Fusão entre Azul e Gol estaria com negociações avançadas, relata agência
Fusão entre Azul e Gol estaria com negociações avançadas, relata agência
Segundo a agência Bloomberg, a Azul Linhas Aéreas está avançando nas negociações para uma possível fusão com a concorrente Gol. Fontes próximas ao assunto revelaram que a proposta envolveria a integração de ações da Gol em uma nova empresa a ser formada a partir da união com a Azul. As negociações teriam se intensificado nas últimas semanas, segundo a agência.
Esta estratégia seria vantajosa para a Azul, pois ao combinar negócios, ela permite que a empresa controle a concorrente na prática, sem a necessidade de aumentar sua dívida com o desembolso de uma grande quantia de dinheiro, o que ocorreria caso tivesse que comprá-la diretamente.
O Grupo Abra, que atualmente controla tanto a Gol quanto a Avianca, manteria sua participação na Avianca Holdings, que opera voos em outros países da América Latina, e uma fatia relevante na nova empresa resultado de uma possível fusão da Gol com a Azul.
Negociações entre Azul e Gol
No entanto, vale lembrar que, pelo menos oficialmente, não há nada concreto em relação a isso, nem mesmo a apresentação de uma proposta. Ambas as empresas não comentaram o assunto (nem negando, nem confirmando negociações).
Além disso, a conclusão de uma operação desse porte depende da aprovação dos controladores e das autoridades reguladoras do mercado, como a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Teria também de ser aprovada pelos credores de ambas as companhias, já que a Gol passa atualmente por um processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, e a Azul também reestruturou sua dívida recentemente. A Azul estaria otimista quanto a essas aprovações.
Em todo caso, vale destacar que a Bloomberg já havia antecipado com precisão a notícia de recuperação judicial da Gol.
Esse é um bom negócio?
A fusão potencial entre duas das três maiores companhias do Brasil poderia resultar em uma aérea mais robusta. A malha aérea da Azul é reconhecida por sua ampla presença no interior e em cidades de médio porte do Brasil, enquanto a Gol concentra suas operações principalmente nas rotas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
No entanto, para o consumidor, uma fusão entre empresas aéreas pode ter aspectos que geram preocupação, especialmente no que diz respeito aos preços. Com menos concorrência, a tendência é que os valores das passagens aéreas aumentem.
Vale lembrar que no passado a Azul já tentou comprar a Latam, mas o negócio não prosperou.
E você, o que acha de uma possível união entre a companhias azul e laranja? Seja qual for o resultado, vamos acompanhando e mantendo você informado!