logo Melhores Destinos

TudoAzul agora permite reservar passagens mesmo sem o saldo completo de pontos

Daniel Gadelha
05/04/2022 às 11:24

TudoAzul agora permite reservar passagens mesmo sem o saldo completo de pontos

O TudoAzul lançou hoje uma novidade para seus clientes, o Congelamento de Tarifa. O novo serviço permite que os usuários reservem voos nacionais e internacionais da Azul mesmo sem ter a quantidade de pontos necessária e quitem a “dívida” posteriormente, mediante ao pagamento de uma taxa de conveniência. A reserva pode ficar “congelada” por até 48 horas ou 11 meses – de acordo com a preferência do cliente.

Além de poder reservar passagens aéreas sem ter o saldo necessário, os clientes ganham mais flexibilidade caso os planos de viagem mudem, já que o valor cobrado pelo serviço é bem menor que a taxa de cancelamento.

Como funciona a Tarifa Congelada TudoAzul

O funcionamento do serviço é bem simples: basta fazer a pesquisa dos voos normalmente e, na tela de pagamento, solicitar a reserva através da Tarifa Congelada, ao invés de emitir de imediato. A reserva pode ser feita no nome do titular da conta TudoAzul, ou no de seus beneficiários aptos para resgate no momento da reserva.

Caso o beneficiário TudoAzul esteja no prazo de carência de 60 dias, não será possível reservar passagens em seu nome mesmo que o voo ocorra após o período de carência.

O serviço é exclusivo para voos operados pela Azul, ou seja, não é possível reservar passagens de voos de companhias parceiras do programa. Além disso, é necessário que exista disponibilidade de tarifas e assentos no voo. Pelo menos por enquanto, a ferramenta está disponível para reservas feitas somente através do aplicativo, ou pela central de atendimento. E não pode ser utilizado nas emissões utilizando pontos mais dinheiro.

Confira o passo a passo para reservar com o Tarifa Congelada pelo aplicativo Azul:

  1. Faça a pesquisa inserindo origem, destino e datas e escolha um voo em que a opção de Congelamento de Tarifa esteja disponível;
  2. Confira o valor total da reserva e escolha por quanto tempo deseja congelar o valor (por até 48h ou por até 11 meses);
  3. Faça o pagamento da taxa de embarque e da taxa de conveniência do serviço (os pontos só serão debitados posteriormente);
  4. Agora acumule os pontos necessários para a quitar a reserva.

Fizemos uma pesquisa através do aplicativo e o serviço já aparece disponível, mas antes é necessário baixar a atualização que foi disponibilizada hoje.

Quanto custa e qual o prazo para quitar a Tarifa Congelada TudoAzul?

O valor cobrado pela Tarifa Congelada TudoAzul varia de acordo com o tipo da viagem (nacional ou internacional), o período em que ficará congelada (até 48 horas ou até 11 meses) e a categoria elite TudoAzul do cliente, veja:

Tarifa Congelada TudoAzul por até 48h

Esta opção garante o valor e as vagas do voo por até 48h desde que seja quitada em até 7 dias antes da viagem em voos nacionais ou em até 14 dias antes da viagem em voos internacionais.

Cliente Tipo de viagem Taxa de conveniência Limite
TudoAzul, Topazio e Safira Nacional R$ 30 Uma reserva por vez
Diamante Nacional R$ 20 Até duas reservas simultâneas
TudoAzul, Topázio e Safira Internacional R$ 75 Uma reserva por vez
Diamante Internacional R$ 50 Até duas reservas simultâneas

Tarifa Congelada TudoAzul por até 11 meses

Para quem quer reservar com maior antecedência e por mais tempo, essa opção garante o valor e as vagas do voo por até 330 dias, desde que seja quitada até 30 dias antes do voo, em viagens nacionais e por até 310 dias, desde que seja quitada até 50 dias antes do voo, em viagens internacionais.

Cliente Tipo de viagem Taxa de conveniência Limite
TudoAzul, Topazio e Safira Nacional R$ 100 Uma reserva por vez
Diamante Nacional R$ 80 Até duas reservas simultâneas
TudoAzul, Topázio e Safira Internacional R$ 200 Uma reserva por vez
Diamante Internacional R$ 150 Até duas reservas simultâneas

Como quitar uma reserva Tarifa Congelada TudoAzul?

As reservas emitidas através do serviço podem ser quitadas através da central de atendimento (4003-1118 ou 0800 887 1118) até a data de expiração (fala sério, TudoAzul, não tem como quitar pelo app???). Caso não seja paga até o prazo limite mas o cliente tenha saldo suficiente para quitá-la, o débito será feito automaticamente. Ou seja, caso desista da reserva mesmo tendo saldo disponível, é preciso entrar em contato e solicitar o cancelamento ou a reserva será confirmada.

Mas, caso não haja saldo suficiente, a reserva será automaticamente cancelada sem possibilidade de reativação. O cliente receberá o valor pago pela taxa de embarque de volta na forma de crédito que poderá ser utilizado em compras futuras na Azul em até 12 meses. A taxa de conveniência da Tarifa Congelada não é reembolsável.

Frota Azul Linhas Aéreas

Posso cancelar uma reserva feita com a Tarifa Congelada TudoAzul?

Antes da quitação, a reserva “fiado” pode ser cancelada a qualquer momento e a taxa de embarque será devolvida na forma de créditos. Mas, caso o cliente já tenha quitado a reserva, terá que pagar a taxa de cancelamento conforme a penalidade vigente para ter os pontos de volta. Em ambos os casos, a taxa de conveniência não será devolvida.

Dúvida sobre a Tarifa Congelada TudoAzul

  • Quem pode utilizar o Congelamento de Tarifa?

Todos os clientes TudoAzul, quando disponível para o voo desejado para o titular e seus beneficiários aptos para resgate no momento da reserva.

  • Em quais voos poderei utilizar o Congelamento de Tarifa?

O serviço está disponível somente em voos vendidos e operados pela Azul mediante disponibilidade de tarifas e assentos destinados ao serviço.

  • Quanto custa o Congelamento de Tarifa?

A taxa de conveniência cobrada pelo serviço varia de acordo com o tipo de viagem (nacional ou internacional), o período de congelamento da reserva (48h ou 11 meses) e o status TudoAzul do cliente. Para voos nacionais, o valor é a partir de R$ 20 e, para voos internacionais, a partir de R$ 75.

  • É necessário fazer algum pagamento no momento da reserva?

Sim, é necessário pagar de imediato as taxas de embarque e a taxa de conveniência. Somente o valor referente a pontuação será cobrada posteriormente.

  • Como faço para quitar uma reserva?

É necessário entrar em contato com a central de atendimento (4003 1118 ou 0800 887 1118). Ainda assim, a reserva ainda será quitada caso chegue a data de expiração e o cliente possua saldo disponível.

  • Qual a data de expiração da reserva?

Durante a contratação do Congelamento de Tarifa a data exata de expiração da reserva será informada.

  • Como acumular pontos para quitar a reserva?

É possível acumular pontos TudoAzul de diversas formas, como através do Clube TudoAzul, transferindo pontos de cartões de crédito parceiros para o programa, comprando pontos e utilizando o cartão Azul Itaucard.

Confira também a oferta exclusiva para solicitar o cartão Azul Itaucard e ganhar até 65 mil pontos bônus!

  • Posso comprar produtos e serviços extras, tais como bagagem e marcação de assento, antes de quitar a reserva?

Os serviços adicionais ao voo só poderão ser adquiridos após a quitação da reserva.

  • O que acontecerá se a reserva não for quitada até a data de expiração?

Caso a reserva não seja quitada dentro do prazo, os pontos necessários serão debitados automaticamente até 12 horas antes de sua expiração. Mas, se não houver saldo disponível, a reserva será automaticamente cancelada
sem possibilidade de reativação.

  • Posso prorrogar a data de expiração da minha reserva?

Não será possível prorrogar a data de expiração da reserva ou reativação de uma reserva já expirada.

  • A taxa de Congelamento de Tarifa é reembolsável?

A taxa cobrada para o Congelamento de Tarifa não é reembolsável, mesmo em casos de desistência da compra, cancelamento da reserva pelo cliente antes de sua expiração ou saldo insuficiente para quitação.

  • O que acontecerá se eu cancelar ou alterar minha reserva antes de quitá-la?

O saldo referente ao pagamento das taxas de embarque serão convertidos para crédito que poderão ser utilizados em outras compras na Azul no período de 12 meses. As taxas de contratação do Congelamento de Tarifa e outras taxas de serviços aplicadas não serão reembolsadas.

  • O que acontecerá se eu cancelar ou alterar minha reserva após quitá-la?

Após quitação de uma reserva com Tarifa Congelada, o cancelamento do bilhete estará sujeito as regras tarifárias e possíveis penalidades de alteração e cancelamento.

  • É possível reativar uma reserva expirada?

Não.

  • Posso fazer o Congelamento de Tarifa para beneficiários que estejam no período de carência de 60 dias?

Não, somente para o titular e beneficiários com cadastro apto para resgate no momento da reserva podem utilizar o serviço.

  • Posso alterar meus beneficiários antes da quitação da reserva?

Sim. Mas os beneficiários incluídos na reserva precisam estar aptos para resgate no momento da criação da reserva, não sendo necessário mantê-los como beneficiários até a quitação.

  • Quantas reservas congeladas poderei ter simultaneamente?

Clientes TudoAzul Diamante podem ter até duas reservas por vez, enquanto que os demais apenas uma.

Vale a pena utilizar a Tarifa Congelada TudoAzul?

Essa é uma boa novidade no TudoAzul já que permite que os clientes reservem voos mesmo sem ter a quantidade de pontos suficientes ou, mesmo para quem já tem saldo, é uma opção para deixar a reserva “em espera” quando os planos de viagem ainda não são concretos.

Como não existe tabela fixa de resgate no programa e um trecho pode custar 5.000 ou 50.000 pontos, uma dica é fazer a reserva quando o valor da passagem estiver atrativo para só então enviar os pontos do cartão de crédito e, de preferência, aproveitando uma oferta de transferência bonificada, por exemplo.

Um benefício que senti falta foi acumular pontos bônus ao quitar a reserva, como é oferecido pelo Viaje Fácil Smiles. Essa é uma boa forma de “amenizar” o custo, principalmente para clientes com status no programa. Outra coisa básica seria quitar a reserva pelo site ou app, algo que a Smiles já permite há anos. Outras sugestões seriam oferecer pelo menos uma reserva grátis por ano para clientes Diamante, ou ainda, utilizar o benefício na reserva de voos de parceiros através do Interline.

Saiba mais sobre o Tarifa Congelada TudoAzul no site – clique aqui.


E você, o que achou da Tarifa Congelada TudoAzul? Bem que o Latam Pass poderia oferecer um serviço similar, não acham? Comente e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção