<
logo Melhores Destinos

14 destinos imperdíveis para curtir a primavera no hemisfério norte

Rafael Castilho
11/04/2025 às 18:20

14 destinos imperdíveis para curtir a primavera no hemisfério norte

Acesse nosso grupo de ofertas no telegram

Entrar

A primavera chegou ao hemisfério norte! O equinócio traz a temporada mais florida do ano com uma temperatura amena e perfeita para fazer passeios. É hora de deixar o casaco do inverno no armário e se maravilhar com o florescer das árvores com suas cores e aromas.

Para mim, é a melhor estação do ano para viajar. É claro que, em algumas regiões, como a Ásia, a primavera é bem úmida e chuvosa. Já na Europa, as temperaturas começam a subir e as precipitações diminuem. Mas fique atento ao calendário e programe sua viagem durante a primavera no hemisfério norte, pois você não irá se arrepender. Fizemos uma lista com 14 cidades imperdíveis para serem apreciadas durante a primavera.

Quando começa a primavera no hemisfério norte?

A primavera no hemisfério norte começou em 20 de março e vai até 22 de junho. Já no hemisfério sul a primavera começará em 22 de setembro.

Kyoto – Japão

A primavera no Japão, estação das flores, é tão importante que é feriado local. O solstício de primavera (fenômeno ocorre quando os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios do planeta recebam a mesma quantidade de luz) é muito esperado pelos japoneses.

primavera destinos

Florescer das cerejeiras na primavera no Japão

A estação da primavera e o florescer das cerejeiras atraem turistas do mundo todo à histórica e encantadora Kyoto. É a época mais disputada para se visitar o Japão e também a mais encantadora e colorida. As árvores com flores brancas e rosadas se espalham pelos parques e margens de rios. O nome japonês para a flor de cerejeira é Sakura, que simboliza a natureza da vida. Como a primavera no Japão e a filosofia milenar daquele país, aproveite a florida época para viver o momento!

Vale destacar que no hemisfério norte a primavera é chamada também de primavera boreal e a do hemisfério sul é chamada de primavera austral.

Xinjiang – China

Lá na longínqua região do noroeste chinês, perto da fronteira com a Mongólia e o Cazaquistão, fica Xinjiang. Com a chegada da primavera no hemisfério norte, uma das mais belas estações do ano, as flores das árvores de damasco brotam e transformam a região árida e pálida do inverno ganhando as belas cores desta época.

quando começa a primavera no hemisfério norte

Primavera no hemisfério norte

Desde o século XIV, a região conta com uma densa floresta virgem de damasqueiros, o qual é o maior e mais antigo aglomerado do mundo. O melhor momento para fotografar é logo após o nascer do sol. Na cultura chinesa a flor de damasco representa as qualidades de durabilidade, resistência e flexibilidade.

Jinhae – Coreia do Sul

A cerca de 4 horas ao sul de Seul, fica a encantadora Jinhae. Coladinha em Busan, a segunda maior cidade da Coreia do Sul, Jinhae é internacionalmente conhecida pelas comemorações da chegada da primavera. Nos primeiros dias desta florida estação, a cidade abriga o Jinhae Gunhangje Festival.

Destino para aproveitar a primavera

Durante 9 dias, Jinhae abriga diversos shows, atividades culturais e gastronômicas, desfiles e muito mais, atraindo milhares de turistas. Mas o ponto alto das comemorações são as cerejeiras. Por toda a cidade, as flores brancas e rosas tomam conta das ruas. A maior concentração fica ao longo do riacho Yeojwa. Por cerca de dois quilômetros deste caminho d´água, ambos os lados são repletos de cerejeiras, formando verdadeiros túneis floridos.

Singapura

A primavera é uma das melhores épocas para visitar Singapura. Durante esta estação, os dias são claros, a chuva diminui, as temperaturas oscilam entre 27 e 33 graus, a cidade fica coberta de flores e atividades culturais.

Festival da primavera em Singapura

Durante a primavera em Singapura, as famosas flores de sakura (cerejeiras) do Japão desabrocham e não podem ser perdidas. O melhor lugar para apreciá-las é a Feira Sakura no Gardens by the Bay. Toda a cidade ganha cores e um dos lugares de destaque é o Jardim Botânico de Singapura, inaugurado em 1859 com uma área de 74 hectares e listado pela Unesco. Mas a primavera em Singapura vai muito além das flores, durante esta época ocorre o Festival Internacional de Jazz e o Festival de Artes.

Caxemira – Índia

Templos, história, excentricidade, gastronomia e cultura ímpar levam à Índia milhares de turistas por ano. Mas lá no noroeste do país fica uma região que ganha mais cores com a chegada da primavera no hemisfério norte.

Destino para aproveitar a primavera

A Caxemira exala beleza durante esta estação com seus lagos e campos floridos rodeados de altas montanhas que ainda mantêm neve em seus picos após o rigoroso inverno. Entre as suas principais atrações estão o Indira Gandhi Memorial Tulip Garden, na cidade de Srinagar. Inaugurado em 2007, este é o maior jardim de tulipas da Ásia. São mais de 1,75 milhão de flores de 75 variedades de tulipas espelhadas por mais de 30 hectares.

Campos de tulipas na Índia

Valeta – Malta

Com a temporada das flores chega também o clima mais quente no Mar Mediterrâneo, enquanto o hemisférios sul recebe o outono e dias mais frescos. A água transparente, turquesa e mais morna é convidativa para um mergulho nas praias de Malta. O período ainda não é de muitos turistas, então é possível curtir o arquipélago sem aglomeração. Mas a bela Malta é um daqueles destinos onde é possível até curtir o inverno na Europa sem frio, com boa temperatura mesmo durante os meses mais gelados.

Quando for primavera no hemisfério?

Primavera na Europa colore o céu de Malta

É nesta época de primavera que acontece o famoso festival internacional de fogos de artifícios no Porto de Valeta. O deste ano está programado para 21 a 30 de abril. Veja aqui vídeos deste espetáculo no céu de primavera em Malta.

Veja mais: Primavera na Europa! 10 destinos encantadores e floridos para aproveitar a estação

Budapeste – Hungria

Há diversos destinos na Europa para serem visitados na primavera, mas Budapeste é um que não pode ser deixado de lado. A capital húngara é uma das cidades mais charmosas e encantadoras de todo o Velho Continente. Com a chegada da primavera à Europa, tudo se transforma às margens do Rio Danúbio. Os parques, praças e pontos turísticos ganham mais cor e vida.

primavera na europa

Primavera na Europa deixa Budapeste ainda mais linda

Durante esta estação do ano, Budapeste recebe o Festival da Primavera, o maior evento cultural do país.

O que significa primavera?

A palavra primavera deriva do latim, primo vere, que significa primeiro verão. Esta estação do ano é conhecida pelo florescer das plantas e temperaturas mais quentes, indo de março até junho precedendo a chegada do verão.

Baía Glaciar – Estados Unidos

A chegada da primavera no hemisfério norte, mais especificamente no Alasca marca a temporada de alimentação das baleias. Primeiramente chegam, em abril, as baleias cinzentas ao parque nacional, nos arredores de Juneau. Depois, no mês de maio, é a vez das orcas, minkes e jubartes. É também na primavera o pico de reprodução das focas.

Skagit Valley – Estados Unidos

No noroeste dos Estados Unidos, pertinho de Seattle fica Skagit Valley. Com a chegada da primavera no hemisfério norte, uma das mais belas estações do ano, a região ganha cores e abriga o Skagit Valley Tulip Festival, o maior festival de tulipas dos Estados Unidos. O evento ocorre durante todo o mês de abril, é quando milhares de visitantes chegam à região de todas as partes do país para apreciar os grandes campos de flores coloridas. Uma ótima pedida para nós brasileiros fugirmos dos dias cinzentos do outono no hemisfério sul.

primavera no hemisferio norte

Primavera nos Estados Unidos

Washington – Estados Unidos

A capital dos Estados Unidos recebe todos os anos o Festival Nacional da Cerejeira em Flor, uma homenagem à cultura japonesa, com comida, shows, festas e muito mais. Neste ano, o pico da floração das árvores no Parque West Potomac, em Washington, está previsto de 23 a 27 de março, com mais de 70% das flores abertas.

Primavera em Washington, EUA

Veja o vídeo abaixo do Festival em 2024:

Puebla – México

Puebla, pertinho da Cidade do México, atrai por seus prédios históricos, ar interiorano, atividades culturais e restaurantes. É de lá o famoso prato pollo pueblano. Durante a primavera, a cidade ganha ainda mais charme e um destino imperdível no México.

Campos de tulipa em Puebla, Máxico

Por milhares de anos, os mexicanos marcam a chegada do equinócio de primavera com saudações ao sol e em Cholula, na base da pirâmide, é o lugar ideal para recarregar a energia no início da estação. Além disto, há diversos festivais culturais pela cidade que marcam a primavera. Jardins coloridos tomam conta dos canteiros e jardins, um lugar imperdível é o parque ecológico e os campos de tulipas, onde são cultivados 1,5 milhão de mais de 150 variedades desta flor.

destino primavera hemisferio norte

Pirâmide de Cholula, México

Cartagena – Colômbia

Apesar de estar na América do Sul, bem pertinho do Brasil, este destino no Caribe colombiano faz parte do hemisfério norte. O clima em Cartagena é quente o ano todo, com poucas variações de temperatura. Mas é no início da primavera, com a chegada da estação das flores, que o tempo fica mais seco e você não arriscará em ficar molhado com as chuvas tropicais.

primavera na Suíça

Primavera na Colômbia

Aproveite para se perder na antiga cidade muralhada enfeitada com luminárias retrôs, flores exuberantes e uma linda arquitetura com suas varandas marcantes. É um lugar que transmite a sensação de que voltamos no tempo. À noite, não deixe de aproveitar os bares e os clubes para dançar muita rumba.

Marrakesh – Marrocos

A primavera no hemisfério norte é a época certa para visitar Marrocos. Os turistas ainda não chegaram em massa e o calor escaldante do verão ainda não se faz presente. Vá para Fez para se perder nas ruelas da Medina. Aproveite para viajar pelo país e acompanhar o florescer das flores silvestres nas montanhas do Atlas. Chegue até Marrakesh para se deparar com o movimentado mercado Bab Doukkala, a enorme Mesquita Koutoubia ou passear por uma das cerca de 3.000 vielas da cidade. Pertinho dali, a grande Cordilheira do Atlas começa a ganhar cores, deixando de lado a escuridão nas encostas provocada pelo inverno rigoroso.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção