logo Melhores Destinos

Prêmio Melhores Destinos 2022 – Conheça os 10 melhores destinos do Brasil!

Monique Renne
01/03/2023 às 10:24

Prêmio Melhores Destinos 2022 – Conheça os 10 melhores destinos do Brasil!

O Prêmio Melhores Destinos voltou! Depois de dois anos de pandemia, conseguimos retomar as viagens e novamente foi possível escolher os melhores destinos nacionais. E como essa responsabilidade é muito grande, nada mais justo que a escolha tenha sido de vocês! Foram 90 destinos citados na pesquisa e a disputa pelo título de Melhor Destino do Brasil em 2022 foi muito acirrada. Cada voto dos leitores do MD fez diferença e os vencedores foram definidos por diferenças mínimas. Podemos garantir que a lista está repleta de excelentes opções para inspirar as próximas férias, por isso, aproveite.

O Prêmio Melhores Destinos contou com a participação de quase 15 mil leitores, considerando viagens realizadas em 2022. E quem levou o grande prêmio de Melhor Destino do Brasil foi a região da Chapada Diamantina, na Bahia, que garantiu o bicampeonato com a nota 8,91 na média final.

A pesquisa avaliou os quesitos custo-benefício, atrações, receptividade/simpatia, gastronomia e segurança. No último prêmio, em 2019, o vencedor foi a cidade de Lençóis, principal base para os turistas que visitam a Chapada Diamantina. Agora, o prêmio engloba toda a região, que inclui também destinos como Mucugê, Vale do Capão (Palmeiras), Vale do Pati, Igatu (Andaraí), Ibicoara, Iraquara, entre outros. Nada mais justo que seja um prêmio conjunto, afinal, quem visita a Chapada Diamantina visita atrativos de diversos municípios.

No segundo lugar do pódio de melhor destino nacional em 2022 estão as praias de água doce de Alter do Chão, no Pará, que garantiu 8,75 de média final. No último prêmio, o destino paraense – que faz parte de Santarém – ocupou o 8º lugar. Já na terceira posição está Diamantina, uma das principais cidades históricas de Minas Gerais, que pela primeira vez chega ao TOP 10 do prêmio, com média de 8,68.

Além dos três primeiros colocados, outros destinos se destacaram na votação do Prêmio MD e ajudaram a montar uma ótima lista para inspirar a sua próxima viagem por todo o Brasil. Entre os dez melhores destinos nacionais estão ainda os Lençóis Maranhenses, Jalapão, João Pessoa, Península de Maraú, Pomerode, Tiradentes e Urubici. É importante ressaltar que os estados de Minas Gerais, Santa Catarina e Bahia contam, cada um, com dois representantes entre os dez mais bem avaliados.

Nossos parabéns a todos que estão na lista dos 10 Melhores Destinos do Brasil em 2022 e nosso muito obrigado a todos que votaram no Prêmio Melhores Destinos. Se o seu destino favorito não está na lista, não deixe de votar no próximo ano! Confira mais detalhes sobre os melhores destinos nacionais na escolha dos leitores.

Melhores Destinos do Brasil

1- Chapada Diamantina – Bahia

  • Preços e custo-benefício – 8,21
  • Atrações – 9,24
  • Gastronomia – 8,61
  • Receptividade e simpatia – 9,25
  • Segurança – 9,26
  • Nota final – 8,914

A Chapada Diamantina é a grande vencedora da categoria Melhor Destino do Brasil. E a região leva o título de bicampeã, já que no último prêmio a cidade de Lençóis, principal base para os turistas que visitam a Chapada Diamantina, também venceu. Com isso, fica claro que os viajantes amam de verdade as cachoeiras, grutas, paisagens grandiosas e sabores desse pedacinho mágico do interior da Bahia.

O destino se destacou em todos os quesitos da pesquisa, mas chama a atenção especialmente a nota 9,25 em simpatia, que garantiu à região a primeira posição na categoria. A nota está refletida em cada sorriso que encontramos por lá. Impossível sair da Chapada Diamantina sem fazer amigos (eu mesma fiz até um casamento, rs)! Além disso, a região ficou em segundo lugar nos quesitos preços e atrações.

O que você encontrará na Chapada Diamantina

Cercada por cenários naturais impressionantes e repleta de experiências incríveis, a Chapada Diamantina é um paraíso para os fãs do ecoturismo e do turismo de aventura. A região, de onde faz parte o Parque Nacional da Chapada Diamantina, oferece atrações e atividades capazes de manter facilmente o viajante ocupado por um mês. Só de cachoeiras são mais de 360 catalogadas. Praticamente uma cachoeira por dia do ano! Claro que ir a todas elas será tarefa impossível, sendo assim, comece pelas mais famosas. E como se não bastassem as belezas naturais, a Chapada Diamantina ainda encanta com lindas cidades históricas, gastronomia bem elaborada e um povo muito hospitaleiro.

Ao visitar a Chapada Diamantina, não deixe de assistir a um pôr do sol no alto do Pai Inácio, subir ao topo da Cachoeira da Fumaça e nadar pelo cânion da Cachoeira do Buracão. Vale também curtir os raios de luz no Poço Azul e no Poço Encantado, vencer a trilha da Cachoeira do Sossego, visitar algumas grutas, fazer uma linda foto na Cachoeira do Mosquito e nas águas transparentes da Fazenda Pratinha. E nem estamos falando ainda dos pacotes mais aventureiros, como o Vale do Pati, a Cachoeira da Fumacinha e a Cachoeira do Mixila, que são incríveis! No quesito gastronomia, a região encanta com pratos típicos, mas também com uma excelente produção de cafés especiais e, mais recentemente, vinhos e espumantes, o que já rende até um roteiro enogastronômico.

Para conhecer os principais atrativos, a cidade base mais procurada é Lençóis, mas localidades como MucugêVale do CapãoIgatu e Ibicoara também se destacam na receptividade aos viajantes. O ideal, é percorrer a Chapada Diamantina utilizando diferentes bases, assim será possível economizar no tempo de deslocamento, já que estamos falando de uma região de 38 mil km². E quanto mais você conhecer, melhor.

Ficou com vontade de conhecer? Então confere o nosso post com 25 dicas para a sua viagem à Chapada Diamantina!

2- Alter do Chão, Santarém – Pará

  • Preços e custo-benefício – 7,99
  • Atrações – 9,11
  • Gastronomia – 8,49
  • Receptividade e simpatia – 8,90
  • Segurança – 9,26
  • Nota final – 8,75

Alter do Chão levou o vice-campeonato na disputa pelo Melhor Destino do Brasil. A segunda colocação chega para coroar a beleza das praias amazônicas à beira dos rios Tapajós e Arapiuns, que formam cenários espetaculares em meio ao verde do estado do Pará.

O destino de Alter do Chão se destacou especialmente nos quesitos atrações e segurança. E podemos garantir que os atrativos da região são mesmo impressionantes e valem a viagem. Aliás, chegar a Alter do Chão é bem mais fácil do que muita gente pensa. Basta um voo até Santarém e depois um trecho de apenas 34 km de carro, ônibus ou transfer até a vila, de onde saem os passeios.

O que você encontrará em Alter do Chão

Alter do Chão é o destino perfeito para quem ama praias e natureza exuberante. Neste caso, não estamos falando de praia de água salgada, mas sim de refrescantes banhos de água doce, em meio a faixas de areia desertas que adentram os rios da Amazônia. Além das praias de rio, você encontrará em Alter do Chão lagoas, florestas, comunidades ribeirinhas, igapós, igarapés e canais que são a síntese da beleza da região. Sem falar no sempre incrível pôr do sol, na cultura regional, nos deliciosos peixes, no treme-treme do jambu e na batida do carimbó. Um pacotinho perfeito de felicidade.

Em uma visita a Alter do Chão, não pode faltar a famosa Ilha do Amor. Além dela, vale investir em visita às lindíssimas Ponta do CururuPonta do JutubaPraia da Ponta de Pedras e Praia do Carapanari, todas rumo a Santarém e bem perto da vila de Alter do Chão. Já para os lados de Belterra, boas pedidas são a Ponta do Muretá, Praia do PindobalPonta do Cajutuba, entre outras. Quem tiver mais tempo na região não pode deixar de fazer os passeios que levam ao rio Arapiuns, onde estão algumas das mais lindas praias da região. No Arapiuns, os destaques são a Ponta Grande, Ponta do Toronó e Ponta do Icuxi.

Após percorrer as praias, confira outros cenários de Alter do Chão, como a Flona Jamaraquá, na Floresta Nacional do Tapajós; o Canal do Jari, onde será fácil ver preguiças, jacarés, muitas aves e um lindo cenário repleto de vitórias régias; a Floresta Encantada, uma mata de igapó que faz parte do Lago Verde e fica alagada na cheia do rio, permitindo um passeio maravilhoso de canoa pela copa das árvores; e o Morro da Piraoca, de onde se vê a imensidão de Alter do Chão e do ambiente amazônico que a cerca.

A melhor época para ver as famosas praias de rio é o chamado verão amazônico, temporada seca que vai de agosto a dezembro. Já quem busca passeios de barco em meio à floresta e quer ver muita vida animal, o mais recomendado é viajar no inverno amazônico, temporada de chuvas que vai principalmente de janeiro a julho. Veja mais sobre quando ir a Alter do Chão.

Quer mais dicas sobre o que fazer em Alter do Chão? Confira o nosso exclusivo Guia de Alter do Chão e programe já a sua viagem para esse paraíso paraense. Veja todos os detalhes sobre as principais praias de Alter do Chão, os passeios pela região, onde se hospedar em Alter do Chãoroteiros para os dias de viagem e muito mais.

3- Diamantina – Minas Gerais

  • Preços e custo-benefício – 8,19
  • Atrações – 8,75
  • Gastronomia – 8,31
  • Receptividade e simpatia – 9,11
  • Segurança – 9,08
  • Nota final – 8,688

Diamantina entra pela primeira vez no TOP 10 do Prêmio Melhores Destinos e já chega ocupando a terceira colocação no pódio de Melhor Destino do Brasil. E foi a receptividade e simpatia que fez diferença para um dos mais procurados destinos históricos de Minas Gerais, já que o destino recebeu a segunda melhor nota – junto com o Jalapão – entre todos os concorrentes do prêmio.

Patrimônio Cultural da Humanidade declarado pela Unesco, Diamantina é um destino bem fácil de ser explorado e pode tranquilamente ser visitado nos feriados 2023. Aproveite e já se organize para conhecer esse cantinho charmoso de Minas Gerais.

Diamantina

O que você encontrará em Diamantina

Ponto de partida da rota conhecida como Estrada Real, Diamantina reserva preciosidades que vão além da história ligada à extração de diamantes no século XVIII.

Os charmosos casarões e igrejas centenárias que compõem as ruas de pedras estão entre as maiores atrações de Diamantina. E é esse cenário impressionante que serve de palco para o maior espetáculo local: a Vesperata. O show, que reúne dezenas de instrumentistas nas varandas dos edifícios históricos, é comandado por um maestro em meio ao público e emociona a todos os turistas, que têm o privilégio de assistir ao espetáculo.

Diamantina é linda durante o ano inteiro, mas para assistir à Vesperata é preciso viajar entre abril e outubro, quando as chuvas são escassas e o público pode curtir o friozinho de Diamantina ao som da serenata.

A visitar Diamantina, aproveite um feriado prolongado para percorrer as intensas ladeiras do Centro Histórico, tomar um banho de cachoeira e visitar lindas igrejas, entre elas a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Não perca também a chance de fazer belas fotos no Instituto Casa da Glória, um dos ícones da arquitetura local. E como estamos falando de um destino mineiro, aproveite a boa culinária, preferencialmente aos pés de uma árvore na encantadora Vila do Biribiri.

Se estiver na dúvida por onde começar a viagem, confira nossas dicas com o que fazer em Diamantina, uma das melhores cidades históricas de Minas Gerais.

4- Lençóis Maranhenses – Maranhão

  • Preços e custo-benefício – 8,11
  • Atrações – 9,24
  • Gastronomia – 7,90
  • Receptividade e simpatia – 8,90
  • Segurança – 8,91
  • Nota final – 8,612

As lagoas de água doce dos Lençóis Maranhenses cada dia conquistam mais viajantes. E quem visita a região costuma sair de lá bem apaixonado e com vontade de voltar. Nada mais justo então que os Lençóis Maranhenses estejam no TOP 10 Melhores Destinos do Brasil, ocupando a 4º colocação, com destaque na categoria atrações. Por incrível que pareça, esse paraíso não tinha entrado na lista dos vinte mais bem colocados do último prêmio, mas agora chegou com força total.

Os Lençóis Maranhenses têm como bases principais os destinos de Barreirinhas, Santo Amaro e Atins, além das comunidades chamadas de oásis, localizadas dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Todas elas oferecem experiências incríveis, por isso capriche no roteiro!

O que você encontrará nos Lençóis Maranhenses

A viagem aos Lençóis Maranhenses reserva aos visitantes cenários únicos em todo o mundo. São centenas de lagoas de água doce cercadas por dunas grandiosas e nos mais diferentes e incríveis formatos. Fora isso, a região dos Lençóis Maranhenses ainda oferece lindas praias, rios e oásis que permitem as mais diversas experiências, desde um passeio tranquilo de boia cross até longos trekkings. Impossível não se apaixonar pela natureza exuberante do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Entre os passeios mais procurados pelos turistas, estão a Lagoa AzulLagoa Bonita e o circuito Vassouras – Mandacaru – Caburé, em BarreirinhasLagoa das Emendadas, Lagoa da BetâniaLagoa da Andorinha e Lagoa da Gaivota, em Santo Amaro; além da Lagoa Tropical e Lagoa da Capivara, em Atins. Em todos os circuitos você verá diversas lagoas e duna. Na dúvida, não se apegue aos nomes e curta o paraíso onde você estiver.

Quem visitar os Lençóis Maranhenses poderá investir na prática de kitesurfe, que anda crescendo muito na região. Tudo envolvendo percursos em veículos 4×4, lindas paisagens, águas transparentes e areia sempre fina e muito branca. Para uma experiência completa e bem intensa, a melhor pedida é fazer a travessia dos Lençóis Maranhenses. Nós já fizemos e podemos garantir que é espetacular! Outro passeio que permite ter noção da dimensão da beleza da região é o sobrevoo nos Lençóis Maranhenses, que não é barato, mas é maravilhoso.

Para quem vai aos Lençóis Maranhenses, a principal dica é ficar atento à melhor época para a viagem. A alta temporada acontece durante e logo após as chuvas, especialmente entre os meses de abril e setembro. No auge da seca, de outubro a dezembro, muitas lagoas desaparecem. Veja mais sobre quando ir aos Lençóis Maranhensescomo chegar aos Lençóis Maranhenses.

5- Jalapão – Tocantins

  • Preços e custo-benefício – 7,98
  • Atrações – 9,11
  • Gastronomia – 7,54
  • Receptividade e simpatia – 9,08
  • Segurança – 9,30
  • Nota final – 8,602

A gente ama o Jalapão. E parece que vocês também! A região, famosa pelos fervedouros com águas transparentes, segue firme na lista de premiados como um dos Melhores Destinos do Brasil. Apesar de ter perdido duas posições em relação ao último prêmio, o Jalapão ainda ocupa a excelente 5ª colocação, com destaque principalmente no quesito simpatia, categoria que deu ao destino a segunda melhor nota entre todos os concorrentes do prêmio, ficando atrás apenas da Chapada Diamantina.

O Jalapão é uma região do cerrado brasileiro, no estado do Tocantins, que engloba vários municípios e diferentes áreas de preservação, entre elas o Parque Estadual do Jalapão. A área mais turística do Jalapão engloba os municípios de Novo Acordo, Ponte Alta, Mateiros e São Félix. É nessa região onde estão concentrados os principais pontos turísticos e roteiros do Jalapão. Mateiros, principal base para quem visita a região, está distante 300 km da capital Palmas.

O que você encontrará no Jalapão

O Jalapão despontou nos últimos anos e cada vez é mais procurado pelos turistas que buscam destinos de aventura e cercado por intensa natureza. A região tem descoberto novos atrativos e por isso vale a visita até mesmo de quem já esteve por lá.

O destino oferece aos turistas rios com água límpida e deliciosas quedas d’água, como a Cachoeira da Velha e a Cachoeira do Formiga; o raro fenômeno dos fervedouros, onde nascentes profundas se transformam em oásis que permitem aos visitantes flutuarem sem esforço algum; um conjunto de dunas douradas perfeitas para o pôr do sol; e formações rochosas que parecem ter saído do papel, de tão perfeitamente desenhadas pela natureza, como a Serra do Espírito Santo e a Pedra Furada. O difícil mesmo é conhecer tudo em apenas uma viagem, sendo assim, organize-se para já voltar.

O Jalapão pode ser visitado durante todo o ano. A temporada seca no Jalapão vai de maio a setembro, sendo que os meses de maio a julho são os melhores para viajar. Já as chuvas acontecem de outubro a abril, tendo auge nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Apesar do calor continuar alto, a chuva pode atrapalhar passeios como a trilha pela Serra do Espírito Santo. Prefira os meses com menos chuva para viajar. Veja mais sobre quando ir ao Jalapão.

Está em dúvida sobre ir ou não? Confira nosso post especial com dicas para a sua primeira viagem ao Jalapão.

6- João Pessoa – Paraíba

  • Preços e custo-benefício – 8,55
  • Atrações – 8,50
  • Gastronomia – 8,55
  • Receptividade e simpatia – 8,97
  • Segurança – 8,43
  • Nota final – 8,600

João Pessoa mais uma vez é a única capital na lista dos TOP 10 Melhores Destinos do Brasil. No último prêmio, a cidade levou a 5º colocação e agora perdeu uma posição, fechado o prêmio de 2022 em 6º lugar. João Pessoa, mais uma vez, se destacou no quesito preço e relação custo-benefício, com a primeira posição entre todos os concorrentes. Um grande mérito do destino paraibano, famoso pelos valores acessíveis ao bolso de todos os viajantes.

Jampa – como é carinhosamente chamada pelos moradores – é uma capital que mistura tranquilidade e beleza. Quem viaja à cidade percebe o ritmo desacelerado, que permite ter pequenos prazeres, como caminhar na areia e mergulhar no mar, sem grandes esforços. A orla da cidade, com edifícios baixos e muitos coqueiros, é um convite a andar e sentir a brisa do mar. Isso tudo sem falar na culinária, que mistura peixes e frutos do mar aos sabores do sertão sem exagerar no preço – o paladar e o bolso agradecem.

O que você encontrará em João Pessoa

A calorosa João Pessoa oferece gastronomia memorável, bom custo-benefício e belezas naturais que encantam os visitantes. É lá onde o sol nasce primeiro, onde o forró fala mais alto e onde o turista encontra um pouco de sossego, mesmo estando em uma capital.

Ao visitar João Pessoa, não deixe de conhecer as praias de cor esverdeada, como Tambaú, Cabo Branco e Bessa. Reserve um tempo também para fazer passeios, conhecer as piscinas naturais de Picãozinho e a Ilha de Areia Vermelha, um banco de areia que se forma na maré baixa. No fim do dia, a tradição mais famosa da cidade é ir até a Praia do Jacaré para curtir o Bolero de Ravel tocado no sax – a cerimônia é tão famosa que se tornou patrimônio cultural e imaterial da Paraíba.

Durante os dias na capital da Paraíba, vale conferir ainda pontos turísticos como o Farol do Cabo Branco, que simboliza o ponto mais oriental das Américas, e a Estação Cabo Branco, projeto de Niemeyer que abriga movimentos educacionais e artísticos. Não deixe também de conferir o centro histórico da cidade, com o conjunto de casarões coloridos da Praça Antenor Navarro, o Hotel Globo e o Centro Cultural São Francisco, onde impera o estilo barroco.

Durante todo o ano é possível curtir dias de sol e calor nas praias de João Pessoa, mas alguns meses têm clima melhor. O verão marca a alta temporada com menos chuvas, enquanto no inverno as chuvas são mais frequentes. Uma dica importante é tentar realizar sua viagem em período de maré baixa, quando surgem as piscinas naturais e bancos de areia.

7- Península de Maraú – Bahia

  • Preços e custo-benefício – 7,65
  • Atrações – 8,94
  • Gastronomia – 8,09
  • Receptividade e simpatia – 8,89
  • Segurança – 9,36
  • Nota final – 8,586

A Península de Maraú entra no TOP 10 Melhores Destinos do Brasil como a representante do Litoral Sul da Bahia. Ocupando o 7º lugar e estreando no ranking dos vencedores, o destino da Costa do Dendê chega com força total e deixou para trás outros fortes concorrentes que também oferecem praias incríveis.

As principais bases para explorar a Península de Maraú são Barra Grande e Taipu de Fora, mas alguns destinos ainda pouco conhecidos, como a Praia de Algodões, rendem a sensação de que aquele paraíso é praticamente só seu. E vale destacar o notão que o destino ganhou dos leitores no quesito segurança, o que sempre ajuda a curtir ainda mais. Aproveite enquanto a Península de Maraú ainda não está tão concorrida e curta alguns dias nas praias da Bahia.

O que você encontrará na Península de Maraú

A região da Península de Maraú oferece piscinas naturais incríveis, intensos coqueirais, longas faixas de areia desertas, ótimos passeios e um pôr do sol de emocionar. É um daqueles paraísos ainda pouco conhecidos entre os brasileiros. E, neste caso, o difícil acesso é uma das explicações para que a Península de Maraú ainda se mantenha tão tranquila.

A Península de Maraú tem uma parte do litoral voltada para o oceano e outra para a Baía de Camamu. No lado oceânico, estão as praias que sofrem grande influência da maré e onde acontece o fenômeno das piscinas naturais. As mais famosas estão em Taipu de Fora, mas é possível ver piscinas também em outras praias, como na exuberante Praia de Algodões, que ainda pode ser considerada um paraíso escondido em meio às belezas de Maraú.

A faixa de areia que liga Taipu de Fora a Barra Grande é um percurso paradisíaco. São 6 km de cenários praticamente desertos, passando pela Praia da Bombaça e a Praia de Três Coqueiros. Já do lado da Baía de Camamu, o mar tranquilo é um convite a relaxar, especialmente ao entardecer, quando o sol se põe na água e dá espetáculo em lugares como a Praia da Ponta do Mutá e o Rio Carapitangui.

Além de visitar lindas praias, quem vai à região pode praticar snorkeling nas piscinas naturais; percorrer a Trilha das Bromélias de quadriciclo; fazer um passeio pelas ilhas da Baía de Camamu até a Cachoeira do Tremembé; conhecer a Lagoa do Cassange; visitar o povoado de Taipu de Dentro e ainda curtir a vila de Barra Grande. E já que chegar à Península de Maraú não é muito fácil, aproveite para ficar o máximo possível por lá!

Chegar à Península de Maraú não é tarefa simples. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Ilhéus, distante 127 km. A partir de lá será necessário pegar um carro ou transfer até a Península de Maraú. Outra opção é ir até Camamu e de lá pegar um barco até Barra Grande. Se optar por ir de carro, fique ligado! A estrada é bem ruim, com trechos de areia e é preciso atenção redobrada. Veja mais detalhes sobre como chegar a Península de Maraú.

8 – Pomerode – Santa Catarina

  • Preços e custo-benefício – 8,13
  • Atrações – 8,33
  • Gastronomia – 8,48
  • Receptividade e simpatia – 8,31
  • Segurança – 9,62
  • Nota final – 8,574

Após bater na trave e ficar com o 11º lugar no último prêmio, neste ano Pomerode garantiu a 8º posição e está no TOP 10 Melhores Destinos do Brasil. A cidade catarinense chegou esbanjando, com uma bela nota no quesito segurança, o que garantiu a ela a segunda colocação nesta categoria, perdendo apenas para Fernando de Noronha, que não entrou nos dez melhores de 2022.

Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode investe cada dia mais no turismo e vem apresentando novidades para os visitantes. Vale aproveitar uma visita a Blumenau ou ao Balneário Camboriú para dar um pulinho em Pomerode e conferir de perto as atrações da região. Com mais tempo, vale até uma visita ao Beto Carrero World.

O que você encontrará em Pomerode

Pomerode encanta pela simplicidade e cenários bucólicos com casas em estilo enxaimel. Apesar do crescimento urbano, Pomerode ainda vive o ritmo lento característico de cidades do interior. Para entrar em contato direto com esse universo, o melhor é pegar um carro e seguir pela encantadora Rota do Enxaimel. O trajeto, com 16 km, é a maior concentração de casas do tipo fora da Alemanha. São cerca de 70 casas que enfeitam a paisagem com tijolos aparente e delicados desenhos saídos de contos de fadas. Um bom ponto de partida é a Casa do Imigrante Carl Weege, que ainda guarda traços autênticos do estilo germânico.

Além de apreciar as casas enxaimel e cenários campestres (seja a pé ou de bike), quem visita Pomerode não pode deixar de experimentar as deliciosas cucas produzidas na cidade, os pratos típicos germânicos no restaurante Wunderwald e os incríveis chocolates da Nugali. A culinária é coisa séria em Pomerode, assim como a cerveja. Por isso, não perca a chance de conhecer a casa da cervejaria Schornstein.

Para quem viaja com os pequenos, vale conferir a Vila Encantada, um parque repleto de brinquedos, aventuras e dinossauros. Outra excelente pedida é o Alles Park, que conta com área temática alemã de acesso público e também brinquedos com ingresso pago, entre eles a Vila da Neve, um parque coberto onde é sempre inverno e você poderá ter a sensação de brincar na neve.

Um dos melhores períodos para visitar Pomerode é na época da Páscoa, quando acontece a Osterfest. A cidade fica toda decorada e repleta de atrações para toda a família, incluindo a maior árvore de Páscoa e ovo de Páscoa do mundo. Os pequenos irão amar!

9- Tiradentes – Minas Gerais

  • Preços e custo-benefício – 7,48
  • Atrações – 8,46
  • Gastronomia – 8,71
  • Receptividade e simpatia – 8,90
  • Segurança – 9,23
  • Nota final – 8.556

Tiradentes segue firme na escolha dos leitores do Melhores Destinos. Apesar de ter perdido duas posições se comparado ao último prêmio, a cidade histórica de Minas Gerais garantiu o 9º lugar e se mantém como um dos melhores destinos do Brasil. Tiradentes recebeu uma ótima nota no quesito segurança e também a melhor avaliação entre os dez primeiros colocados na categoria gastronomia. E não poderia ser diferente: Tiradentes é famosa pelo maravilhoso roteiro de restaurantes.

Diferente da vizinha Ouro Preto, onde há uma grande correria para visitar dezenas de igrejas, museus e sítios históricos, em Tiradentes – MG o ritmo é bem mais lento. É lugar para passear sem pressa e curtir a vida passar, naquele maravilhoso e tranquilo modo mineiro de ser.

O que você encontrará em Tiradentes

O Centro Histórico de Tiradentes concentra grande parte das atrações da cidade. E isso inclui os pontos turísticos, igrejas, restaurantes, lojas e pousadas. Comece o passeio pelo Largo das Forras e depois siga pelas ruas Padre Toledo, Direita e Ministro Gabriel Passos. Percorrendo as três, você já terá visto quase todos os principais pontos turísticos de Tiradentes.

Não perca a chance de conhecer a Igreja Matriz de Santo Antônio (principal igreja da cidade), a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja da Santíssima Trindade. Com mais tempo, vale também visitar a Capela Bom Jesus da Pobreza, a Capela de São Francisco de Paula, a Capela de São João Evangelista e a Capela de Nossa Senhora das Mercês. Sem esquecer das capelas que formam os Passos da Paixão de Cristo e são alguns dos cenários mais característicos de Tiradentes.

Algumas construções da cidade merecem atenção especial pela beleza e importância histórica. É o caso da antiga cadeia pública, onde hoje funciona o Museu de Sant’Anna; o solar onde viveu o inconfidente Padre Toledo, agora Museu Casa Padre Toledo; a sede do Museu da Liturgia, construída na primeira rua de Tiradentes; além da Câmara Municipal (Rua da Câmara) e a Prefeitura Municipal (Largo das Forras), que funcionam em casarões do início do século XVIII. Vale passar ainda pela Ponte das Forras e o Chafariz de São José.

O destino é ótimo para ser curtido sem pressa e você terá bastante tempo para explorar a excelente gastronomia da cidade, assim como dos destinos vizinhos, entre eles CongonhasOuro PretoMariana e a encantadora Bichinho, onde está o Museu do Automóvel da Estrada Real. E se for a São João del Rei, não deixe de pegar a Maria Fumaça!

Tiradentes é destino para ser visitado durante todo o ano, sendo que a estação seca – de abril a setembro – é um ótimo período para curtir com céu azul! Alguns eventos no calendário da cidade costumam movimentar a região, sendo preciso ficar ligado. Na segunda metade de janeiro, Tiradentes recebe a Mostra de Cinema de Tiradentes e em maio é a vez do festival de teatro Tiradentes em Cena. Porém, a grande estrela da cidade é o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, o Fartura Gastronomia, que costuma acontecer no mês de agosto.

10 – Urubici – Santa Catarina

  • Preços e custo-benefício – 8,06
  • Atrações – 8,55
  • Gastronomia – 8,00
  • Receptividade e simpatia – 8,62
  • Segurança – 9,54
  • Nota final – 8,554

Urubici entra pela primeira vez no ranking dos melhores destinos do Brasil e chega para representar as belezas da serra catarinense, que tem cada dia encantado mais os turistas que visitam a região. O destino é famoso pelas paisagens e estrada exuberante, com lindas trilhas em meio à natureza.

Na pesquisa com os leitores do Melhores Destino, Urubici se destacou no quesito segurança, com uma ótima nota 9,5. Ocupando assim a segunda posição da categoria entre os dez mais bem colocados.

Foto: Thiago Makowski / Wikimedia Commons

O que você encontrará em Urubici

As principais atrações de Urubici são o Morro da Igreja e a Pedra Furada, que rendem uma bela trilha e uma parada espetacular no mirante. Para quem está em busca de momentos cênicos, mas sem fazer muito esforço, a estrada da Serra do Corvo Branco garante a aventura com curvas sinuosas e mirantes em meio às montanhas. A plataforma de vidro é o grande destaque. Outras paisagens grandiosas na região são o Cânion do Espraiado e o Morro do Campestre, que também valem a visita.

Entre os viajantes que gostam de água, as cachoeiras do Rio dos Bruges, Papuã e Cascata do Avencal oferecem um visual sensacional, com longas quedas em meio a paredões rochosos. Já as cachoeiras Véu de Noiva, Namorados e Três Irmãs garantem um bom banho, mas estejam preparados para a água gelada. O que não falta em Urubici são cachoeiras belíssimas e grandiosas.

Urubici pode ser visitada durante todo o ano, mas é no friozinho do inverno que o destino atrai mais turistas, que buscam a região para ver geada e até neve. Se o seu perfil é trilheiro e você pretende viajar rumo às montanhas de Urubici, o ideal é escolher estações do ano com temperaturas mais amenas, como primavera e outono.

Foto: Edi Galvano Uliano / Wikimedia Commons

Menção honrosa: Ouro Preto – Minas Gerais

  • Preços e custo-benefício – 7,82
  • Atrações – 8,78
  • Gastronomia – 8,54
  • Receptividade e simpatia – 8,87
  • Segurança – 8,75
  • Nota final – 8,552

As cidades históricas de Minas Gerais estão com tudo no Prêmio Melhores Destinos 2022. E como Ouro Preto também chegou à marca de 8,55 na nota final, nada mais justo que uma menção honrosa na nossa lista do TOP 10 Melhores Destinos do Brasil. Ouro Preto subiu 3 posições desde o último prêmio e por muito pouco não ocupou a 10ª colocação.

A encantadora cidade mineira, que data do século XVIII, reserva paisagens e obras de arte de incalculável valor. Em meio a muitas ladeiras, o viajante poderá apreciar traços importantes da arquitetura colonial, obras de alguns dos mais expressivos nomes da arte nacional – como Aleijadinho e Mestre Ataíde – e também experimentar os mais tradicionais sabores mineiros.

O que você encontrará em Ouro Preto

Ouro Preto consegue manter os viajantes que chegam à cidade entretidos a todo instante. Há muito o que fazer em Ouro Preto, incluindo maravilhosos museus, igrejas e mirantes que merecem paradas fotográficas. Para começar o tour por Ouro Preto, percorra igrejas como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de AssisIgreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja de Santa Efigênia. Todas elas merecem a visita!

Se você curte museus, não deixe de conferir o Museu da Inconfidência, o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/ UFOPS (com um pôr do sol incrível), o Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho. Com mais tempo, aprofunde-se na história do ouro visitando algumas minas desativadas, como a Mina da Passagem. E depois do sobe e desce de ladeiras, aproveite os sabores mineiros. Há muita opção de onde comer em Ouro Preto e todas são sempre deliciosas!

Ouro Preto merece a sua visita durante todo o ano, mas o período com menos chuva vai de maio a agosto, quando o friozinho também deixa o passeio mais encantador ainda. Veja mais sobre quando ir a Ouro Preto. Você pode visitar Ouro Preto em um bate a volta a partir de Belo Horizonte, mas vale esticar a viagem e ficar na cidade por mais tempo.


Agradecemos a todos que participaram do Prêmio Melhores Destinos 2022! E você, o que achou dos resultados dos melhores destinos nacionais? Já esteve em algum deles? Comente e participe! E se o seu destino favorito não está na lista, não deixe de votar no próximo ano!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção