25 passeios grátis em Buenos Aires – como economizar em sua viagem à Argentina

Camille Panzera 22 · agosto · 2017

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Buenos Aires, na Argentina, é o tipo de cidade que você visita várias e várias vezes e sempre pode se deparar com algo novo para conhecer. Pensando nos leitores que querem visitar a cidade mas estão com o orçamento limitado, fizemos uma relação de passeios completamente grátis em Buenos Aires!

Vários dos locais citados no texto realizam também visitadas guiadas de forma gratuita e essa é uma excelente oportunidade para conhecer mais detalhes sobre as obras e história da capital portenha gastando praticamente nada.

Passeios grátis em Buenos Aires

1 – Casa Rosada – A sede do governo Argentino, localizado na Praça de Maio, tem visitas guiadas gratuitas aos sábados, domingos e feriados. O passeio é bastante interessante e permite conhecer os salões internos do edifício, que são muito bem decorados. Atualmente, para conhecer o local você deve reservar a visita pela internet.

2 – El Caminito – Uma das principais atrações de Buenos Aires é gratuita! O Caminito, no bairro de La Boca, é um clássico entre turistas e um passeio muito agradável para se fazer a pé. A região é ótima para comprar lembranças de viagem e tirar fotos das casas coloridas.

3 – Cemitério da Recoleta – Há quem não goste de visitar um cemitério como “atração turística”, mas é fato que o cemitério da Recoleta guarda boa parte da história da Argentina. Há túmulos de personalidades do país que são verdadeiras obras de arte, com estátuas e obras ornamentadas.

4 – Museu Nacional de Belas Artes – Buenos Aires é um ótimo destino para quem gosta de atividades culturais e um desses lugares imperdíveis é o Museu de Belas Artes, que reúne coleções permanentes e temporárias, além de obras bastante diferentes uma das outras. O acervo do museu inclui obras de grandes artistas como Monet, Rembrandt e El Greco. Quartas e sextas-feiras, às 16h30, há visitas guiadas em português.

5 – Catedral Metropolitana – Principal templo da Igreja Católica em Buenos Aires, a Catedral Metropolitana é lindíssima e surpreende muitas pessoas com seu interior grandioso. Ela é sede da igreja no país e tem artigos do Papa Francisco, que durante anos foi arcebispo da cidade. Visitas guiadas em espanhol são feitas na igreja de segunda a sexta-feira, às 11h30.

6 – Teatro Colón – Um dos principais edifícios de Buenos Aires é o Teatro Colón, localizado na emblemática Av. de Júlio. O teatro tem uma excelente acústica e um interior lindo! São feitas visitas guiadas que valem muito a pena para conhecer detalhes do local, porém, são visitas pagas. O que nem todo mundo tem conhecimento é que o Colón tem programas gratuitos (em especial aos domingos) em que você tem a oportunidade de ver o teatro por dentro e ainda assistir a uma apresentação sem pagar nada por isso. Acompanhe o site do teatro para ver quais são as apresentações gratuitas e como pegar seu ingresso.

7 – Passeios guiados grátis – Mais uma das “facilidades” que Buenos Aires tem e pouca gente sabe a respeito são os passeios guiados oferecidos pelo órgão de turismo local. Vários dos passeios são completamente gratuitos e há atividades para todos os gostos, entre eles um tour de cervejas por San Telmo, passeio de remo em Puerto Madero, trekking urbano, passeios guiados pela Plaza de Mayo, La Boca e Recoleta, por exemplo. Todos eles necessitam reserva – veja aqui mais informações.

8 – Centro Cultural Kirchner – Não tão popular no roteiro dos turistas, o CCK é um espaço com várias exposições diferentes, apresentações e mostras culturais. O edifício do centro cultural é clássico por fora e por dentro bastante moderno! Sua entrada é gratuita, assim como a visita guiada que conta a história do local. É uma boa opção para quem viaja com crianças! Mais informações no site do Centro Cultural Kirchner.

9 -Visita guiada de arte urbana pelos bairros – Percorra os bairros de La Boca, Coghlan, Barracas e Palermo com um olhar artístico, apreciando os murais de rua e grafites e conhecendo as histórias dos artistas que ali viveram.

10 – Circuito papal – Buenos Aires é um lugar privilegiado e único para conhecer a vida e a obra do Papa Francisco. Para isso, a cidade oferece um passeio gratuito de ônibus para visitar os lugares mais importantes e significativos na vida do líder religioso, que foi arcebispo portenho antes de ser papa. Mais informações  

11. Bosques de Palermo – Ótimo passeio para um dia de céu aberto, os Bosques de Palermo são uma delícia para caminhar, relaxar ou fazer um piquenique. O espaço é agradável, com diferentes jardins e muitas árvores. Vale dar uma passada no Rosedal, que tem muitas roseiras e é lindo para tirar fotos!

12 – Puerto Madero – Um dos bairros mais legais em Buenos Aires, Puerto Madero deixou de ser um lugar largado para se revitalizar e se tornar um dos passeios mais gostosos durante as tarde. É uma área ótima para caminhar, fazer um bom jantar e apreciar o pôr do sol. Ali fica a Puente de la Mujer, uma ponte em homenagem às mulheres.

13 – Feira de San Telmo – Muito tradicional, a feira acontece no bairro de San Telmo, aos domingos entre 10h e 18h. É um programa perfeito para o final de semana e em que se encontra de tudo um pouco: roupas, calçados, bijuterias, comidas e principalmente antiguidades. As lojinhas do bairro também são excelentes e têm muitos produtos legais para quem deseja fazer compras. Não se esqueça de tirar uma foto com a simpática personagem Mafalda e seus amigos na esquina entre as ruas Chile e Defensa!

14  – Reserva Ecológica Costanera Sur – Ideal para fazer um passeio ao ar livre ou andar de bicicleta, a Reserva Ecológica Costanera Sur, que fica logo atrás de Puerto Madero é pouco conhecida entre os turistas. Nos domingos de sol o parque fica cheio de gente aproveitando o dia ao ar livre.

15 – Livraria El Ateneo Grand Splendid – O antigo teatro Grand Splendid abriga hoje a livraria El Ateneo, que além de ser uma livraria maravilhosa está em um salão lindíssimo, com direito a um teto pintado e uma decoração digna de cenário de filmes! A livraria conta com uma cafeteria e é o paraíso para amantes da leitura.

16 – Floralis Genérica – O parque que abriga a Floralis é simples, mas muito gostoso; sua principal atração é uma escultura metálica em forma de flor, que de acordo com a luz do sol abre e fecha as suas pétalas. Parada certa para fotos ou para lagartear no gramado.

17 – Galerias Pacífico – Um dos principais centros comerciais da cidade, as Galerías Pacífico são um ótimo passeio mesmo para quem não tem a intenção de fazer compras. O shopping tem uma variada gama de lojas, muitas delas de grifes internacionais, mas o sucesso do local já se faz, sobretudo, pelo edifício, que é belo por dentro e por fora. A área externa da Galeria recebe uma iluminação especial durante a noite e dentro do prédio você pode conferir sua cúpula pintada.

18 – Palácio de Aguas Corrientes – O suntuoso edifício da Av. Córdoba praticamente não dá pistas do que existe em seu interior. Ele abriga obras sanitárias de Buenos Aires e tem tanques com capacidade de armazenar 72 milhões de litros de água potável. Além das atividades relacionadas à empresa de saneamento local, o edifício tem um museu (gratuito) e visitas guiadas também gratuitas que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras às 11h. Mais informações.

19 – Congresso Nacional –  Imponente, o edifício do Congresso Nacional, local de trabalho de deputados e senadores, grande parte das vezes é conhecido apenas pelo lado de fora. Para quem tem interesse em conhecer seus salões internos , há visitas guiadas nas duas casas. Veja aqui informações sobre a visita ao Senado argentino e Câmara dos Deputados.

20 – Palermo e Plaza Serrano – O bairro de Palermo é uma graça, tem ruas arborizadas, vários parques, lojas descoladas, ótimos restaurantes e uma vida noturna muito animada. As ruas de Palermo Soho muitas vezes têm murais grafitados que são lindos para fotos! Vale a pena passear pela região, principalmente para ir aos seus bares durante a noite ou aos domingos, quando acontece uma feira na Plaza Serrano.

21 – Tigre – A simpática cidade de Tigre está a cerca de 1h de trem de Buenos Aires e tudo que você precisa para conhecer o lugar é pegar um trem da Estação do Retiro até a cidade. É simples e barato fazer o passeio por conta própria. Chegando a Tigre você pode conhecer a Feira de Frutos (boa para compras), o cassino Trilenium ou fazer um lindo passeio de barco ao longo do rio Tigre e suas ilhas fluviais, onde há várias casinhas.

22 – Passeios de bicicleta – Buenos Aires é uma cidade ótima para se pedalar! E o melhor é que você não precisa gastar nada para isso. A Prefeitura da cidade oferece o serviço de empréstimo gratuito de bicicletas Ecobici aos visitantes. Também há a possibilidade de participar de passeios guiados sem pagar nada.

23- Circuitos de tango – Para os amantes do tango ou os que desejam saber mais do mais tradicional ritmo portenho, há circuitos que percorrem muitos lugares que refletem o passo inesquecível de grandes figuras por diversos bairros de Buenos Aires. Mais informações sobre os circuitos amarelo, verde e a Nueva Pompeya.

24- Rooftops para ver a cidade do alto – Os terraços estão na moda nas principais cidades do mundo e Buenos Aires não é excessão. Há circuitos gratuitos oferecidos pela cidade para observar as cidade de cima nas regiões da 9 de Junio, Avenida de Mayo, Centro e Monserrat.

25- Tramway histórico. Desde 1980, o “Tramway Histórico de Buenos Aires” é um dos poucos museus em movimento da cidade. Seus bondes históricos circulam todos os fins de semana e feriados pelo bairro de Caballito, oferecendo passeios gratuitos. Se trata de un percurso de 2 quilômetros, com partidas a cada 20 minutos, pelas ruas e avenidas do bairro. O passeio começa e termina no mesmo ponto e passa por locais muito pitorescos da capital argentina, como o encantador “Barrio Inglés”, a imponente avenida Pedro Goyena e a movimentada avenida Rivadavia.

Quer ler mais um pouco sobre Buenos Aires? Temos um guia completo sobre a cidade, com dicas de o que fazer, quando ir e onde ficar!

Tem mais alguma dica sobre passeios grátis em Buenos Aires? Conte para gente nos comentários e ajude outros leitores a economizar!

Quer ver mais dicas de como economizar em viagens ao exterior? Assista ao nosso vídeo:

Atualizado em abril de 2018 pela editora Leila Aisen.

Autor

Camille Panzera - Editora de destinos Apaixonada por novas culturas, diferentes sabores, peculiaridades e paisagens que cada pedacinho do mundo é capaz de oferecer.