpo do mundo e o melhor da Ásia.
3 – Aeroporto de Singapura Changi (SIN)
Depois de oito anos seguidos no topo do ranking, o aeroporto de Singapura caiu para terceira posição. Entretanto, o local continua a encantar todos os viajantes que passam por lá em voos para 200 destinos ao redor do mundo, com 5.000 chegadas e partidas semanais operadas por 80 companhias aéreas (números antes da pandemia). São quatro terminais. O aeroporto ainda conta com jardins temáticos, borboletário, além da The Jewel, a maior cachoeira interna do mundo – que vai ser ultrapassada pela de Doha.
4 – Aeroporto de Seul Incheon (ICN)
O principal aeroporto da Coreia do Sul manteve a posição em relação ao ano passado. O belo aeroporto fica a cerca de 30 km do centro de Seul. Antes da pandemia era um dos aeroportos mais movimentados do mundo com 68 milhões de passageiros transportados.
5 – Aeroporto Tóquio Narita (NRT)
O Aeroporto Internacional de Tóquio-Narita ganhou duas posições para aparecer na quinta colocação no ranking Startrax deste ano. Mais afastado do centro da capital japonesa, Narita é o principal aeroporto internacional do Japão. Ali circula cerca de 50% dos passageiros internacionais e 60% do tráfego internacional de carga.
6 – Aeroporto de Munique (MUC)
Novamente o aeroporto de Munique, na Alemanha, foi escolhido como o melhor da Europa. Ocupando a sexta colocação mundial, o aeroporto é moderno e oferece uma estrutura muito boa aos passageiros que embarcam e desembarcam no local. O centro de Munique, fica a 29 km de distância e é conectado por trem.
7 – Aeroporto de Zurique (ZRH)
Este é primeiro aeroporto do Top10 a ter ligação direta atualmente com o Brasil. Principal porta aérea de entrada na Suíça, o aeroporto de Zurique tem capacidade máxima para portar até 70 decolagens e pousos por hora. Foi construído em 1945 e conta hoje com 2 terminais e mais de 120 companhias em operação. Vale destacar que a Suíça é uma dos países abertos aos brasileiros.
8 – Aeroporto de Londres Heathrow (LHR)
Um dos aeroportos mais movimentados do mundo na pré-pandemia. Em 2019, pouco mais de 80,8 milhões de passageiros passaram pelos cinco terminais do Heathrow. Em relação ao ranking da Skytrax, o aeroporto inglês ganhou quatro posições e chegou a 8ª colocação. Veja o nosso Guia de Londres.
9 – Aeroporto de Kansai (KIX)
O Japão coloca o terceiro aeroporto no Top10 de melhores aeroportos do mundo. O Aeroporto Internacional de Kansai Airport (KIX) fica em uma ilha próximo à Osaka e se destaca na qualidade do atendimento, sendo destacado como um dos aeroportos com os melhores funcionários do mundo!
10 – Aeroporto de Hong Kong (HKG)
Construído sobre uma ilha artificial, o aeroporto de Hong Kong é um dos mais movimentados da Ásia com voos para mais de 180 destinos ao redor do mundo e cerca de 100 companhias em operação.
11 – Aeroporto de Nagoya (NGO)
12 – Aeroporto de Amsterdã Schipol (AMS)
13 – Aeroporto de Helsinque Vantaa (HEL)
14 – Aeroporto de Guangzhou (CAN)
15 – Aeroporto de Paris Charles de Gaule (CDG)
16 – Aeroporto de Frankfurt (FRA)
17 – Aeroporto de Istanbul (IST)
18 – Aeroporto de Copenhague (CPH)
19 – Aeroporto de Dubai (DXB)
20 – Aeroporto de Madri Barajas (MAD)
Melhor aeroporto do Brasil
A lista dos 100 melhores colocados na Skytrax não traz nenhum aeroporto brasileiro. Infelizmente os nossos aeroportos estão mal colocados e só é possível descobrir os melhores do Brasil analisando o ranking dos aeroportos por região. O mais bem colocado do país é o aeroporto do Rio de Janeiro Galeão (GIG) que ocupada a sexta colocação na lista dos melhores aeroporto da América do Sul. Neste Top10, o GIG ocupa a 6ª colocação seguido pelo Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos – GRU (7º) e Recife – REC (10º).
O que achou da lista? Já esteve em alguns dos aeroportos do Top 10? Deixe seu comentário logo abaixo.