logo Melhores Destinos

10 igrejas e lugares sagrados que valem a visita na Europa

Rafael Castilho
24/03/2021 às 15:35

10 igrejas e lugares sagrados que valem a visita na Europa

As visitas a igrejas e templos sagrados são paradas obrigatórias em qualquer viagem à Europa. São locais que transcendem muito a fé, pois guardam a história da humanidade, da religião e da arte. O Velho Continente é repleto de igrejas, basílicas, santuários, catedrais, e muitos atrativos religiosos que não podem faltar em nenhum roteiro de viagem. Conheça o 10 dos templos sagrados mais visitados da Europa.

Basílica de São Pedro – Itália

Nada melhor que iniciar a lista das igrejas e catedrais europeias com a principal delas, a Basílica de São Pedro no Vaticano, em Roma. Sede da Igreja Católica e governado pelo Papa Francisco, o Vaticano atrai milhares de turistas todos os anos. Em 1984, a Cidade do Vaticano foi registrada como patrimônio mundial, cultural e natural da Unesco.

A Basílica de São Pedro é uma das maiores do mundo e uma das principais construções renascentistas. As obras da Basílica começaram em 1506 e foram concluídas em 1626. Todas as semanas há missas presididas pelo pontífice.

A Basílica fica no menor país do mundo, o Vaticano abriga muitas obras-primas artísticas e arquitetônicas como a Capela Sistina e Museu.

Santuário de Fátima – Portugal

Um dos locais mais visitados de Portugal. Todos os dias, principalmente em 13 de maio e 13 de outubro, milhares de peregrinos visitam o Santuário de Fátima, localizado a 130 km ao norte de Lisboa. Por ano, em média, são cerca de 5 milhões de visitantes, mas em 2017, quando se completaram cem anos da primeira aparição da Virgem Maria às três crianças pastorinhas na região, Fátima recebeu quase 10 milhões de pessoas.

O complexo de Fátima é formado por grande esplanada e duas igrejas: a tradicional Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a moderna Basílica da Santíssima Trindade, além da capelinha construída no local exato onde ocorriam as aparições.

Abadia de Einsiedeln – Suíça

A Abadia de Einsiedeln é um mosteiro beneditino na vila de Einsiedeln, no cantão de Schwyz, na Suíça, a 40 km de Zurique. A abadia é dedicada a Nossa Senhora dos Eremitas, o título derivado das circunstâncias de sua fundação, pois o primeiro habitante da região era São Meinrado, um eremita.

Mais de 200.000 peregrinos visitam a Abadia a cada ano. As atrações incluem a igreja da abadia de estilo barroco e a Capela da Senhora. A construção do local teve início em 934.

A igreja teria sido consagrada milagrosamente, segundo a lenda, em 14 de setembro de 948, pelo próprio Cristo, auxiliado pelos Quatro Evangelistas, São Pedro e São Gregório Magno. Agora na data é comemorada a festa de Nossa Senhora de Einsiedeln e um grande dia de festa na região.

Altötting – Alemanha

Na região mais católica da Alemanha, no coração da Baviera e a 90 km de Munique, fica o Santuário de Altötting. O local é um dos principais centros de peregrinação da Europa e recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano. O principal local visitado é a Capela da Misericórdia, onde se encontra uma escultura em madeira representando a Nossa Senhora negra com um menino no colo.
O destino se tornou popular no século XV. Conta a lenda que, 1489, um menino de três anos caiu no Rio Mörnbach e se afogou. A mãe desesperada levou o corpo da criança até a capela e junto de outros fiéis começaram a rezar. O menino ressuscitou e mais tarde se tornou padre.

Basílica de São Francisco de Assis – Itália

A construção da Basílica começou logo após a canonização de São Francisco, religioso italiano e fundador da Ordem dos Franciscanos, em 1228.

Em 1818, os restos mortais de São Francisco foram descobertos debaixo da Basílica e uma cripta foi construída por ordem do Papa Pio IX para que as pessoas pudessem rezar e prestar suas homenagens.

Hoje o local, nesta cidadezinha perto de Perugia, recebe a visita de turistas e devotos. É Patrimônio Mundial da Unesco desde 2000 e é considerada um dos mais importantes locais de peregrinação cristã na Itália.

Mosteiro Jasna Göra – Polônia

Este mosteiro foi estabelecido em 1382 e se tornou a capital espiritual da Polônia. Fica a 220 km de Varsóvia e é o lar da Madona Negra de Częstochowa ou Nossa Senhora de Częstochowa. É um dos maiores locais de peregrinação católica do mundo recebendo 3,5 milhões de pessoas por ano. 
Acredita-se que a imagem da Madona Negra tenha salvado o mosteiro durante uma invasão sueca no século XVII.
São cinco as principais datas de peregrinação que atraem uma multidão de visitantes: Festa de Maria – Rainha da Polônia (3 de maio), Festa da Assunção (15 de agosto), Festa de Nossa Senhora de Częstochowa (26 de agosto), Festa da Natividade de Maria (8 de setembro) e, finalmente, da Festa da Imaculada Conceição (8 de dezembro).

Catedral de Santiago – Espanha

Este importante lugar cristão está ligado diretamente ao Caminho de Santiago de Compostela. Todos os anos milhares de peregrinos realizam os diferentes caminhos, pode ser o que parte da França, Itália ou Portugal, para visitarem a Catedral, em estilo barroco, que abriga o túmulo de São Tiago Maior, um dos apóstolos de Jesus Cristo. A igreja teve sua construção iniciada em 1075.

Em 1987, o Caminho de Santiago foi declarado como a primeira Rota Cultural Europeia pelo Conselho da Europa e também Patrimônio Mundial da Unesco. Independentemente da sua religião, caminho escolhido e de seus objetivos com a peregrinação, o Caminho irá lhe trazer lições de desapego, força e perseverança. Uma viagem para mudar a sua vida!

Santuário de Nossa Senhora de Lourdes – França

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, no sul da França, foi estabelecido após o aparecimento da Virgem Maria, na gruta Massabielle, a uma jovem de 14 anos chamada Santa Marie-Bernard Soubirous em 1858. A Santa teria aparecido outras vezes para a menina.
Hoje cerca de 6 milhões de peregrinos visitam a gruta, adornada com a imagem da Santa, e também a Basílica de Nossa Senhora da Imaculada Conceição onde magníficos vitrais retratam a história das Aparições ou ainda o dogma da Imaculada Conceição.

Todas as noites às 21h, de abril a outubro, ocorre a Procissão Mariana das Velas, o ponto alto do dia para os peregrinos e visitantes.

Hagia Sophia – Turquia

Considerada a maior igreja do mundo até 1520, Hagia Sophia esteve no centro de uma polêmica internacional quando o governo turco decidiu transformá-la em uma mesquita em 2020. A construção, que em sua história já havia sido um templo ortodoxo, católico e islâmico, havia se tornado um museu em 1935.
Patrimônio da Unesco, com certeza a Basílica é um dos pontos mais famosos e importantes de Istambul. Reconstruída nada menos que três vezes, no mesmo local, a Mesquita de Santa Sofia – ou Haghia Sofia, em grego – teve a sua primeira versão erguida pelo imperador Constantinius, em 360 a.C.; o prédio atual foi erguido a mando do imperador Justiniano (527-565 a.C.)

Medjugorje – Bósnia e Herzegovina

A Nossa Senhora de Međugorje, também conhecida como Rainha da Paz, é a invocação dada à aparição da Virgem Maria relatada pela primeira vez a 24 de Junho de 1981 por seis crianças na vila de Međugorje, na Bósnia e Herzegovina.

Diferentemente das demais localidades sagradas europeia, em Međugorje acredita-se que Nossa Senhora continua a aparecer a fiéis selecionados que sobem a Colina da Aparição. A última mensagem da Virgem Maria teria sido em 25 de janeiro deste ano:

“Queridos filhos! Eu estou chamando vocês, neste tempo, a orar, jejuar e a renunciar para serem mais fortes na fé. Este é um tempo de despertar e dar à luz. Como a natureza se dá, vocês, filhinhos, ponderem no quanto tem vocês recebido. Sejam alegres portadores de paz e amor para o seu bem na terra. Anseiem pelo céu e não há tristeza ou ódio no céu. Portanto, filhinhos, decidam-se novamente pela conversão e deixem a santidade reinar em sua vida. Obrigada por terem respondido ao meu chamado. ”

E você, já visitou quantos desses templos na Europa? Quais outras igrejas deveriam estar na lista? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção