Mais um? Londres vai ganhar o seu 7º aeroporto
Mais um? Londres vai ganhar o seu 7º aeroporto
Quantos aeroportos tem na sua cidade? Se você não mora em alguma capital ou grande centro do país, talvez a sua resposta seja ‘nenhum’ ou provavelmente ‘apenas um’. Pois veja só: Londres, na Inglaterra, vai ganhar o seu 7º aeroporto.
Atualmente, a capital inglesa conta com seis aeroportos, sendo Heathrow o maior deles, seguido por Gatwick. Passageiros de outros países (principalmente na Europa) podem ainda desembarcar nos aeroportos de London City, Luton, Southend e Stansted.
Apenas o aeroporto de London City fica localizado na área urbana de Londres. Heathrow, por exemplo, fica a cerca de 25 km da área central da cidade.
O novo aeroporto de Londres
Com tanta opções, parece até exagero falar que Londres vai receber um 7º aeroporto. Mas, no início de 2025, a expectativa é que o Aeroporto de Manston, em Kent (cerca de 90 km do centro de Londres), comece a fazer voos transportando cargas, para depois dar início à operação de voos com passageiros.
Com sua pista única, o Aeroporto de Manston funcionou desde a Primeira Guerra Mundial até 2014, quando encerrou suas atividades e hoje serve apenas como um estacionamento de caminhões. Após alguns anos de negociação, finalmente a RiverOak Strategic Partners (RSP), nova dona da propriedade, conseguiu aprovação para a reconstrução do aeroporto. Cerca de 500 milhões de libras (quase R$ 3 bilhões) vão ser investidos no local.
Aviões de cargas e passageiros
Assim que ficar pronto, em 2025, o Aeroporto de Manston deve começar a operar apenas aviões cargueiros, reduzindo o transporte de carga dos outros seis aeroportos de Londres – o frete aéreo, aliás, será a principal atividade do novo aeroporto. Mas não deve demorar muito também para que os passageiros voltem a frequentar o local.
A RSP já iniciou conversas com três companhias aéreas (KLM, Ryanair e EasyJet), para que elas operem também no aeroporto. A KLM, aliás, foi uma das últimas companhias a fazer voos de Manston para Amsterdã, na Holanda, antes que o aeroporto fechasse em 2014.
“Olhando para a forma como o mercado de passageiros está indo, estamos confiantes de que podemos persuadir uma ou mais transportadoras de baixo custo a basear seus aviões aqui”, afirmou Tony Freudmann, diretor da RSP, ao site Kent Online. “Não funciona para nós se eles voam apenas uma vez por dia porque isso não é econômico. Se eles basearem três ou quatro aviões em Manston, teremos rotações três ou quatro vezes por dia, como eles fizeram em Southend. Isso cobrirá nossos custos e fará com que os passageiros passem pelo terminal o dia todo e todos os dias. Vamos restabelecer o serviço KLM duas vezes por dia para Amsterdam Schiphol que tínhamos antes e isso dará aos empresários, em particular, acesso a quase qualquer lugar do mundo.”
Obras do novo aeroporto
As obras de reforma do Aeroporto de Manston devem começar em 2023 e, segundo ordem divulgada pelo Ministério dos Transportes do Reino Unido, a RSP vai realizar os seguintes desenvolvimentos no local:
- Modernização da pista principal e da pista de táxi adjacente;
- Construção de novos lugares para aviões cargueiros;
- Construção de instalações de carga e de nova torre de controle de tráfego aéreo;
- Uma nova escola de voo;
- Ampliação das instalações de serviço de passageiros, entre outros serviços.
Os 6 aeroportos atuais de Londres
Como falado anteriormente, o aeroporto mais próximo da área central de Londres é o London City, a uma distância de 14 km.
Southend é o mais longe, a 58 km. Depois vem Stansted (56 km) Luton (48 km), Gatwick (48 km) e Heathrow (25 km). Como podemos ver, nem todos ficam exatamente na capital inglesa, assim como Manston, mas são todos considerados aeroportos de Londres.
– Com informações dos sites Simple Flying e Kent Online
Você sabia que Londres tinha tanto aeroportos assim? Qual deles você já conheceu pessoalmente? Diz aqui pra gente!