logo Melhores Destinos

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses já está recebendo turistas!

Monique Renne
Monique Renne
27/08/2020 às 13:15

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses já está recebendo turistas!

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses já reabriu para os turistas. Um dos primeiros Parques Nacionais do Brasil a voltar a receber visitantes, os Lençóis Maranhenses ainda operam com limite de visitantes, mas já são uma ótima pedida para a primeira viagem pós-quarentena. A região – que tem como principais bases para os turistas as cidades de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, além do vilarejo de Atins – acompanha constantemente os índices de contaminação por covid-19 para seguir com o parque aberto aos turistas em total segurança.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses iniciou o processo de retomada do turismo em 1º de julho, com publicação de portaria no Diário Oficial da União, onde está prevista reabertura de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária previamente estipulados. Entre as principais medidas da portaria, está a redução do número de visitantes no Parque Nacional para 55% da capacidade diária e banhos sem aglomeração nas lagoas que formam os Lençóis Maranhenses.

O controle de visitantes é feito pelo número de ocupantes em cada veículo de passeio, já que todos devem seguir a ocupação máxima de 55%. Outras medidas básicas de prevenção à contaminação – como disponibilização de álcool gel 70%, uso de máscara obrigatório em todos os ambientes e distanciamento social em restaurantes e comércios – também foram adotadas.

Vale dizer que nem todas as atrações da região dos Lençóis Maranhenses ficam dentro do Parque Nacional e que algumas delas dependem das prefeituras locais para o funcionamento. Entre as principais bases de hospedagem nos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas, Atins e Santo Amaro já reabriram os hotéis, pousadas e restaurantes, sempre seguindo as medidas de segurança para reduzir o contágio pela Covid-19.

Os Lençóis Maranhenses, localizados no noroeste do Maranhão e a 250 km da capital São Luís, atraem turistas de todo o mundo em busca do fenômeno único das lagoas interdunares à beira-mar. Para visitar a atração, é preciso estar atento ao calendário! A alta temporada dos Lençóis Maranhenses acontece durante e logo após as chuvas, especialmente entre os meses de abril e agosto. No auge da seca, de novembro a dezembro, quase todas as lagoas desaparecem e a paisagem, cheia de porções de água, se transforma em um imenso deserto de dunas. A verdade, entretanto, é que os Lençóis Maranhenses são lindos durante todo o ano, tendo ou não lagoas cheias.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área de 155 mil hectares e é considerado o maior parque de dunas do Brasil. A área protegida é enorme, porém a região dos Lençóis Maranhenses é ainda maior que o Parque Nacional. Entre os passeios mais procurados por lá, vale conferir o Circuito da Lagoa Azul, o Circuito da Lagoa Bonita, a visita à Lagoa das Emendadas e ao Canto de Atins. Quem visitar os Lençóis Maranhenses poderá investir ainda em dias na Praia do Caburé e em Atins, em passeios pelo Rio Preguiças e Rio Formiga e até na prática de kitesurfe, que anda crescendo muito na região. Tudo envolvendo percursos em veículos 4×4, lindas paisagens, águas transparentes e areia sempre fina e muito branca. E como se não bastasse, ainda é possível apreciar a imensidão dos Lençóis Maranhenses em um sobrevoo. Experiência inesquecível!

Diversos destinos nacionais estão passando pelo processo de reabertura após a quarentena, mas é importante ressaltar que você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso! Veja como está a reabertura dos destinos nacionais.

Leia também: