logo Melhores Destinos

Ilha do Mel, um paraíso entre as praias do sul do Brasil, já reabriu para o turismo!

Monique Renne
Monique Renne
24/09/2020 às 10:22

Ilha do Mel, um paraíso entre as praias do sul do Brasil, já reabriu para o turismo!

Um dos mais lindos destinos do sul do Brasil, a Ilha do Mel já reabriu para os turistas! A retomada do turismo na Ilha do Mel começou no último dia 20, domingo, seguindo diversos protocolos e medidas de segurança para reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus. As comunidades de Encantadas, Nova Brasília e Fortaleza, todas na Ilha do Mel, já podem reabrir pousadas e restaurantes para receber os visitantes que buscam dias de descanso nas lindas praias da região.

Os turistas que pretendem visitar a Ilha do Mel, no Paraná, devem cumprir diversas exigências para entrar no destino. Entre as principais medidas estão a reserva em um meio de hospedagem com até 24h de antecedência da viagem; passar por aferição de temperatura no terminal de embarque de Paranaguá ou Pontal do Sul; acessar a ilha apenas entre 8h e 20h; e manter o distanciamento social em todos os ambientes. Vale dizer ainda que o uso de máscara é obrigatório em toda a orla e nas praias é exigido distanciamento de 4 m² entre grupos.

Ilha do Mel

Ilha do Mel / Foto: Kendy Fujita

Os hotéis e pousadas da Ilha do Mel podem operar com 2/3 da capacidade de cada quarto, sendo que todos eles devem permanecer vazios por prazo mínimo de 24h após a saída de um hóspede. Campings também estão autorizados a funcionar com 50% da capacidade, porém as barracas devem ter distância mínima de 2 m entre elas. Já as embarcações de passeio devem operar com capacidade máxima de 60% e, ao final de cada viagem, deverão passar por desinfecção dos acentos das embarcações. Restaurantes e bares estão autorizados a funcionar, mas é obrigatório o distanciamento social entre clientes. Essas e outras medidas estão previstas em decreto da Prefeitura de Paranaguá.

Ilha do Mel

Se você estava esperando para relaxar em algumas das lindas praias da Ilha do Mel, a hora chegou! O destino paranaense, localizado na Baía de Paranaguá e distante 130 km de Curitiba, tem diversas faixas de areia quase desertas e é cercado por intenso verde preservado. Ambiente ideal para quem busca um pouquinho de descanso depois da quarentena. A ilha tem pouco mais de 1.000 habitantes e, em períodos normais, pode receber o máximo de 5.000 visitantes por dia. Sendo que todos eles chegam de barco, já que a ilha não tem ligação por terra com o continente.

Na Ilha do Mel não há carros ou outro barulho de motor. O que reina por lá é a calmaria e barulhinho do mar, tudo com belas trilhas para caminhar. Entre os principais atrativos da Ilha do Mel estão a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, além das diversas praias, claro! Ah! Ao embarcar rumo à Ilha do Mel, lembre-se de levar uma lanterna. Na ilha não tem iluminação pública nas ruas.

Reabertura Ilha do Mel

Ilha do Mel / Foto: Cyrus Augustus Moro Daldin

Como chegar à Ilha do Mel

Para chegar à Ilha do Mel é preciso ir até Paranaguá ou Pontal do Sul, de onde parte o transporte marítimo para a ilha. A partir de Paranaguá, são duas opções de barcos por dia, ao custo de R$ 53 (ida e volta). Já a partir de Pontal do Sul, o custo é de R$ 35 (ida e volta) e há barcos a cada uma hora em dias de pouco movimento a cada 30 minutos aos sábados e na alta temporada. O trajeto é operado pela Abaline – Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná. Confira os horários de trajeto entre o continente e a Ilha do Mel.

Diversos destinos nacionais estão passando pelo processo de reabertura após a quarentena, mas é importante ressaltar que você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso! Veja como está a reabertura dos destinos nacionais.

Leia também: