logo Melhores Destinos

Subsidiária da Air France, Joon realiza seu último voo na Europa e encerra operações

Thayana Alvarenga
28/06/2019 às 15:34

Subsidiária da Air France, Joon realiza seu último voo na Europa e encerra operações

Como já estava previsto, a Joon fechou as portas. A companhia, subsidiária da Air France, operou seu último voo, encerrando uma experiência de quase dois anos em que buscou competir com empresas de baixo custo em voos de média e longa distância pela Europa. Com a mudança, os voos para Fortaleza passam a ser operados pela Air France.

Lançada em 2017, a Joon tinha como objetivo atingir os millennials (Geração Y com idade entre 18 e 35 anos) e servir de laboratório de inovações para a Air France. Com menor tamanho seria mais fácil testar e implementar novidades. Na prática, a estratégia de atrair uma clientela jovem e moderna infelizmente parece não ter dado certo. A Joon demorou para entender que a geração do milênio estava procurando a mesma coisa que todos: passagens aéreas baratas!

Em 2018 a Joon iniciou seus voos de longa distância, chegando a Fortaleza. Estivemos presentes na coletiva de imprensa e também no voo inaugural da Joon para Paris. Sem trazer os preços de uma low cost e sem entregar a experiência de bordo da Air France era mesmo difícil entender o conceito da Joon.

O fechamento não terá implicações para os passageiros. Todos os voos que eram da empresa, inclusive em Fortaleza, são agora operados pela Air France nos mesmos itinerários e com a mesma aeronave. A frota da companhia era composta de oito Airbus A320 e cinco A321, que devem voltar a Air France, além de quatro A340-300. Por enquanto, a ideia da Air France é atender os passageiros por meio de uma segmentação maior com sua própria marca, em vez de criar outra companhia aérea.

Embora em nível global seu impacto não fosse tão significativo, na América Latina podia interessar. Com o serviço da Joon, a Air France expandiu suas operações na região, abrindo rotas para Fortaleza e Quito, no Equador. No Brasil, a joint venture com a GOL permitia que os clientes, especialmente da região Nordeste, tivessem um novo ponto de conexão para a Europa e para o mundo, por meio do hub de Paris (CDG). Para os passageiros chilenos, a oferta da Joon era mais acessível em voos de conexão pela Europa.

E você, chegou a voar com a Joon? O que achou? Comente e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção