logo Melhores Destinos

Vem aí? JetSmart confirma que planeja operar voos domésticos no Brasil

Cleverson Lima
03/02/2024 às 9:53

Vem aí? JetSmart confirma que planeja operar voos domésticos no Brasil

A empresa aérea low cost JetSmart, que já opera rotas do Brasil para o Chile e Uruguai, está se preparando para entrar no mercado de voos domésticos no Brasil. A informação foi confirmada por Veronica Alvarez, gerente de mercados internacionais da empresa, em entrevista ao portal da revista EXAME.

A entrada no Brasil seria inevitável, pois, sem considerar o país, a JetSmart enfrentaria dificuldades para utilizar sua nova frota. “Temos 120 aviões já comprados. Recebemos 32, mas serão mais de 100. Se não contar com o Brasil, não vamos ter onde voá-los. Assim que, sem dúvidas, vamos chegar ao Brasil”, disse a executiva.

A possível chegada da JetSmart, porém, não tem data certa e pode demorar. Veronica destacou os desafios burocráticos que as companhias aéreas enfrentam ao operar no Brasil, incluindo a necessidade de estabelecer uma filial no país e a alta demanda de processos judiciais contra as aéreas – embora ela entenda esse último como um desafio que incentivará melhorias nos processos da empresa em relação ao cuidado ao consumidor.

O que é a JetSmart?

Fundada em 2016, a JetSmart é uma empresa de modelo ultra low cost. Este tipo de companhia aérea se caracteriza por oferecer passagens aéreas a preços extremamente baixos, mas cobra adicionalmente por todo e qualquer serviço, como marcação de assento, transporte de mala de bordo (a de rodinhas que vai na cabine), assentos reclináveis e alimentação (não tem nem saquinho de 8g de pipoca!).

A JetSmart integra o grupo Indigo Partners, com sede nos Estados Unidos, e já atua nos mercados domésticos do Chile, Argentina, Peru e Colômbia. O Indigo tem participação em outras low costs como as empresas Frontier (EUA), Volaris (México), Wizz Air (Europa) e Lynx Air (Canadá).

No Brasil, a JetSmart conecta São Paulo, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, e Florianópolis a destinos no Chile, Argentina e Uruguai.

Com a possível entrada no mercado de voos domésticos no Brasil, a empresa busca fortalecer sua presença na América do Sul, região que conta com grandes players como a Latam e a Avianca.


Lowcosts no Brasil

Atualmente não temos nenhuma aérea efetivamente low cost atuando no mercado doméstico. As companhias podem até ter diversas operações de baixo custo, como cobrança de mala, marcação de assento e operação com um tipo único de aeronave (GOL). Entretanto, elas não são low fare (baixa tarifa) como vemos em muitos outros países. E no final, nós passageiros pagamos mais e voamos menos.

Podemos dizer que a única low cost e low fare a operar em voos domésticos por aqui foi a saudosa WebJet. Durante 7 anos, a companhia que tinha 30 Boeings 737 e voava para 20 destinos nacionais, praticava realmente tarifas baixas. Aqui no Melhores Destinos chegamos a divulgar passagens da WebJet por apenas R$ 19,90. Mas infelizmente a WebJet foi comprada pela GOL e deixou de existir em 2012.

A possível chegada da JetSmart certamente é uma boa notícia para o mercado brasileiro, já que a concorrência é um dos fatores que gera menores preços. O modelo de ultra baixo custo é adotado em muitos outros países, mas ainda não tem uma operação no Brasil, já que as regras da aviação e questões burocráticas, operacionais e tributárias espantam este tipo de empresa (a argentina FlyBondi, por exemplo, repensou a entrada por aqui)

Bem, vamos torcer acompanhar os próximos passos desta possível entrada da JetSmart no Brasil.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção