Portugal e Brasil negociam redução de restrições às viagens
Portugal e Brasil negociam redução de restrições às viagens
O governo português anunciou hoje que Portugal e Brasil começaram a discutir a possibilidade de reduzir as restrições às viagens para o país europeu. A informação é da empresa pública portuguesa de rádio e televisão, a RTP.
“Iniciamos um trabalho conjunto com as autoridades brasileiras para ver em que condições e quando poderemos reduzir algumas restrições que hoje vigoram sobre passageiros que chegam a Portugal provenientes do Brasil”, informou o chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, em entrevista coletiva.
Atualmente, passageiros vindos do Brasil só podem viajar para Portugal por razões familiares, profissionais, de estudo ou humanitárias, e precisam apresentar teste RT-PCR negativo para Covid-19. Também é necessário cumprir um período de quarentena de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde.
De acordo com Augusto Santos Silva, a conversa com as autoridades brasileiras sobre as diferenças de critérios quanto ao reconhecimento da certificação das vacinas começou no último dia 30 e deve seguir após as férias em Portugal. Por enquanto, Portugal só reconhece a vacinação feita com imunizantes aprovados pela Agência Europeia do Medicamento, que não inclui a Covishield, da AstraZeneca, produzido na Índia, e a Coronavac, do Instituto Butantan.
Flexibilização pode ser apenas para luso-brasileiros
Na reportagem da RTP, no entanto, não ficou claro se as conversas de flexibilização das restrições dizem respeito a viagens de todos os brasileiros ou somente de luso-brasileiros.
De acordo com o jornal Observador, em visita a São Paulo no último sábado, o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, foi questionado pela comunidade luso-brasileira sobre quando será possível que lusos-brasileiros vacinados viagem para Portugal sem necessidade de fazer quarentena.
Conforme o presidente, em sua visita oficial em Brasília foram realizadas reuniões com o objetivo de alcançar “um acordo mútuo” de reconhecimento das vacinas. A ideia é analisar “em que termos, respeitando as regras da união Europeia”, pode ser possível que brasileiros e portugueses vacinados entem no mesmo regime das vacinas até agora reconhecidas na Europa. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) autorizou até o momento as vacinas de Pfizer/BioNTech, AstraZeneca, Moderna e Janssen.
Como deu para perceber, as informações estão ainda desencontradas e as conversas bem no início. Seguiremos acompanhando todas as tratativas entre Brasil e Portugal e voltaremos com novidades quando surgirem. Confira nosso post que explica quem podem entrar em Portugal hoje.
Vale lembrar que alguns brasileiros vacinados já podem entrar na França e a Suíça também está reaberta para brasileiros vacinados.