logo Melhores Destinos

Chapada Diamantina: Lençóis retira exigência de teste para Covid-19!

Monique Renne
30/10/2020 às 9:17

Chapada Diamantina: Lençóis retira exigência de teste para Covid-19!

Lençóis, principal base de hospedagem para quem deseja conhecer a Chapada Diamantina, não exigirá mais dos turistas o teste para Covid-19 na entrada da cidade. Lençóis reabriu para o turismo no dia 1º de outubro com exigência do teste. Tal medida foi acompanhada durante todo o primeiro mês de reabertura e agora, depois da reavaliação dos novos casos de Covid-19 na cidade, o teste não será mais obrigatório para quem pretende visitar Lençóis. A nova medida, publicada em decreto, entrará em vigor a partir de 03/11. Sendo assim, turistas que pretendem visitar Lençóis no feriado prolongado de Finados, ainda terão que cumprir com a exigência.

Eleita um dos melhores destinos do Brasil, Lençóis está passando por processo de reabertura lento e promete ser um dos melhores destinos do Brasil para quem busca uma viagem em meio à natureza depois da quarentena. Vale dizer que Lençóis ainda não registrou mortes pela Covid-19.

Apesar de o exame para Covid-19 não ser mais obrigatório, outras medidas fazem parte do plano de reabertura de Lençóis, entre elas a medição de temperatura de todos os visitantes, tanto na barreira sanitária localizada na entrada da cidade quanto nas pousadas; apresentação de comprovante de reserva para entrada na cidade (de todos os turistas) em meio de hospedagem autorizado a funcionar durante a pandemia; e o uso de máscara em todos os ambientes e trilhas, com exceção do momento do banho nos poços e cachoeiras da região.

Os protocolos de segurança não se restringem aos turistas e há também medidas a serem seguidas por operadoras de turismo, restaurantes e pousadas. Entre as principais obrigações, estão a ocupação de apenas 50% nos meios de hospedagem; distanciamento de pessoas e mesas em restaurantes, pousadas e outros estabelecimentos; e disponibilização de álcool gel e materiais de desinfecção em todos os ambientes. Todos os estabelecimentos que desejarem reabrir passarão por vistoria da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica.

Lençóis é apenas uma das bases para quem pretende conhecer a Chapada Diamantina. Outras cidades da região também oferecem atrativos e a reabertura de cada um deles depende dos respectivos municípios. Em Lençóis, estão permitidas visitas ao Parque da Muritiba, Cachoeira do Mosquito, Complexo Arqueológico Serra das Paridas e Balneário Mucugezinho (com Poço do Diabo). Outras atrações da Chapada Diamantina que já estão abertas são a Fazenda Pratinha, Gruta da Torrinha, Gruta da Lapa Doce e a Gruta da Fumaça.

Os atrativos localizados dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina seguem fechados, entre eles a Cachoeira do Sossego, Cachoeira da Fumaça, a Trilha das Águas Claras, a Gruta do Lapão e o Vale do Pati. O Morro do Pai Inácio, localizado no município de Palmeiras, também segue fechado para o turismo. A expectativa é que o parque seja reaberto nos próximos dias.

Diversos destinos nacionais estão passando pelo processo de reabertura após a quarentena, mas é importante ressaltar que você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso! Veja como está a reabertura dos destinos nacionais e mais dicas de o que fazer na Chapada Diamantina.

Leia também:

Este post foi originalmente escrito em 28/09 e, desde então, vem sendo atualizado. Última atualização em 29/10.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção