Testamos o tempo da inspeção de segurança em 5 aeroportos nacionais
Testamos o tempo da inspeção de segurança em 5 aeroportos nacionais
Conforme divulgamos aqui no Melhores Destinos, desde de 18 de julho foram adotados novos procedimentos de segurança para o embarque dos voos domésticos nos principais aeroportos brasileiros. As medidas foram determinadas pela ANAC. Os primeiros dias após a mudança foram caóticos. Dezenas de voos atrasaram e passageiros perderam voos devido ao tempo que ficaram na fila da segurança.
Por conta disso, decidimos testar os novos procedimentos de segurança em cinco dos principais aeroportos brasileiros. Os testes ocorreram nos últimos 15 dias e ficamos surpresos com o resultado. Confira!
O que mudou nos procedimentos de segurança?
Na prática, embarcar em um voo doméstico no Brasil ficou mais parecido com a segurança que já era feita nos voos internacionais. A vistoria na bagagem de mão passou a ser mais rígida, sendo obrigatório agora retirar notebooks de bolsas ou mochilas. Outra novidade é que uma revista pessoal aleatória pode ser feita pelo agente de proteção, com a ajuda de um scanner corporal. Continua proibido embarcar itens como tesoura, canivete, navalha, martelo, alicate, e substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis como bagagens de mão.
Quanto tempo está levando a fila de segurança nos principais aeroportos?
Aeroporto de Congonhas (São Paulo)
Embarcamos duas vezes de Congonhas, em dias e horários distintos. Ficamos surpresos com a rapidez para passar pela segurança. Não passei pela revista individual, mas nas duas vezes pediram para verificar objetos que estavam dentro da mochila, mesmo eu tendo tirado o notebook, conforme solicitado.
Data: 26 de julho Início: 17:04 – Término: 17:15 – Tempo total: 11 minutos
Data: 9 de agosto Início: 13:52 – Término: 14:01 – Tempo total: 9 minutos
Os horários de maior movimento para embarcar em Congonhas são pela manhã, entre 7h e 9h, bem como no fim da tarde e início da noite, entre 17h e 19h.
Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro)
Embarquei quatro vezes do Santos Dumont, em dias e horários distintos. Apesar da grande quantidade de pessoas, ficamos surpresos com a rapidez para passar pela segurança. São vários aparelhos de raios-x, o que acelera bem o processo. Levamos menos de 10 minutos nas três vezes. No primeiro dia passei pela revista individual. Nas demais vezes não. Tirei o notebook, conforme solicitado.
Data: 26 de julho Início: 06:24 – Término: 06:29 – Tempo total: 5 minutos
Data: 27 de agosto Início: 05:52 – Término: 06:00 – Tempo total: 8 minutos
Data: 6 de agosto Início: 14:06 – Término: 14:10 – Tempo total: 4 minutos
Data: 9 de agosto Início: 06:59 – Término: 07:08 – Tempo total: 9 minutos
O horário de maior movimento para embarcar no Santos Dumont é entre 6h e 8h da manhã. A dica é na hora da leitura do cartão de embarque escolher a fila da esquerda, pois tem 2 aparelhos de raios-x a mais que a outra, sendo bem mais rápida.
Aeroporto Internacional do Galeão (Rio de Janeiro)
Embarquei duas vezes do Galeão, em dias distintos, no período da manhã. O fluxo de passageiros era intenso, mas foi bem rápido passar pela segurança. Na primeira vez pediram para eu tirar o cinto e o sapato. Expliquei ao agente que eles não acionavam e que eu viajava sempre com eles, mas mesmo assim pediram que fosse tirado. O notebook eu já havia tirado. Passei pela revista individual nas duas vezes, mas foi rápido.
Data: 25 de julho Início: 05:41 – Término: 05:43 – Tempo total: 12 minutos
Data: 1 de agosto Início: 07:12 – Término: 07:21 – Tempo total: 9 minutos
O horário de maior movimento para embarcar no Galeão é entre 18h e 20h no Terminal 2. O Terminal 1 é bem tranquilo.
Aeroporto Internacional de Brasília
Embarquei duas vezes de Brasília, em dias e horários distintos. O fluxo de passageiros era intenso no primeiro dia e bem calmo no segundo. Novamente foi bem rápido passar pela segurança. Não passei pela revista individual e nem pediram para verificar minha mochila. Tirei o notebook, conforme solicitado.
Data: 27 de julho Início: 17:56 – Término: 18:04 – Tempo total: 8 minutos
Data: 1 de agosto Início: 15:40 – Término: 15:44 – Tempo total: 4 minutos
O horário de maior movimento para embarcar em Brasília é entre 17h e 20h.
Aeroporto de Vitória
Embarquei uma vez de Vitória. Poucos passageiros. Novamente foi bem rápido passar pela segurança. Não passei pela revista individual e nem pediram para verificar minha mochila. Tirei o notebook, conforme solicitado.
Data: 27 de julho Início: 15:36 – Término: 15:41 – Tempo total: 5 minutos
O horário de maior movimento para embarcar em Vitória é entre 16h e 18h.
Conclusão
Dos 11 embarques nos diferentes aeroportos, em apenas em 2 deles levamos mais de 10 minutos. Mesmo assim, o tempo máximo foram 12 minutos, o que é muito bom. Em média, foram apenas 7 minutos, o que é uma boa notícia.
Aparentemente, houve um aprendizado coletivo. Notamos que os funcionários estão fazendo o máximo para acelerar o processo de segurança e os passageiros também estão fazendo a parte deles, separando previamente os itens necessários para inspeção. Claro que há exceções, mas me arrisco a dizer que no Brasil ainda temos filas de segurança entre as mais rápidas do mundo.
Ressaltamos que os tempos gastos com os procedimentos de segurança podem variar bastante conforme o aeroporto, dia e o horário da viagem. Portanto, é sempre bom chegar cedo para embarcar com tranquilidade.
Além disso, o check-in das companhias aéreas encerra entre 30 e 40 minutos antes do horário de decolagem dos voos domésticos no Brasil. O embarque pode ser encerrado 15 minutos antes do horário de decolagem. Portanto, é bom ficar atento e evitar transtornos.
Lembrando ainda que a partir de 16 de agosto a Latam vai encerrar o atendimento do check-in de voos nacionais mais cedo em cinco aeroportos brasileiros.
Como os tempos foram calculados
Disparamos um cronômetro no momento que entramos na fila do raio-x, parando somente após colocar eventuais itens retirados do corpo, como sapatos e cintos, bem como após pegar todas as bagagens de mão e colocar os itens retirados de volta.
E você, embarcou recentemente de algum aeroporto brasileiro? Quanto tempo precisou para passar pela segurança? Comente e participe!