Como é voar na Smart Wings, a low cost da República Tcheca
Como é voar na Smart Wings, a low cost da República Tcheca
Nossa galeria de avaliações de companhias aéreas tem uma área especial destinada às empresas low cost europeias. Hoje mais uma empresa se une ao grupo: a tcheca Smart Wings. A companhia tem sede em Praga e voa para 27 destinos com uma frota de oito aeronaves. A companhia é parte do grupo Travel Service e muitas vezes voa com aeronaves da controladora, que é mais focada em voos charter. Nosso leitor Gerson Cruz experimentou os serviços da companhia, mas não ficou satisfeito. Veja como foi sua experiência:
Consegui a promoção da Ibéria para Roma aqui no Melhores Destinos e tendo em vista que ficaria 10 dias na Itália, resolvi visitar outro país da Europa. Minha esposa concordou e começamos a avaliar qual país iríamos visitar. Decidimos pela República Tcheca, a convite dos nossos amigos Valdemar Smehlik e dona Ludimila Smehlik.
Foi nisso que conhecemos a Smart Wings, uma companhia de baixo custo da Travel Service Airline, com sede na propriedade de Václac Havel e hub no Aeroporto de Praga. Ela opera serviços para vários destinos europeus que utilizam aeronaves de sua controladora. A companhia aérea iniciou suas operações em 2008 e é parte do Grupo Icelandair. A Smart Wings não tem nenhum programa de fidelidade e não é possível fazer o check-in pela internet.
Compra
Começamos a pesquisar as passagens pelo Submarino Viagens e Decolar, logo de cara chamou a atenção o preço de apenas US$ 20! Isso mesmo, mas ai vem a pegadinha: quando incluímos as taxas, o preço final foi para R$ 1.000,00 duas passagens ida e volta.
Decidimos comprar pelo site da Smart e nas duas primeiras tentativas não deu certo, talvez seja pelo fato de usar o site no Google Tradutor. Na terceira tentativa, meu colega de trabalho Kaspar, natural da República Tcheca, fez todo o procedimento no site na língua Tcheca, ai deu certo.
As passagens foram pagas com o cartão da Itaucard, precisei usar o token para finalizar o pagamento e logo em seguida recebia a confirmação.
Check-in e embarque
Fomos os primeiros a fazer o check-in em Roma, não pegamos fila, despachamos as malas e nos dirigimos para a sala de embarque, o embarque foi organizado e o voo saiu no horário.
Avião
O avião era um Boeing 737-800. Estava limpo, bem conservado e configurado com duas fileiras de três assentos. As poltronas eram bem apertadas e não tinha nada para relaxar, a não ser uma revista em tcheco e italiano.
O serviço de era bordo era pago e a companhia aceitava pagamento em euro ou coroa tcheca.
Durante o voo foi um tormento: havia um grupo de estudantes, quase todos bêbados, fazendo a maior algazarra e ainda consumindo mais bebidas alcoólicas dentro do avião. A bagunça era tanta que na hora do avião pousar alguns estavam em pé e os comissários de bordo não conseguiam colocar ordem. Eu estava muito cansado, já fazia 24 horas que estava viajando.
Chegada
Desembarcamos no Aeroporto de Praga, que estava vazio. O desembarque foi rápido, seguimos para a esteira de bagagens e tivemos outra surpresa: uma das malas foi extraviada. Por sorte, havíamos dividido as roupas nas duas malas. Fizemos o registro de ocorrência da mala extraviada e deixamos o aeroporto.
A mala chegou no nosso hotel somente dois dias depois, às 21 horas, pois nosso amigo Valdemar ficou ligando para a companhia aérea, pedindo prioridade, pois estávamos seguindo para Roma no dia seguinte pela manhã.
Volta
O trecho Praga – Roma foi mais tranqüilo, apesar do atrasode uma hora, que foi avisado no momento do chek-in. Desta vez não perderam as malas, felizmente. O voo foi silencioso e o desembarque normal.
Conclusão
Na próxima viagem pretendo optar por outra companhia aérea, mesmo que seja obrigado alterar meus horários. A empresa precisa melhorar muita coisa, como oferecer chek-in on-line, programa de milhagem e mais opções de entretenimento.
Agradecemos ao Gerson por compartilhar essa avaliação da Smart Wings, que certamente será importante para que os demais leitores possam escolher (ou evitar) a companhia em suas viagens a Praga e demais destinos operado por ela. E você? Já voou com a low cost tcheca? Conte como foi nos comentários! Você pode conferir todas as avaliações de companhias aéreas que já publicamos neste post. Não deixe de ler também nosso guia sobre companhias aéreas low cost europeias, para viajar pagando pouco e sem dor de cabeça!