logo Melhores Destinos

Conheça a nova sala VIP da KLM no aeroporto de Amsterdã

Sandro Kurovski
11/03/2020 às 5:11

Conheça a nova sala VIP da KLM no aeroporto de Amsterdã

No finalzinho de 2019 a KLM completou 100 anos de existência e, como parte das comemorações, inaugurou sua nova (e gigante!) sala VIP no aeroporto de Amsterdã: O KLM’s non-schengen crown longe. Um espaço com quase 7 mil metros quadrados, divididos em 2 pavimentos, com capacidade para receber até 1.500 pessoas.

Aproveitei minha passagem pela capital da Holanda para conhecer o Crown Lounge (ou Sala da Coroa) e e conferir quais são as formas de acesso par que você também possa aproveitar quando estiver por lá.

Considerado a casa da KLM, a nova sala está localizada entre as portas E e F do aeroporto Schiphol. São desses portões que partem os voos internacionais para fora do espaço Schengen, incluindo os voos para o Brasil.

A entrada já chama atenção pelas paredes de vidro decoradas com milhares de casas de porcelana “Blue Delft”. Desde a década de 50 a KLM oferece essas miniaturas como presente exclusivo aos passageiros da classe executiva, e elas vêm cheias de gin holandês. O curioso é que cada miniatura reproduz uma casa holandesa de verdade; e todo ano, no aniversário da companhia, é lançada uma casinha nova. Elas viraram um objeto de coleção muito cobiçado.

Serviços

Logo na entrada da sala já pedi para agendar o banho. Eles informam quais os próximos horários disponíveis, fazem a reserva e aí é só procurar um dos assistentes pessoais na área “Sea” do lounge para retirar a chave quando chegar a sua hora.

Cheguei na sala às 7:00 da manhã e ela estava bem cheia.

No primeiro piso há duas ilhas para alimentação com opções bem parecidas. A variedade no buffet impressiona! Nesse horário o cardápio era de café da manhã.

As áreas do salão são temáticas. Há espaços mais reservados para trabalhar, salas para relaxar, área de alimentação (com bar da Heineken). Além de poltronas com vista para o pátio de aeronaves. A sala VIP da KLM oferece conexão wi-fi de alta velocidade, tomadas e até mesmo computadores com impressora caso precise resolver algo urgente enquanto aguarda o voo.

Há inclusive uma loja com produtos exclusivos da KLM.  Além de espreguiçadeiras e uma sala para fumantes.

A sala oferece cabines privativas para dormir, mas elas são pagas à parte. O período de 3 horas custa 49,50 euros e o de 5 horas: 75 euros. As cabines são para uso individual e não é possível passar a noite lá (já que a sala fecha antes das 22:00)

É possível pagar esses serviços extras com milhas do Flying Blue.

No segundo piso fica o Bluee Bar, que serve algumas opções de petiscos e alguns drinks gratuitos. Mas a maioria das bebidas lá é paga à parte.

É nesse piso que fica também o refinado Blue restaurante, com pratos assinados por chef estrelado pelo guia Michelin. (Tudo pago, independente do status ou classe de viagem).

Mas o destaque desse piso é mesmo o terraço aberto, que permite uma visão privilegiada do pátio e das pistas. No inverno o ele fica fechado.

vista do terraço

Há armários para quem não quiser ficar carregando sua bagagem de mão pelo lounge.

Nos banheiros nada de toalha de papel, apenas toalhas de pano individuais.

Mal terminei meu café da manhã e já segui para o banho. No caminho para o chuveiro há uma sala de entretenimento com cabines de realidade virtual que infelizmente não tive tempo de experimentar.

Cabines de realidade virtual

Na cabine do chuveiro há espelho iluminado, produtos de banho da Rituals, um banquinho para sentar ou colocar as coisas e cabides para pendurar as roupas. Foi fornecida uma toalha bem macia.

Havia kit com pente, barbeador e gel de barbear, escova e pasta de dentes e touca para banho.

O chuveiro era ótimo e a água bem quentinha!

Não há secador de cabelo disponível na cabine, mas ele pode ser solicitado aos assistentes pessoais antecipadamente.

Uma das paredes está decorada com azulejos Delft usados no vídeo de segurança da KLM. Ao todo mais de mil peças foram usadas para compor a animação stopmotion.

Há uma equipe de funcionários prontos para fazer remarcação de voos ou resolver outros assuntos relacionados a sua viagem.

Horário de funcionamento

A sala abre às 4:45 da manhã e fecha após a partida do último voo da KLM, que é por volta das 22:00.

Como ter acesso ao lounge

O acesso à sala VIP da KLM é liberado para:

  • Passageiros da classe executiva;
  • Clientes Flying Blue Platinum e Gold, com acompanhante,
  • Clientes SkyTeam Elite Plus. com acompanhante
  • Clientes Smiles da categoria diamante, caso estejam em um voo da KLM.

A sala realmente é direcionada aos clientes com status mais altos nesses programas. Se você não está entre esses favorecidos (que é o meu caso) pode comprar o acesso no aplicativo KLM, no site, nas máquinas de autoatendimento no aeroporto ou na própria entrada do lounge.

O valor vai variar entre 25 e 65 euros. Membros Flying Blue Explorer e Silver têm desconto. Eu ainda não fazia parte do programa e me cadastrei para virar Explorer. Mesmo com o desconto ainda tive que desembolsar 58 euros.

O KLM Crown Lounge sem dúvida é um ótimo espaço para relaxar antes do embarque. As regras de acesso favorecem os clientes mais frequentes da companhia, mas o valor para o acesso pago compensa se você for passar bastante tempo no aeroporto. Uma opção interessante para quem estiver de passagem por Amsterdã.

Não deixe de conferir também nosso tour em vídeo:

E aí, o que achou desse lounge? Vale a pena? Conta pra gente nos comentários.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção