logo Melhores Destinos

20 lugares incríveis perto de São Paulo para escapar no próximo fim de semana

Thayana Alvarenga
05/10/2023 às 10:24

20 lugares incríveis perto de São Paulo para escapar no próximo fim de semana

No próximo final de semana, que tal conhecer novos lugares para viajar em SP? O estado de São Paulo tem diversas cidades turísticas que atraem visitantes durante todo o ano, seja pela história, costumes, aventura, comidas ou simplesmente pela natureza exuberante. Neste post, listamos lugares que estão relativamente perto da capital paulista e podem ser visitados de carro, o que é perfeito para quem busca ter um fim de semana diferente. Confira abaixo nossas dicas de passeios e destinos e planeje a sua próxima viagem sem medo de ser feliz!

Quer receber todas as nossas dicas de viagens? Então baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca nossas notícias, guias de destinos e promoções de passagens aéreas!

Viagem perto de São Paulo

No mapa abaixo é possível conferir a localização exata de cada destino. Deleite-se com todas as nossas recomendações de lugares para viajar perto de São Paulo e apaixone-se por esse estado!

Para um final de semana tranquilo, busque sua hospedagem no Booking.com.

1. Cachoeiras em Torrinha

Para fugir do agito das grandes cidades e mesclar aventura e contato com a natureza, você deve seguir para o interior de São Paulo! A cerca de 260 km da capital (ou três horas de carro), a cidade de Torrinha é muito famosa entre os apaixonados por cachoeiras, muito procuradas para refrescar os dias mais quentes.

A cidade com pouco menos de 10 mil habitantes fica a mais de 800 metros de altitude e é cercada pela paisagem serrana e cursos de água. Além das cachoeiras, há rios, ribeirões, trilhas e morros que fazem parte do roteiro da visita junto com outras atividades como tirolesa, rapel, caminhada, mountain bike, rafting, e muito mais. Vale se aventurar!

lugares perto de sp para viajar - Torrinha

Onde ficar em Torrinha

A seguir, confira opções de hospedagem em Torrinha. Mas vale pontuar que Torrinha fica perto de Brotas e há quem prefira ficar na cidade vizinha (mais abaixo no texto, daremos dicas de onde se hospedar por lá!)

HOSPEDAGEM TORRINHA NOTA RESERVA
Sítio Canto da Seriema 10 Ver preços
Container-Spa em Torrinha 10 Ver preços
Clique aqui e veja onde ficar em Torrinha

2. Viela das Lavadeiras em Embu das Artes

A Viela das Lavadeiras é um dos cantinhos mais aconchegantes de Embu das Artes, uma cidade mais próxima a São Paulo que vale o passeio — são apenas 30 km da capital ou 45 minutos de carro. O local é muito agradável, às vezes com músicos tocando saxofone, o que embeleza ainda mais o ambiente repleto de lojinhas de artesanato e lugares para comer.

Depois de curtir todo o charme da viela com seus grafites e paredes coloridas, aproveite para conhecer também o centro histórico e o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (MASJ). Por ali, casas com mais de cem anos foram transformadas em ateliês de artistas, lojas de decoração e até canis para adoção de cachorrinhos.

O destino é uma boa pedida tanto para um domingo de sol como para um fim de semana inteiro em um lugar diferente. Portanto, pense bem se você quer descobri-lo em um bate e volta por conta própria, ou se quer dormir lá para fazer os passeios mais tranquilos ou ainda se prefere fazer uma excursão guiada com uma agência especializada (clique aqui e saiba mais).

lugares perto de sp para viajar - Embu das Artes

Foto: Viela das Lavadeiras – embudasartes.net

Pousadas em Embu das Artes

No caso de você optar por passar mais tempo no destino, reserve sua estadia com antecedência. Veja algumas opções de pousadas em Embu das Artes, a seguir:

EMBU DAS ARTES HOTEL NOTA RESERVA
Villa Serena Bed & Breakfast 9,3 Ver preços
Almenat Embu Das Artes 9,0 Ver preços
Pousada Du Valle 8,8 Ver preços
Hotel Vale das Artes 8,5 Ver preços
Clique aqui e veja outras opções de hospedagem em Embu das Artes

3. Nevoeiro em Paranapiacaba

Se você gosta de cenários pitorescos e lendas urbanas, precisa conhecer a Vila de Paranapiacaba, a 60 km de São Paulo ou cerca de 1h20 de carro. Nos dias atuais, a vila pertence à cidade de Santo André mas, no passado, o distrito foi construído para estruturar a antiga ferrovia São Paulo Railway e abrigar seus trabalhadores, sendo muitos deles imigrantes ingleses.

Os edifícios da ferrovia e as casas em estilo inglês já criam um clima cenográfico, porém o que mais atrai os cerca de 250 mil turistas anualmente é o fenômeno natural do nevoeiro que praticamente todos os dias cobre misteriosamente o local. O ar de suspense dá ainda mais força para gravações de filmes de terror que às vezes são realizadas ali. Ver a chegada do denso nevoeiro é uma experiência única, já que o céu muda drasticamente e a cidade fica toda coberta em questão de poucos minutos.

lugares para ir em sao paulo - Paranapiacaba

 

Pousadas em Paranapiacaba

Para aproveitar melhor o clima de mistério, vale a pena se hospedar em Paranapiacaba e ver a neblina encobrindo o cenário do começo da tarde até o fim da noite. Veja algumas sugestões de acomodações:

PARANAPIACABA HOTEL NOTA RESERVA
Hospedaria Os Memorialistas 9,4 Ver preços
Pousada Shamballah 9,2 Ver preços
Pousada Avalon 8,7 Ver preços
Clique aqui e escolha onde ficar em Paranapiacaba

4. Templo Zu Lai em Cotia

O Templo Zu Lai é um templo budista considerado o maior da América do Sul e fica em Cotia, a 35 km de São Paulo, ou cerca de 40 minutos de carro. O local não atrai somente praticantes, mas também amigos, famílias, casais e pessoas de qualquer religião que buscam um refúgio de paz e tranquilidade pertinho da capital.

Com entrada gratuita, a estrutura realmente impressiona. Prepare-se para encontrar belos jardins orientais, que tornam o local excelente para caminhadas, meditações e até mesmo ler um livro junto à natureza. É importante lembrar que estamos falando de um espaço religioso, portanto evite roupas curtas e aposte em calçados confortáveis para caminhar por todo o espaço com maior comodidade.

Cotia e Embu das Artes são cidades vizinhas e é comum que os dois passeios sejam combinados. Na Civitatis, é possível fazer um tour privado pelo Templo Zu Lai e a feirinha de artesanatos de Embu — saiba mais neste link.

Hospedagem em Cotia

Se quiser ficar um tempinho a mais em Cotia, confira algumas opções de hospedagem abaixo:

ONDE FICAR EM COTIA NOTA RESERVA
Locanda Buona Fortuna 9,7 Ver preços
Studio Flat Suite Completo 9,7 Ver preços
Flat Granja Viana 9,6 Ver preços
Toca da Capuava 9,0 Ver preços
Clique aqui e escolha onde ficar em Cotia

Cotia também é a casa do Animália Park. Leia a nossa review completa desse parque temático com zoológico em São Paulo!

5. Kinkaku-Ji e o Parque Vale dos Templos em Itapecerica

Se você está buscando um lugar para viajar em SP que seja mais “espiritual”, pode ser interessante visitar o Kinkaku-Ji. Trata-se de uma réplica de um templo japonês que originalmente fica em Kyoto. Já a versão brasileira fica dentro do Parque Turístico Nacional Vale dos Templos, em Itapecerica da Serra, a uns 35 km da capital paulista.

O templo realmente tem características parecidas com a referência, incluindo o lago com carpas coloridas. Aliás, logo na entrada você pode comprar um saquinho com ração para alimentar os peixes. Uma diferença é que a versão original do Japão é revestida em ouro, enquanto a versão paulista ganhou apenas cores douradas mesmo, mas mesmo assim é tudo muito bonito e com bastante área verde para passar um dia diferente.

lugares perto de sp para viajar - Itapecerica

Onde ficar em Itapecerica da Serra

Mesmo que seja um destino próximo a São Paulo, Itapecerica tem clima interiorano. Para relaxar por mais tempo entre os templos ou até em algum dos pesqueiros da cidade, reserve sua pousada abaixo:

HOSPEDAGEM EM ITAPECERICA DA SERRA NOTA RESERVA
Pousada Uchimura 9,0 Ver preços
Chalé romântico na natureza 8,8 Ver preços
Clique aqui e veja outras opções de hospedagem nos arredores de Itapecerica da Serra

6. Pico do Olho d’água em Mairiporã

Se você ama vistas panorâmicas, vai se encantar com o Pico Olho d’Água no Morro do Juquery, em Mairiporã, a aproximadamente 40 km da capital paulista. O local é super agradável e proporciona uma paisagem inesquecível dos arredores da Serra da Cantareira, além de um nascer do sol incrível em que as nuvens contribuem com o cenário perfeito. São 1.150 metros acima do nível do mar e o acesso é bem fácil pelo centro da cidade.

Muito frequentado por ciclistas, atletas, montanhistas e aventureiros, o Pico Olho d’Água é uma ótima opção de passeio em SP para contemplar a natureza, além da possibilidade de fazer piqueniques e até mesmo acampar para os mais empolgados. A área não tem tanta infraestrutura, portanto leve seu lanchinho, sua água e não esqueça de recolher o próprio lixo.

lugares perto de sp para viajar - Mairiporã

Foto: Pico do Olho D’água – Mairiporã (Reprodução / Facebook)

Hotel em Mairiporã

Mairiporã tem algumas opções de pousadas e hotéis cercados de natureza, gostosos para quem quer fugir do agito urbano. Veja a seguir:

HOSPEDAGEM EM MAIRIPORÃ NOTA RESERVA
Unique Garden Hotel & Spa 9,6 Ver preços
Villa Bem Querer 9,5 Ver preços
Pousada Refúgio Dinamarca 8,9 Ver preços
Ecoresort Refúgio Cheiro de Mato 8,8 Ver preços
Clique aqui e veja outras opções de hospedagem em Mairiporã

Leia também:
Hotel boutique perto de São Paulo – 17 opções para descansar com luxo e conforto

7. Lavandário e Pedra da Macela em Cunha

Em meio à Serra da Bocaina, a cidadezinha de Cunha é um lugar muito charmoso para viajar perto de São Paulo. Esse é um destino fica a 230 km da capital, então vá preparado para algumas horinhas de estrada. Mas valerá a pena, pois lindos cenários de natureza da Serra da Bocaina estarão te aguardando para tornar a viagem inesquecível.

lugares perto de sp para viajar - Cunha

No seu roteiro, aposte em visitar especialmente dois lugares: O Lavandário (plantação de lavandas) e a Pedra da Macela. O primeiro local vai oferecer um pôr do sol sensacional em meio às plantas que nos remetem aos campos de lavanda de Provença, no sul da França, mas sem precisar atravessar o oceano. O Lavandário é, na verdade, uma fazenda que cultiva diversas espécies de lavendin, com campos floridos durante todo o ano.

Já o segundo espaço, a Pedra da Macela, é um dos cartões postais da cidade. Trata-se de um cume a 1.840 metros de altitude que dá ao visitante uma vista de tirar o fôlego, que pode alcançar até as baías de Paraty e Angra dos Reis, se o tempo estiver limpo.

lugares passear sp - Cunha

 

Se tiver um pouquinho mais de tempo, inclua um passeio por O Olival, um pomar de oliveiras onde é possível degustar azeites e até almoçar (saiba mais aqui). Além disso, Cunha é conhecida como a terra dos ceramistas, especialmente as queimadas em forno noborigama (popular na China e no Japão). Portanto, vale a pena visitar alguns ateliês ou até marcar a viagem em algum feriado que coincida com a abertura das fornadas (confira as datas deste evento no Portal do Turismo de Cunha).

Pousadas em Cunha

Como Cunha é um destino um pouco mais distante de São Paulo, vale a pena reservar uma hospedagem para fazer os passeios com calma. Veja algumas opções de pousadas em Cunha:

CUNHA POUSADA NOTA RESERVA
Lavandas de Cunha Pousada Boutique 9,9 Ver preços
Latitude Lodge 9,7 Ver preços
Pousada Casa Bambu 9,7 Ver preços
Pousada Vale do Parque 9,5 Ver preços
Clique aqui e veja outras opções de hospedagem em Cunha

Leia também:
Paraty – RJ! Um guia completo com tudo para a sua viagem

8. Gruta do Anjo em Socorro

Rodando 140 quilômetros rumo ao interior de São Paulo, chega-se à cidade Socorro. O destino cercado por rios, cachoeiras e montanhas faz parte do Circuito das Águas Paulistas e atrai turistas interessados em sua beleza natural, em esportes radicais ou em seus hotéis fazenda.

Além disso, uma questão legal sobre Socorro é que a cidade é considerada uma capital da acessibilidade, já que a maioria dos hotéis e passeios privados têm equipamentos para esportes radicais preparados para atender às pessoas com deficiência (em alguns lugares tem até playground adaptado).

passeio em sp - Socorro

Hotel Fazenda Parque dos Sonhos Foto: Booking/Divulgação

Uma vez em Socorro, é indispensável visitar a Gruta do Anjo, uma formação rochosa com diversos túneis em que há um lago com águas cristalinas. Ao todo são 3 mil metros quadrados, que podem ser conhecidos tanto andando como flutuando sobre as águas com os pedalinhos que há no local.

A gruta, na verdade, fica dentro da propriedade da Pousada do Anjo e a entrada custa R$ 54 por pessoa (gratuito para hóspedes e para crianças até 6 anos, saiba mais aqui). No valor está incluso o passeio ecológico com pedalinho, um charme à parte do passeio. Lembrando que não é permitido nadar no espaço, mas visitar o local é uma opção divertida para quem deseja mudar de ambiente. Para complementar o seu roteiro, dê uma passadinha na grande novidade de Socorro: o maior balanço do Brasil.

Veja opções de hotéis com estadias baratas em Socorro.

lugares perto de sp para viajar - socorro

Foto: Lucas Aldi / lucasaldi.com

Hotel fazenda em Socorro

Se você curtiu a ideia de relaxar e se aventurar em um hotel fazenda em Socorro, confira algumas opções:

SOCORRO HOTEL FAZENDA NOTA RESERVA
Hotel Fazenda Parque dos Sonhos 9,1 Ver preços
Hotel Fazenda Village Montana 8,6 Ver preços
Grinbergs Village Hotel 8,4 Ver preços
Hotel Fazenda 7 Belo 8,2 Ver preços
Clique aqui e veja outras opções de hospedagem em Socorro

Veja também:
Hotel fazenda em São Paulo: 38 opções incríveis para curtir com a família!

9. Turismo de aventura em Brotas

Brotas é muito conhecida por ser o destino de quem procura turismo de aventura, com diversas opções de coisas radicais para fazer, como rafting, rapel, tirolesa, arvorismo, passeio em quadriciclos, e muito mais. É uma boa para quem quer turistar e unir atividades esportivas em um passeio super divertido e cheio de emoção.

A cidade está a cerca de 250 quilômetros de São Paulo, portanto as mais de três horas de estrada tornam a viagem menos cansativa se dormir no local. Há passeios de ecoturismo para todas as idades, mas lembre-se de se informar sobre as vagas com antecedência, principalmente nos feriados quando a cidade recebe ainda mais visitantes. Não esqueça de colocar na mala repelente, protetor solar, muitas roupas leves e tênis confortáveis.

Confira opções de hotéis em Brotas.

lugares perto de sp para viajar - Brotas

Hotéis e pousadas em Brotas

Brotas fica distante da capital, e quem pretende se aventurar por lá (ou mesmo por Torrinha) precisará passar a noite na cidade. A seguir, selecionamos algumas pousadas e hotéis com boas notas no Booking.com:

BROTAS POUSADA E HOTEL NOTA RESERVA
Villa Maria Pousada de Charme 9,7 Ver preços
Hotel Fazenda Areia que Canta 9,3 Ver preços
Pousada do Lago 9,1 Ver preços
Pousada Pé na Terra 9,0 Ver preços
Clique aqui e veja outras opções de hospedagem em Brotas

Para fazer o seu roteiro nesse destino de aventura, leia nosso guia completo de Brotas e confira também nosso review da nascente e do hotel fazenda Areia que Canta!

10. Campos de flores em Holambra

Um dos destinos mais queridinhos do interior de São Paulo é Holambra. Fundada por neerlandeses no final da década de 1940, a charmosa cidade a 135 km da capital tem algumas construções semelhantes às da famosa Amsterdã. Além disso, a cidade é conhecida por ser a capital nacional das flores, já que fornece cerca de 45% das flores e plantas ornamentais comercializadas no país.

O ponto alto de qualquer visita à Holambra é conhecer os campos de flores que embelezam ainda mais o cenário rural por ali. A entrada nos campos é permitida somente com guias autorizados e credenciados, portanto feche o passeio com antecedência ou, para ficar ainda mais fácil, contrate um tour completo que já inclua os ingressos (saiba mais aqui).

Se sobrar um tempinho, aproveite para conhecer outras atrações de Holambra — a partir da Alameda Maurício de Nassau, conheça a Praça Vitória Régia, as decorações temáticas da Expoflora, o Museu Histórico de Holambra e o Moinho dos Povos Unidos.

Reserve hotel em Holambra!

lugares perto de sp para viajar - Holambra

Pousadas e hotéis em Holambra

Holambra é a sede da Expoflora, a maior feira de exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Sendo assim, não faltam bons hotéis para receber o público do evento na cidade! Veja algumas opções abaixo:

HOLAMBRA HOSPEDAGEM NOTA RESERVA
Hotel 1948 9,4 Ver preços
Rancho da Cachaça Pousada 9,2 Ver preços
Villa de Holanda Parque Hotel 9,0 Ver preços
Hotel Flores de Holambra 9,0 Ver preços
Clique aqui e veja outras opções de hospedagem em Holambra

Se interessou pela Cidade das Flores? Então leia também:
Holambra! Quando ir, como chegar e o que fazer na cidade das flores
8 passeios em Holambra para você curtir na Cidade das Flores
Hotel em Holambra – 13 opções para curtir a Expoflora e a cidade das flores

11. Rota do Vinho em São Roque

Um pouco mais perto da capital paulista, a cerca de 70 quilômetros, está São Roque. Essa cidade é muito procurada pelos turistas que querem fazer a Rota do Vinho, um roteiro de cerca de 10 km que pode ser percorrido de carro ou até de bicicleta. A história conta que em meados do século XVII, o fundador da cidade ficou entusiasmado com as terras da região e decidiu investir na plantação de uvas e na produção de vinho.

A Rota do Vinho permite ver de perto essa tradição, pois interliga vinícolas, adegas, restaurantes, lojas de produtos artesanais e mais. Mesmo quem não consome bebidas alcoólicas encontra passeios por ali, como fazendinhas, arvorismo para crianças, museu de carros clássicos e boa comida entre os vinhedos e as plantações de alcachofras. Para não ter que se segurar nas degustações, pode ser uma boa ideia deixar o carro em casa e visitar a cidade de excursão (veja uma opção de passeio neste link).

lugares perto de sp para viajar - São Roque

Hotéis e pousadas em São Roque

Para conhecer a Rota do Vinho com mais tranquilidade, confira algumas pousadas e hotéis em São Roque:

SÃO ROQUE HOSPEDAGEM NOTA RESERVA
Pousada Gardenian 9,6 Ver preços
Pousada Sitio da Terra e Arte 9,1 Ver preços
OYO Pousada e Hotel Putini 9,1 Ver preços
Hotel Villa Rossa 9,0 Ver preços
Clique aqui e veja outras opções de hospedagem em São Roque

Leia também o review completo do Hotel Villa Rossa, um dos principais da cidade! E confira nossa seleção com 13 hotéis em São Roque e arredores ideais para aproveitar a Rota do Vinho!

12. Torre de Miroku em Ribeirão Pires

A Torre de Miroku é o maior templo deste estilo no Brasil. Com seus 32 metros de altura, foi idealizado para ser um espaço de contemplação de paz e tranquilidade – e quem visita encontra isso mesmo! O projeto de sua construção foi inspirado no Horyu, complexo que fica na cidade de Nara, no Japão, e é classificado como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

O lugar é uma boa opção para caminhar, ler um livro e até mesmo aproveitar uma sombrinha junto à natureza. Para acessar a torre é preciso marcar hora e fazer um pequeno trajeto de barco, o que deixa o passeio ainda mais interessante. E uma boa notícia é que Ribeirão Pires é uma cidade bem próxima de São Paulo. São apenas 50 quilômetro, ou menos de uma horinha de carro.

lugares perto de sp para viajar - Ribeirão Pires

Confira hospedagens em Ribeirão Pires!

13. Vista do alto do Morro Pelado em Águas de Lindóia

De volta ao Circuito das Águas Paulistas, a cerca de 2h30 de carro da capital de São Paulo, Águas de Lindóia é uma estância hidromineral e tem tudo para conquistar quem gosta de área verde e sossego. A 4 km do centro da cidade, o Morro Pelado tem mais 1.400 metros de altitude, o que oferece uma paisagem privilegiada da região.

O acesso é feito por meio de uma estrada de terra íngreme, mas qualquer carro consegue subir sem problemas. O passeio é bem romântico e familiar, permitindo não se preocupar com nada além de sentar e curtir a vista maravilhosa.

lugares perto de sp para viajar - Águas de Lindóia

Hospedagem em Águas de Lindóia

Águas de Lindóia tem muitos hotéis e pousadas, que agradam todo tipo de viajante — dos que procuram opções baratas aos que querem uma experiência mais requintada. Abaixo, listamos alguns dos mais bem avaliados:

ÁGUAS DE LINDÓIA HOSPEDAGEM NOTA RESERVA
Pousada Chão de Folhas SPA Boutique 10 Ver preços
Pousada Recanto São Jorge 9,8 Ver preços
Capitanias Hotel 9,3 Ver preços
Grande Hotel Glória 9,2 Ver preços
Clique aqui e veja outras opções de hospedagem em Águas de Lindóia

Veja também: 20 hotéis em Águas de Lindóia que você vai amar! Top 15 melhores pousadas em Águas de Lindóia e Hotel fazenda em Águas de Lindóia: 11 ótimas opções no Circuito das Águas.

14. Mega tirolesa de Pedra Bela

A pequena e aconchegante cidade de Pedra Bela, a cerca de duas horas de carro de São Paulo, abriga uma das maiores tirolesas do Brasil e se você gosta de adrenalina precisa conhecer! A atração tem pontos que chegam a altura de 1.127 metros, e sua extensão é de quase 2 km, percorridos em 1 minuto e 30 segundos, na velocidade de 107 km/h. É uma mistura perfeita de natureza e emoção!

A mega tirolesa recebe visitantes somente aos finais de semana e feriados, a partir das 8h30, sendo que aos sábados é mais tranquilo e aos domingos espera-se encontrar o espaço um pouco mais cheio. O ingresso da descida custa R$80 por pessoa e pode ser comprado com antecedência pelo site.

lugares perto de sp para viajar - Pedra Bela

Veja opções de hotéis em Pedra Bela!

15. Pau D’Alho em Guararema

Um lugar legal para viajar em SP é a pequena cidade de Guararema, a cerca de 80 km da capital paulista ou pouco mais de uma horinha de carro. Com muita beleza natural para se apreciar, o destino tem ilhas repletas de peixes e animais silvestres, além de uma variada concentração de espécies de mata nativa remanescentes da Mata Atlântica, e tudo banhado por um rio límpido de águas calmas.

Na cidade há também igrejas que foram construídas em meados do século XVII, tombadas pelo Patrimônio Histórico, que preservam em seu interior mistério e curiosidades. Além disso, uma estação ferroviária do final do século XIX pode ser encontrada, de onde dá para avistar uma belíssima ponte de ferro inglesa da mesma época. Não deixe de colocar no seu roteiro por Guararema o Recanto do Américo (mais conhecido como Pau D’Alho devido à árvore dessa espécie que fica no local), a Ilha Grande, a Pedra Montada e o Mirante, com uma paisagem panorâmica incrível que até parece pintura!

Guararema também é muito famosa pelo evento de Natal, em que a cidade toda ganha luzes e decoração especial natalina. É um destino perfeito para passar o dia, ou até mesmo um fim de semana inteiro, o que permite curtir além dos pontos turísticos, os ótimos restaurantes com vistas sensacionais.

passeios por sp - Guararema

Pau D’Alho, em Guararema

Confira onde ficar em Guararema!

16. Santuário Nacional em Aparecida

Localizada no Vale do Paraíba, a aproximadamente 180 km de São Paulo, Aparecida (também chamada popularmente de Aparecida do Norte) é um dos maiores destinos de turismo religioso do Brasil! Todos os anos, mais de 12 milhões de pessoas visitam a cidade a fim de conhecer, principalmente, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que é um marco da religião católica no Brasil e a segunda maior igreja do mundo, com uma área de mais de 1,3 milhão de metros quadrados.

Para quem é católico, a visita à Basílica pode ser muito emocionante e um convite à oração, já que a igreja tem várias capelas, seis missas por dia, sala de velas, sala das promessas e, é claro, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida encontrada em 1717 no rio Paraíba do Sul. Para quem não é católico, o passeio também vale a pena pela energia tranquila e pela arquitetura impressionante do local. Em constante transformação, a Basílica tem vários mosaicos, estátuas e estruturas que encantam os visitantes e são melhor explicados em passeios guiados — veja algumas opções de tour aqui.

lugares para viajar sp - Aparecida do Norte

Pousadas em Aparecida

Concentrados ao redor do Santuário Nacional, a maioria dos hotéis e pousadas em Aparecida têm uma estrutura simples, mas que trazem comodidade aos fiéis que desejam conhecer as atrações da cidade com calma. Confira algumas pousadas, a seguir:

APARECIDA POUSADA NOTA RESERVA
Pousada GEF Aparecida 9,6 Ver preços
Pousada Pai Nosso 9,5 Ver preços
Pousada Bela Rainha 9,4 Ver preços
Rogai Hotel Pousada 9,0 Ver preços
Clique aqui e veja outras opções de hospedagem em Aparecida

Confira mais conteúdos do Melhores Destinos sobre Aparecida e faça o seu roteiro:
Onde fica Aparecida e como chegar à cidade do Santuário Nacional
Santuário Nacional de Aparecida – guia completo para visitar a 2ª maior igreja católica do mundo!
O que fazer em Aparecida – 9 atrações além do Santuário Nacional
As 20 melhores pousadas em Aparecida do Norte para se hospedar barato e com conforto!

17. Gigantismos e história em Itu

Localizada a 100 km de São Paulo, Itu é uma ótima opção de bate-volta para quem mora na capital, com muitas atrações históricas, igrejas a cada esquina e algumas atrações gigantes!

Na década de 1960, Itu ficou famosa como a “Cidade dos Exageros” na interpretação do humorista Simplício, da Praça da Alegria. Para confirmar esse apelido, a Praça Padre Miguel, no centro da cidade, ganhou um orelhão e um semáforo em escala aumentada, além de lojas que vendem objetos cotidianos e comidas exageradas (como a coxinha de 1kg). E quem curtir a brincadeira pode estender o passeio até a Praça dos Exageros, um parque voltado para crianças, com brinquedos cercados de peças de xadrez, insetos, lápis e ferramentas de tamanho desproporcional.

lugares para passeio - Itu

Praça Padre Miguel Foto: Turismo Itu/Divulgação

Fora os gigantismos, o centro de Itu tem muito a oferecer quando se trata de passeios religiosos e históricos, com um belo casario preservado. No final do período colonial, essa era uma das vilas mais ricas do interior de São Paulo e parte desse dinheiro foi investido na construção de muitas igrejas, rendendo o apelido de “Roma Brasileira”. Os destaques vão para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja Bom Jesus e a Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Além disso, em 1873, Itu sediou a primeira Convenção Republicana do Brasil e para conhecer melhor esse período do nosso país, vale passar no Museu Republicano ou fazer o passeio do Trem Republicano.

lugares para passear sp - Itu

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária Foto: Turismo Itu/Divulgação

Hotel fazenda em Itu

Itu tem boas opções de hotéis, sendo que a maioria deles fica em regiões afastadas do centro da cidade, em zonas rurais. Conheça alguns hotéis fazenda em Itu e faça sua reserva:

HOTEL ITU NOTA RESERVA
Fazenda Capoava 9,1 Ver preços
Hotel Fazenda Brisa Itu 8,8 Ver preços
Gandini Hotel 8,7 Ver preços
Novotel Itu 8,2 Ver preços
Clique aqui e veja outras opções de hospedagem em Itu

Leia também:
Restaurante fazenda – 12 opções para um bate-volta de São Paulo para comer bem e se divertir

18. Romantismo em Serra Negra

Vizinha de Socorro e parte do Circuito das Águas Paulistas, a cidade de Serra Negra tem um charme que encanta casais e famílias afeitas ao romantismo. O destino é cercado pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, o que lhe confere muita beleza natural. Além disso, o centro da cidade oferece bons hotéis, ótima gastronomia e muitas malharias das fábricas da região – durante o inverno, com as pessoas vestindo seus suéteres recém comprados, a música ao vivo e as luzes da praça central, Serra Negra parece o cenário idílico de um filme natalino!

lugares para passear - Serra Negra

Serra Negra fica a 142 km de São Paulo. Dentre as atrações que não podem faltar no seu roteiro está o Alto da Serra, o ponto mais alto da cidade, a 1.310 metros de altitude, com uma vista ampla para a região e um belo pôr do sol. O passeio de teleférico é outro que proporciona um panorama legal da cidade e leva até o Pico da Fonseca, onde está localizado o Cristo Redentor. Perto do centro, vale conferir duas atrações inusitadas: a réplica da Fontana di Trevi (que infelizmente não tira a vontade de conhecer a Fontana verdadeira) e a Disneylândia dos robôs, um castelo repleto de engenhocas que encantam as famílias (saiba mais aqui).

Se você curte os passeios pelas cidades do do Circuito das Águas Paulista, talvez valha a pena fazer uma excursão que inclui Socorro, Serra Negra e Monte Alegre do Sul (onde há deliciosos morangos). Reserve esse passeio aqui.

passeios por sao paulo - Serra Negra

Hotéis em Serra Negra

Como Serra Negra já é um destino muito querido, o centro da cidade é tomado por vários hotéis e pousadas que atendem a grande demanda de visitantes. Alguns deles são bem simples, mas conseguem proporcionar bastante conforto, principalmente no frio. Veja algumas opções:

SERRA NEGRA HOTEL NOTA RESERVA
Serra Negra Palace Hotel 9,1 Ver preços
Hotel Firenze 9,1 Ver preços
Hotel Pousada Shangri-la 9,1 Ver preços
Hotel Pousada Delplata 8,9 Ver preços
Clique aqui e veja outras opções de hospedagem em Serra Negra

Confira nosso roteiro completo para se apaixonar por Serra Negra!

19. Águas termais em Águas de São Pedro

Localizada a 190 km da capital, Águas de São Pedro é uma estância hidromineral e o menor município do Estado de São Paulo em área. Mas não se engane por isso! Mesmo pequena, a cidade tem muita beleza natural e charme interiorano a oferecer.

Ao redor do Canal Central, a Avenida Carlos Mauro é bem arborizada, tem vários restaurantes, bares e sorveterias, e leva até atrações como o Boulevard, o Fontanário Municipal (com água mineral) e o Spa Thermal onde são feitos banhos com águas hidrotermais. Além das águas, o centro da cidade também conta com o Parque Municipal Dr. Octavio Moura Andrade, que tem uma praça, um monumento de chafarizes e um bosque com trilhas para caminhadas.

lugares para viajar sp - Águas de São Pedro

Se você estiver viajando pela região de Águas de São Pedro, vale dar uma esticada para a vizinha São Pedro. Por ali, quem curte aventura pode voar de parapente pelos cenários da Serra do Itaqueri, enquanto quem gosta dos pés no chão pode apreciar a vista do Parque Marcelo Golinelli. Para completar a viagem com muita diversão, há ainda o São Pedro Thermas Resort, uma combinação de hotel com um dos melhores parques aquáticos do estado, o Thermas Water Park.

lugar para viajar em sp - Thermas Water Park

Onde ficar em Águas de São Pedro

Em uma cidade onde as águas são o grande atrativo, há alguns hotéis e pousadas com grandes piscinas para refrescar o calor do interior paulista. Confira alguns hotéis em Águas de São Pedro abaixo:

HOTEL ÁGUAS DE SÃO PEDRO NOTA RESERVA
LS Villas Hotel & Spa 9,2 Ver preços
Hotel Portal das Águas 8,8 Ver preços
Pousada Casablanca Águas de São Pedro 8,6 Ver preços
Pousada Rural Paraíso 8,2 Ver preços
Clique aqui e veja outras opções de hospedagem em Águas de São Pedro

Veja também o nosso review completo do São Pedro Thermas Resort, que tem hotel e parque aquático em um só lugar!

20. Flores, morango e a Pedra Grande em Atibaia

Pertinho de São Paulo, a apenas 50 quilômetros, Atibaia é considerada a terra do morango e atrai visitantes por seu clima de serra, seus passeios rurais e sua beleza natural.

Durante a Festa de Flores e Morangos, milhares de turistas invadem a pacata cidade. Mas também é possível conhecer essas culturas de Atibaia em outras épocas do ano. Uma das opções é o Orquidário Takebayashi onde, além das orquídeas, há a produção de morangos que podem ser colhidos e provados na hora. A outra possibilidade é contratar uma agência para fazer um tour do morango em Atibaia (veja todos os detalhes aqui). Vale mencionar que a melhor época para encontrar as frutinhas maduras é entre julho e dezembro.

lugar para viajar em sp - Atibaia

Para completar seu roteiro por Atibaia, é imprescindível incluir a Pedra Grande, o principal cartão postal da cidade. A 1.418 metros de altitude, o pico da pedra proporciona vista para até sete cidades (dependendo do tempo) e é o ponto ideal para vôos de asa delta, paraglider ou parapente. O caminho para a Pedra Grande pode ser feito de carro, mas como a estradinha de terra não está nas melhores condições, vale contratar alguma agência que te leve em um veículo 4×4 — reserve seu passeio neste link.

lugares para passear em sp - Atibaia

Hotéis em Atibaia

Apesar de não ser uma cidade tão grande, Atibaia recebe muitos turistas e tem vários hotéis no centro, que são perfeitos para quem quer fazer boa parte das atrações a pé. Além dessas opções, Atibaia tem ótimos resorts e hotéis fazenda com uma super estrutura e serviços de pensão completa ou all inclusive. Listamos algumas hospedagens em Atibaia, a seguir:

ATIBAIA HOTEL NOTA RESERVA
Bourbon Atibaia Resort 9,0 Ver preços
Tauá Hotel & Convention Atibaia 8,7 Ver preços
Faro Hotel Atibaia 8,4 Ver preços
Pousada Vista da Pedra 8,4 Ver preços
Clique aqui e veja outras opções de hospedagem em Atibaia

Para complementar seu roteiro, confira nosso guia completo por Atibaia e veja tudo que você precisa saber antes de conhecer a Pedra Grande

Leia também:
-Melhores hotéis para curtir com as crianças perto de São Paulo (e 7 resorts bônus no Nordeste!)


E você, já esteve em algum destes lugares perto de São Paulo? O que achou? Tem outros destinos para recomendar? Comente abaixo e ajude outros leitores!

Se você não mora em São Paulo, mas ficou com vontade de conhecer esses destinos, entre na nossa página de passagens aéreas para São Paulo e confira as promoções.  Veja também 28 opções incríveis de hotéis e pousadas perto de São Paulo: 28 opções incríveis!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção