logo Melhores Destinos

Problemas com visto e autorização para entrar no México persistem – veja o que fazer

Mari Kateivas
08/07/2022 às 15:40

Problemas com visto e autorização para entrar no México persistem – veja o que fazer

Brasileiros com passagens e pacotes de viagem comprados para o México continuam com problemas para conseguir entrar no país. O sistema que gera a autorização eletrônica de viagem e o visto, obrigatórios para alguns passageiros, segue apresentando instabilidade.

O problema surgiu no mês passado, como noticiamos, e leitores do Melhores Destinos têm relatado que ainda não houve uma solução. O formulário eletrônico no site do Consulado Geral do México em São Paulo segue apresentando instabilidade, o que tem causando diversos prejuízos aos viajantes.

Entramos em contato com o Itamaraty e Consulado Geral do México no Brasil sobre o problema e somente o primeiro nos retornou, com a seguinte nota:

O Itamaraty tomou conhecimento da situação no último dia 3/6 e tem mantido interlocução frequente com o governo mexicano sobre a questão.

Ademais de gestões sobre o tema junto ao Encarregado de Negócios da Embaixada do México em Brasília, o Embaixador do Brasil no México também realizou gestões de alto nível junto às autoridades mexicanas competentes, ocasiões nas quais foram transmitidas a inconformidade do lado brasileiro com a falta de resolução célere ao problema e a expectativa de que solução seja encontrada na maior brevidade possível, ainda que se tenha presente que decisões de caráter imigratório são atos soberanos de cada país.

O governo mexicano informou que os problemas técnicos no sistema de autorização eletrônica não afetam somente cidadãos brasileiros e que já estaria tomando providências para saná-los. Adicionalmente, o Itamaraty emitiu, no dia 8 de junho, nota à imprensa sobre o tema.

A autorização eletrônica passou a vigorar em dezembro de 2021 por decisão unilateral do México. Questionamentos específicos sobre o sistema podem ser encaminhados à Embaixada ou a repartições consulares do México no Brasil.

São Miguel Allende, no México

Até o momento, o Consulado não divulgou quando o sistema voltará ao normal, salientando que não se responsabiliza por serviços de turismo perdidos pela falta dos documentos necessários para a viagem.

A sugestão é que os interessados ​​em viajar para o país não comprem passagens aéreas ou paguem por serviços sem emitir antes a autorização eletrônica, ou o visto de turismo para viajar ao México.

Visto de emergência

De acordo com o Consulado Geral do México, o governo do país poderá considerar casos excepcionais para o processamento de agendamentos do visto em que se verifiquem emergências médicas ou pessoais justificadas e comprovadas.

Os interessados devem escrever para o e-mail faleconoscosp@sre.gob.mx com as informações pertinentes. Mas atenção: o governo mexicano destaca que uma viagem turística programada para o México não é considerada caso de emergência.

Segundo o consulado, o número de telefone (11) 97687 5591 é exclusivamente para atendimento de emergências para cidadãos mexicanos.

Se você precisar processar um visto de emergência nos consulados do Rio de Janeiro e São Paulo, entre em contato por e-mail nos seguintes endereços: tramitesrio@sre.gob.mx (RJ) ou faleconoscosp@sre.gob.mx (SP).

Na Embaixada do México em Brasília, poderá solicitar um visto de urgência no e-mail: consuladomexbra@sre.gob.mx escrevendo a palavra VISA URGENTE no campo “Assunto”, indicando a data de viagem e nome das pessoas que solicitam visto mexicano.

O governo mexicano informa ainda que as dúvidas sobre agendamentos, autorização eletrônica, vistos e demais procedimentos consulares devem ser buscadas no site do consulado ou escrevendo para o e-mail faleconoscosp@sre.gob.mx.

Como pedir o visto de turismo para o México? Veja passo a passo

Se não rolou emitir a autorização de viagem eletrônica de viagem, o caminho é pedir um visto de turismo, saiba como fazer:

1. Preencha o formulário do visto com uma fotografia recente, colorida e fundo branco. (Veja aqui)

2. Leve uma cópia e o documento original do seu passaporte vigente

3. Leve original e cópia de pelo menos um dos seguintes requisitos:

  • Documentos que comprovem que conta com emprego e contracheque dos últimos três meses;
  • Extratos bancários dos últimos três meses;
  • Documentos que comprovem a posse de um imóvel.

4. O visto mexicano tem um custo de US$ 48 dólares, por isso, o valor em real varia conforme o câmbio, e deve ser pago por PIX.

5. No caso de estrangeiros, é necessário também apresentar original e copia do documento que comprove a estância legal no Brasil.

6. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais para realizar o trâmite de solicitação de visto. Caso algum deles não possa acompanhar o menor, deverá realizar uma procuração simples, com firma reconhecida, outorgando seu consentimento para a realização do trâmite.

Segundo o governo mexicano, os vistos aprovados são entregues no mesmo dia do processamento.

O visto de visitante é válido por 180 dias a partir da data de emissão para entrar no México.

As exigências para outros tipos de vistos podem ser acessadas no site da Embaixada Mexicana.

As medidas adotadas pelo governo do México ocorreram para conter a imigração para os Estados Unidos.

Apenas em 2021, por exemplo, mais de 22 mil brasileiros adultos foram detidos tentando imigrar ilegalmente para os Estados Unidos pela fronteira mexicana, conforme dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP).

Evite golpes!

O Consulado Geral do México divulgou uma nota oficial, em 6 de julho, com um alerta para os brasileiros evitarem fraudes no processo de emissão da autorização eletrônica ou do visto mexicano.

De acordo com o órgão, sites falsos estão oferecendo a autorização eletrônica ou vistos para brasileiros mediante pagamento.

O consulado esclarece que a emissão da autorização eletrônica para brasileiros que viajam ao México por via aérea deve ser feita apenas no site oficial do governo.

Se a solicitação da autorização eletrônica for indeferida, os interessados ​​deverão obter o visto perante uma das representações do México no Brasil: a Embaixada do México em Brasília ou os Consulados Gerais no Rio de Janeiro e São Paulo.

Conforme o governo do México, os vistos só podem ser obtidos com um agendamento prévio realizado através do site oficial.

Se não for permitido realizar o agendamento, significa que não há horários disponíveis. 

Os agendamentos são gratuitos e só podem ser realizados pela internet. A ida ao Consulado Mexicano não fará com que o passageiro consiga agendar um atendimento.

Além disso, segundo o consulado, os agendamentos só serão válidos na repartição que os emitiu. Por isso, os atendimentos agendados na Embaixada em Brasília não podem ser utilizados no Rio de Janeiro ou em São Paulo, por exemplo.

O Formulário Migratório Múltiplo (FMM) é um documento necessário para entrar no México, mas pode ser obtido de forma gratuita e automaticamente pela internet. Mas fique atento, pois este formulário não elimina a necessidade de autorização eletrônica ou visto para entrar no México, segundo o governo.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção