logo Melhores Destinos

Cumuruxatiba – o que fazer na pacata praia de Prado, no sul da Bahia

Jéssica Weber
08/03/2023 às 5:00

Cumuruxatiba – o que fazer na pacata praia de Prado, no sul da Bahia

Praia do município de Prado, no sul da Bahia, Cumuruxatiba é um lugar onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa.

A frase não é minha: eu roubei da fachada de um restaurante do centrinho, que copiou de um antigo comerciante. Mas achei bem apropriada, além poética, como quase tudo por ali.

“Rico é quem tem tempo”, “aqui escutamos os sons da natureza” e “há mares que vem para o bem” são outras mensagens que eu copiei de plaquinhas penduradas em cercas e nas árvores. Ideias fáceis de assimilar vendo a tarde cair à beira do mar, ouvindo Vinicius de Moares e comendo uma casquinha de siri na simpática Cumuru.

Depois que Trancoso e Caraíva se tornaram destinos mais badalados, Cumuruxatiba parece o novo point de quem quer fugir do óbvio no sul da Bahia. Não se equipara às vizinhas cheias casinhas coloridas, ruas de areia e igrejinhas charmosas. Mas o clima é gostoso por ali também, há bons restaurantes, umas pousadas interessantes e, o mais legal, bares que promovem animadas rodas de samba e de forró à beira mar.

Vem com a gente conhecer Cumuru?

Como chegar a Cumuruxatiba – Prado

Eu não vou mentir: chegar em Cumuru é trabalhoso. Ainda mais se choveu nos últimos dias – vi gente saindo do carro e entrando nas poças d’água para estimar se atolaria. Mas quando é mais isolado, o destino consegue manter um charme original e sua tranquilidade, né?

Prado é um município do litoral sul da Bahia, a 210 km de Porto Seguro. Tem longos 60 quilômetros de costa, incluindo praias muito bonitas como Barra do Cahy, Ponta de Corumbau, Japara Grande e, claro, Cumuruxatiba.

Tem aeroporto em Teixeira Freitas, a 110km, mas é mais comum quem vem de outros estados pousar no Aeroporto de Porto Seguro (BPS), que recebe voos de cidades como Salvador, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (Confins). Para quem mora em cidades sem voo direto, é necessário ao menos uma conexão.

Para quem pretende viajar rumo a Porto Seguro na alta temporada, é preciso ficar atento aos preços, que costumam ser bem altos nos períodos de férias escolares e feriados prolongados. Garanta a sua passagem aérea para Porto Seguro com antecedência.

Depois é necessário ainda encarar umas de cinco horas de carro, o trecho final em estrada de chão. Como choveu muito antes da minha viagem, as estradas estavam viradas em lamaçal, e alguns pontilhões haviam, inclusive, despencado. Se você optar para alugar um carro, o que pode ser bom para conhecer outras praias além de Cumuru, leia nosso guia para economizar e não cair em roubadas durante sua viagem.

Não é difícil encontrar serviço de transfer, a sua pousada pode indicar contatos. Mas também não é barato – estava custando R$ 800 o carro em dezembro de 2022.

Tem ônibus a Prado, de lá você ainda precisa percorrer mais 31 km para chegar a Cumuru, cerca de uma hora. A empresa de ônibus Gontijo mantém linhas diretas de destinos como Belo Horizonte e São Paulo a Prado – mas é chão! Um leitor avisou que a Brasileiro tem a linha Itamaraju x Cumuruxatiba via Prado, que também pode ser uma opção.

Quando ir a Cumuruxatiba – Prado

Cumuruxatiba pode ser visitada o ano inteiro, a temperatura costuma ser constante. Essa região tem como média agradáveis 25ºC; no inverno, a temperatura mínima média fica em torno de 21ºC, e, no verão, em 28 °C a máxima.

A alta temporada ocorre do meio de dezembro até o Carnaval. Então se você vai viajar nos feriados, reserve a pousada com antecedência.

A chuva é meio imprevisível na Bahia. Em dezembro, antes de eu chegar, havia chovido semanas seguidas, mas enquanto eu estive lá, deu sol. Sorte, né?!

Mas, em linhas gerais, novembro, dezembro, março e abril são os meses mais chuvosos, agosto e setembro os menos.

O que fazer em Cumuruxatiba – Prado

Cumuruxatiba é um bom destino para descansar na areia e mergulhar nessas águas mornas e calminhas – até de noite, eu entrei no mar. A cor do mar não estava das mais lindas quando fui, tinha bastante alga e uma areia que parecia lama no fundo. Mas, mesmo assim, os tchibuns foram maravilhosos.

Na Praia de Cumuruxatiba e a Praia do Píer, perto do centrinho, são as melhores para o banho (outras praias mais ao sul têm muitas pedras). Também têm uma boa infraestrutura à beira-mar, com excelentes bares e restaurantes, como o Ucanto da Cigana (o camarão na moranga é incrível!) e o agradabilíssimo Restaurante do Hermes. Os preços ali não são muito baratos, porém, o ideal para um lanche mais acessível é ir nas lanchonetes e barracas de tapioca ao redor da praça do centrinho.

Vale a pena também caminhar em direção ao norte para pegar um solzinho (ainda) mais sossegado na Praia do Rio do Peixe, ou então fazer uma caminhada em direção ao sul até a Praia da Represa. Ali tem belas falésias, que você pode contornar à beira-mar. É um canto silencioso e praticamente deserto de Cumuru, cercado por coqueiros.

A noite em Cumuruxatiba, especialmente em alta temporada, sabe ser agitada. Eu estive nessa praia na semana do réveillon, e tinha, todos os dias, rodas de samba, forró e DJs tocando nas barracas na beira da praia. É maravilhosa essa dinâmica de ir de uma a outra festa de chinelo de dedo, sem precisar pagar ingresso, sem precisar pegar fila, e com a vantagem de ver o sol nascer no mar. Isso explica a quantidade de jovens que escolheu Cumuru para receber 2023. Uma referência é a animadíssima Barraca Porto Belo, que existe há 30 anos ali em Cumuru.

Centrinho de Cumuruxatiba

Se você estiver de carro, vale visitar as praias do Moreira e Barra do Cahy. O passeio de barco a Corumbau também pode ser uma atividade bacana se você tiver mais dias em Cumuru – ela está na nossa lista das melhores praias do Brasil. Mas repare que consome praticamente um dia inteiro, das 9h até quase 17h. Isso porque só de barco dá pelo menos três horas, somando ida e volta.

No caminho, você avista o Monte Pascoal, uma elevação de 536 metros de altura, que, segundo os registros históricos, foi a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e tripulação em 1500. Essa região no sul da Bahia é chamada de Costa do Descobrimento.

Tem vários restaurantes na Ponta de Corumbau, eu recomendo fortemente os pratos com polvo do Panela de Barro.

Pousadas em Cumuruxatiba

Cumuru ainda é pequena, mas tem uma rede de hospedagem em crescimento, com alguns hotéis, vários campings e pousadas bem charmosas.

Bem localizada, do lado do centrinho, a Pousada Areia Preta (foto) é uma das mais lindas, com um extenso gramado a beira-mar, bem arborizado, e piscina ao ar livre. De pé na areia, também tem a charmosa Vila Comuru, que tem um jardim incrível, e a Pousada das Cores, que fica perto da Praia do Rio do Peixe Grande.

A Pousada Boa Sorte, no começo da rua principal, é uma opção econômica, e o Hotel Cumuruxatiba tem boa infraestrutura, com suítes com varanda e rede.

E você já tinha ouvido falar em Cumuruxatiba? Se já foi, tem outras dicas? Coloca nos comentários 🙂

 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção