Como é voar na United Airlines

Denis Carvalho 11 · março · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A United Airlines é uma das principais companhias aéreas norte-americanas, posição que se consolidou após a compra da Continental Airlines. Com sede em Chicago, a empresa é a representante americana da Star Alliance, a maior aliança de companhias aéreas do mundo, e disputa mercado com a American Airlines (Oneworld) e Delta (SkyTeam). Com sede em Chicago, ela opera uma frota de 701 aeronaves que voam para 373 destinos, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. Foi em um dos voos partindo da Cidade Maravilhosa com destino a Nova York que nosso leitor Felipe Senna embarcou com sua esposa. A viagem deu origem a esta avaliação para o Melhores Destinos de como é voar com a United. Confira: 

avaliacao-united-airlines

Eu e minha esposa (te amo Aline! rs) tínhamos o sonho de conhecer a cidade de Nova York, portanto fizemos todos os preparativos burocráticos, planejamos mentalmente a viagem, pesquisamos bastante, e depois que já tínhamos o nosso visto americano nas mãos era só esperar uma boa notícia de promoções no Melhores Destinos e comprar as passagens.

Conseguimos o menor preço com a United Airlines, ida e volta por R$ 1.500,00 fora taxas, por pessoa. Outras companhias estavam competindo na mesma faixa de preço, mas o que me fez optar pela United foi a aeronave que usariam (Boeing 777) e a expectativa de ter uma melhor experiência de voo do que com as concorrentes como a American Airlines e US Airways, que nem TV individual têm nos seus Boeings 767.

Compra das passagens

Moro no Rio de Janeiro, e o voo seria com escala. Meu voo sairia do Galeão às 20h55, chegaria a Houston, Texas, às 05h15, sairia de Houston às 7h20 e chegaria a Nova York pelo aeroporto LaGuardia por volta das 11h40. Essa foi a opção que escolhemos.

Comprei direto pelo site da United, totalmente em português, sem nenhum problema, consegui marcar os assentos com facilidade após a compra no próprio site. Aliás sobre a escolha dos assentos, falo com detalhes mais à frente.

Vale mencionar que o site da United é completo, e tem muitas informações úteis. Você consegue até ver a lista de filmes e programação dos voos no mês vigente.

Pela facilidade e informações, nota para o site e pela compra: 10

800px-Boeing_777-222,_United_Airlines_AN1914129

Probleminha Pré-viagem

Com as passagens compradas, entramos no pique de programar toda a viagem, reservar hotel e tudo mais. Eu vivia entrando no site da United com minhas credenciais para verificar o voo. E fazer isso foi útil.

Infelizmente algumas semanas após a compra, ao logar no site aparece uma mensagem informando que o voo Houston – Nova York tinha sofrido uma mudança de horário e sairia cerca de meia hora mais tarde, me “obrigando” a clicar em “sim, eu concordo com isso, tudo bem.” Ok, meia hora não muda muito minha vida. O problema foi quando isso aconteceu pela segunda vez, mas esse mesmo voo tinha sido alterado para sair de Houston quase 10 horas da manhã e chegando em NY apenas às 2 da tarde!

Isso seria uma  mudança grande nos planos, pois acabaria com nossa manhã, esperaríamos muito tempo no aeroporto de Houston, chegaríamos tarde ao hotel, e só iríamos almoçar lá pelas 4 horas da tarde. Não teve jeito, e foi exatamente isso que aconteceu. Eu cheguei a ligar pro atendimento da United (que por sinal são de uma educação e prestatividade excelentes! Nota 10! Jamais vi atendentes tão solícitos!) que entenderam a situação e me ofereceram trocar o voo sem custo nenhum, mas a melhor opção de troca, seria sair mais cedo de Houston e ir para o aeroporto de Newark em Nova Jersey, chegando lá por volta de meio dia. Agradeci mas acabei ficando com o voo original já que o LaGuardia iria ser muito mais perto, e muito mais barato de se deslocar até o hotel. Enfim, tivemos que engolir a mudança.

Os voos

800px-United_Airlines_Boeing_777-222ER;_N209UA@FRA;17.07.2011_610dt_(6059096849)

No dia da viagem, fizemos o check-in no Galeão, e não estava muito cheio o guichê da United. Chegamos cedo. Despachamos as malas e recebemos ajuda e instrução de um funcionário da companhia, sobre frascos não permitidos etc, o que foi útil para não termos as bagagens interceptadas no embarque.

Kit de amenidades
Kit de amenidades

O voo do Rio a Houston foi operado por um Boeing 777 e na classe econômica tinha a configuração 3-3-3. Sentamos nas duas poltronas próximas à janela e estava bem apertado. Tenho 1,70m e não estava mesmo confortável. Espaço reduzido para as pernas. Mas deu para aguentar as horas até Houston.

avaliacao-united-777

O ponto alto do voo para mim foi o entretenimento individual (que acho essencial em voos tão longos, principalmente para quem não costuma dormir muito durante o trajeto).

controle para a tela
Controle para a tela

As telinhas touch tinham opções de filmes bem atuais (alguns nem tinham saído em DVD/blue-ray ainda, como Iron Man 3 e Duro de Matar 5) e clássicos, organizados em diversas categorias como lançamentos, comédia, drama, etc.

tela individual
tela individual

Muitos filmes (não todos) estavam dublados em português. Havia também opções de séries como Friends, The Big Bang Theory, Prision Break, etc. As séries estavam apenas em inglês, sem legendas, e não eram muitos episódios. Havia também jogos, que não testei, e a telinha com o mapa do voo, trajeto, posição do avião e informações do voo.

rota

Antes da decolagem os comissários ofereceram jornais americanos e brasileiros.

Nota 10 para o entretenimento a bodo!

Serviço de bordo

Pouco depois da decolagem, iniciou-se o serviço de bordo com janta e bebidas. As opções eram de frango ou carne (o clássico beef or chicken). Pedimos a carne e não nos desapontamos, pelo contrário nos surpreendemos! Era um picadinho de carne com molho e batata sauté e cenoura cozida na manteiga, acompanhado de salada mista, pãozinho, manteiga e uma tortinha de limão.

 

Jantar no voo de ida
Jantar no voo de ida

Sério…foi o picadinho de carne mais gostoso, temperadinho que já comi na vida! Estava excelente a janta! Nos surpreendemos, e parece termos acertado na escolha já que a pessoa ao lado pediu o frango e deixou tudo.. hehe.

Como bebidas haviam várias opções de sucos, refrigerantes, água, e bebidas alcoólicas (essas eram vendidas separadamente). Pedimos e repetimos bebidas e os comissários eram solícitos e simpáticos, sempre faziam como pedíamos.

Após o jantar serviram chás e café (que estava horrível! Aliás, americano não sabe fazer café!). No meio da noite os comissários passaram mais uma vez servindo as bebidas frias e quentes.

café da manhã
café da manhã

Pouco antes da descida em Houston, serviram o café da manhã com frutas picadas, um croissant meio sem sabor de nada e manteiga.

Nota 10 para o jantar e 7 para o café da manhã.

Chegada a Houston

Aterrissamos no horário correto (assim como havíamos decolado sem atrasos). O aeroporto George Bush é bem grande e é o hub da United nos EUA. Eu só conseguia ver aeronaves da companhia! O processo de imigração foi longo e demorado pela enorme fila, mas uma vez na cabine com o oficial não demoramos mais que cinco minutos. Poucas perguntas e entrada liberada.

Aeroporto George Bush - Houston
Aeroporto George Bush – Houston

O voo até Nova York decolou no horário e chegou ainda mais cedo do que o esperado, o que foi ótimo. Era um Boeing 737 e foi até bem parecido com voar no Brasil. Tinha TV compartilhada onde passaram um filme em inglês, além de revistas e jornais. Não havia serviço de bordo gratuito, apenas as bebidas eram liberadas, o que incluía água, sucos e refrigerante.

Voos de volta

Fizemos na volta exatamente o trajeto oposto. Fomos de Nova York até Houston no finalzinho da tarde com um Boeing 757 nos mesmos esquemas do 737 já dito anteriormente, exatamente igual. Filme, lanches pagos, bebidas grátis à vontade).

757 em LaGuardia
757 em LaGuardia

Já o serviço de Houston ao Galeão no Rio de Janeiro teve pontos que superaram a ida, e outros que foram inferiores.

Check-in em Houston para o Rio
Check-in em Houston para o Rio

O voo em si foi muito mais agradável do que o da ida, justamente pela escolha dos lugares. Quando comprei minha passagem visitei o site www.seatguru.com para verificar o mapa de assentos do avião.

EUA visto do alto
EUA visto do alto

Na ida e na volta eram Boeings 777 porém não não do mesmo modelo. Constatei no Seat Guru que a aeronave da volta tinha os dois assentos das janelas da fila 41 com a cor verdinha, ou seja, eram melhores que os outros segundo a descrição no site. Eles teriam um espaço maior para a poltrona da frente devido à curvatura externa do design da aeronave.

avaliacao-united-777-houston

Como ele estava dentro da classe econômica e não era mais caro, não pensei duas vezes, reservei esse assento da janela da fila 41, e o do lado dele. Pensei que um espaço a mais em uma poltrona seria melhor que nenhum espaço a mais em nenhuma das duas poltronas.

Tive uma grata surpresa, não era apenas o assento do canto que tinha mais espaço, mas o do meio também, e o do corredor também, embora bem menos do que os outros dois. Realmente aquela curvatura do avião fez a diferença! Eram cerca de 20 a 30 cm a mais de distancia para a poltrona da frente do que nas outras filas! Isso fez nosso voo ser extremamente confortável, e dormimos muito mais facilmente em comparação ao de ida! Fantástico!

O ponto negativo foi para a janta. Tivemos uma impressão tão boa que não arriscamos e dentre as opções beef or chicken pedimos novamente a carne. Nos desapontamos! Estava horrível, doce, meio queimada ainda, nota 0 perto da janta excelente que tivemos na ida! Não sei o que aconteceu, mas erraram a mão.

Janta voo de volta

O café da manhã foi no mesmo esquema do croissant, sem novidades.

Avaliacao-unitedMais uma vez chegamos antes do esperado e por volta das 8 da manhã estávamos no RJ novamente, depois de uma semana simplesmente maravilhosa, incrível e inesquecível em Nova York, essa cidadezinha linda que entrou para os nossos corações!

Conclusão

Acho que minha experiência com a United foi excelente. Li muitos relatos regulares, ruins e terríveis sobre a companhia, mas arrisquei mesmo assim com ela e não me decepcionei! O entretenimento individual é incrível, atualizadíssimo, e dá um banho em outras. Apenas a United, Delta e a TAM também tem o serviço entre todas as que saem do RJ para os EUA. Encaro isso como um grande diferencial.

O 777 foi tudo que eu esperava, lindo, imponente, e principalmente na fila 41 extremamente espaçoso e confortável, fica a dica!

avaliacao-united-777

Os comissários dos quatro voos foram todos extremamente mais simpáticos do que imaginei que seriam, solícitos e com sorriso no rosto. Trocaram duas vezes meu fone que estava ruim, traziam mais bebida quando pedíamos, passavam durante a noite verificando um por um pra saber se alguém queria alguma coisa… Apenas uma vez uma delas foi bem antipática conosco.

A empresa foi pontual, o atendimento telefônico é de uma prestatividade e educação incomuns.

Minha dica é: não se deixem levar APENAS pelo que leem sobre um relato de viagem, ou outro. Pode ter dado tudo errado para aquela pessoa e ela ter metido o pau na companhia, mas não significa que todas as vezes são iguais. Eu amei voar com a United, já estou pensando em voltar aos EUA e com certeza já sei qual será minha primeira opção de cia aérea!

Resumindo

Pontualidade: 10
Refeição da Ida: 10
Refeição da volta: 0 (vai entender)
Entretenimento: 10
Conforto da Ida: 6
Conforto da Volta: 10
Limpeza e qualidade das aeronaves: 10
Comissários: 8,5

Se escolheria novamente? Como primeira opção!

Agradecemos ao Felipe por esta avaliação supercompleta, que certamente será bastante útil para os leitores que estão planejando suas viagens aos Estados Unidos e ainda não conhecem a companhia. Já voou com a United? Conte como foi sua experiência nos comentários e participe! Não deixe de conferir a página da companhia no nosso Guia de Companhias Aéreas!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe