Como é voar com Delta e Air France da Europa aos EUA
Como é voar com Delta e Air France da Europa aos EUA
Delta e Air France são duas companhias bastante conhecidas pelo público brasileiro. A primeira tem intensificado sua participação no país após compra de uma parte da GOL, se tornando sua parceira estratégica. A segunda, ao lado da parceria KLM, é uma das principais companhias aéreas na rota do Brasil à Europa. Ambas já foram avaliadas aqui no MD, mas o post de hoje, assinado pelo leitor Rudolf Guth, traz um olhar diferente: os serviços prestados pela companhia entre a Europa e os Estados Unidos e vice-versa. Será que os aviões e atendimento são iguais aos das rotas que saem do Brasil? Leia os relatos e tire suas conclusões!
Tive a oportunidade de ir para os Estados Unidos desde a Europa e acabei viajando por duas cias diferentes: Air France e Delta. Isso me permitiu comparar seus serviços e assim poder relatar para os leitores do Melhores Destinos, segue o relato:
Compras das passagens
Como estava indo fazer um curso, não precisei comprar minhas passagens, pois já estavam incluídas no valor do curso. Ao acessar o site, porém, pude perceber que a compra é mais ou menos parecida com todas as empresas, sem muitas dificuldades e fácil de entender.
Air France
A Air France libera para fazer o check-in online 72 horas antes do voo. Ao fazer o meu, tive a grata surpresa de que no trecho de Paris a São Francisco eu teria a opção de comprar o assento Economy Plus, que no meu voo (que seria de Boeing 747) seria no andar de cima, com mais espaço para as pernas e com sistema de entretenimento individual, que não estaria disponível nos assentos normais da classe econômica do avião.
Aproveitei e reservei meu assento na Economy Plus, o valor é de 70 euros para trajetos acima de 5 horas, o que vale muito a pena já que meu voo seria de aproximadamente 12 horas. Além do espaço melhor principalmente para as pernas, pude escolher o assento na saída de emergência. Nas fotos dá para ver melhor: não havia nenhuma cadeira na minha frente, parecia que estava em um salão. Pude esticar minhas pernas sem problemas e aproveitar que como estava na janela, não precisaria incomodar os vizinhos na hora de ir ao banheiro! Realmente vale muito a pena!
Embarquei no aeroporto de Barcelona. Quando cheguei para fazer o check-in e despachar minhas bagagens estava tudo muito tranquilo e vazio. Fiz o despacho em 10 minutos e o melhor: a atendente modificou o meu assento para a saída de emergência no voo até Paris (não sei se era porque tinha o assento economy plus), então alem de reclinar normal o assento, tinha espaço para minhas pernas!
Embarque
Em Barcelona o embarque foi rápido e começou 40 minutos antes da decolagem. Todos entramos rápido e sem problemas, decolamos com 10 minutos de atraso, mas conseguimos chegar no horário. O aeroporto Charles de Gaulle é muito grande e demoramos uns 20 minutos do nosso portão de chegada para a área de embarque de voos internacionais, inclusive passando pela imigração, uma fila imensa!
Na área de embarque, vi uma cena interessante: o A380 em frente ao 747, pude comparar os tamanhos e a impressão é de que o A380 não é tão maior que o 747, mesmo podendo carregar muito mais passageiros!
O embarque para esse voo foi rápido também, mas claro, devido à quantidade de passageiros demorou um pouco mais. Ainda assim em 40 minutos todos estavam dentro do avião!
No avião
Airbus A320 – BCN-CDG
Avião novo e muito parecido com o da TAM, a grande diferença é que aqui na Europa os aviões possuem quase sempre uma cortina separando a primeira classe da econômica. De resto, muito parecido, como estava na saída de emergência então tive um bom espaço para as pernas. Nas outras poltronas, o espaço era razoável e parecido com os das empresas brasileiras.
O serviço de bordo foi um croissant e água, café e chá a vontade.
Boeing 747 CDG-SFO
Estava um pouco entusiasmado em poder viajar em um avião que foi o maior do mundo durante muitas décadas, mas ao entrar me decepcionei um pouco com 747 da Air France, pois o avião era muito antigo e com claros sinais de uso, além de não ter os serviços de entretenimento individual disponíveis para todos.
Mesmo tendo a tela individual, não era um grande sistema, pois a única diferença entre o sistema individual e o compartido era que eu poderia escolher qual filme eu queria ver: não podia escolher quando começava e as opções também não eram muitas e boas.
Uma coisa interessante na Economy Plus é que além do espaço acima para a bagagem quem viaja na janela ainda tem um espaço que cabe uma bolsa media, muito interessante! O atendimento foi sempre muito cordial e os comissários de bordo sempre estavam sorrindo.
Alguns companheiros de curso estavam na economy normal. Pude descer para ver a diferença e realmente os 70 euros valeram a pena, mesmo se eu não ficasse na saída de emergência, porque parecia que eles estavam em uma lata de sardinha. A disposição era 3-4-3 e os assentos muito próximos, até quem era baixo estava incomodado, enquanto no andar de cima a disposição era 3-3. Resumindo, o avião era antigo e o sistema de entretenimento não valeu muito a pena, mas só por poder ter mais espaço para as pernas já valeu a pena pagar um pouco mais, ainda mais em um voo tão longo como esse.
Ah, um ponto interessante é que no aeroporto CDG ainda é possível ver uma réplica do Concorde quando estamos taxiando para decolar! Muito bom!!
Serviço de bordo
As opções de pratos eram frango ou peixe, acompanhado de salada de frutas, maça e queijo, com direito a refrigerantes, água, cerveja, uísque e até um aperitivo de conhaque depois da refeição. Durante o voo, estavam sempre disponíveis picolés, sucos, refrigerantes e sanduíches, tudo na galley, então foi super tranquilo.
Saímos com 30 minutos de atraso, porque o voo anterior pousou atrasado então demoraram para limpar o avião o que não influenciou o horário do pouso, pois chegamos antes do previsto!
Conclusão
A Air France tem um atendimento muito bom, principalmente nos voos, onde sempre os comissários estavam sorrindo, vale a pena viajar com eles, só me decepcionei na idade do 747 e no sistema de entretenimento, mas no resto valeu a pena a experiência! E realmente vale muito a pena pagar os 70 euros a mais pela Economy Plus, por seu espaço e reclino de poltrona, claro! Ah, uma coisa boa é que quando se está no Charles De Gaule, você tem a oportunidade de ver um Concorde estacionado ali!
Não perca amanhã a segunda parte da avaliação, com os voos de volta com a Delta. E você? Já voou pela Air France? Deixe suas impressões nos comentários!