logo Melhores Destinos

Turismo de aventura: 5 destinos radicais imperdíveis no Brasil

Rafael Torres
Rafael Torres
08/11/2020 às 10:50

Turismo de aventura: 5 destinos radicais imperdíveis no Brasil

Existe uma parcela de viajantes, que ao contrário da maioria, não viaja para descansar, pelo contrário, esses são os que costumo chamar de caçadores de aventura! Pensando nisso, e por ser uma modalidade que gosto muito, particularmente, separamos aqui os cinco melhores destinos de aventura do Brasil. Mas, antes de mais nada, precisamos entender o que é turismo de aventura.

É bastante comum que, ao escutar o termo turismo de aventura, a gente acabe associando esse conceito, ou tipo de turismo, a algo perigoso ou que possuam atividades tão radicais, que se tornam impossíveis de serem praticadas pela maioria de nós. Mas a realidade é outra, o turismo de aventura, na verdade, é como praticar qualquer tipo de esportes, mas nesse caso, ele é praticado em meio a natureza.

 

Tipos de turismo de aventura

Vamos lá, se você é alguém que busca sair da sua zona de conforto, testar seus limites, o turismo de aventura é ideal para você e são várias as modalidades disponíveis para todos os níveis e tipos de aventureiros. Entre elas podemos listar algumas, como Ecoturismo, Turismo de Natureza, Bungee Jumping, Parapente, Rafting, Escalada, Slackline, Rapel, Canoagem entre outros. 

Mas você deve estar se perguntando: “Onde eu encontro esse tipo de modalidade de turismo?” Aqui mesmo, no Brasil!

Nosso país é extremamente rico em recursos naturais e o ecoturismo e turismo de aventura são o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros, depois de sol e praia, de acordo com o site do Ministério do Turismo.

Melhores Destinos para turismo de aventura no Brasil

O turismo de aventura tem se tornado um dos mais procurados e o Brasil é rico em belezas naturais e destinos que promovem essa modalidade. Pensando nisso, decidimos listar aqui os melhores destinos de turismo de aventura no Brasil. Curioso? Confira a lista!

Vale lembrar que todos os destinos mencionados aqui estão presentes em nossos guias de destinos com informações e dicas completas para você.

1. Brotas – São Paulo

brotas

Brotas, fica localizada a cerca de 240 km de São Paulo, e é considerada a capital do turismo de aventura no Brasil! A variedade de passeios e atrações são inúmeras e com certeza você irá encontrar alguma atração para liberar sua adrenalina, entre as atrações estão: rafting, tirolesa, arvorismo e esportes aquáticos. 

Mas você pode dizer: “isso não é para mim!”… Eu mesmo já fiz rafting e queda livre em Brotas e posso dizer que sim, se tiver disposição é possível!

Mas se você é do tipo que prefere apenas relaxar e tomar um banho de cachoeira, Brotas possui mais de 74 cachoeiras a sua disposição.

2. Chapada Diamantina – Bahia

A Chapada Diamantina é um dos destinos de turismo de aventura mais procurados do Brasil. Para os amantes de trekking, a região é um paraíso e as trilhas fazem sucesso entre os viajantes. Entre as mais famosas trilhas da Chapada Diamantina, temos a trilha do Vale do Pati. Indicação da nossa editora de destinos, Monique Renne.

Mas, além de trilhas e caminhadas é possível realizar outras atividades por lá, como: escalada, flutuação, rapel, tirolesa, SUP e mais. Eu estive lá e recomendo!

Leia também:
27 erros em caminhadas que você não vai querer cometer!

 

5. Jalapão – Tocantins

O Jalapão é um dos melhores destinos do Brasil para os amantes do ecoturismo. O difícil acesso ajuda a preservar a região, que ainda recebe poucos turistas em busca das atrações do cerrado. Porém quem se aventurar nessa viagem não irá se arrepender. O Jalapão oferece aos turistas rios com água límpida e deliciosas quedas d’água, como a Cachoeira da Velha e a Cachoeira do Formiga; o raro fenômeno dos fervedouros, onde nascentes profundas se transformam em oásis que permitem aos visitantes flutuarem sem esforço algum; um conjunto de dunas douradas perfeitas para o pôr do sol; e formações rochosas que parecem ter saído do papel, de tão perfeitamente desenhadas pela natureza, como a Serra do Espírito Santo e a Pedra Furada. O difícil mesmo é conhecer tudo em apenas uma viagem, por isso já se organize para voltar.

Como dissemos anteriormente, o Brasil é extremamente rico em destinos de aventura, ai mesmo, pertinho de você, com certeza tem um destino perfeito para aventura!

Esperamos que tenham gostado da nossa relação com os cinco melhores destinos de aventura do Brasil! Mas comenta aí, qual o seu destino de aventura preferido e que não entrou na nossa lista?