Azul contrata assessoria internacional para tentar a compra da Gol
Azul contrata assessoria internacional para tentar a compra da Gol
A companhia aérea Azul estuda fazer uma oferta para comprar a Gol, após a sua concorrente ter pedido recuperação judicial nos Estados Unidos. A Azul trabalha com o banco Citigroup e a gestora Guggenheim Partners para tentar viabilizar negócio.
Segundo matéria do site Bloomberg, as empresas estão assessorando a Azul, que avalia inclusive fazer a aquisição total da Gol.
Em janeiro, a Gol entrou com um pedido de recuperação judicial voluntária no Tribunal de Falências de Nova York, nos Estados Unidos. A companhia aérea tem dívidas que giram em torno de US$ 20 bilhões, sendo US$ 2,7 bilhões em passivos a curto prazo. No fim do mês passado, a Gol recebeu aprovação para um empréstimo de US$ 1 bilhão.
Azul de olho na Gol
Essa não é a primeira vez que a Azul está de olho nos seus maiores concorrentes. Durante a pandemia, quando a Latam também recorreu ao chapter 11 (o processo de recuperação judicial nos EUA), a Azul tentou a compra da companhia, sem sucesso – a Latam não aceitou a proposta feita.
Agora, para conseguir comprar a Gol, a Azul precisaria entre outras coisas ter o aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão que regula a concorrência no Brasil. Nesse sentido, a Azul acredita não ter tantas dificuldades de aprovação, já que não há uma sobreposição de malha aérea e as rotas das duas companhias não são tão iguais.
Entramos em contato com a Gol, que afirmou que não vai se pronunciar sobre o assunto. Já a Azul nos enviou o seguinte comunicado: “A Azul, ciente de sua responsabilidade fiduciária, está sempre atenta às dinâmicas estratégicas do setor aéreo e a possíveis oportunidades de parcerias, podendo como prática regular contratar consultores para apoiar a empresa nesses esforços.
Até o momento, a Azul não negociou nem aprovou nenhuma transação específica. A Azul compromete-se a manter acionistas e o mercado em geral informados sobre quaisquer desenvolvimentos significativos relacionados a este assunto.”
As dificuldades financeiras, vale ressaltar, não são um problema exclusivo da Gol, e a Azul também sofreu com as dívidas. Em outubro do ano passado, a companhia anunciou que concluiu as negociações da restruturação de dívidas com a maior parte dos arrendadores e fabricantes das aeronaves.
O que você acha dessa movimentação do mercado? Acha que a Azul tem força para comprar a Gol? Participe dos comentários.