Trem low cost entre Madri e Barcelona inicia operações em maio com passagens a partir de 5 euros
Trem low cost entre Madri e Barcelona inicia operações em maio com passagens a partir de 5 euros
Em breve será possível viajar pela Espanha com trens de alta velocidade pagando poucos euros. A operação das companhias low cost de trens de alta velocidade, entre Madri e Barcelona, começará no dia 10 de maio. A primeira empresa a colocar os trens de baixo custo a rodar será a Ouigo seguido pela Avlo em 23 de junho. Para marcar o início das operações, as empresas estão com preços incríveis para a viagem de cerca de 2h30. É possível encontrar bilhetes a partir de apenas 5 euros.
Os preços mais baixos estão sendo praticados pela Avlo, que pertence ao grupo Renfe. Em apenas um dia de promoção, a companhia já vendeu cerca de 80 mil passagens, isto equivale a 182 composições ferroviárias lotadas. Há bilhetes disponíveis até 11 de dezembro. A venda promocional vale até 14 de fevereiro e marca os 80 anos da companhia pública.
A Ouigo também está registrando muita procura por suas tarifas promocionais. O número de visitas no site da empresa gira em torno de 1 milhão de usuários por dia. A empresa começa a operar a linha de Madri a Barcelona em 10 de maio com passagens a partir de apenas 9 euros.
As empresas de trem rápido trabalham como uma companhia aérea low cost. O preço da passagem é bem baixo e só inclui mala de mão e item pessoal, mas há diversos serviços pagos a parte, como: escolha de assento, wi-fi, transporte de bagagem, entretenimento, etc. Os serviços extras custam a partir de 8 euros.
As duas companhias tinham previsão de iniciar as operações antes da atual data, mas a pandemia atrasou os planos. A primeira expectativa da Avlo de iniciar as viagens era em 6 abril do ano passado, como noticiamos aqui no Melhores Destinos. Já a Ouigo tinha anunciado o início das operações para março e agora adiou por mais dois meses.
A Avlo operará quatro trens diários entre as duas cidades com paradas em Guadalajara, Calatayud, Zaragoza, Lleida, Tarragona, Girona e Figueres. Já Ouigo fará cinco viagens por dia com paradas somente em Zaragoza e Tarragona.
Em 2022 mais uma empresa, Ilsa, entrará para competir nesta rota oferecendo mais opções aos passageiros. A Espanha abriu, nos últimos anos, seu mercado ferroviário. Antes somente a companhia estatal Renfe operava as linhas, agora outra empresas apresentaram propostas e estão sendo liberadas, como a Ouigo, que tem participação da francesa SNCF, e a Ilsa, ligada a Trenitalia.