CEO da Air France decreta: fim da linha para a Joon!
CEO da Air France decreta: fim da linha para a Joon!
Criada para cativar os millenials, a Joon não vai chegar ao seu segundo aniversário. Segundo o jornal francês Le Figaro o novo CEO da Air France, Ben Smith, está convencido de que a idéia uma cia aérea híbrida (nem low cost, nem clássica) não é boa e a Joon deve ser encerrada em breve.
Atualização em 30/11/2018: a Air France, através de sua assessoria de imprensa entrou em contato conosco para passar a posição oficial da empresa sobre o fim da Joon:
“O Grupo Air France-KLM nega a informação de que decidiu suspender as operações da Joon. Nenhuma decisão foi tomada.
Os voos da Joon, todos operados em nome da Air France, continuam funcionando normalmente e permanecem disponíveis para compra.”
Lançada em 2017, a Joon tinha como objetivo atingir os millennials (Geração Y com idade entre 18 e 35 anos) e servir de laboratório de inovações para a Air France. Com menor tamanho seria mais fácil testar e implementar novidades.
Em 2018 a Joon iniciou seus voos de longa distância, chegando até Fortaleza, no Brasil. Estivemos presentes na coletiva de imprensa e também no voo inaugural da Joon para Paris. Sem trazer os preços de uma low cost e sem entregar a experiência de bordo da Air France era mesmo difícil entender o conceito da Joon.
Por hora, não há qualquer alteração nos cronogramas de voos, já que a decisão ainda depende de aprovação do Conselho de Administração da Air France. Mesmo após ser ratificada a decisão, a tendência é que a maioria dos voos se mantenha com a Air France, especialmente Fortaleza, onde foi feito um investimento significativo e os voos tem registrado ótimos índices de ocupação (tanto que sua frequência foi aumentada).