Como é voar na United Airlines

Denis Carvalho 11 · março · 2014

A United Airlines é uma das principais companhias aéreas norte-americanas, posição que se consolidou após a compra da Continental Airlines. Com sede em Chicago, a empresa é a representante americana da Star Alliance, a maior aliança de companhias aéreas do mundo, e disputa mercado com a American Airlines (Oneworld) e Delta (SkyTeam). Com sede em Chicago, ela opera uma frota de 701 aeronaves que voam para 373 destinos, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. Foi em um dos voos partindo da Cidade Maravilhosa com destino a Nova York que nosso leitor Felipe Senna embarcou com sua esposa. A viagem deu origem a esta avaliação para o Melhores Destinos de como é voar com a United. Confira: 

avaliacao-united-airlines

Eu e minha esposa (te amo Aline! rs) tínhamos o sonho de conhecer a cidade de Nova York, portanto fizemos todos os preparativos burocráticos, planejamos mentalmente a viagem, pesquisamos bastante, e depois que já tínhamos o nosso visto americano nas mãos era só esperar uma boa notícia de promoções no Melhores Destinos e comprar as passagens.

Conseguimos o menor preço com a United Airlines, ida e volta por R$ 1.500,00 fora taxas, por pessoa. Outras companhias estavam competindo na mesma faixa de preço, mas o que me fez optar pela United foi a aeronave que usariam (Boeing 777) e a expectativa de ter uma melhor experiência de voo do que com as concorrentes como a American Airlines e US Airways, que nem TV individual têm nos seus Boeings 767.

Compra das passagens

Moro no Rio de Janeiro, e o voo seria com escala. Meu voo sairia do Galeão às 20h55, chegaria a Houston, Texas, às 05h15, sairia de Houston às 7h20 e chegaria a Nova York pelo aeroporto LaGuardia por volta das 11h40. Essa foi a opção que escolhemos.

Comprei direto pelo site da United, totalmente em português, sem nenhum problema, consegui marcar os assentos com facilidade após a compra no próprio site. Aliás sobre a escolha dos assentos, falo com detalhes mais à frente.

Vale mencionar que o site da United é completo, e tem muitas informações úteis. Você consegue até ver a lista de filmes e programação dos voos no mês vigente.

Pela facilidade e informações, nota para o site e pela compra: 10

800px-Boeing_777-222,_United_Airlines_AN1914129

Probleminha Pré-viagem

Com as passagens compradas, entramos no pique de programar toda a viagem, reservar hotel e tudo mais. Eu vivia entrando no site da United com minhas credenciais para verificar o voo. E fazer isso foi útil.

Infelizmente algumas semanas após a compra, ao logar no site aparece uma mensagem informando que o voo Houston – Nova York tinha sofrido uma mudança de horário e sairia cerca de meia hora mais tarde, me “obrigando” a clicar em “sim, eu concordo com isso, tudo bem.” Ok, meia hora não muda muito minha vida. O problema foi quando isso aconteceu pela segunda vez, mas esse mesmo voo tinha sido alterado para sair de Houston quase 10 horas da manhã e chegando em NY apenas às 2 da tarde!

Isso seria uma  mudança grande nos planos, pois acabaria com nossa manhã, esperaríamos muito tempo no aeroporto de Houston, chegaríamos tarde ao hotel, e só iríamos almoçar lá pelas 4 horas da tarde. Não teve jeito, e foi exatamente isso que aconteceu. Eu cheguei a ligar pro atendimento da United (que por sinal são de uma educação e prestatividade excelentes! Nota 10! Jamais vi atendentes tão solícitos!) que entenderam a situação e me ofereceram trocar o voo sem custo nenhum, mas a melhor opção de troca, seria sair mais cedo de Houston e ir para o aeroporto de Newark em Nova Jersey, chegando lá por volta de meio dia. Agradeci mas acabei ficando com o voo original já que o LaGuardia iria ser muito mais perto, e muito mais barato de se deslocar até o hotel. Enfim, tivemos que engolir a mudança.

Os voos

800px-United_Airlines_Boeing_777-222ER;_N209UA@FRA;17.07.2011_610dt_(6059096849)

No dia da viagem, fizemos o check-in no Galeão, e não estava muito cheio o guichê da United. Chegamos cedo. Despachamos as malas e recebemos ajuda e instrução de um funcionário da companhia, sobre frascos não permitidos etc, o que foi útil para não termos as bagagens interceptadas no embarque.

Kit de amenidades
Kit de amenidades

O voo do Rio a Houston foi operado por um Boeing 777 e na classe econômica tinha a configuração 3-3-3. Sentamos nas duas poltronas próximas à janela e estava bem apertado. Tenho 1,70m e não estava mesmo confortável. Espaço reduzido para as pernas. Mas deu para aguentar as horas até Houston.

avaliacao-united-777

O ponto alto do voo para mim foi o entretenimento individual (que acho essencial em voos tão longos, principalmente para quem não costuma dormir muito durante o trajeto).

controle para a tela
Controle para a tela

As telinhas touch tinham opções de filmes bem atuais (alguns nem tinham saído em DVD/blue-ray ainda, como Iron Man 3 e Duro de Matar 5) e clássicos, organizados em diversas categorias como lançamentos, comédia, drama, etc.

tela individual
tela individual

Muitos filmes (não todos) estavam dublados em português. Havia também opções de séries como Friends, The Big Bang Theory, Prision Break, etc. As séries estavam apenas em inglês, sem legendas, e não eram muitos episódios. Havia também jogos, que não testei, e a telinha com o mapa do voo, trajeto, posição do avião e informações do voo.

rota

Antes da decolagem os comissários ofereceram jornais americanos e brasileiros.

Nota 10 para o entretenimento a bodo!

Serviço de bordo

Pouco depois da decolagem, iniciou-se o serviço de bordo com janta e bebidas. As opções eram de frango ou carne (o clássico beef or chicken). Pedimos a carne e não nos desapontamos, pelo contrário nos surpreendemos! Era um picadinho de carne com molho e batata sauté e cenoura cozida na manteiga, acompanhado de salada mista, pãozinho, manteiga e uma tortinha de limão.

 

Jantar no voo de ida
Jantar no voo de ida

Sério…foi o picadinho de carne mais gostoso, temperadinho que já comi na vida! Estava excelente a janta! Nos surpreendemos, e parece termos acertado na escolha já que a pessoa ao lado pediu o frango e deixou tudo.. hehe.

Como bebidas haviam várias opções de sucos, refrigerantes, água, e bebidas alcoólicas (essas eram vendidas separadamente). Pedimos e repetimos bebidas e os comissários eram solícitos e simpáticos, sempre faziam como pedíamos.

Após o jantar serviram chás e café (que estava horrível! Aliás, americano não sabe fazer café!). No meio da noite os comissários passaram mais uma vez servindo as bebidas frias e quentes.

café da manhã
café da manhã

Pouco antes da descida em Houston, serviram o café da manhã com frutas picadas, um croissant meio sem sabor de nada e manteiga.

Nota 10 para o jantar e 7 para o café da manhã.

Chegada a Houston

Aterrissamos no horário correto (assim como havíamos decolado sem atrasos). O aeroporto George Bush é bem grande e é o hub da United nos EUA. Eu só conseguia ver aeronaves da companhia! O processo de imigração foi longo e demorado pela enorme fila, mas uma vez na cabine com o oficial não demoramos mais que cinco minutos. Poucas perguntas e entrada liberada.

Aeroporto George Bush - Houston
Aeroporto George Bush – Houston

O voo até Nova York decolou no horário e chegou ainda mais cedo do que o esperado, o que foi ótimo. Era um Boeing 737 e foi até bem parecido com voar no Brasil. Tinha TV compartilhada onde passaram um filme em inglês, além de revistas e jornais. Não havia serviço de bordo gratuito, apenas as bebidas eram liberadas, o que incluía água, sucos e refrigerante.

Voos de volta

Fizemos na volta exatamente o trajeto oposto. Fomos de Nova York até Houston no finalzinho da tarde com um Boeing 757 nos mesmos esquemas do 737 já dito anteriormente, exatamente igual. Filme, lanches pagos, bebidas grátis à vontade).

757 em LaGuardia
757 em LaGuardia

Já o serviço de Houston ao Galeão no Rio de Janeiro teve pontos que superaram a ida, e outros que foram inferiores.

Check-in em Houston para o Rio
Check-in em Houston para o Rio

O voo em si foi muito mais agradável do que o da ida, justamente pela escolha dos lugares. Quando comprei minha passagem visitei o site www.seatguru.com para verificar o mapa de assentos do avião.

EUA visto do alto
EUA visto do alto

Na ida e na volta eram Boeings 777 porém não não do mesmo modelo. Constatei no Seat Guru que a aeronave da volta tinha os dois assentos das janelas da fila 41 com a cor verdinha, ou seja, eram melhores que os outros segundo a descrição no site. Eles teriam um espaço maior para a poltrona da frente devido à curvatura externa do design da aeronave.

avaliacao-united-777-houston

Como ele estava dentro da classe econômica e não era mais caro, não pensei duas vezes, reservei esse assento da janela da fila 41, e o do lado dele. Pensei que um espaço a mais em uma poltrona seria melhor que nenhum espaço a mais em nenhuma das duas poltronas.

Tive uma grata surpresa, não era apenas o assento do canto que tinha mais espaço, mas o do meio também, e o do corredor também, embora bem menos do que os outros dois. Realmente aquela curvatura do avião fez a diferença! Eram cerca de 20 a 30 cm a mais de distancia para a poltrona da frente do que nas outras filas! Isso fez nosso voo ser extremamente confortável, e dormimos muito mais facilmente em comparação ao de ida! Fantástico!

O ponto negativo foi para a janta. Tivemos uma impressão tão boa que não arriscamos e dentre as opções beef or chicken pedimos novamente a carne. Nos desapontamos! Estava horrível, doce, meio queimada ainda, nota 0 perto da janta excelente que tivemos na ida! Não sei o que aconteceu, mas erraram a mão.

Janta voo de volta

O café da manhã foi no mesmo esquema do croissant, sem novidades.

Avaliacao-unitedMais uma vez chegamos antes do esperado e por volta das 8 da manhã estávamos no RJ novamente, depois de uma semana simplesmente maravilhosa, incrível e inesquecível em Nova York, essa cidadezinha linda que entrou para os nossos corações!

Conclusão

Acho que minha experiência com a United foi excelente. Li muitos relatos regulares, ruins e terríveis sobre a companhia, mas arrisquei mesmo assim com ela e não me decepcionei! O entretenimento individual é incrível, atualizadíssimo, e dá um banho em outras. Apenas a United, Delta e a TAM também tem o serviço entre todas as que saem do RJ para os EUA. Encaro isso como um grande diferencial.

O 777 foi tudo que eu esperava, lindo, imponente, e principalmente na fila 41 extremamente espaçoso e confortável, fica a dica!

avaliacao-united-777

Os comissários dos quatro voos foram todos extremamente mais simpáticos do que imaginei que seriam, solícitos e com sorriso no rosto. Trocaram duas vezes meu fone que estava ruim, traziam mais bebida quando pedíamos, passavam durante a noite verificando um por um pra saber se alguém queria alguma coisa… Apenas uma vez uma delas foi bem antipática conosco.

A empresa foi pontual, o atendimento telefônico é de uma prestatividade e educação incomuns.

Minha dica é: não se deixem levar APENAS pelo que leem sobre um relato de viagem, ou outro. Pode ter dado tudo errado para aquela pessoa e ela ter metido o pau na companhia, mas não significa que todas as vezes são iguais. Eu amei voar com a United, já estou pensando em voltar aos EUA e com certeza já sei qual será minha primeira opção de cia aérea!

Resumindo

Pontualidade: 10
Refeição da Ida: 10
Refeição da volta: 0 (vai entender)
Entretenimento: 10
Conforto da Ida: 6
Conforto da Volta: 10
Limpeza e qualidade das aeronaves: 10
Comissários: 8,5

Se escolheria novamente? Como primeira opção!

Agradecemos ao Felipe por esta avaliação supercompleta, que certamente será bastante útil para os leitores que estão planejando suas viagens aos Estados Unidos e ainda não conhecem a companhia. Já voou com a United? Conte como foi sua experiência nos comentários e participe! Não deixe de conferir a página da companhia no nosso Guia de Companhias Aéreas!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Amigo não reclame do seu croissant, no meu voo da Delta foi servido em pão estranho com queijo e pimentão vermelho. Tentei dar uma mordida, mas que negócio ruim, rsrs. Para mim a Delta e United são as melhores para voos com destino aos EUA. Abraços

    • santhiagosnet

      Uma vez na Delta foi um pão estranho com cheddar e couve, horrível. mas já viajei de delta internacionalmente, umas 4x foi a primeira vez que deram esse p]ao estranho, o pão tinha gosto de velho deve ser a [ultima opção de café da amanha

      • Paulo

        Esse pão realmente é horrível. hehehehe

    • blogdomiguez

      Esse pão com queijo da Delta é horroroso. Café da Manhã incomível. Preferia que tivesse essa opção de croissant. bem melhor mesmo.

    • Leandro

      ahhaahha, há duas semanas fomos a NY e serviram esse pao com queijo e cogumelos. Juro, eu e minha esposa quase vomitamos. Eh nojento !!!

    • Vinicius

      Azul tbm é ótima com os voos só Orlando

  • Luciana

    Muito bom, parabéns por disponibilizar tais informações.

  • Victor Dalvi

    Excelente avaliação Felipe! Muito obrigado mesmo! Estamos planejando nossa viagem para o mês que vem e a United está com os melhores preços até agora. Vamos acabar fechando com ela! De Vitória-ES para NYC está por R$ 1.800,00 por pessoa já com as taxas. Se alguém souber de um preço melhor avisa aí!!! Obrigado.

  • Adorei o POST… eu sou apaixonada por voar UNITED… então não sou só eu !!!! Parabens !!!!

  • Dênis Colli

    Fiz o voo EWR-GRU em Maio2013, usando milhas após perder o voo de volta da AA. Voei em uma aeronave diferente, se não me engano um 767, onde a configuração do assento era 2-3-2, consegui minutos antes do embarque olhar o mapa de assentos e mudar para um onde o assento ao lado(corredor) estaria vazio, me garantindo mais conforto? – privacidade para levantar, esticar etc… Realmente na questão de pré-atendimento – usei o twitter para fazer as mudanças que queria foram excelentes, mas à bordo foi terrível! Comissários serviram as pressas o jantar e sumiram… ficaram todos no fundo do avião conversando, etc… Não que eu precisasse de algo, mas achei os comissários rudes de uma forma geral.
    A comida parecia de dias atrás, nada atraente, e a carne estava com cara de crua… Ainda bem que havia jantado no aeroporto… O embarque foi uma bagunça que só… Chamaram as prioridades (Primeira Classe, Executiva, StarAlliance, Idosos, etc) e embarcaram todos de uma vez, sem ter uma ordem/fila… resultado, congestionamento no corredor…
    O sistema de entretenimento tinha muitas opções, mas sua operação era meio desorganizada, muitos filmes asiáticos, não sei se o aparelho era o de costume da rota, mas achei meio sujo, era possível ver pedaços de comida no chão…. As malas demoraram como o de sempre, mas isso se deve muito mais à estrutura deficitária de Guarulhos que da própria United…
    Ok, foi um voo resgatado de última hora, mas já voei outra vez com UA para Washington e foi diferente… Em voos domésticos também… A galera foi mais gentil…

    • Paulo

      Já fiz esse voo EWR-GRU e também achei os coimissários mal -educados e com má vontade. Na hora do café, passaram com um saco grande cheio de embalagens individuais com pãezinhos e simplesmente foram jogando os pães nas mesinhas dos passageiros.

      • Dênis Colli

        hahaha! Então é Padrão o lance nessa rota Paulo.
        UA31 é um voo problemático! Café da manhã? um pão doce horrível, wafer Mirabel ??? e chá-fé… aquele café aguado de sempre…

  • Ricardo

    Já voei 2 vezes com a United pra NYC saindo de GRU voando com 767 e nos seus modelos também tem TV individual.

  • Nayara

    Parabéns pelo relato, ficou ótimo!

    Fico aliviada de ler um relato tão positivo em relação a United, pois em abril vou para Miami (também com parada em Houston) com eles. Espero que minha ida seja tão boa quanto à sua hehehe. Quanto ao assento, escolhi aleatoriamente, pois ainda não lia relatos com tanta frequência e portanto não conhecia o http://www.seatguru.com, mas tenho 1,65 m de altura, então acho que vai dar tudo certo!

    • Felipe Senna

      Nayara,
      Você pode entrar no site da United com seu número de vôo e sobrenome, como eu fazia sempre e acabei vendo a tal alteração de horários, e remarcar o assento quantas vezes quiser para outros disponíveis.
      Dá uma olhada no seu exato vôo no seat guru e ve se tem aquele lance da fileira 41 assendo da janela e do meio. Se o seu 777 for igual ao meu da volta a fileira 41 é sem dúvidas a sua primeira opção.

      • Nayara

        Oi Felipe! Eu já até entrei algumas vezes no site da United pra ver, mas o problema é que o voo está lotado, então não tem mais como alterar. Pelo menos não escolhi o assento vermelhinho hehe.
        Somente a ida vai ser com a United. A volta será com a Copa e ainda não tenho assento definido!

  • patoeconomico

    Otimo relato, parabens!

  • André Marques

    Há aproximadamente 1 ano fiz minha primeira viagem internacional pela United, com destino a Orlando (com uma passagem em Washington). O que posso dizer do vôo internacional é equivalente ao relato acima (realmente muito bom), porém a qualidade do vôo local (Washington / Orlando) foi péssimo!

    • Eu também, mesma rota, mas o de Washington para Orlando não tinha nem televisão no assento.

  • Helena Gil

    A diferença na alimentação é uma constante em praticamente todas as companhias. Na ida o fornecedor é brasileiro e na volta é deles. Café da manhã nem uma fruta as vezes tem!!!

    • Na realidade, é mais do que isso. Normalmente o serviço de bordo é fornecido de uma empresa de catering local. Por exemplo, na própria United você vai ter serviços de bordo diferentes se sair do Rio ou de SP, ou se sair de Washington ou de Houston.

      Sou passageiro frequente United e Copa. Na Copa, por exemplo, o serviço Rio x Panamá é um, o Los Angeles x Panamá é outro, e o saindo do Panamá para qualquer lugar é outro.

      Por fim, só para constar, a Copa também tem entreterimento individual nas poltronas. =)

  • Leonardo Franklin

    Um fato que todos necessitam ter em mente é q a United hoje é uma fusão da antiga United com a Continental…E os comissários da Continental (os baseados em Houston, por exemplo) são MUITO mais simpáticos que os da United (como os baseados em Chicago e Washington).

    • Fabio

      Concordo. Essa fusão foi muito prejudicial para quem era membro do OnePass da Continental. O serviço caiu de nível.

    • Renata

      Realmente, alguns tiveram sorte. Minha experiência com os comissários da United sempre foi ruim. Muito rudes. Uma vez uma delas pediu que eu ajeitasse mais a mala de mão embaixo do banco da frente na maior grosseria. Detestei o voo, desconfortável, apertado, o site não funcionava, comida bem ruinzinha…. Entretenimento era bom. Enfim, as experiências podem variar muito. É bom ver aqueles que voaram bem, dá uma esperança…

  • Leonardo Azevedo

    Fiz GRU-MCO pela United em novembro/13, graças a uma super mega promo informada pelo Melhores Destinos (R$ 752 + taxas).
    Me surpreendi positivamente com a United. Em especial a atenção dos funcionários e comissários. Como estava com minha esposa e bebê, na ida uma comissária brasileira trocou umas 4 pessoas de lugar para me acomodar onde ela achava que seria melhor para nós. (Apesar da boa vontade acabou não sendo melhor que o bercinho do avião). Na volta uma comissária americana colocou um passageiro na executiva para que eu tivesse mais um assento vazio ao meu lado, pois também estava com minha esposa e minha bebê.
    Resultado: Achei nota 11 o tratamento que me deram, e olha que eu era apenas classe econômica.
    Por outro lado, a Tam cobra o assento do Pai para colocar na econômica premium, onde fica o bercinho. Nota zero para a Tam.

    • jorge moraes

      Claro que os quatro passageiros que trocaram de lugar na ida, aceitaram fazer isso, pois a cia não pode obrigá-los. Já na volta a comissária ofereceu uma upgrade para a executiva para o pax ceder seu lugar.

    • Paulo

      E A TAM nem tem econômica premium propriamente dita pois não alterou a configuração da aeronave para por menos assentos e fornecer mais espaço. Vendem a saída de emergência e a fila do meio da econômica e ganham um lucro fácil. Nos A330 que compra o Espaço Mais nas poltronas 27DEFG d simplesmente joga o dinheiro fora, pois muitas pessoas em vez de esperar para usar o toalete mais próximo, ficam cruzando esse espaço para usar o toalete do lado oposto impedindo que os passageiros desses assentos estiquem as pernas. As comissárias não fazem nada para garantir a preservação desse espaço que a empresa vendeu.

    • Paulo

      Também já vi um absurdo, voltando de Paris pela Tam, havia uma moça com a perna engessada, em vez de a Tam colocar a moça sem custo na primeira fila da econômica, vendeu esses lugares e colocou a moça numa fila normal e ainda TRAVOU a reclinação do assento à frente da moça. Rídiculo.

  • alexandreformagio421

    Foi o PIOR vôo que já peguei no quesito conforto. Eu tenho 1,75 e não tinha espaço para me mexer na poltrona, foi péssimo a viagem por conta disso.

    Já tive oportunidade de viajar com TAM, KLM, Copa, entre outras e de longe a UNITED foi a pior experiência trancado dentro de um avião.

    Não recomendo!

    • Anderson

      Copa terrível kkkkk

  • Guilherme Augusto

    A refeição da volta é sempre ruim. Acho que é pq são feitas nos EUA. Fui e voltei de American Airlines e tive a mesma decepção.

    • santhiagosnet

      é aleatório voei de delta a 2 meses atrás e a comida da ida foi horrível e da volta foi excelente, vai saber.

  • Otavio

    Fiz o voo RIO-HOUSTON-ORLANDO pela United em outubro 2013. Tive a mesma impressão. Ótima companhia. Ótimo avião. Minha bagagem também retornou sem nenhuma avaria (o que não é comum). A crítima fica para o atendimento no check-in em Orlando. Funcionários de cara fechada e pouca paciencia, especialmente com os brasileiros que não falavam bem o ingles.

  • Marcelo

    Gostaria de saber se é possível parcelar o valor direto no site da United.

    • Rafael

      Direto no site não. Você precisa ligar em uma central para parcelar.

    • Fernanda

      Faça sua reserva selecionando pagamento em dinheiro, e marque a opção: pagamento na loja de passagens. Feito isso é só ligar pra (21) 2257-2105, que pode parcelar em até 5x sem juros. Fica a dica.

      • Marcelo

        Muito obrigado!

      • Gabriel Câmara

        Fernanda, vim aqui só agradecer a dica!!! Salvou minha viagem!! Muito obrigado!!

    • Eliane

      É possivel parcelar em até 5x, como no sites de compra, fiz uma compra em novembro direto pelo site e parcelei.

  • Fred

    Fiz o trecho RIO-WASHINGTON-HONOLULU-WASHINGTON-RIO com a UNITED. Realmente as aeronaves 777 são muito boas, as melhores em que voei para o exterior (são, em tese, novas e limpas). Equipe de terra e bordo muito eficientes e simpáticas, com uma exceção (a qual já tinha ouvido falar por diversas vezes): as apelidadas carinhosamente de “bruxas” da UNITED… kkkkkk As comissárias do vôo interno (Washington – Honolulu, já num 747) foram extremamente rudes e impacientes, além de ficarem escondidas a maior parte do tempo (considerando um vôo doméstico de quase 11h). Tirando isso achei excelente a UNITED (muito melhor que a DELTA, na qual já voei tb).

  • Daniela

    Muito bom saber sobre a United, mas prefiro um voo sem escalas pela TAM ou AA para aproveitar mais tempo nos EUA! Pelo relato, ambas aéreas oferecem a mesma qualidade de serviço!

    • Pelo que ele relatou aí, a TAM ganha da United. Com relação a United só posso ver o que ele leu. Eu fui de TAM, e foi muito tranquilo. Na época a rota (GIG-JFK) era operada pelo A330, hoje mudou para o B767, mas não acho que a qualidade tenha caído.

    • Marina

      Faz tempo que não vou aos USA de Tam,mas a cia está decaindo…A United,no momento é bem superior a AA,parece que a AA vai renovar a frota Mas voo direto é um conforto mesmo!

      • O problema é que a TAM se fundiu à LAN, e o controle ficou com a chilena. Isso me fez perder muito do gosto pela empresa. Fora o fato que essas fusões são sempre feitas para beneficiar as companhias, nunca os passageiros.

  • Dentre as americanas, a United é a melhor mesmo (na minha opinião) nos voos internacionais. Em voos domésticos, todas são igualmente ruins. Aviões velhos, apertados, sem entretenimento individual na maioria das vezes mesmo em vôos bastante longos (como Seattle-Washington, de 5 horas em um 757). Me parece que a American Airlines está com poucos aviões da família do A320 com mais conforto para essas rotas maiores.

    Quanto à avaliação, tive uma experiência muito parecida em tudo, exceto a comida da ida! Não sei se tive muito azar ou você muita sorte, mas a gororoba que me serviram não dava para encarar não!

    Os aviões parecem variar bastante. Quando fiz a rota São Paulo – Chicago foi em um 777 também, mas com uma estranha configuração 2-5-2 e um sistema de entretenimento, embora também individual, pior do que este presente em seu voo. Como estava em uma viagem longa (até Fukuoka, Japão), pedi um lugar naquela classe Economy Plus (não lembro exatamente o nome) e me deram sem custo adicional. A volta fiz por Washington em um 777 também, mas com a configuração 3-3-3.

    E só mais um comentário: você escolheu o LaGuardia porque ele é mais perto de Manhattan né? De taxi com certeza é mais vantajoso, mas eu, particularmente, considero Newark e JFK mais práticos. Em menos de meia hora você sai do aeroporto e chega à Penn Station por 12 dolares por pessoa! Estando em 1 ou 2 pessoas vale muito a pena se o seu hotel for perto da estação!

    • Felipe Senna

      Sim Renato, fui de taxi pois era minha primeira vez na cidade e as malas estavam realmente grandes! hehe
      Deu 45 Obamas do LaGuardia até a rua 49.

      Detalhe que quando eu fui comprar nem existia com a a United o trecho Houston-JFK, apenas para o LGA

  • Thiago

    Fui a San Jose na California com a UNITED em Fev/2014 com 2 escalas na ida e 2 escalas na volta. Me surpreendi com a pontualidade da companhia (escalas extremamente apertadas). Serviço otimo e funcionários exemplares. Recomendo e mto a UNITED

  • Jonas

    Para pesquisas de passagens de cias americanas (principalmente) a dica é usar o kvstool

  • Fabio Guedes

    Também tive uma experiência excelente com a United ao final de 2013 (SP – Wahisngton), nos mesmos moldes desta descrita. Também voei de 777 e me apaixonei pelo picadinho de carne. rss

    Com certeza será minha primeira opção para futuras viagens aos States!

    • Felipe Senna

      A menina que tava do noso lado pediu o frango… cara na boa ela deu uma mordida, nao comeu a salada, e só comeu o bolinho de limão…

      Picadinho de carne rules!

  • Kely

    Eu voei United uma vez de GRU-ORD, não gostei da janta na ida (passei mal) e na volta nem cogitei pegar, me disseram que tava ruim, não curti muito a United. Mas a pior que já viajei foi a Copa.

  • Manoel

    Como faço para enviar um relato para vcs, sem ser pelo Guia de companhias aéreas? Em maio vou voar pela Virgin Atlantic, se possível, gostaria de enviar um relato.

  • Regina

    Parabéns pelo post! Super completo!! Também adorei voar com a United! A executiva deles inclina/reclina 180 graus, ou seja, uma cama!! rsrsrs nota 10!

  • MURILO

    Concordo com o relato do Sr. Felipe. Já viajei duas vezes com a UNITED e tenho poucas críticas. Tb destaco o atendimento que é efetuado por telefone, atendentes educados e solicitos. Se voltar a voar para america do norte minha primeira opção é a UNITED.

  • United sempre foi minha primeira escolha, não só pela qualidade do serviço, mas pela Star Alliance. O programa de fidelidade deles é um dos melhores em termos de recompensas, como filas prioritárias nos check ins insuportáveis dos aeroportos americanos,direito a terceira mala grátis, etc. Gosto tanto da United que estou indo em Abril para Hong Kong pela United. Penso inclusive em fazer um relato aqui pro MD: Do Rio a Hong Kong de econômica pela United

    • Felipe Senna

      Na época (Agosto de 2013) a Tam ainda era parceira da United, e as nossas milhas usadas no vôo foram direto pra nossas contas do Multiplus, nem tive que transferir do programa da United para o programa da Tam. Na compra ja coloquei o número Multiplus e foi direto! 🙂

  • Eu fiz o voo GRU-ORD em novembro/13 ida e volta. Gostei muito da United. foram muito profissionais. Na volta, pegamos um tornado + tempestade em Chicago e nosso voo original atrasou 7 horas. A United refez toda a nossa volta, que seria com escalas, por um voo direto a São Paulo e como cortesia pelo incômodo nos colocaram nos assentos mais espaçosos da classe econômica, que custavam 160,00 dólares a mais normalmente. Nossa passagem foi comprada pela TAM, parceira da United. Na volta tivemos malas extraviadas pelo caos em Chicago e tudo o mais, e a United nos atendeu em tudo. Nota 10 para a empresa.

  • Roberto

    O problema é que a partir de 31/março não se pode mais transferir as milhas voadas na United para a TAM.
    A TAM está saindo da Star Alliance e não teremos nenhuma opção de companhia brasileira pra jogar os pontos adquiridos.

    • A Avianca Brasil vai entrar na Star Alliance em breve. Mas como disse acima, o programa de milhagem da United, o Milleage Plus, é muito completo mesmo para nós brasileiros (ida+volta na américa do sul por 25mil pontos, ida+volta para américa do norte por 60mil, upgrade para categoria ouro com 50mil milhas voadas, etc). Eu particularmente não vejo necessidade de transferir os pontos de nenhuma companhia aerea internacional para os dois programas de milhagem porcaria brasileiros quando temos excelentes programas de milhagem lá fora.

      • Jairo

        Concordo, Maria França. Transferi os meus pontos do programa SuperBônus, dos cartões de crédito administrados pelo Banco Santander, para o programa Victoria, da TAP. Com as milhas do programa Victoria posso adquirir passagens dentre as companhias que fazem parte da Star Alliance, como é o caso da Avianca Taca Airlines, que é considerada uma excelente companhia aérea, em termos de conforto e atendimento.

    • Fabio

      Eu faço justamente o contrário. Envio minhas milhas voadas na TAM para a United, que tem um programa de fidelidade muito mais sério, confiável e transparente.

      Com a saída da TAM da SA não terei mais razão alguma para voar TAM dentro do Brasil. Fico na espera da integração da Avianca à SA.

      • Leonardo

        Como transfiro da Tam p United?

  • Jonas

    Gostei muito da avaliação parabéns.

  • Fabio

    Desculpe-me, mas achar a United uma excelente cia? Qual terá sido o padrão de comparação?

  • Felipe Souza

    ótimo relato gostei muito obrigado por compartilhar sua experiência.

  • Fabio Serette

    United é uma boa opção, mas prefiro a Delta, pela pontualidade, qualidade e experiência da tripulação. Vou novamente este ano aos EUA pela Delta. Ao contrário do que muita gente possa achar, os aviões 767-300 ou 400 são aviões muito novos, com histórico de segurança tão bom (ou melhor) que os 777 e possuem excelentes configurações, inclusive com entretenimento individual SIM (e muitos filmes e programas, inclusive infantis, gratuitos). E acho que o espaço interno na configuração 2-3-2 é melhor. Viajei pela Delta de Detroit a SP num 767-300 que tinha mais espaço que o 767-400 que fui a Atlanta. Uma coisa é certa, prefiro qualquer cia aérea americana a me arriscar na TAM.

    • Lucy

      Adoro voar de Delta e espero as promos da companhia para comprar as passagens. Sempre sou extremamente bem atendida e a opção do Economic Plus é uma vantagem excepcional.

    • Felipe Senna

      Ainda não viajei de Delta, quando fui comprar o preço estava igual, mas escolhi o 777. Como deu pra perceber no relato não me arrependi.
      Não to dizendo que a experiência com a Delta seria pior, pode ser até melhor mesmo e sim tenho muita vontade de usá-la para testar! =)

    • Histórico do 767 melhor que o 777? Embora tenhamos agora esse triste acidente onde o da Malaysian está desaparecido, até então o 777 só contava três vítimas fatais e duas perdas totais de aeronaves. Isso para uma aeronave que voa desde 1992. Isso claro não desmerecendo o 767, projeto mais antigo, mas uma excelente aeronave.

      Sobre a TAM, o maior problema dela para mim é preço e não ter voo direto do Rio para quase destino internacional nenhum (e cada vez menos). Mas ela sempre é minha primeira opção. Se o medo é manutenção, isso é puro preconceito, pois se ela tem autorização para voar nos EUA, a FAA audita a empresa nesses aspectos, o mesmo para o órgão europeu que me escapa o nome agora.

      Portanto, o nível de segurança da TAM é no mínimo igual ao de todas as outras. E sempre que voei com ela fui muito bem atendido e foram excelentes voos. Só não voo mais por causa de preços e falta de opções do Rio mesmo.

  • Lucy

    Engraçado como as percepções mudam de pessoa a pessoa. Tive uma experiência ótima com a Delta, mesmo com um atraso de 17 horas devido a um transponder com defeito. Pessoas do mesmo voo juraram que nunca mais voariam com a companhia enquanto eu a partir daquele momento comecei a preferir Delta nas minhas viagens.

    Agora só falta aquela promoção maneira de classe executiva por R$2 mil que saiu para Novembro do ano passado sair novamente em Novembro agora!

  • CMJR

    Já voei várias vezes de United (a primeira em 2008 e a última na semana passada) e acho que a companhia vem piorando a cada vez. Excesso de "contenção de despesas" (leia-se "maximização dos lucros custe o que custar") dá nisso.
    Aliás, a distância entre os assentos dos 777 que costumam fazer o trecho Brasil x EUA é um verdadeiro convite á gangrena.

  • Luis Fernando

    Fui para Orlando em dezembro/2013, com a United e compartilho a mesma experiência com a comida, eram os mesmos pratos, na ida um picadinho maravilhoso, mas na volta a carne com arroz estava intragável. Parecia um frango xadrez, mas no lugar do frango, colocaram a carne, ficou muito ruim.
    No quesito café da manhã, o croissant com uma manteiga, não era dos piores.
    Na próxima viagem para os Estados Unidos, com certeza a United será a prioridade.

  • Roberto

    O problema da United é a extorsão da tal de "Economic Plus". Eles vendem 100% das passagens da classe econômica e só permitem a marcação de 50% dos lugares. Quando vc tentar marcar os assentos pela internet quase todos os assentos já estão ocupados. Aí entra o "terrorismo" em cena, só existe assentos juntos se pagar a taxa do "Economic Plus". Eu não conheço as regras da ANAC, mas acho isso um absurdo e acredito que deveria ter uma regulamentação. Antigamente a "Economic Plus" era só para assentos realmente diferenciados (ex.: com mais espaço para as pernas), mas metade do avião não dá!!

  • Oscar Luiz

    Considerando que toda companhia aérea americana é uma porcaria, a United chega a ser um Oásis.

  • Esse que faz GIG-IAH interno é mais moderno do que faz GRU para IAH. O entretenimento dele era bem ruim, peguei ele agora em Janeiro, é bem ruim a tela, antiga com qualidade baixa e com uns 8 filmes para escolher, que ficam passando em loop em canais. Da próxima vez que for de UNITED prefiro pegar GRU para Chicago ou Washington que é B777 se não me engano, fui uma vez GRU-Washigton em Julho/2013, era bem melhor o avião e o entretenimento.

  • leonardo

    Voei de United no ano passado no trecho MIA x EWR e fiquei satisfeito.O avião era um Boeing 77-900 (que eu nem sabia que existia) .Comissários eficientes , voos nos horários e um bom atendimento em solo. O único detalhe que eu não gostei foi ter pontuado apenas 500 pontos no Tam Fidelidade.Se tivesse me atentado a isso antes teria indicado a pontuação no LIfe Miles.

  • Livia

    Excelente é impossível em qualquer companhia. Se nesses vôos vc já relatou alguns problemas e decepções, não tem como ser excelente.Eu avaliaria em "bom"

    • Felipe Senna

      Ok!
      🙂

    • Danielsson

      Discordo, Livia. Acho q de uma maneira geral ele pode ter achado excelente sim. Ele não disse q foi tudo perfeito sem problemas. Mas no geral, excelentes.

  • Filipe

    Já voei pela United, foi tudo normal, o que não achei bom, aliás nem na AA, foi o atendimento dos comissários!! Mas enfim, sabe-se lá quantas horas esse povo trabalhou, e nem todo mundo é so sorrisos, e pode ser parte da cultura americana também!!!

  • Fernando

    Muito bom o relato.
    Irei para Calgary em Dezembro pela United e tenho 1,90m. Só pude rir quando voce me falou que ficou apertado com 1,70m

    • Cristiano

      E eu que comprei para califórnia com 1,96 e 130kg, alguém sabe dizer a distancia entre poltrona e comprimento do assento?

      • Fernando

        Cristiano, lamento lhe informar você irá apertado nem precisa pesquisar essas medidas.
        Eu tenho 1,90 e 92kg (biotipo normal) tenho problema de coluna e já fui aos EUA 2 x na econômica (US Airways e Delta), é apertado, com muito custo consegui cochilar em alguns momentos além de dormir sentado me faz mal à coluna. O jeito é fazer como eu fiz, pense no destino em si e que a cada hora que passa é uma hora a menos de voo rsrs. Outro conselho fique no corredor, facilita para levantar a cada 2h pelo menos sem precisar ficar incomodando os passageiros do lado. Um dia eu acerto na Mega Sena e vou de primeira classe rsrs.

      • Sílvio Carneiro

        Dica: tente descobrir qual é a aeronave, em geral as empresas informam e entre no SEATGURU que tem estas informações sobre configuração de poltronas de avião.

  • Ronald

    Felipe, muito bom o seu relato, parabéns.

    Eu também tive uma experiência que poderia ter sido muito negativa transformada em extremamente positiva com a United.
    Na semana passada eu retornei de Orlando (também aproveitei as passagens de $300 anunciadas aqui no MD !), quando a aeronave que faria o voo MCO-EWR chegou a sair do gate, mas teve problemas e não pode decolar. Assim que descemos do avião eu procurei o balcão da United, e uma hora depois eu já estava decolando para Houston a tempo de pegar o voo para o Brasil ! Mas infelizmente não houve tempo hábil para a transferência das malas, e quando cheguei em GRU tive a informação que as malas tinham prosseguido para EWR, e que chegariam no dia seguinte. A atendente da United em GRU foi muito prestativa, abriu o processo para restituição das malas e me deu todas as informações. No dia seguinte as malas foram entregues em minha residência 5 horas depois do pouso do avião vindo de EWR (e note que eu moro a 100km do aeroporto) ! Posso dizer que fiquei muito bem impressionado com o serviço da United.

  • Izabel Araujo

    Fiz uma excelente viagem pela United no mês passado. Peguei uma super promoção de R$ 700,00 ( ida e volta ) para Orlando, tudo muito tranquilo, desde a compra das passagens até a marcação dos assentos. Na ida, fizemos conexão em Chicago e na volta, conexão em Nova York, com troca de avião, sem nenhum stress. Gostei do atendimento no check in, comissários atenciosos, comida e entretenimento muito bons. Vários comissários falavam em português tanto de SP a Chicago, quanto de Nova York a SP, nos voos domésticos só falavam em inglês. Fizemos a imigração em Chicago, sem filas e muito rápida.

  • HERMES

    Pessoal,

    Sempre viajo com a United, somente uma vez tive a infelicidade de viajar com a American… e foi terrível. Mas acostumem-se, por melhor que seja a CIA, se estiver saindo dos EUA para qualquer lugar a comida é ruim. Nunca será bom que nem a comida fornecida saindo do Brasil, pois, os fornecedores e cozinheiros das empresas que fornecem os alimentos são brasileiros.

    Infelizmente americano não tem o dom para culinária… rsrs. Acho que somente sabem fazer cachorro quente e hamburger (salvo raras exceções).

  • Danielsson

    Rapaz, eu não conhecia esse seatguru não, vou ver sobre isso. Obrigado pela dica.
    Ótimo relato, deu vontade de voar de United hehehe. Mas meu vôo pra lá será de TAM mesmo. Espero ter a msm sorte.
    Sobre o relato, acho q vc poderia ter aceitado a proposta de Newark. Pelo q me falaram, não é tao longe de Manhattan e tem um trenzinho q leva rápido ate lá. Pelo Google Maps, parece ser mais rápido do q pelo JFK inclusive…
    E sobre a nota da refeição na volta, acho q vc foi injusto em dar 0. Se deu 0 pra janta e 7 pro café da manhã, a média é 3,5 hauhauahau

    Abs

    • Felipe Senna

      Mano… aquela carne valia zero sim… sorte dela de eu nao ter dado uma nota – 3, ou -5 sei la, algo negativo! kkkk
      Queimada e doce! Écati!

      Não optei por newark porque iríamos pegar taxi. Pra sair de Newark o taxi passa por acho que dois pedágios carinhos, e ainda te cobra a taxa de transferência interestadual, por você sair do estado de New Jersey e entrar no estado de New York.
      E não fui pro JFK, fui pro LGA, peguei um pedagiozinho só e com o pedágio e com a Tip a corrida saiu por 45 Obamas. De taxi o LGA era a oção mais barata!

  • Minha experiência na United rendeu até um post:
    http://dizaigi.com/2014/03/10/voando-de-united-ai

  • Guilherme Tomasetti

    Minha ultima ida aos EUA tb foi de United, no trecho GRU-EWR um 767-400 antigo mas todo reformado e com espaço otimo na economy. EWR-BOS a320 igual aos da TAM!
    Na volta IAD-GRU 777-200 fomos de economy plus pois o voo BOS-IAD atrasou e perdemos a conexao para o brasil. Depois de muiito brigar pagaram tudo e colocaram a gente no proximo dia de voo noma poltrona melhor. mesmo sendo 3-3-3 minha mae e eu pegamos uma que era 2-3-2 sensacional!

  • Ja viajei várias vezes pela United, nesse mesmo vôo, GIG-IAH-LGA-IAH-GIG. Excelente mesmo. Alias, pros EUA eu ja fui na (extinta) Continental, Delta, Varig (extinta) e United. E, tirando a Varig, que para mim era a melhor, a United é a melhor, atualmente, com certeza. Inclusive para outros pontos dos EUA que eu ja fui (sempre com essa conexão em Houston ou em Washington) eu adorei todas as viagens. Ja fui com a Unite inclusive ate Narita no Japão (conexão em Chicago) e foi uma beleza mesmo sendo mais de 30 horas de vôo. Tudo transcorreu maravilhosamente bem. Até baralhos de viagem eles nos deram (para quem pedisse). Pena que não é mais como antigamente, que mesmo a classe econômica recebia um kit-viagem super útil que continha até meias para usarmos no vôo tão longo. Mas entende-se que esse porém acaba barateando a passagem, ne? hehehe…

  • Lima

    Só fiquem atentos se tiverem malas extras para despachar, a United cobra o dobro da AA (USD 150) e só permite 25Kg.

    • Felipe Senna

      Era um vôo internacional. O limite é de duas malas de 32 quilos cada. Valia inclusive pros trechos internos HOU-NY-HOU. Sem cobrança alguma pro despache.

  • Luciana

    Li tanta coisa ruim sobre a united q desisti!
    Tb não consegui comprar com cartão de credito pelo site. Eles mandam vc comparecer a loja da united e q talvez seja cobrada alguma taxa por isso, mas vender bebida alcoólica para mim e para o meu marido que adoramos um vinho e uma cervejinha… Foi o fim!
    Tam novamente!

  • Ariane

    Valeu pelo post! Vamos na semana que vem pela United, na confirmação por e-mail esta dizendo limite de bagagem 2 malas 23kg, porem a Anac não regulamenta 2 malas de 32 kg para voo internacional?

    • Felipe Senna

      É 32 kg sim Ariane, vale inclusive pro trecho doméstico se você fizer alguma conexão.

  • Marina

    Ótimo relato,tb tive uma experiência muito boa na UA agora em fevereiro.Fui a Orlando fazendo escala em Chicago na ida e NY na volta.Paguei incríveis RS 580,00 com as taxas,promoção noticiada pelo MD, assentos muito bons marcados com antecedência.Atendimento excelente,tanto que nos presentearam com assentos confort(éramos 5 pessoas) na ida.Na volta achei a classe econômica bem razoável.Já fui aos USA de AA,de Tam,de Delta,de Copa,e nas extintas Varig e Tranbrasil!

  • Vilma Sousa

    Gostei do relato e aproveito para expressar minha insatisfação com a American Airlines. Em viagem recente com a família, Recife-Miami-Orlando, compramos bilhetes categoria business – esperando muito mais conforto, já que pagamos quase o dobro da passagem em econômica, mas os assentos estavam com seus mecanismos de movimento danificados e fizemos a viagem de 7h20, sem poder desfrutar do que se espera de tal categoria. Depois de recorrermos administrativamente à AA pelos prejuízos imputados, aguardamos a resposta! Da próxima, vamos experimentar a United!

  • Jairo

    Parabéns pelo relato. Entendo que a clasificação excelente foi dada em termos gerais, mas em vista de algumas citações acredito que a experiência com a United deveria ser ótima.
    Para ser classificada como excelente, não deveriam ocorrer tais situações:
    – o espaço para as pernas, no voo de ida, não deveria ser tão reduzido – "estava bem apertado", "nota do conforto da ida: 6";
    – quem optou por frango no jantar, no voo de ida, se decepcionou;
    – no café da manhã, do voo de ida, o croissant estava sem sabor – "nota 7 para o café da manhã";
    – o jantar, no voo de retorno, foi decepcionante – "estava horrível"; e
    – toda a equipe de comissários deveria ser gentil – "nota dos comissários: 8,5".
    Obrigado por ter compartilhado a sua experiência conosco.

    • Felipe Senna

      Achei excelente.

      🙂

  • Ronildo

    AA saindo de GRU também tem TV´s individuais….acho o serviço melhor do que da United….minha opinião!

  • Prezado Felipe, obrigado por compartilhar informações de uma maneira tão rica em detalhes!

    Eu moro em Aracaju – o que, por si só, já é sinônimo de raras opções de voos, imaginem então os preços! – e simplesmente não consigo viajar de uma maneira mais otimizada quanto ao tempo de escala entre voos. Na verdade, qualquer viagem a partir de Aracaju só vai, sem escala, para Salvador ou São Paulo ou Rio de Janeiro ou Brasília ou Recife.

    Detalhe: a imensa maioria dos voos (que são apenas cerca de 20 partidas diárias) sai de madrugada. Portanto, vocês já podem imaginar o martírio que é conseguir uma viagem internacional. Nas vezes que já fui (todas para os Estados Unidos), fui por São Paulo e apenas uma vez por Brasília. Eu nunca viajei pela United, e seus comentários me permitem incluir essa companhia aérea na minha lista de possibilidades, pois até agora só voei pela Delta, American Airlines e TAM. Não tive problemas em nenhuma dessas companhias, mas para meus filhos (6 e 9 anos), a TAM foi a melhor opção em virtude de ter um voo para Miami completamente diurno.

    Minha dificuldade é conseguir preços acessíveis a partir de Aracaju. Se nós fôssemos contemplados com promoções mais constantes a partir daqui, viajaríamos muito mais. Mas, só para vocês terem uma ideia, uma simples viagem ida e volta de Aracaju para New York (TAM até São Paulo e depois Delta, que foi a menos cara que encontrei), para o mês de maio e início de junho deste ano, está saindo por "irrisórios" R$ 4.200,00 por pessoa. Isso mesmo! Ou seja, não dá para viajar…

    De novo, obrigado pelas informações e pela qualidade de todo o seu comentário!

  • Alguém já conseguiu um upgrade para a economic plus na united? Viajo mês que vem para orlando com meu marido e meus dois filhos, sendo que meu marido tem 1, 1, 85m. Acho que vai ser uma viagem longa…Parabéns pelo relato. Adorei! Já sei o quem vou pedir de jantar..

    • Gustavo

      Eu já viajei de SP-WAS e CHI-SP de Economy Plus da UNITED. Paguei U$ 75,00 por trecho e valeu muito a pena. No voo de Chicago não veio ninguém na minha fileira de 5 pessoas. Recomendo bastante. Só não recomendo pegar primeira fileira, visto que porta-braços não levantam.

    • david mazza

      Oi Ana. Voltando de Chicago pra GRU ano passado eu consegui vaga na Economy Plus. Existindo poltronas vagas, os clientes TAM Fidelidade Azul (Silver StarAlliance) têm direito a upgrade grátis, é só pedir na hora do embarque.

  • marcia

    Conheço bem a United e eles têm uma boa filosofia no quesito atendimento e segrança. Recomendo!!!!

  • Flavia

    Nas minhas 2 experiências com a UNITED os vôos atrasaram, só embarcando no dia seguinte. Nem no aeroporto L.A nem de Washington a quantidade de funcionários para atender aos clientes era suficiente.

  • Alan

    Voei na classe executiva em Janeiro com a United. É bem verdade que o serviços deles são excelentes, a classe executiva é acima da média das outras companhias e o atendimento telefônico no Brasil é incomum. No entanto, pessoal de terra deles nos aeroportos foram muito frios. Estávamos viajando em 3 e o checkin da Executiva e Primeira Classe deixa a desejar imensamente. Já o checkin da Primeira classe da American Airlines é outra história. Acho que vou levar um bom tempo pra voltar a voar de United já que os últimos 10 voos pelo menos eu voei de American e nunca precisei reclamar do pessoal deles. Aliás, só me surpreendi a cada voo.

    • Dênis Colli

      Alan não voei na Executiva da United ainda, mas voei Delta (GRU-JFK) e AA(GRU-DFW) ambos foram excelentes… O atendimento em terra da AA é melhor que da Delta, mas uma vez em um Lounge Delta ou durante o voo, o atendimento é digno de um hotel 5*****

  • salvatore

    ue…so nao entendi uma coisa, felipe…originalmente, seu voo estava marcado para chegar as 11h40 em nyc….dps, com a mudança, passou para 14h, e vc disse que assim perdeu a manhã toda na cidade..mas se chegasse às 11h40 tb teria perdido!

    • Felipe Senna

      O maior problema era o horario de almoço. Eu ia chegar no hotel por volta de meio dia e alguma coisinha, e sairiamos pra almoçar e claro teriamos mais tempo.
      Eu saí pra almoçar lá pras 17 hrs da tarde… e só depois andamos por aí.
      Perdemos umas 5 horas sim que poderiam ser aproveitadas! =/

      • rapaz, se o avião estava previsto para pousar em NY as 11h40, mesmo que ele não atrasasse, acho improvável que vcs estariam no hotel ao meio-dia e pouco…:-) A menos que o hotel fosse ao lado do aeroporto.

        • Felipe Senna

          eu teria chegado bem antes de 11:40, como acabei chegando antes de 14hrs.
          Enfim. como preferir.

  • Amannda Ferreira

    Viajei de United em dezembro do ano passado p/ Orlando e tive algumas decepções. Vamos lá que são muitas, rs:

    – Comprei minha passagem em Julho/2013 naquela promoção que eles fizeram de 1.000 reais ida e volta. Não moro em SP e meu voo saia de Guarulhos. Tenho parentes que moram em SP e pra não ter problema, fui pra SP via Congonhas 1 dia antes, meu voo saia na segunda, fui p/ lá no domingo. O voo saia na segunda 23:00. Às 13:00 de segunda, me liga uma atendente da submarino viagens (não comprei no proprio site da United pq não conseguia achar a promoção por lá) comunicando que o meu voo p/ Chicago (inicialmente era GRU – CHICAGO – ORLANDO) tinha sido cancelado e que a minha ÚNICA opção seria GRU-WASHINGTON-NY-ORLANDO, com o voo saindo meia noite. Eu chegaria por volta das 16:00 em Orlando e agora só ia chegar as 19:00. Eu quase infartei de raiva, bati o pé que não queria, mas só me deram essa opção ou o cancelamento. Depois que falei com essa pessoa, liguei no call center da United e como o Felipe no seu relato disse, são muito prestativos e bons de serviço. Só quando falei com eles que entendi o motivo do cancelamento, a aeronave que iria pra Chicago teve problema em uma peça e não teria como arrumar a tempo do voo. Como a menina da Submarino não explicou o motivo, já tava achando que era overbooking. Ok, aceitei, não ia perder a viagem toda paga por conta disso, mas já fiquei bastante desapontada, pois a viagem ia ficar muito mais cansativa.
    – Chegando em Guarulhos p/ fazer o check-in, com 4 horas de antecedência, o balcão deles estava um caos. A fila era quilométrica, demorei quase 1 e meia p/ fazer o check-in. E, dizendo eles, tudo por conta do voo de Chicago cancelado. Quando finalmente chegamos no balcão, o atendente não consegue assento junto com o meu marido, mas quando chegamos na aeronave, tinha um lugar vago do lado dele e acabei sentando lá, não entendi nada.
    – Agora os problemas da volta: foi ORLANDO-CHICAGO-GUARULHOS. Ok, não foi cancelado nenhum, graças a Deus, mas o voo pra Chicago atrasou 4 HORAS. A sorte que meu voo pra Guarulhos só saia as 21:00, então acabei não perdendo e ele saiu na hora certa.
    – Chegando em Guarulhos, 1mala estava detonada! Isso pq comprei na viagem, estava novinha. Toda arranhada, e sem uma rodinha, ela foi arrancada não sei como. Fui no departamento de bagagens, eles tem a política de dar uma nova mala quando isso acontece, p/ quem não mora em SP, mas as malas tinham esgotado. Prometeram enviar uma mala nova pra minha casa assim que as malas chegassem.
    – Esperei a mala na minha casa por 30 dias, até que liguei no departamento e ninguém atendia. Resolvi ligar no call center, e a atendente, novamente muito solicita, disse que entraria com o departamento e eles me dariam uma posição. No mesmo dia, eles me ligaram já com o discurso alterado, dizendo que não tinha obrigação de me enviar uma mala nova, que era injusto com a companhia aerea. Ai eu virei bicho. Contei todos os problemas que eu tive na viagem e falei, quem é injusto com quem? Discutimos por quase 40 minutos! Por fim, reatificaram que enviariam a mala assim que o lote fosse liberado pela alfandega. Esperei mais 30 dias e finalmente a mala chegou na minha casa.

    Tive muitos problemas com a United? Sim, passei muita raiva, achei que quando nada mais fosse acontecer, acontecia outra coisa, foi uma sucessão de problemas. Mas, como o Felipe disse, pode acontecer várias coisas ruins com uma pessoa, como foi meu caso, e com outras ser tudo ótimo, como foi o caso dele. Infelizmente, não era meu dia, mas quem sabe numa próxima eu dou mais sorte, né? Veremos, vou final do ano novamente e se a passagem na United tiver mais barata, vou arriscar, quem sabe dessa vez terei uma experiência mais agradável!

  • Felipe Taves

    Prezados,
    No carnaval viajei do Rio para Orlando, e dentro dessa viagem fiz Orlando-NY-Orlando. Tudo pela United. Inclusive o vôo de ida para Orlando tinha este mesmo horário do colega, chegando na conexão em Houston as 05:15.
    Tudo correu muito bem, gostei bastante da companhia, todos os voos no horário e atendimento eficiente. Na ida também tive alteração de horário no meu vôo para NY, liguei reclamando e eles me alocaram em outro vôo que me agradava mais. O atendimento telefônico realmente é muito bom.
    Concordo com tudo que o colega narrou, embora tenha tido um pouco mais de sorte na comida.
    Sds,
    Felipe

  • Aretuza

    Viajei pra Orlando em novembro passado pela United e foi ótimo. Gostei da aeronave, o serviço de bordo, muito legal a oferta de jornais locais, o serviço de entretenimento. Bem superior que a AA.

  • Alexandre

    Infelizmente não tive tanta sorte na ultima vez com a United. Acabei de coloca-la na justiça.

    No dia 28/01/14, fomos abandonados em Houston, sem suporte nenhum da empresa, mais de 50 pessoas, um péssima experiencia.
    Mas problemas acontecem.

    • Nisso não dá para reclamar da Delta. Nosso voo foi cancelado pq o transponder falhou, tentaram de tudo para o avião decolar e quando viram que não ia mesmo, deram comida, hotel, voucher, nada a reclamar mesmo.

  • Lendo sua avaliação só posso pensar que tive muitíssima má sorte, porque a minha experiência foi muito ruim com a United.
    Já no check in, fiquei em pé na fila no Galeão pois o sistema da companhia havia "caído". Logicamente que peguei a fila tradicional para controle de passaportes no momento do embarque e o combo check in + polícia federal me renderam mais de duas horas e meia em pé!!! Quando finalmente passei pela Polícia Federal, o embarque já havia iniciado e já estavam chamando meu grupo. Embarquei e tentei arrumar espaço para minha bagagem de mão. Os compartimentos próximos ao meu assento estavam lotados e tentei um outro próximo. A mala não entrava e um comissário brasileiro começou a falar agressivamente um espanhol muito mal falado, dizendo que era pra colocar a mala na diagonal. Respondi, em português (estou no Brasil e não no México ou outro país da América Latina!), que assim fazia e que não cabia. Gentilmente, um passageiro norte americano veio me ajudar e viu que havia uma pequena bolsa no fundo do compartimento (que eu não conseguia ver, porque sou baixinha, e por isso minha mala não cabia), ele a colocou em outro espaço, do outro lado da aeronave. Procurei meu assento e pedi um copo de água a esse mesmo comissário brasileiro, que rispidamente respondeu que não podia me servir já que estava ocupado "com outras coisas" e que se ele me trouxesse água "todo mundo iria querer também". Sem entender a resposta dele, sentei e aguardei. Poucos minutos antes da decolagem, o comissário me trouxe o copo da água e disse em tom de deboche "viu só, nem esperou tanto". Como assim?

    Desafortunadamente, encontrei o mesmo comissário em meu voo de volta, que não foi melhor experiência que o voo de ida… Decidi assistir um filme e o plug de fone do meu assento não funcionava. Por sorte, não havia ninguém do meu lado e eu usei o plug deste assento, sincronizando o filme em duas telas (assistindo na minha e ouvindo com o equipamento da poltrona vizinha). No momento da refeição eu ainda estava vendo o filme. Escolhi minha opção de alimentação, peguei a bandeja e recoloquei meus fones para seguir assistindo o filme. Como eu não escutava o tal comissário brasileiro, que me oferecia guardanapos, ele achou por bem arremessá-los na direção do meu rosto! Eu tomei um susto e fiquei atônita! Agora é assim que os serviços são prestados? Tacando objetos na cara dos passageiros?

    Estou muitíssimo acostumada a viajar (tanto de econômica como de executiva). Achei a classe econômica do 777 confortável, mas como experiência de serviço não podia ter sido pior. Por causa do trabalho estou sempre fazendo viagens internacionais. Posso afirmar que não gosto do serviço da American (pior de todas) e o que tinha tudo pra ser uma boa experiência com a United, foi um pesadelo. Eu sonho com o dia em que os serviços das empresas aéreas brasileiras, latinas e americanas serão como os das empresas asiáticas (Viva a ANA!!!), do Oriente Médio (Qatar ou Emirates são incríveis) ou como da Virgin! Mas isso é só sonho mesmo…

  • Felipe, excelente relato, detalhado, com pitadas de humor e bem criativo! Continuo achando (ainda) a TAM como melhor opção para se ir aos EUA. Fui 2 vezes de Delta e 2 de TAM (sendo uma delas na Executiva, o que me rendeu um post aqui no MD) e gostei muito. Não tem erro, comissários todos brasileiros e o A330 (que usam pra fazer a rota GRU-JFK ou GIG-JFK) é bem confortável. Não tenho experiência com a US, AA ou com a United. Talvez arriscasse um voo com a United após ler seu relato, mas o problema é o longo voo IAH-LGA, que não é "necessário" ser feito, uma vez que há companhias que, atualmente, possuem voo direto para NYC. Abraço e parabéns! PS: Concordo com vc e sua esposa: NY vicia e também amo de paixão!

  • Tatiana

    Não entendi ao certo, mas toda a alimentação servida é paga à parte ou alguma está inclusa?

    • Felipe Senna

      Tudo incluso! Apenas bebidas alcoólicas eram pagas e caras.

  • Aida

    Prezado Felipe, parabéns pelo seu relato. Muito completo. Infelizmente, no meu caso, voar pela United foi uma tragédia. Estou acostumada a usar TAM e LAN, e sinceramente fiquei horrorizada com a United.
    Voei Rio-Houston-Tampa, em dezembro/2014, e nunca vi uma tripulação mais antipática em toda minha vida. Feios, descabelados, e antipáticos. A tripulação, não estabelecia contato visual com os passageiros e não falavam português. Utilizam o bagageiro dos passageiros para colocar suas bagagens, deixando o passageiro sem ter onde colocar a própria bagagem. A salada de frutas do café da manhã estava estragada. Isso mesmo! Estragada! Não só a minha, como de outros passageiros, a comida é péssima (aliás, normalmente as comidas são péssimas), a não ser que vc voe de primeira classe, o que não é o meu caso. Assentos apertadíssimos, sujos e rasgados. Um horror. A programação, toda a maioria em francês, inglês e italiano. e Por ai vai. Fiquei chocada. Na volta até que a tripulação era mais simpáticas, mas continuavam feios e descabelados. Se vou continuar usando a United? Depende. Se tiver preços competitivos, como costuma ter: a resposta é sim! Pra falar a verdade, costumo viajar com frequência e uso a cia aérea mais barata. Mas dizer que a United é a primeira opção…NEM PENSAR. É muito ruim. Péssima. Mas pra mim o que vale, é voar. Então abstraio da mente aquelas 8, 9, 10 horas e embarco pra onde for. Vale até burro de carga. Abs pra todos

  • Fui para Orlando em Janeiro/2014 em voo saindo de Sao Paulo com escala em Newark, e posso dizer foi a pior experiencia que tive com companhias aereas, primeiro o voo atrasou 3 horas para sair de Sao Paulo, o serviço dentro da aeronave realmente deixa a desejar as aeromoças são antipáticas, não falam português e dao a impressão que estão te fazendo um favor em esta ali, a comida tambem e bem ruim velha para ser mais exata, quando fiz minhas reservas pelo site da united escolhi também os lugares ja que estava viajando com minha filha de 16 anos pura perda de tempo porque no final mudaram todos nosso acentos e ela viajou sozinha super distante de mim, o único que deu certo foi a saída de são paulo.
    Ja em newark perdemos a conexao para Orlando e tivemos que esperas das 8 da manha ate as 14 para pegar o proximo voo sendo que claro ja tinamos planos para o dia que foi completamente arruinado,
    Na volta tambem foi problematica primeiro mudaram o horario do voo por sorte eu acopanho meu e-mail o tempo todo si nao teriamos perdido o voo que acabou saindo 2 horas mais cedo com um unico aviso por e-mail dado 5 horas antes, ja no aeroporto de Orlando minha reserva nao era encontrada no sistema entao fiquei 40 minutos esperando que alguem resolvesse a situacao ate que enfim me jogaram dentro do voo, claro que ficamos separadas pois a reserva de acento nao valeu de nada nessa altura do campeonato eu só queria ir embora rezando para não perderem minha bagagem porque ja tinha acontecido de tudo só faltava isso, quando chegamos a Newark não houve atraso embarcamos e por sorte tinha uma aeromoça brasileira que foi a salvação ela foi atenciosa tinha sobrado lugar vazio no voo e ela colocou minha filha perto de mim, minhas bagagem chegaram sem si perder graças a Deus e esse e o fim da viagem, Assim como a Aida que comentou antes de mim e si eu voaria de United de novo? si tiver com o preço la no chão e claro que sim porque adoro viajar e o que quero e voar ate o lugar que escolhi, mas viajar de United e comparável a viajar de Pau de Arara só que pelo céu, sorte de quem teve uma experiencia melhor mas na minha opinião ser bem tratado ou respeitado por um serviço que vc compra não deveria ser uma questão de sorte e sim uma obrigação.

  • Juliana

    Olá! Minha mala está passando 9 cm da medida máxima estipulada pela United. Será que irão me cobrar excesso? Alguém já teve uma experiência parecida?

  • Domingos Neto

    Olha, cada caso é diferente do outro mesmo. Só para começar, eu voaria novamente de United, sem problemas nenhum._Fui no mês de fevereiro a Nova York via United, e não tive nenhum problema. na ida o voo era SP/Chicago/NY, os voos saíram rigorosamente no horário._Na volta, meu voo era o seguinte. NY/Washington/Guarulhos. Quando cheguei no aeroporto La Guardia, meu voo NY/ Washington que previsão de saída as 17:00 havia sido cancelado por conta da nevasca que cai naquela cidade. Prontamente o funcionário nos ofereceu um vou saindo as 17:10 para Chicago/São Paulo saindo as 22:00 horas. Aceitamos Afinal, chegaríamos a São Paulo no mesmo horário do voo original._ Para nossa surpresa, quando o funcionário já estava emitindo os bilhetes, ele nos perguntou se queríamos fazer o voo direto saindo de aeroporto Newark as 21:40. Falei que sim, desde que a empresa pagasse um taxi até o aeroporto que fica uma hora e meia do La Guardia. Sem problemas, pagaram o carro até o aeroporto e ainda nos deram bilhetes da "economi plus", que tem um espaço a mais entre as poltronas. _Portanto, não tenho nada do que me queixar em relação essa companhia.

  • Marcus Vinicius

    Opa, tenho uma dúvida pra quem já voou de 767-400ER e 777-200 da United para NY. Tenho 1,90m e comprei passagens na classe Economy. Devido ao meu tamanho, minha perna ficará muito apertada? Quando digo apertada seria em relação a ficar encostada na poltrona da frente?
    No relato ele cita que tem 1,70m e ficou apertado, estou imaginando 1,90m rsrs

    Valeu a todos!!!

  • Marcio Camargo

    Viajei pela United na promoção POA – MCO com conexão em SP e Newark. (R$ 600 com taxas inclusas). A experiência foi boa mas a da semana passada superou.
    Comprei uma passagem GRU – WAS e NYC – GRU (R$ 2100,00 c/ taxas) , o vôo da ida tinha escala no Texas, porém acabei ficando preso no trânsito de SP e cheguei no aeroporto 8:00h. O vôo saia 9h… 🙁 Já tinha me contentado que ia ter que pagar uma nota. Fui na loja e me sugeriram trocar pro dia seguinte com taxa ZERO…Ao meu lado tinha uma pessoa, onde o atendente disse “Senhor, deseja tentar lista de espera do vôo DIRETO GRU – WAS”…O outro atendente me disse…”O sr. pode tentar tb..Já era 8:45h, vôo saia 10h…Corri no check-in…Me atenderam super bem e me disseram…Colocarei você na lista de espera. No final, um outro responsável pela United disse ” Pode ficar tranquilo, o sr. vai nesse vôo”. Imagina meu sorriso…Vôo direto e sem pagar nenhuma taxa…Fiquei muito feliz e sem dúvidas ganharam um cliente.

  • Larissa MJ

    Alguém já usou a United para ir para Europa…… com as escalas no USA ? obrigadaaa

  • Renata

    Olá, gostaria de perguntar algo com relação as bagagens. Eu vou voar de São Paulo para Londres com conexão nos EUA e gostaria de saber se você saberia me informar a quantidade e peso da bagagem que eu posso levar, e também o peso da bagagem de mão, já que no site da United eu só achei as dimensões!
    Obrigada!

  • CE7

    Olha, estou prestes a viajar pela United, se Deus quiser semana que vem eu embarco! Logo, eu não tenho muito em que contribuir apenas com o atendimento via telefone. O atendimento é simplesmente fantástico! As atendentes possuem uma prestatividade, iniciativa e educação excelentes, mais do que um atendimento, parece um bate-papo! Meu voo também foi remarcado conforme dite nesta reportagem, e preciso fazer uma conexão. A atendente se ofereceu voluntariamente para verificar outro voo para que eu não perdesse a conexão. Dizem que o atendimento da SKY é muito bom também, eu não possuo SKY para poder comparar, mas garanto que o da United de fato é excelente e já usei mais de uma vez. Abraço a todos!