logo Melhores Destinos

Sob pressão, México estuda exigir visto de brasileiros para conter imigração para os EUA

Leonardo Cassol
31/08/2021 às 10:19

Sob pressão, México estuda exigir visto de brasileiros para conter imigração para os EUA

Apenas em 2021, mais de 22 mil brasileiros adultos foram detidos tentando imigrar ilegalmente para os Estados Unidos pela fronteira mexicana, de acordo com dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP). Além disso, apenas entre maio e junho, um total de 2.857 menores brasileiros cruzaram a fronteira entre os dois países, um recorde.

Os brasileiros não são os únicos. De acordo com dados oficiais, de cada 10 equatorianos que chegam ao México alegando viajar a turismo, 7 não voltam para casa e buscam um meio de chegar aos Estados Unidos. Por conta disso, a partir de 4 de setembro, o governo mexicano vai passar a exigir visto para os equatorianos entrarem no País. Além disso, fontes do Ministério das Relações Exteriores do México revelaram que estudam impor a mesma medida a outros países como o Brasil e o Peru, cujos cidadãos também aproveitam a facilidade de chegar ao México para depois tentar imigrar para os Estados Unidos.

O governo dos Estados Unidos vem pressionando o México para impedir a chegada de brasileiros e equatorianos à sua fronteira. E decidiu incluir os brasileiros no programa “Fique no México”, onde eles são devolvidos ao território mexicano para aguardar um tribunal resolver o caso. Com isso, o custo e a responsabilidade pelos detidos deixa de ser do governo americano e passa a ser do México.

Isenção de visto para a entrada no México passou a valer em 2013

Não seria a primeira vez que seria exigido para a entrada de brasileiros no México. Em 2005, após os Estados Unidos registrarem um grande aumento no volume de imigrantes ilegais brasileiros, o governo de Vicente Fox passou a exigir o visto de entrada dos turistas vindos do Brasil e do Equador. Um ano depois, em 2006, o número de prisões de brasileiros na fronteira caiu drasticamente e permaneceu estável.

Em 2013, os governos de Dilma Rousseff e Enrique Peña Nieto concordaram em o fim do visto para brasileiros no México. E, cinco anos depois, caiu a mesma exigência para os equatorianos. Naturalmente, o fluxo de viajantes aumentou muito. Mas, junto com os turistas, cresceu o número de imigrantes ilegais.

Cancún

Número de turistas brasileiros bate recorde no México

De janeiro a julho, um total de 157.980 brasileiros entraram no México por via aérea, segundo dados oficiais. O México é um dos países que estão permitindo a entrada de brasileiros durante a pandemia, sem exigir vacina, teste ou quarentena.

Além da burocracia, o visto acaba representando um custo adicional para os turistas visitarem destinos como Cancún, Playa Del CarmenCidade do México e Riviera Nayarit. Será que a decisão imposta ao Equador vai mesmo se tornar uma realidade para o Brasil?

Com informações do El Sol de México

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção