Os 10 aeroportos mais importantes da Europa – 9 têm voos para o Brasil
Os 10 aeroportos mais importantes da Europa – 9 têm voos para o Brasil
Quais são os aeroportos mais movimentados da Europa? A maioria deles se recupera ainda da pandemia, mas o fluxo de passageiros não para de crescer e hoje eles já disputam lugares entre os aeroportos mais movimentados do mundo. Os 10 maiores aeroportos europeus são hubs de importantes companhias aéreas e, o melhor, a maioria tem voos diretos para o Brasil. Uma forma rápida de se conectar e viajar para o Velho Continente. Conheça abaixo os 10 aeroportos mais importantes da Europa.
1 – Istambul, Turquia (IST)
O aeroporto mais movimentado da Europa é o de Istambul. Inaugurado no final de 2018, o local vem registrando crescimento no movimento passageiros a cada ano. Em 2022, 64,4 milhões de passageiros passaram por seus corredores e viajaram para os 308 destinos atendidos. Destes, 128 são dentro da Europa, o que coloca este hub da Turkish Airlines também como o que mais atende destinos dentro do Continente. Deste gigante do setor aéreo também é possível viajar diretamente para São Paulo a bordo de uma das melhores companhias do mundo.
2 -Londres, Inglaterra (LHR)
Londres é a cidade do mundo com o maior número de aeroportos. Acredite, por lá já estão construindo o 7º aeroporto londrino. Entre todos, o maior deles é o Heathrow, uma antiga base militar de 1929 que hoje é hub da British Airways. No ano passado, 61,5 milhões de passageiros foram transportados para um dos 223 destinos atendidos por 84 companhias aéreas. De São Paulo e do Rio de Janeiro é possível voar diretamente até o Heathrow.
3 – Paris, França (CDG)
Na terceira colocação deste ranking dos maiores aeroportos da Europa está o Charles de Gaulle, em Paris. Inaugurado em 1974, o local serve como hub da Air France que voa para Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro. O Brasil é um dos 119 países atendidos por voos diretos do principal aeroporto parisiense, que em 2022 registrou 57,4 milhões de passageiros.
4 – Amsterdã, Holanda (AMS)
O hub da KLM, de onde partem voos diretos para Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, é o quarto aeroporto mais movimentado da Europa. Situado a cerca de 20 km do centro de Amsterdã, o Schiphol já serviu como base militar quando foi inagurado em 1916 e é uma dos aeroportos mais velhos do mundo. Hoje passam pelos seus corredores 52,4 milhões de passageiros.
5 – Madri, Espanha (MAD)
O nome oficial do aeroporto madrilenho é Adolfo Suárez Madrid-Barajas. Situado nos arredores da capital espanhola é possível voar diretamente para São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro com as companhias Iberia, Latam e Air Europa. Atualmente são 175 destinos atendidos em voos que partem do Barajas. Em 2022, 50,6 milhões de passageiros passaram por ali.
6 – Frankfurt, Alemanha (FRA)
O principal aeroporto da Alemanha já chegou a ser o mais movimentado do Velho Continente, mas hoje ocupa a sexta posição no ranking. No ano passado 48,9 milhões de passageiros passaram pelos corredores do aeroporto de Frankfurt, entre eles os clientes da Lufthansa e da Latam voando diretamente para o Rio ou São Paulo.
7 – Barcelona, Espanha (BCN)
Também vem da Espanha o sétimo maior aeroporto da Europa. O aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat transportou 41,6 milhões de passageiros em 2022. O local atende 196 destinos, entre eles São Paulo. São 72 companhias operando no aeroporto de Barcelona, que serve the principal hub da companhia low cost Vueling.
8 – Londres, Inglaterra (LGW)
Com cerca de 10 milho˜es a menos de passageiros que o anterior, chegamos ao oitavo lugar. A cerca de 50 quilômetros do centro de Londres fica o aeroporto de Gatwick, que viu 32,8 milhões de passageiros circularem por seus corredores em 2022. Grande parte deste alto fluxo se deve as companhias low cost EasyJet e Wizz Air, que têm no Gatwick o principal hub em solo britânico.
9 – Munique, Alemanha (MUC)
É possível viajar direto de Munique para o Rio de Janeiro a bordo do A350-900 da Lufthansa. Este aeroporto, no sul da Alemanha, tenta recuperar ainda o grande fluxo que tinha antes da pandemia, quando cegou a ser o 15° aeroporto mais movimentado do mundo. Hoje ele é o 9° da Europa com 31,6 milhões de passageiros.
10 – Roma , Itália (FCO)
O aeroporto Leonardo da Vinci–Fiumicino é a principal porta de entrada de estrangeiros em Roma. Nos arredores da capital italiana, principal hub da ITA Airways, é possível viajar para 218 destinos em 71 países, entre eles o Brasil. Há voos para São Paulo e futuramente ao Rio de Janeiro com a ITA. No ano passado, 29,3 milhões passaram por ali.