logo Melhores Destinos

Quais são os menores países do mundo? Conheça o Top 10

Rafael Castilho
Rafael Castilho
19/08/2021 às 19:19

Quais são os menores países do mundo? Conheça o Top 10

Hoje há no mundo 193 países, de acordo com a Organização das Nações Unidas. Destes, o Brasil figura entre os maiores em área territorial. Ocupamos a quinta posição entre os maiores países do mundo atrás da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. Entretanto, há nações muito pequenas, menores que muitas cidades brasileiras. Conheça abaixo o Top 10 dos menores países do mundo.

1 – Vaticano 🇻🇦 – menor país do mundo

O menor país do mundo é o Vaticano-Santa Sé, que fica dentro da cidade de Roma, na Itália. Ele tem apenas 0,44 km² e cerca de 1000 habitantes. Sede da Igreja Católica, o país tem como chefe de Estado, hoje, o Papa Francisco. O que muitos não sabem é que os Estados Pontifícios, que eram governados pela Igreja, ocuparam boa parte do atual território da Itália e até partes do sul da França por mais de mil anos, até que em 1870 foram tomados pelas tropas Victor Emanuel II. Ao papa restou apenas a parte de Roma onde fica a sede da Igreja, que somente em 1929 se tornou cidade-estado. O local tem como principais atrações turísticas a Basílica de São Pedro e o Museu do Vaticano com a Capela Sistina.

vaticano

2 – Mônaco 🇲🇨

No sul da França, perto da cidade de Nice e da fronteira com a Itália, fica o segundo menor país do planeta. O Principado de Mônaco tem 2,02 km² de área e 38 mil habitantes. O país tem a densidade populacional mais alta do mundo e seu território é menor que o de qualquer município do Brasil. O local foi fundado em 1297 pela família Grimaldi, que até hoje reina. Mônaco é reconhecido no mundo todo como um enclave de bilionários. Tem em seus casinos e centro histórico, além do famoso Grande Prêmio de Fórmula 1, suas principais atrações turísticas.

monaco

3 – Nauru 🇳🇷

Este pequeno país no meio do Oceano Pacífico tem 21,3 km² e cerca de 10 mil habitantes. Sua área é equivalente à da cidade de Taboão da Serra (SP). Descoberto em 1798 pelos ingleses, o local foi colonizado pelos europeus até ser administrado pela Austrália. Se tornou independente somente em 1968.

Nauru

4 – Tuvalu 🇹🇻

Tuvalu, no Oceano Pacífico, é formado por um grupo de nove ilhas e atóis  e antigamente era chamado Ilhas Ellice. Esta Nação, o quarto menor país do mundo, tem cerca de 11 mil habitantes e 30 km² – equivalente à cidade de Diadema (SP). Em 1978 Tuvalu conseguiu a independência do Reino Unido, mas a rainha Elizabeth 2ª ainda é a chefe de Estado do país. Apesar das belas praias, o local atrai poucos turistas.

5 – San Marino 🇸🇲

Outra nação menor do mundo está na Itália. A República de San Marino tem cerca de 30 mil habitantes e 61 km² – pouco mais que a cidade de Águas de Lindoia (SP). San Marino é considerado o Estado nacional mais antigo do mundo, pois acredita-se que o país foi fundado em 3 de setembro de 301 por Marinus de Rab. Por suas peculiaridades, San Marino atrai turistas de passagem pela Itália que visitam o Palácio Público, a Torre Guaita e o Monte Titano.

6 – Liechtenstein 🇱🇮

Esta pequena nação de 160 km² – a mesma área do município de Nova Europa (SP) – está encravada nos Alpes entre a Áustria e a Suíça. Os cerca de 40 mil habitantes têm o alemão como idioma oficial. Esta monarquia constitucional tem como chefe de Estado o príncipe Hans Adam 2°. Tem nos Alpes, Museus, Palácios e Catedrais os principais atrativos turísticos.

7 – Ilhas Marshall 🇲🇭

O país, no norte do Oceano Pacífico, é composto por 29 atóis e cinco ilhas. Tem 181,4 km² e 72 mil habitantes. Embora independente desde 1986, o país desfruta de uma “livre associação” com os EUA, que são responsáveis pela segurança e pela defesa das Ilhas Marshall. A moeda oficial do país é o dólar e as línguas oficiais são o inglês e o marshalês. As belas praias e as boas áreas de mergulho atraem os turistas, embora sua área seja igual à do município de Vila Maria (RS).

8 – São Cristóvão e Névis 🇰🇳

Este ocupa a oitava posição entre os menores países do mundo e o menor das Américas. Localizado no Caribe, esta nação é constituída pelas ilhas de São Cristóvão e Névis. Tem cerca de 56 mil habitantes e uma área de 269 km², mais ou menos o mesmo que a cidade de Guararema (SP). Em 1983 conseguiu sua independência do Reino Unido, mas a rainha Elizabeth 2ª continua sendo a chefe de Estado desta monarquia constitucional. Entre as principais praias de São Cristóvão estão: South Friars Bay, famosa por suas águas claras, South Frigate, perfeita para esportes aquáticos, e Dieppe Bay, com bares e cara caribenha.

9 – Ilhas Maldivas 🇲🇻

São mais de mil ilhas esparramadas por 298 km² no Oceano Índico. O menor país da Ásia e o menos populoso país muçulmano tem no turismo sua principal atividade econômica. Já foi colônia portuguesa, holandesa e britânica, até a independência em 1965. Hoje as Ilhas Maldivas atraem turistas do mundo todo que sonham conhecer as praias paradisíacas. Aposto que você já ouviu falar muito das Maldivas e talvez até já tenha visitado ou sonhe viajar para lá, mas duvido que você sabia que seu território é praticamente o mesmo do município de Teotônio Vilela (AL)!

10 – Malta 🇲🇹

Entre a África e a Europa, Malta fica a 90 km ao sul da Itália e 280 km ao norte da Tunísia. O país ocupa a décima colocação entre os menores países do mundo. A nação é composta pelas ilhas de Malta, Gozo e Comino e tem 316 km², pouco mais que a cidade de Fortaleza (CE). Malta ganhou a sua independência do Reino Unido em 1964 e tornou-se uma república em 1974, mas manteve associação na Commonwealth. O centro histórico da capital Valleta, as praias, Comino e a Blue Lagoon são os pontos mais procurados pelos turistas que visitam a ilha.

porto valletta malta

E ai, quantos desses pequenos países você já visitou? Conte para a gente nos comentários!