Como é voar na classe premium da AirAsia, a melhor low cost do mundo

Denis Carvalho 11 · julho · 2014

A AirAsia já uma velha conhecida dos leitores do Melhores Destinos, com duas avaliações no site  – aqui e aqui. Eleita várias vezes a melhor companhia de baixo custo do mundo, a empresa com sede na Malásia volta a ser destaque no MD, mas desta vez com uma avaliação da sua executiva, a classe Premium. Acompanhe o relato do nosso leitor Luiz Godinho e conheça o que a companhia oferece na classe superior:

Precisava comprar uma passagem de Kuala Lumpur para a China e fui buscar pela AirAsia, companhia low cost que possui sede na Malásia. Já havia viajado com eles em 2012 e achei uma boa relação custo benefício. 

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No momento da compra descobri que eles agora estão operando a chamada classe Premium. Um equivalente a classe executiva em outras cias. Como o meu voo era de aproximadamente 7 horas e o preço era o mesmo da classe econômica de cias “normais”, resolvi testar.

Compra e check-in online

A compra pelo site e tranquila. Esta tarifa da direito a embarcar uma bagagem de até 25kg, além de permitir a reserva de uma refeição e do assento. Compra efetuada de forma rápida e tranquila.

O check in pelo site e extremamente fácil e dispensa comentários.

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LCCT

Em uma das minhas passagens pela estação KL Sentral, vi um ônibus executivo com a inscrição “LCCT (AIR ASIA)”. A principio fiquei assustado porque achei que eu tinha comprado uma passagem de outro aeroporto que não o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (KLIA), mas depois descobri que LCCT vem de Low Cost Company Terminal, um terminal exclusivo para empresas low cost.

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Os caras pegaram uma espécie de galpão próximo ao (gigante) terminal de carga do KLIA, a uns oito quilômetros do terminal principal, e transformaram no LCCT. Um terminal mais simples, sem as mordomias do terminal principal.

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Por mordomias, leia-se fingers, temperatura controlada, trem direto no terminal, entre outras coisas. Tirando o ar condicionado – quem já visitou a Malásia sabe que não da para viver sem -, que ficou devendo, não senti falta de muita coisa. Diversos aeroportos no Brasil são muito piores que o LCCT. Tem freeshop e lanchonetes e o ônibus da KL Sentral custa 10MYR (R$ 7), e a viagem dura aproximadamente uma hora.

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Check-in e imigração

IMG_20140213_171106848O voo era às 19h25, mas por segurança cheguei às 17 horas. Depois de andar um pouco para entender como funcionava o terminal, fui fazer o check. A área do check-in era grande e possuía uma posição exclusiva para os passageiros da classe Premium. Em menos de três minutos estava com a bagagem etiquetada.

A imigração foi rápida. A fila era grande, mas vários agentes davam conta do recado, em menos de dez minutos estava com tudo OK.

Terminal de embarque

Como dito anteriormente, o terminal é como um grande galpão. Os portões são um ao lado do outro e os passageiros vão direto para a aeronave. Quando os voos são em aeronaves maiores, com maior número de passageiros, há alguns portões que possuem uma sala de pré embarque, ou seja, a conferência da documentação é feita e os passageiros aguardam a chamada dos voos nestas salas.

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Como o avião que iria fazer a rota era um A330-300, o pré embarque começou às 18 horas. Às 18h40, começou a chamada do voo, começando pelos clientes Premium, os demais em seguida.

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A classe Premium

IMG_20140213_185038198_HDRA classe Premium era composta por duas fileiras com seis assentos, 2 x 2 x 2. Os assentos Premium nada mais são que assentos de classe executiva, daqueles que ficam retos, mas com um angulo. No assento havia uma manta enorme e um travesseiro macio, sem as telas de TV, nem mesmo as coletivas.

Fomos recepcionados por uma tripulação muito simpática e com uma garrafa de água mineral. A temperatura na aeronave estava alta – provavelmente, a APU (auxiliary power unit, que mantém os sistemas ligados quando a turbina não esta funcionIMG_20140213_190428228ando) estava desligada, por economia… Para compensar, foi oferecida uma toalhinha gelada antes da decolagem. O push back começou às 19h20, e às 19h35 já estávamos no ar.

Voo

Logo apos a decolagem, começou o serviço de bordo. Recebi uma bandeja com o prato selecionado previamente – lasanha de frango -, uma torta de chocolate e um bolinho de framboesa, um suquinho de laranja e um de maçã, além de uma saladinha, sem molho algum, e outra garrafa de água. De talheres, só tinha garfo e faca, e de plástico, obviamente.

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Observei que nos bolsões estava um cartão que anunciava que eles alugavam tablete com opções de filmes, músicas e seriados. Nem cogitei a possibilidade. Transformei meu assento em cama e descansei um pouco.

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Um pouco antes da aterrisagem, as comissárias recolheram o travesseiro e as mantas. O pouso no aeroporto de Shanghai – Pudong foi tranquilo, à 0h20.
A imigração foi rápida e tranquila e, ao chegarmos à esteira logo começou a entrega das malas. E o que me deixou mais feliz é que as bagagens da classe Premium, etiquetadas como prioritárias, foram realmente as primeiras a sair.

Conclusão

Pra quem vai fazer um voo mais longo e não se importa de pagar um pouco mais que o valor de uma passagem econômica low cost, vale muito a pena a classe Premium da AirAsia. Eu recomendo.

Agradecemos ao Luiz por este fantástico relato, que certamente será de grande utilidade a todos os leitores que viajarão pela Ásia e poderão optar pela companhia. E você? Já voou com a AirAsia? Deixe sua opinião nos comentários e participe! 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Walber

    Viajei de Air Ásia de Krabi (Tailândia) para Cingapura. Achei uma excelente relação custo benefício. Gostei muito do atendimento e da prestação de serviço da empresa.

  • Thomas H.

    Muito bom! Este é um modelo interessante, onde o cliente quer mais uma poltrona confortavel pra descansar e dispensa as mordomias de um serviço premium. Recebi um email informando que as partidas da Air Asia são agora de um novo terminal anexo ao KLIA.

  • jean

    O imagem do terminal me pareceu o ridículo novo terminal 2 de Brasília, onde a Azul está operando! Retrocesso!

    • Carlos Montenegro

      Novo? Não foi lá que o aeroporto JK começou? Podem até ter feito uma reforma, mas aquele T2 é bem mais antigo que o T1.

    • Esse ridículo novo terminal não é tão novo assim… a Azul opera lá faz algum tempo. Ele na verdade é o terminal de carga com algumas adaptações. Sinceramente espero que com a reforma e ampliação a Azul volte a operar do terminal de passageiros. Não faz o menor sentido operar do T2. E o pior é que não existe nem transporte entre os terminais, que não são perto, nem nenhuma menção aos vôos do T2 nos quadros do T1.

      • Leticia

        O Terminal 02 de Brasília não é e nunca foi terminal de cargas, antes da Azul operar lá,ele funcionava apenas para aviação geral,ou seja, jatos e aeronaves menores. Boatos indicam que a Azul passará a operar no Terminal 01,mas ela sempre foi no terminal 02. E para finalizar, existe sim um transporte entre os terminais, a própria cia aérea disponibiliza uma van gratuita que faz esse trajeto. Ah, o quadro de voos é o mesmo nos dois terminais,então todos voos aparecem em todos os paineis.

        • iolanda

          Tanto o terminal 01 como o 02 em Brasilia,ta longe de ser Um international UMA merda,se passa UMA Hora la esperando bagagem,UMA vergonha

          • Andre Felipe

            Não é pq se passa uma hora para esperar a bagagem, o terminal inteiro seria m…
            Há muitas coisas boas e ruins nele. O terminal melhorou muito. O problema dele está na parte que envolve atendimento humano: a retirada da bagagem dos aviões é lenta e o atendimento no check-in, idem. E isso não tem nada haver com o terminal em si.

  • Mateus

    Um dos meus voos com a Air Asia foi o trecho Siem Reap – Kuala Lumpur. Optei por uma tarifa um pouco mais alta mas infelizmente os únicos benefícios eram embarcar e desembarcar antes dos demais passageiros, e não uma poltrona mais confortável como eu desejava. No mais, essa cia é excelente e os preços são fantásticos.

  • DIEGO

    Viajei muito pela Air Asia agora no inicio do Ano.. fiz KUALA-HANOI / BANGKOK – SIEM REAP / SIEM REAP – BANGKOK – KRABI e todos os voos em geral foram tranquilos, inclusive viajei no mesmo dia e pela mesma rota que o avião da Malaysia sumui! MEDO! haha.. mas enfim o único que devo discordar do nosso amigo que fez o post é que o aeroporto LCCT é um dos piores aeroportos que já fui.. tudo uma bagunça, você entra na sala de embarque somente 25 minutos antes do embarque e fica numa fila gigantesca para entrar no embarque que é minúsculo. Na sala de embarque não tem banheiros, meu voo saiu as 6:00 da manhã, logo cheguei no aero por volta das 4:00.. estava lotado, com um monte de gente dormindo no chão e as lojas de conveniencia a maioria fechadas.. Já nos aeroportos de Don Mueng (Bangkok) que tbem é um terminal de Low Cost, é muito melhor. Nos demais aeroportos também foi tranquilo. Concluindo, se possível utilize outras Cias saindo de Kuala Lumpur, mas saindo de outros aeroportos realmente o melhor Custo Beneficio é a Air Asia.

  • DIEGO

    OBS: outras Cias que saiam do KLIA e não do LCCT

    • luizk

      O LCCT já não está operando mais. Agora inauguraram um novo terminal junto a KLIA.
      No KLIA-2 operam principalmente as low cost companies. Veja mais em http://www.klia.com.my/index.php?m=airport&ai

      • DIEGO

        ótima notícia! 😉

  • Francielle

    Quando estive na Asia fiz 2 trechos pela AirAsia, um deles doméstico e o outro foi Bangkok – Cingapura, classe econômica. Acho que no geral é uma boa companhia, o atendimento é bom, mas as aeronaves são um lixo. Para voos mais longos não recomendo de jeito nenhum e para voos domésticos gostei bem mais do serviço de bordo da Nok Air.

  • Diego

    Saudade de KL e da AirAsia!!! realmente é uma excelente companhia se considerarmos o custo benefício

  • Henry

    E quanto custou a passagem ???

  • O terminal apresentado na matéria é o LCCT, onde a Air Asia operava. Era um lixo. Peguei uma vez um destes ônibus que ligava o LCCT a Kuala Lumpur, e tb era um lixo. Desde maio de 2014, a Air Asia opera no Terminal KLIA2, mais moderno e acessível por meio do trem KLIA Ekspres, que liga o aeroporto à estação KL Sentral.
    Cf. http://www.klia2.info

  • Hey

    Esse aeroporto LCCT não existe mais.
    A Airasia esta operando no KLIA 2 agora.
    E existe um trem direto da estacao central para o KLIA2