Reino Unido deve reavaliar quarentena obrigatória para viajantes no fim do mês
Reino Unido deve reavaliar quarentena obrigatória para viajantes no fim do mês
Empresas do setor de turismo do Reino Unido acreditam que a quarentena obrigatória anunciada pelo governo será flexibilizada no final deste mês. De acordo com o jornal The Independent, um grupo formado por mais de 500 companhias de turismo receberam garantias de autoridades britânicas de que a norma será reavaliada e possivelmente suspensa para viajantes de determinados países.
Segundo as informações recebidas, o governo vai reavaliar a quarentena a cada três semanas e a primeira data será no dia 29 de junho. A expectativa do setor de turismo é que a obrigatoriedade seja revista, pelo menos para alguns países.
Desde a última segunda-feira está em vigor a a quarentena obrigatória de 14 dias para todos os viajantes que chegam ao Reino Unido. Quem não cumprir a regra pode pagar multa de até £ 1 mil (equivalente a R$ 6.240).
As empresas de turismo, incluindo as companhias aéreas, alegam que não foram consultadas e que a norma é terrivelmente prejudicial ao setor. British Airways, Easyjet, Virgin Airways e Ryanair questionam na Justiça a regra da quarentena. As companhias aéreas já pediram ao governo britânico a implementação de conexões exteriores livres do isolamento obrigatório. A medida poderia abrandar a regra para viajantes de 45 países, entre eles: Estados Unidos, Portugal, Espanha, Egito, entre outros. O Brasil não está na lista, mas ela é apenas uma sugestão das empresas, nada oficial por enquanto.
Ainda não se sabe se o governo irá rever a obrigatoriedade de isolamento ou se adotará exceções para determinadas nacionalidades. Enquanto isto, outras empresas do setor de turismo britânico ameaçam se juntar na Justiça às companhias aéreas.