logo Melhores Destinos

Azul vai acabar com “executiva” mais barata em novos aviões

Daniel Akstein Batista
08/03/2024 às 8:21

Azul vai acabar com “executiva” mais barata em novos aviões

No fim do mês passado, a Azul anunciou a criação de uma nova classe para algumas das suas rotas internacionais, chamada de Economy Prime – o que nada mais é do que um downgrade da classe executiva. A companhia, no entanto, já informou que isso será temporário e que no ano que vem todos os seus aviões A330 devem ter o mesmo padrão e configuração.

Para suprir a falta de aeronaves, a Azul encomendou seis A330 das companhias AirAsia, Condor e Air Belgium. A primeira unidade (da AirAsia) deve chegar ainda esse mês, sendo que os aviões da Air Belgium chegam apenas no fim do ano ou começo de 2025. E todas elas têm uma configuração bem diferente do que encontramos nos Airbus A330 da Azul. Não há, por exemplo, classe executiva e nem telas nas poltronas.

Baixe o app do Melhores Destinos e tenha as melhores ofertas de passagens aéreas!

Por esse motivo, a Azul teve de criar um novo nome para o espaço diferenciado desses aviões encomendados, chamando de Economy Prime. São apenas 12 lugares, na configuração 2-2-2. “É um espaço confortável, vai ter travesseiro, cobertor, comida diferente, tudo para uma viagem confortável”, disse o presidente da Azul, Abhi Shah. Na econômica, a configuração é 3-3-3.

Nesta quinta-feira, quando estivemos no evento que oficializou que a Azul será a companhia aérea do Comitê Olímpico Brasileiro para as Olimpíadas de Paris, vimos que um A330 estava em manutenção no hangar da companhia no Aeroporto de Viracopos. E, quando um avião precisa parar por um tempo, não tem outro para substituir.

“O mundo global de aviões é limitado, ninguém tem aeronave”, disse Abhi, sobre o problema de falta de aeronaves que o mercado vem enfrentando. “E nossa prioridade foi para manter e crescer nossa malha. Buscamos em todos os lugares e achamos esses aviões”, disse, sobre as novas aquisições.

Veja também:

Azul retoma parceria com chef Claude Troisgros para menu de voos internacionais

Abhi Shah e o mascote olímpico

Retrofit apenas em 2025

Desde o início do mês, a Azul precisou suspender temporariamente as operações nas rotas que ligam os aeroportos de Belo Horizonte e Recife às cidades de Fort Lauderdale e Orlando, justamente por falta de aeronaves. Essas rotas devem voltar em junho.

Justamente por precisar colocar os aviões no ar o quanto antes, a Azul não vai conseguir deixá-los na configuração que gostaria. E isso só deve acontecer em 2025. “Vamos trabalhar para deixar (as aeronaves) o mais confortável possível. Ano que vem vamos programar a configuração no nosso padrão, mas isso demora, pode ser seis meses. Temos de comprar peças, assentos, nada é rápido”, afirmou Abhi.

A executiva padrão da Azul no A330

O presidente da Azul disse que esses seis aviões que vão fazer as rotas internacionais da companhia devem se concentrar principalmente nos voos para Orlando, mas dependendo das operações poderá estar em outros voos para fora do país em que são utilizados os modelos A330.

Segundo Abhi, a Azul está entrando em contato com os passageiros que compraram passagem na executiva e, por causa da mudança de aeronave, não será mais possível viajar nessa classe. Nesse caso, haverá o reembolso caso a viagem seja mantida na econômica ou na Economy Prime.


Você tem viagem internacional com a Azul nos próximos meses? Vai ser impactado com essa mudança? Participe dos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção