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Como foi o voo inaugural do novo A350 da Azul de Campinas para Orlando

Como foi o voo inaugural do novo A350 da Azul de Campinas para Orlando

VCP Campinas (SP)
MCO Orlando
8706
Avião Airbus A350
Classe Econômica
Poltrona 37K
Data 15/12/2022
Partida 9:40
Chegada 15:43
Duração 8:03
Por
30/01/2023 às 15:57

Em setembro do ano passado, a Azul recebeu seu primeiro Airbus A350. Outra aeronave do mesmo modelo foi entregue ainda em 2022, e mais duas devem chegar ao longo deste ano (saiba mais conferindo o nosso post – clique aqui).

Mas entre a entrega de um novo avião e o seu primeiro voo comercial, há muito a ser feito, e a inauguração do primeiro A350 da Azul aconteceu em dezembro, mais especificamente no dia 15/12/2022, data marcada também pelo aniversário de 14 anos de operação da companhia.

A convite da Azul, participei do primeiro voo 8706 operado com o novo avião, entre Campinas (Viracopos) e Orlando, na Flórida, e relato para vocês aqui como foi.

Compra da passagem

Como disse acima, participei da viagem como convidado da Azul, então não foi necessário comprar uma passagem. Mas, para ter uma noção, pesquisei o valor no site da companhia antes de viajar, e o bilhete para aquela data estava saindo por aproximadamente R$ 2.900 para o trecho entre Viracopos e Orlando (apenas ida), na classe econômica.

Check-in

Como era um dia que prometia alguns eventos pela novidade, cheguei ao aeroporto mais de três horas antes do voo, para poder fazer tudo com calma.

Como ainda estava cedo, o check-in não estava cheio e tudo foi bem rápido. Da entrada na fila até a saída, incluindo conferência de visto e vacina contra a Covid-19 e o despacho da bagagem, foram cerca de 15 minutos.

Com o check-in feito, era hora de seguir para a área de embarque. O voo para Orlando era o primeiro internacional saindo aquele dia, então precisei até esperar uns minutinhos para abrirem os portões de acesso para a área de segurança.

Logo após a checagem de passaportes fica o free shop, que não é tão grande e nem tem tantas opções quanto o de Guarulhos.

Como ainda tinha tempo sobrando até a hora do voo, consegui ver boa parte da área de embarque internacional de Viracopos, antes de partir para o portão A08, de onde sairia o voo de estreia do A350-900 da Azul. O portão, inclusive, estava decorado com uma espécie de portal comemorativo.

Como previsto, houve até uma festividade, com direito à fita de inauguração, discurso e parabéns. Teve até um bolinho! 

Embarque

Cerimônias devidamente realizadas, chegou a hora de embarcar. Estava próximo da porta do avião exatamente às 8h43, e então já dava para imaginar que a partida seria com um pouco de atraso (a previsão inicial era para as 9h15).

Antes de entrar, ganhamos de presente uma necessaire do Pato Donald, que tinha uma máscara para os olhos, uma tag de mala, caneta, hidratante para mãos, protetores de ouvido e um lencinho umedecido com álcool 70%.

Entrando no novo A350, a classe executiva fica à esquerda da porta, na configuração 1-2-1. Para a direita, a economy xtra, com mais espaço, e a econômica, na configuração 3-3-3.

Assento

Não escolhi o assento antecipadamente, mas o sistema acabou me colocando na janelinha: poltrona 37 K. Como o voo não estava muito cheio, o embarque foi bem rápido e finalizado antes das 9 horas. Portas fechadas e, para a minha sorte, a fileira estava vazia!

Nos assentos da classe econômica, os requisitos básicos dos aviões mais modernos: tomadas e USB, tela de entretenimento touch com bom tamanho e encosto de cabeça ajustável (só em altura, sem as abas que dobram nas laterais). No bolsão, a revista de bordo da Azul.

O espaço para as pernas era muito bom! Eu tenho 1,83m de altura e fiquei bem acomodado, com um espaço de praticamente 5 dedos para o assento da frente, sem ficar encostado nem quando ele estava reclinado. Por falar nisso, o nível de reclinação do banco fica dentro da média de outras aeronaves.

Começo da viagem (o avião, “batismo” e decolagem)

Tudo pronto, era hora de decolar. Quando o avião começou a taxiar, um aviso da tripulação: o A350 receberia o famoso “batismo”, que é quando dois caminhões dos bombeiros formam um arco com jatos de água para que ele passe por baixo. Foi uma experiência inédita para mim, e muito bacana de ser vista de dentro do avião!

A decolagem aconteceu exatamente às 9h40, um pouquinho atrasada com relação à previsão inicial, provavelmente por conta das festividades.

Campinas ficando pra trás, hora de conhecer mais do avião. O banheiro é bem básico, mas tem espaço suficiente para não bater a cabeça durante o uso, torneira com água quente, sabão e álcool em gel. E claro, papel toalha, papel higiênico e protetor de assento, além da mesinha para a troca de fraldas de bebês.

O tamanho do A350 passa uma boa sensação durante a viagem, por conta da largura e altura da cabine. O barulho interno também é menor se comparado ao de aviões mais antigos, tornando a viagem mais agradável.

Entretenimento

A tela de entretenimento respondia rapidamente ao toque e tinha opções de jogos, filmes e séries (bem recentes, por sinal), música, mapa do voo e um menu kids. Também era possível acionar a luz de leitura e chamar um comissário por acionamento da tela.

O fone de ouvido oferecido na classe econômica tinha uma qualidade de som apenas aceitável. E a diferença ficava ainda mais nítida quando alternava o fone do sistema do avião para o meu sem fio, que estava conectado no celular.

Amenidades e serviço de bordo

De amenidades, além da nécessaire de presente do voo de estreia, havia um kit com travesseiro e cobertor, que eram pequenos, mas que deram um pouco mais de conforto durante a viagem.

Cerca de 40 minutos após a decolagem, o primeiro serviço de bordo, em que foi oferecido o almoço com opções de massa ou carne. Escolhi o prato com carne, que na verdade era um escondidinho de mandioca com carne moída, que veio acompanhado de vagem refogada ao molho de tomate, um pão, saladinha e um pudim de sobremesa.

Para beber, tinha água com e sem gás, sucos, refrigerantes, cerveja e vinhos branco e tinto. Eu fiquei com uma cerveja, que estava bem gelada. Os talheres eram de madeira. A intenção de preservação ambiental é louvável, mas a experiência de comer com esse tipo de material não foi das melhores.

A comida estava bem gostosa, com uma pequena ressalva à massa do escondidinho, que estava um pouco seca e se soltando facilmente do recheio.

Depois do almoço, um cochilo foi necessário, já que eu tinha saído de casa ainda de madrugada (moro a mais ou menos 2 horas de carro do aeroporto de Viracopos).

Acordei faltando pouco menos de 3 horas para o pouso, quando os comissários estavam oferecendo alguns snacks, como as balinhas de gelatina e bolachinhas recheadas. Eu peguei as tradicionais balinhas em formato de avião, e como tinha descansado, aproveitei para assistir ao filme mais recente dos Minions.

Faltando 1 hora e meia para o pouso, foi iniciado o último serviço de bordo, com o lanche da tarde. Um salgado quente (que tinha um sabor bom, mas nada excepcional) e um kit com iogurte, queijo processado, bolinho e bolachas cream cracker. Para beber, tinha suco, refrigerante, água com e sem gás, café e chá.

Equipe

O atendimento durante todo o voo foi muito agradável. Após o almoço, os comissários, sempre atenciosos, passaram novamente oferecendo bebidas, inclusive as alcoólicas. Mesmo com máscaras, era possível perceber alguns sorrisos da tripulação, especialmente escolhida para a estreia do A350.

Outro ponto positivo foi encontrar o banheiro bem limpo e organizado mesmo depois dos serviços de bordo.

Chegada a Orlando

Apesar da saída com um pouco de atraso, pousamos no Aeroporto Internacional de Orlando (MCO) antes do horário previsto. Na aproximação do portão de desembarque, mais um batismo.

Como nos Estados Unidos não há a orientação do desembarque por fileiras como no Brasil, todo mundo foi se ajeitando e pegando as bagagens assim que o avião parou. Não demorou muito e todo mundo já estava saindo pelo finger em direção ao novíssimo Terminal C. Todos os passageiros também receberam um certificado pela participação no voo inaugural do A350.

O trajeto até a esteira de bagagem é um pouco longo, e a bagagem é retirada ANTES do controle de passaporte. Essa parte demandou uma boa dose de paciência, já que entre o desembarque e a saída da área de segurança foram 40 minutos, sendo que a maior parte do tempo foi de espera pela bagagem.

Fidelidade

O programa de milhas da Azul é o TudoAzul, que permite o acúmulo de pontos em viagens com a companhia aérea, compras com parceiros ou pelo cartão de crédito emitido em parceria com a Itaucard. Como a viagem foi feita com bilhetes emitidos pela própria Azul, não houve pontuação no programa de fidelidade TudoAzul.

Conclusão

A experiência de participar de um voo inaugural foi novidade para mim, e achei que o novo A350 consegue corresponder à grande expectativa de voar em um dos aviões mais modernos do mundo. Para quem viaja, ele oferecer mais conforto e menor sensação de cansaço.

A viagem em si foi muito tranquila, sem nenhuma turbulência mais intensa e sem intercorrências.

Achei o atendimento antes e durante o voo muito bom, e o entretenimento estava bem atualizado. Os itens oferecidos durante os serviços de bordo também foram bons, com pequenas ressalvas. A questão é saber se tudo o que foi feito se deve ao fato da estreia da aeronave ou se será um padrão em todos os voos com o Airbus.

Nota final.

Azul

Campinas (SP) - Orlando

Voo 8706

9,0
Embarque 9
Assento 9
Entretenimento 9
Amenidades 8
Equipe 10
Fidelidade 9