logo Melhores Destinos

Airbus A350: Como é o novo avião da Azul que vai fazer viagens internacionais ainda este ano

Daniel Akstein Batista
16/09/2022 às 19:41

Airbus A350: Como é o novo avião da Azul que vai fazer viagens internacionais ainda este ano

O maior e mais moderno avião da Azul já chegou ao principal hub da companhia aérea. Nesta sexta-feira, o novíssimo Airbus A350 pousou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e o Melhores Destinos acompanhou a sua chegada.

Com capacidade para até 334 passageiros, o A350 veio da França e fez uma parada no Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, antes de voar para Campinas. Os executivo da Azul fazem mistério, mas é certo que a aeronave vai fazer as principais viagens internacionais da companhia, saindo principalmente de Viracopos. O primeiro destino deve ser a Flórida, nos Estados Unidos, e depois a cidade portuguesa de Lisboa.

Os primeiros voos vão acontecer ainda este ano, entre novembro e dezembro. Antes disso, no entanto, o A350 precisa passar pelo processo de certificação e realizar alguns voos internos de teste sem nenhum passageiro – todo esse procedimento deve durar dois meses.

Ao modernizar a sua frota, a Azul vai trazer ainda mais um A350 este ano e outros dois em 2023 – por outro lado, os antigos A330CEO vão ser aposentados.

A cabine do piloto no A350

O Airbus A350 por dentro

A Azul é a única companhia brasileira a contar com o A350 – a Latam chegou a operar o avião, mas devolveu todos os que tinha em abril do ano passado. Durante a visita já podemos ver por dentro o que os passageiros podem esperar dele.

Logo na entrada já dá pra perceber que o avião é novíssimo – A Azul reformou todo o interior para que a aeronave tivesse a cara da companhia.

São três classes, começando com a Business e seus 33 lugares. Neles, os passageiros vão ter mais conforto e privacidade. Dependendo da configuração, porém, uma poltrona está bem ao lado de outra, mas no geral há uma boa divisão entre elas.

As outras duas classes se diferenciam pela cor das poltronas e por haver um espaço maior entre elas, além de uma reclinação um pouco mais ampla – a princípio, a reclinação parece a mesma, mas em uma viagem de mais de 8 horas qualquer centímetro a mais faz diferença.

A classe Economy Xtra tem 102 poltronas na cor bege e fica no meio do avião. Na sequência começa a classe Economy, com 199 lugares. A diferença no espaçamento entre as pernas das duas classes é visível mesmo antes de se sentar. Todas as poltronas contam com tela de entretenimento e entrada USB, e o compartimento de bagagem é de bom tamanho, com mais espaço que outras aeronaves.

Mais poltronas, menos poluição

Enquanto o A330 que vai sair da frota tinha capacidade para 242 ou 274 pessoas, dependendo da sua configuração, o A350 conta com 334 passageiros. Apesar de ser maior, ele consome 20% a menos de combustível por poltrona. E menos carbono para o meio ambiente.

Com os novos Airbus A350, a Azul pretende ampliar a sua rota internacional no ano que vem. Segundo o vice-presidente de receitas da companhia, Abhi Shah, uma rota nova que estava nos planos era Nova York, mas a cidade americana já foi descartada. “Já tentamos três vezes e não conseguimos”, afirmou, abrindo outras opções. “Paris está na nossa lista, mas temos também outras oportunidades.”

Por ser um avião grande, com bastante capacidade de carga e passageiros, não é viável financeiramente fazer viagens curtas com o Airbus 350 – por isso mesmo o seu destino principal deve ser os Estados Unidos e a Europa.


Depois de ver todas essas fotos, ficou curioso para voar com o novo A350 da Azul? Deixe seu comentário!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção