logo Melhores Destinos

15 lugares incríveis perto de São Paulo para escapar no próximo fim de semana

Thayana Alvarenga
Thayana Alvarenga
08/11/2021 às 12:56

15 lugares incríveis perto de São Paulo para escapar no próximo fim de semana

O estado de São Paulo conta com diversas opções de turismo que atraem visitantes durante todo o ano, seja pela história, costumes, aventura, comidas ou simplesmente pela natureza exuberante. Nesse post listamos lugares que estão relativamente perto da capital paulista e podem ser visitados de carro, perfeito para quem busca ter um fim de semana diferente. Confira abaixo nossas dicas de passeios e destinos e planeje a sua próxima viagem sem medo de ser feliz!

Viagem perto de São Paulo

No mapa abaixo é possível conferir a localização exata dos destinos. Deleite-se com todas as nossas dicas de lugares para visitar (e se apaixonar!)

1. Cachoeiras em Torrinha

A cidade de Torrinha, a cerca de 260 quilômetros de São Paulo ou três horas de carro, é a opção perfeita para quem procura fugir do agito das grandes cidades e mesclar aventura e contato com a natureza. A cidade de pouco mais de 10 mil habitantes está a mais de 800 metros de altitude e é muito famosa entre os amantes de cachoeiras, muito procuradas para refrescar os dias quentes. Com paisagem serrana e repleta de água por todos os lados, além das cachoeiras há rios, ribeirões, trilhas e morros que fazem parte do roteiro da visita junto com outras atividades como tirolesa, rapel, caminhada, mountain bike, rafting, e muito mais. Vale se aventurar!

Confira opções de hotel em Torrinha. Há quem prefira ficar na cidade de Brotas, que é vizinha e oferece mais opções de hospedagens.

2. Viela das Lavadeiras em Embu das Artes

Mais perto da capital paulista a apenas 30 quilômetros ou 45 minutos de carro está a Viela das Lavadeiras, um dos cantinhos mais aconchegantes de Embu das Artes. O local é muito agradável as vezes com músicos tocando saxofone, o que embeleza ainda mais o ambiente repleto lojinhas de artesanato e lugares para comer. Depois de curtir todo o charme da viela com seus grafites e paredes coloridas, aproveite para conhecer também o centro histórico! O destino é uma boa pedida tanto para um domingo de sol como para um fim de semana inteiro em um lugar diferente, portanto pense bem se prefere um bate-volta ou dormir por lá e desbravar mais o destino – neste caso reserve a pousada com antecedência. Veja opções de hotéis em Embu das Artes.

Foto: Viela das Lavadeiras – embudasartes.net

3. Nevoeiro em Paranapiacaba

Se você gosta de cenários pitorescos e lendas urbanas, precisa conhecer a Vila de Paranapiacaba, que pertence a cidade de Santo André, a 60 quilômetros de São Paulo ou cerca de 1h20 de carro. O clima por si só parece cenográfico, porém o que mais atrai os cerca de 250 mil turistas anualmente é o fenômeno natural do nevoeiro que praticamente todos os dias cobre misteriosamente o local. O ar de suspense dá ainda mais força para gravações de filmes de terror que as vezes são realizadas ali. Ver a chegada do denso nevoeiro é uma experiência única já que o céu muda drasticamente e a cidade fica toda coberta em questão de poucos minutos. Confira hotéis em Paranapiacaba.

4. Templo Zu Lai em Cotia

O Templo Zu Lai é um templo budista considerado o maior da América do Sul e fica em Cotia, a 35 quilômetros de São Paulo ou cerca de 40 minutos de carro. O local não atrai somente praticantes, mas também amigos, famílias, casais e pessoas de qualquer religião que buscam um refúgio de paz e tranquilidade pertinho da capital. Com entrada gratuita, a estrutura realmente impressiona. Prepare-se para encontrar belos jardins orientais, que tornam o local excelente para caminhadas, meditações e até mesmo ler um livro junto à natureza. É importante lembrar que estamos falando de um espaço religioso, portanto evite roupas curtas e aposte em calçados confortáveis para caminhar por todo o espaço com maior comodidade. Veja hotéis em Cotia.

Fechado temporariamente para visitação devido à pandemia da covid-19

5. Kinkaku-Ji e o Parque Vale dos Templos em Itapecerica

Quem está buscando um destino mais “espiritual”, pode ser interessante visitar o Kinkaku-Ji, que fica dentro do Parque Turístico Nacional Vale dos Templos, em Itapecerica da Serra, a uns 35 quilômetros de São Paulo. Trata-se de uma réplica de um templo japonês que fica em Kyoto, com características realmente parecidas, como o lago com carpas coloridas. Aliás, logo na entrada você pode comprar um saquinho com ração para alimentar os peixes.

A versão original do Japão é revestida em ouro, enquanto a versão paulista ganhou apenas cores douradas mesmo, mas mesmo assim é tudo muito bonito e com bastante área verde para passar um dia diferente.

Confira hotéis em Itapecerica da Serra

6. Pico do Olho d’água em Mairiporã

Se você é amante de vistas panorâmicas, vai se encantar com o Pico Olho d’Água no Morro do Juquery, em Mairiporã, a aproximadamente 40 quilômetros da capital paulista. O local é super agradável e proporciona uma paisagem inesquecível dos arredores da Serra da Cantareira, além de um nascer do sol incrível em que as nuvens contribuem com o cenário perfeito. São 1.150 metros acima do nível do mar e o acesso é bem fácil pelo centro da cidade. Muito frequentado por ciclistas, atletas, montanhistas e aventureiros, é uma ótima opção para contemplar a natureza, além de fazer piqueniques e até mesmo acampar para os mais empolgados. A área não tem tanta infraestrutura, portanto leve seu lanchinho, sua água e não esqueça de recolher o próprio lixo.

Veja hotéis com desconto em Mairiporã.

Foto: Pico do Olho D’água – Mairiporã (Reprodução / Facebook)

7. Lavandário e Pedra da Macela em Cunha

A pacata cidade de Cunha está a 230 quilômetros de São Paulo, portanto vá preparado para algumas horinhas de estrada até chegar ao destino. Em compensação, cenários lindos de natureza estarão te aguardando para tornar a viagem inesquecível. Aposte em visitar especialmente dois lugares: o Lavandário (plantação de lavandas) e a Pedra da Macela. O primeiro vai te oferecer um por do sol sensacional em meio às plantas que nos remetem aos campos de lavanda de Provença, no sul da França, sem precisar ir tão longe. O local é na verdade uma fazenda que cultiva diversas espécies de lavandas, com lindos campos todo o ano. Já o segundo espaço é um dos cartões postais da cidade, sendo que o cume a 1.840 metros de altitude dá ao visitante uma vista de tirar o fôlego!

Confira opções de hotéis em Cunha.

8. Gruta do Anjo em Socorro

A Gruta do Anjo em Socorro fica a 140 quilômetros de São Paulo e é um passeio diferente para se fazer e fugir do agito das grandes metrópoles. Trata-se de uma formação rochosa com diversos túneis em que há um lago com águas cristalinas que atraem muitos visitantes. Ao todo são 3 mil metros quadrados, que podem ser conhecidos tanto andando como flutuando sobre as águas com os pedalinhos que há no local. A gruta na verdade fica dentro da propriedade onde se encontra a Pousada do Anjo e a entrada custa R$ 30 que devem ser pagos somente em dinheiro. No valor está incluso o passeio ecológico com pedalinho, um charme à parte do passeio. Lembrando que não é permitido nadar no espaço, mas visitar o local é uma opção divertida para quem mudar de ambiente.

Veja opções de hotéis com estadias baratas em Socorro.

Foto: Lucas Aldi / lucasaldi.com

9. Turismo de aventura em Brotas

Brotas é muito conhecida por ser o destino de quem procura turismo de aventura, com diversas opções de coisas radicais para fazer como rafting, rapel, tirolesa, arvorismo, passeio em quadriciclos, e muito mais. É uma boa para quem quer turistar e unir atividades esportivas em um passeio super divertido e cheio de emoção. A cidade está a cerca de 250 quilômetros de São Paulo, portanto as aproximadamente três horas de estrada tornam a viagem menos cansativa se dormir no local. Há passeios de ecoturismo para todas as idades, mas lembre-se de se informar sobre as vagas com antecedência, principalmente nos feriados quando a cidade recebe ainda mais visitantes. Não esqueça de colocar na mala repelente, protetor solar, muitas roupas leves e tênis confortáveis.

Confira opções de hotéis em Brotas.

10. Campos de girassol em Holambra

Holambra é conhecida por ser a capital nacional das flores – já que fornece cerca de 45% das flores e plantas ornamentais comercializadas no país. A charmosa cidade está a cerca de 135 quilômetros da capital paulista e foi fundada por holandeses no final da década de 40, por isso não estranhe algumas semelhanças pelas ruas com a famosa Amsterdã. O ponto alto da visita é conhecer os campos de girassol e outras plantas que embelezam ainda mais o cenário natural por ali. A entrada nos campos é permitida somente com guias autorizados e credenciados, portanto pesquise antes de fechar. Além disso, aproveite para andar pelas ruas da cidade, que esbanjam uma arquitetura super fofa!

Reserve hotel em Holambra!

11. Rota do Vinho em São Roque

Um pouco mais perto da capital paulista, a cerca de 70 quilômetros está a cidade de São Roque, muito procurada pelos turistas e principalmente pessoas que querem fazer a Rota do Vinho. A história conta que em meados do século XVII, o fundador da cidade ficou entusiasmado com as terras da região e decidiu investir na plantação de uvas e na produção de vinho. O passeio permite ver de perto a história e tradição, por meio de adegas, vinícolas, e muito mais em meio à natureza abundante da mata atlântica preservada. Prepare-se para degustar bons vinhos e deliciosos produtos típicos, além de visitar as produções de alcachofras e hortaliças trazidas pelos imigrantes europeus, que desenvolveram suas culturas na cidade.

Veja hotéis em São Roque!

12. Torre de Miroku em Ribeirão Pires

A Torre de Miroku é o maior templo deste estilo no Brasil e fica bem pertinho de São Paulo, a apenas 50 quilômetros, menos de uma horinha de estrada. Com seus 32 metros de altura, foi idealizado para ser um espaço de contemplação de paz e tranquilidade – e quem visita encontra isso mesmo! O projeto de sua construção foi inspirado no Horyu, complexo que fica na cidade de Nara, no Japão, e é classificado como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. É uma boa opção para caminhar, ler um livro e até mesmo aproveitar uma sombrinha junto à natureza. O acesso é feito exclusivamente de barco com horário marcado, o que deixa o passeio ainda mais interessante.

Confira hospedagens em Ribeirão Pires!

13. Vista do alto do Morro Pelado, em Águas de Lindóia

Se você gosta de muita área verde e sossego, a vista do alto do Morro Pelado, em Águas de Lindóia, tem tudo para te conquistar. A cerca de 2h30 de São Paulo, o alto da montanha oferece uma paisagem privilegiada da cidade com seus mais de 1.400 metros de altitude. O morro está a 4 quilômetros do centro de Águas de Lindóia e o acesso é feito por meio de uma estrada de terra íngreme, mas qualquer carro consegue subir sem problemas. O passeio é bem romântico e familiar, permitindo não se preocupar com nada além de sentar e curtir a vista maravilhosa de toda a região – que é muito bonita por sinal.

Reserve hotel em Águas de Lindóia!

14. Mega tirolesa de Pedra Bela

A pequena e aconchegante cidade de Pedra Bela, a cerca de duas horas de carro de São Paulo, abriga a maior tirolesa do Brasil e se você gosta de adrenalina precisa conhecer! Com 1.900 metros de extensão e velocidade de 107 km/h que se percorre em 1 minuto e 30 segundos, a atração pode chegar a uma altura de até 250 metros do chão misturando um paisagismo perfeito e emoção. O local foi reaberto com protocolos de segurança devido à pandemia e cobra R$ 50 por pessoa, que podem ser pagos em dinheiro ou cartão de débito. A mega tirolesa recebe visitantes somente aos finais de semana e feriados, sendo que aos sábados é mais tranquilo e aos domingos espere encontrar o espaço um pouco mais cheio.

Veja opções de hotéis em Pedra Bela!

15. Guararema

A pequena cidade de Guararema está a 80 quilômetros de São Paulo, um pouco mais de uma horinha de carro, com muita beleza natural para se apreciar. O visitante poderá curtir as ilhas repletas de peixes e animais silvestres, além da variada concentração de espécies de mata nativa remanescentes da Mata Atlântica, tudo banhado por um rio límpido de águas calmas. Há também igrejas que foram construídas em meados do século XVII, tombadas pelo Patrimônio Histórico, que preservam em seu interior mistério e curiosidades. Além disso, uma estação ferroviária do final do século XIX pode ser encontrada, de onde dá para avistar uma belíssima ponte de ferro inglesa da mesma época.

Não deixe de colocar na sua lista o Pau D’Alho, a Ilha Grande, a Pedra Montada e o Mirante, com uma paisagem panorâmica incrível que até parece pintura! Guararema também é muito famosa pelo evento de Natal, em que a cidade toda ganha luzes e decoração especial natalina. É um destino perfeito para passar o dia, ou até mesmo um fim de semana inteiro, o que permite curtir além dos pontos turísticos, os ótimos restaurantes com vistas sensacionais.

Confira onde ficar em Guararema!

Pau D’Alho, em Guararema


E você, já esteve em algum destes lugares perto de São Paulo? O que achou? Tem outros destinos para recomendar? Comente abaixo e ajude outros leitores!