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Como é voar na classe executiva da Qatar Airways no Airbus A320, com poltronas-cama

Como é voar na classe executiva da Qatar Airways no Airbus A320, com poltronas-cama

DOH Doha (Qatar)
MLE Male (Maldivas)
QR 676
Avião Airbus A320
Classe Executiva
Poltrona 2C
Data 25/01/2019
Partida 05:10
Chegada 12:39
Duração 5:29
Por
27/06/2019 às 16:55

A Qatar Airways foi eleita a melhor companhia aérea do mundo pela quinta vez em 2019. Possui sede em Doha e voa para mais de 150 destinos. No Brasil, opera diariamente voos ligando São Paulo a Doha, e de lá conexões para outros destinos. Também voa de São Paulo para Buenos Aires, na continuação do voo que vem do Qatar.

A empresa possui mais de 150 aeronaves de longo curso, com destaque para jatos Airbus A350 e A380, ou Boeing 777 e 787. No entanto, também possui aeronaves de apenas um corredor, como o Airbus A320, mesmo modelo com que a Latam opera voos domésticos no Brasil. Voamos num desses de Doha para Malé, nas Ilhas Maldivas, e contamos para você em detalhes como foi a nossa experiência na classe executiva.

Check-in

Compra da passagem

Esse voo foi a continuação da viagem de São Paulo para Doha, no mesmo bilhete. Emiti a passagem com milhas do programa Smiles. Comprei dois bilhetes em classe executiva de São Paulo para as Ilhas Maldivas, com conexão no Qatar, por 150.000 milhas cada, ou 300.000 milhas mais R$ 299,52 de taxas no total.

Conexão em Doha

O aeroporto de Doha é muito bom! Definitivamente, um dos melhores do mundo. Moderno, bonito e confortável. Fica devendo apenas na qualidade da internet, extremamente lenta, quando se consegue fazer conexão…

Como eu estava no meio da conexão e não queria sair do aeroporto, acabei nem passando pela imigração. Mas é bom lembrar que brasileiros não precisam mais de visto para entrar no Qatar. A entrada é gratuita, válida por 30 dias, permitindo múltiplas entradas. Sair pela cidade, mesmo na madrugada, é uma opção viável para quem quer conhecer o destino. Existem táxis que cobram por hora e trabalham justamente com esse perfil de cliente.

Sala VIP

Melhor que o aeroporto, só a sala VIP da Qatar, um verdadeiro oásis! Eu aguardei a minha conexão no lounge Al Mourjan, um dos quatro que a Qatar utiliza em Doha. O lounge é sensacional! Enorme! Possui dois restaurantes com garçons. Um com sanduíches e lanches, e outro bufê com refeição quente, como arroz, frango, salmão e alguns pratos árabes e/ou veganos. Além disso, possui sala especial para quem deseja dormir, dezenas de duchas para banho, e muitos espaços para quem quer trabalhar, descansar ou conversar.

Como eu tinha mais 5 horas de espera, planejei uma longa e relaxante estadia nesse lounge. A primeira coisa que fiz foi tomar banho. Foram 16 horas de voo e, por mais confortável que seja, uma ducha dá uma boa renovada para seguir viagem.

Apesar de serem dois salões grandes, com dezenas de cabines, tive que aguardar uns 20 minutos. A sala ficou muito movimentada até 1h30 da manhã. Mas depois, ficou quase vazia!

De banho tomado, hora de fazer um lanche. Optei por um sanduíche quente de rosbife, que estava delicioso. Para beber, refrigerante.

Depois do lanche, aproveitei para dar um cochilo. Tem duas opções muito boas nessa sala. Os espaços na área silenciosa, que podem ser reservados na recepção, são chamados de cubículos. Nesse caso, eles oferecem travesseiro e edredom. Há também um espaço livre e mais iluminado (com som ambiente) na parte externa, mas que funciona bem e não precisa de reserva. Todos têm tomada de energia.

Primeiro, fiquei no espaço aberto, mas o barulho me incomodou. Então, consegui um cubículo e deu pra cochilar por umas 2 horas.

Minha bagagem de mão e itens pessoais ficaram nos armários com chave, disponíveis dentro da sala VIP.

Notem que tem muito espaço para quem quer sentar, conversar ou trabalhar. Fiquei fã desse lounge! Sem dúvida, uma das melhores salas VIP do mundo!

Embarque

O embarque começou antes do previsto. A aeronave estava numa posição remota, bem distante do terminal. Tivemos que atravessar praticamente todo o aeroporto de Doha no ônibus. Para mim, nenhum problema! Uma boa oportunidade para ver e fotografar vários aviões, entre eles alguns Airbus A380, de dois andares!

Os passageiros da Classe Executiva e as prioridades embarcaram primeiro e seguiram para o avião num ônibus exclusivo. Tudo muito organizado.

Embarque

Assim que entramos na aeronave as comissárias ofereceram champanhe, água ou suco de laranja, e entregaram o menu de refeições e de bebidas.

O voo não estava com uma ocupação muito alta, o que ajudou o embarque a terminar rápido. Logo ficamos prontos para a decolagem. Ainda era noite no Qatar quando levantamos voo.

Cabine

Cabine

A Qatar Airways possui duas configurações diferentes nos Airbus A320. Uma onde a classe executiva possui poltronas-cama que reclinam 180 graus, que foi a que eu viajei. Mas há outra com poltronas diferentes, cuja reclinação é parcial, usada em voos mais curtos. Para saber qual deles vai operar a sua rota, a dica é ver até que fileira vai a Classe Econômica. Se for até a 28, terá poltrona-cama. Se for até 29, não terá.

Mesmo sendo uma aeronave de médio porte, com apenas um corredor, a classe executiva da Qatar possui 12 poltronas-cama, na configuração 2-2.

Os assentos são muito bons! Claro que não dá para comparar com as Qsuites, mas não fica devendo nada para poltronas de muitos aviões de grande porte que existem por aí.

As poltronas têm acabamento em tecido cinza escuro, com detalhes na cor vinho, marca da companhia.

Detalhe: o avião estava limpo, arrumado e super bem conservado.

Como a cabine tinha apenas 4 passageiros na Classe Executiva, ficou fácil tirar fotos durante o voo. Notem a reclinação da poltrona total da poltrona já com o dia amanhecido.

Uma desvantagem da executiva desse avião é o espaço para os pés, que afunila bastante (veja a imagem a seguir). Isso pode trazer algum desconforto na hora de dormir, mas só de pensar que existe uma poltrona-cama em um Airbus A320, o sentimento é de gratidão. Poucas companhias oferecem isso. Que eu me lembre, além da Qatar, apenas Etihad, Saudia e JetBlue possuem esse tipo de poltrona em aviões A320. A TAP, recentemente, adquiriu novos A321neo também com assentos desse tipo, mas é um avião um pouco maior, apesar de também ter apenas um corredor.

Vale destacar que a Qatar opera aeronaves maiores nessa rota, inclusive com as famosas QSuites, mas eu não consegui outra opção no resgate com milhas da Smiles para a data da minha viagem. Se tiver oportunidade, consulte as opções e opte pelo incrível Airbus A350.

O apoio para o braço é móvel, o que ajuda a ter mais espaço para dormir. Detalhe também para a luz de leitura, com três tipos de foco.

Depois de ter dormido 10 horas no voo de Guarulhos até Doha, e mais algumas horinhas na sala VIP, achei melhor nem tentar fechar os olhos nesse voo, até porque eu queria me adaptar ao fuso das Maldivas. Aproveitei para assistir algumas séries e organizar as fotos para a avaliação do voo.

Entretenimento

O sistema de entretenimento da Qatar é o Oryx one. O monitor individual oferece centenas de opções de filmes, séries, documentários, jogos e música. O menu tem opções especiais para crianças, e até o Alcorão, com indicação da posição de Meca e orientações para que os passageiros muçulmanos possam fazer as suas orações nos horários corretos.

Muitos filmes tem legenda ou áudio em português, e também em outros idiomas. Mas não são todos! Há uma quantidade bem razoável de conteúdo recente e de séries famosas.

O controle do sistema de entretenimento é um tablet que permite que você assista a programação nele ou fique, por exemplo, vendo o mapa de voo no tablet e assistindo a um filme no monitor. Funciona super bem!

O fone de ouvido é o mesmo da Qsuite, com sistema de isolamento de ruídos.

No mapa do voo, deu para acompanhar todo o trajeto da aeronave. Mas não tinha câmeras externas.

A aeronave também possui internet Wi-fi. Nesse voo eles ofereceram 30 minutos de cortesia por dispositivo, mas com uma limitação na quantidade de dados. Deu pra atualizar os e-mails e dar uma olhada nas notícias. Muito bom!

Serviço de Bordo

A serviço da classe executiva da Qatar tem um diferencial importante: o cliente escolhe quando quer comer e o que quer comer, entre as opções disponíveis, sem precisar seguir horários fixos para as refeições. É o “dine on demand“! Esse tipo de serviço me agradou bastante. A gente fica com muito mais liberdade para fazer as refeições quando for mais conveniente, ou quando der fome.

Café da manhã

A maioria das opções disponíveis eram ideais para um bom café da manhã, devido ao horário do voo. Mas dava para lanchar, ou almoçar, conforme a preferência de cada cliente.

Acabamos fazendo o pedido dos pratos logo após a decolagem. De entrada, uma porção de batatas com uma saladinha, acompanhado de pão. Tinham quatro tipos de pão para escolher.

Destaque para os talheres e acessórios personalizados, e uma apresentação caprichada.

O pão estava morno e a salada muito boa!

Como opção principal, tivemos uma omelete de queijo, acompanhada de tomate cereja, alguma verdura desconhecida e um bolinho de carne frito. Chegou quente e estava excelente! A verdura era bem amarga, mas não comprometeu a refeição.

A outra opção foi uma torta de queijo acompanhada de cafta, batatas e cogumelos. Também muito boa!

Apesar do horário do voo ser bem cedo, a Qatar tinha uma infinidade de bebidas à disposição dos passageiros, com champanhe, vinhos e até café expresso. Fiquei só no café e no suco de laranja, nada de ressaca nas Maldivas!

No fim, chocolatinho da Godiva. Para um voo com essa duração, achei o serviço de bordo excelente!

Comissários e equipe de solo

A equipe de solo da Qatar em Doha foi muito profissional e prestativa. A tripulação do voo foi gentil e atenciosa durante toda a viagem.

Durante o voo, uma das comissárias perguntou de onde eu era. Quando respondi que era brasileiro, ela disse que um dos comissários do voo também era do Brasil e que ia chamá-lo. Ele veio e ficamos conversando alguns minutos. Um bacharel em Direito, do Rio de Janeiro, e decidiu virar comissário para conhecer o mundo. Ele também estava indo para as Maldivas e ia passar quatro dias de folga lá com a namorada, para pedi-la em casamento! Foi bem legal ver toda a empolgação e o nervosismo dele com a situação. Disse que pretendia ficar mais um tempo como tripulante, mas que depois os planos eram voltar pro Brasil e se casar. Infelizmente eu me esqueci o nome dele, mas espero que tenha dado tudo certo!

O voo foi super tranquilo, quase sem nenhuma turbulência. A executiva estava com metade da ocupação, o que deixou a cabine ainda mais calma.

Vale destacar que nos outros voos que fiz com a Qatar ao longo da viagem também tive um atendimento muito bom, bem acima da média.

Programa de Fidelidade

O programa de fidelidade da Qatar Airways é o Privilege Club. A companhia é membro da Oneworld, tendo também parceria com os programas da American Airlines, Latam, British, Ibéria, entre outros.

Para nós, brasileiros, a grande vantagem é que a empresa é parceira tanto da Smiles, quanto da Multiplus, com acúmulo de pontos e resgate de passagens. No momento, está complicado emitir bilhetes na Qatar na Multiplus, por problemas no sistema de reservas da Latam. Se for pontuar voos da Qatar na Smiles, verifique a tabela de acúmulo. Na Multiplus/Latam Fidelidade há outra tabela de acúmulo.

Conclusão

Mesmo a aeronave decolando 10 minutos antes do previsto e com condições meteorológicas favoráveis, o voo acabou chegando com 19 minutos de atraso. O que aconteceu foi uma manutenção não programada na única pista do aeroporto de Malé, nas Ilhas Maldivas. Isso obrigou nossa aeronave a ficar orbitando em espera por quase uma hora. E gerou um enorme acúmulo de tráfego aéreo do aeroporto.

Felizmente, nossa aeronave teve combustível suficiente para aguardar e pousar nas Maldivas. Mas foi por pouco! Alguns voos foram desviados para o aeroporto de Colombo, no Sri Lanka.

A chegada nas Ilhas Maldivas é um espetáculo à parte. Faça tudo para sentar da janela. Os dois lados são bons, mas sentar à esquerda garante uma visão ainda melhor das centenas de ilhas e resorts que formam esse arquipélago único.

Por conta da manutenção não programada da pista, vários aviões pousaram ao mesmo tempo em Malé. A fila da imigração ficou gigante! Precisamos de cerca de 50 minutos para chegar até as bagagens.

A infraestrutura do aeroporto é razoável, mas compatível com a quantidade de voos que recebe.

É bom lembrar que brasileiros não precisam de visto para entrar nas Ilhas Maldivas. Apenas um passaporte válido e comprovação de vacina para a febre amarela (é bem controlado, não tente ir sem ter o seu certificado internacional)!

Dependendo de onde você for se hospedar, é possível sair do aeroporto de Malé de avião ou hidroavião (ilhas mais distantes), de lanchas rápidas (ilhas mais próximas), de ônibus, ou de transporte público em barcas de grande capacidade.

A experiência de viajar com a Qatar foi muito boa. Tanto no ar, como em solo, a empresa superou as minhas expectativas, que eram elevadas. Certamente voaria novamente com eles!

Nas próximas semanas vocês conferem a avaliação da classe executiva do Airbus A380 da Qatar, que conta até com um bar a bordo!

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Veja também: Como é voar na Classe Executiva QSuite da Qatar Airways entre São Paulo e Doha!

Veja também: Como é voar com a Maldivian Airlines, companhia aérea oficial das Ilhas Maldivas.

Nota final.

Qatar Airways

Doha (Qatar) - Male (Maldivas)

Voo QR 676

9,0
Embarque 9,5
Assento 8,0
Entretenimento 8,5
Amenidades 9,5
Equipe 10
Fidelidade 9,0