logo Melhores Destinos

Descubra 27 cemitérios e catacumbas para incluir no seu roteiro de viagem

Rafael Castilho
31/10/2020 às 10:55

Descubra 27 cemitérios e catacumbas para incluir no seu roteiro de viagem

Hoje é Halloween! A festa das Bruxas, uma antiga tradição celta, ganhou o mundo – apesar de não ser das mais populares aqui no Brasil. Para entrar no clima da data, fizemos uma seleção de 26 cemitérios e catacumbas para visitar durante a próxima viagem. Pode ser um pouco mórbido, mas os locais são repletos de muita arte e história. Vale a visita!

@melhoresdestinos

😮⚰️ Você teria coragem fazer um passeio assim? #pelomundo #tiktokviagem #buenosaires #mexico

♬ Thriller – The Freaks

América do Sul 🎃

1. Cemitério da Consolação – São Paulo, Brasil

O cemitério mais antigo de São Paulo é conhecido pelos túmulos que são, verdadeiramente, uma obra de arte. Inaugurado em 1858, o cemitério da Consolação conta com cerca de trezentas esculturas e trabalhos de artistas importantes, como Victor Brecheret e o arquiteto Ramos de Azevedo, que projetou seu portão principal. O local também abriga sepulturas de personalidades, como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Ramos de Azevedo, Marquesa de Santos e o imponente mausoléu da Família Matarazzo.

São Paulo

2. Cemitério de São João Batista – Rio de Janeiro, Brasil

Como a necrópole paulistana, o cemitério de São João Batista, inaugurado em 1852 no Rio de Janeiro, atrai turistas por seus túmulos grandiosos e artísticos e também pelos famosos enterrados ali. As sepulturas mais procuradas são do escritor José de Alencar, o pintor Cândido Portinari e a cantora Carmem Miranda. Além de Santos Dumont, Vinícius de Moraes, Chacrinha, Clara Nunes, Cazuza, nove ex-presidentes da República entre muitos outros. São cerca de 25 mil túmulos. O cemitério também abriga as criptas da Academia Brasileira de Letras e dos soldados brasileiros mortos durante a Primeira Guerra Mundial.

Rio de Janeiro

3. Cemitério da Recoleta – Buenos Aires, Argentina

No coração de um dos bairros mais nobres de Buenos Aires, o cemitério da Recoleta atrai turistas por suas obras de arte e pelas personalidades enterradas ali. Os mausoléus de mármore, as numerosas abóbadas e as estátuas provocam uma atmosfera única. Construído em 1822, inspirado no cemitério parisiense Père-Lachaise, foi primeiro cemitério público da cidade. O túmulo mais famoso e muito procurado pelos visitantes é de Evita Perón.

Buenos Aires

4. Cemitério Municipal – Punta Arenas, Chile

Bem lá no extremo sul do Chile um cemitério também é atração turística na pequena Punta Arenas. Fundado em 1894, o mais antigo da cidade, o cemitério reflete a história migratória da região. Lá é possível encontrar túmulos suntuosos e espaços distintos de características únicas para os franceses, croatas, iugoslavos, etc. Mas o que mais chama atenção no cemitério são as árvores arredondadas que pontuam todo o local.

Punta Arenas

5. Cemitério Rapa Nui – Ilha de Páscoa, Chile

Bem pertinho do centro de Hanga Roa fica o cemitério mais antigo. O local é pequeno, mas bem interessante para uma visita. Todo gramado, as lápides em pedra e a vista para o Oceano Pacifico fazem deste um lugar único, que também conta com um Moai.

Ilha de Páscoa

América do Norte 👻

6. Cemitério Nacional de Arlington – Washington D.C., Estados Unidos

O mais conhecido e tradicional cemitério militar dos Estados Unidos fica pertinho do coração político norte-americano em Washington. O Cemitério de Arlington é simplesmente gigante, ocupando várias colinas numa área de 247 hectares. Mais de 300 mil pessoas foram enterradas lá desde a Revolução Americana. As duas grandes atrações são o Túmulo do Soldado Desconhecido, que é uma homenagem a todos os combatentes mortos e que nunca foram encontrados ou identificados durante conflitos militares, e a sepultura do presidente John F. Kennedy, onde brilha uma chama eterna acesa pela sua esposa em 1963.

Washington

7. Cemitério Hollywood Forever – Santa Monica, Estados Unidos

Conhecido como cemitério das celebridades, o Hollywood Forever passou por anos de degradação até retomar o seu posto de atração turística e sepulcro de artistas. Criado em 1899, estão enterrados várias celebridades no local, entre elas Rodolfo Valentino, Douglas Fairbanks e Tyrone Power, e astros da música como o beatle George Harrinson e o roqueiro Johnny Ramone (este em um mausoléu em formato de guitarra).O Hollywood Forever também já serviu de cenário para filmes, séries e videoclipes.

Santa Monica

8. Cemitério Saint Louis No 1 – Nova Orleans, Estados Unidos

O cemitério mais antigo de Nova Orleans esconde em seus corredores a rica história da cidade sulista norte-americana e atrai mais de 100 mil visitantes por ano. Criado em 1789, a maioria dos túmulos do cemitério de St. Louis foram construídos nos séculos XVIII e XIX. Entre os famosos estão os notáveis Marie Laveau, Homer Plessy e até o túmulo vazio de Nicolas Cage, que quer ser enterrado ali para seu descanso final. Mas quem mais atrai a atenção é o sepulcro de Marie Laveau, a rainha do vodu.

Nova Orleans

9. Neptune Memorial Reef – Miami, Estados Unidos

Que tal ser enterrado num cemitério no fundo do mar? É isto que acontece no Neptune Memorial Reef, um local de cerca de 2.000 m², a mais de 12 metros de profundidade a 5 km do litoral de Key Biscayne, em Miami. Aqui para conhecer tem que mergulhar. O mausoléu subaquático recria a Cidade Perdida de Atlantis e é mantido por uma empresa provedora de serviços de cremação.

Miami

Europa 🎃

10. Cemitério de Highgate – Londres, Inglaterra

Situado em um ponto alto de Londres, portanto privilegiado, a cerca de 115 metros acima do nível do mar, foi construído com a intenção de ser um cemitério para a elite londrina. Construído em 1930 só recebeu o primeiro enterro em 1939. Hoje são 170 mil restos mortais enterradas em cerca de 53 mil sepulturas. Uma das estruturas de destaque é a Avenida Egípcia, composta por uma entrada em forma de arco seguida por 32 abóbadas que conduzem ao Círculo do Líbano, com mais 36 abóbadas. Há diversos famosos enterrados ali, entre eles John Galsworthy, George Eliot, Michael Faraday e Dante Gabriel Rossetti. O mais conhecido e buscado pelos turistas é o túmulo do sociólogo alemão Karl Marx.

Londres

11. Cemitério Père Lachaise – Paris, França

Este cemitério de Paris é famoso mundialmente por abrigar as sepulturas de várias personalidades, como o pintor Eugène Delacroix; o espírita Allan Kardec; o escritor e poeta Oscar Wilde; a cantora francesa Edith Piaf; o líder da banda The Doors, Jim Morrison, entre outros. O local, repleto de árvores, esculturas e sepulturas bem elaboradas, recebe uma enorme quantidade de turistas todos os anos.

Paris

12. Catacumbas de Paris – França

Deixamos um pouco a superfície para mergulhar no subterrâneo da capital francesa. Verdadeiro labirinto no coração de Paris, as Catacumbas foram instaladas nas galerias de antigas pedreiras. A vinte metros abaixo de terra, ao longo de um emaranhado de galerias, o visitante descobre ossuário que reúne os restos mortais de vários milhões de parisienses ao longo do encerramento de alguns cemitérios de Paris no fim do séc. XVIII.

Paris

13. Cemitério de Montjuic – Barcelona, Espanha

O Cementiri de Montjuïc foi inaugurado em 1883 e ocupa a parte sul do monte de Montjuïc, com vistas ao porto de Barcelona. Atrai turistas por suas obras de arte influenciadas pelos estilo gótico e art nouveau e pelos famosos enterrados ali, entre eles os ex-presidentes do governo catalão Francesc Macià e Lluis Companys, o músico Isaac Albéniz, o fundador do FC Barcelona Joan Gamper ou o célebre pintor e escultor Joan Miró.

Barcelona

14. Cemitério de Nossa Senhora da Almudena – Madri, Espanha

O Nossa Senhora da Almudena é maior cemitério de Madri e um dos maiores da Europa com 120 hectares de área. Estima-se em 5 milhões o número de pessoas sepultadas ali, pouco menos que a população da capital espanhola que é de 6,5 milhões. Foi o principal cemitério da cidade entre 1884 e 1973. Há diversos panteões, capelas e monumentos de grande interesse artístico, datando os mais antigos dos finais do século XIX. Entre estes podem contemplar-se estilos diversos, como neogótico, neo-românico, modernista, neoclássico e eclético.

Madri

15. Catacumbas de Cappuccini – Palermo, Itália

Há diversas catacumbas espalhadas pelo mundo e principalmente pela Europa. Mas quem busca algo bem macabro vai gostar de visitar estas catacumbas na Sicília. Os restos mortais são expostos nas paredes. Isto mesmo! Os mortos estão pendurados. O local é famoso, desde o século 16, pelo processo de embalsamento e preservação utilizado nos cadáveres. Um dos últimos sepultamentos foi o da menina Rosalia Lombaro de 2 anos, em 1920, cujas feições permanecem quase inalteradas até hoje.

Palermo

16. Cemitério da Ilha de San Michele – Veneza, Itália

Alguns passeios partem de Veneza rumo às ilhas que circundam a cidade, mas um deles é bem inusitado: o cemitério da  Ilha de San Michele. Não demora nem 5 minutos a travessia de barco. A ilha virou cemitério de Veneza em 1807 por ordem do imperador Napoleão que dominava a região. Até então, os locais eram enterrados nas igrejas. Alguns nomes famosos estão sepultados no cemitério de San Michele: o compositor russo Igor Stravinskij, o pintor Emilio Vedova, o poeta Ezra Pound e o escritor Frederick Rolfe.

Veneza

17. Necrópole do Vaticano – Cidade do Vaticano

Debaixo da Basílica de São Pedro e da cripta com as tumbas u fica a necrópole do Vaticano. Trata-se do cemitério romano onde foi enterrado São Pedro e sobre o qual foi construída a primeira basílica, por volta do ano 300. Após escavações iniciadas em 1940 para localizar o túmulo do apóstolo, o local foi liberado aos visitantes que acompanhados de um guia (há opções de visitas em português) podem percorrer um percurso entre túmulos romanos da época até chegar ao de São Pedro. A visita ao local é limitada e deve ser agendada com antecedência pelos e-mails: scavi@fsp.va e uff.scavi@fabricsp.va.

18. Cemitério Monumental de Staglieno – Gênova, Itália

Um dos maiores cemitérios da Europa, o Cemitério Monumental di Staglieno em Gênova, Itália, ocupa mais de um quilômetro quadrado. Foi inaugurado em 1851 e se tornou atração turística por ser um museu a céu aberto. Na época de sua fundação, Gênova era um importante centro de aprendizado na Itália e atraía reformistas e uma burguesia rica. Desejando colocar memoriais duradouros para lembrar seu trabalho e realizações morais, eles desenvolveram uma tradição de escultura fúnebre, particularmente obras realistas, para serem colocadas com seus túmulos.

Gênova

19. Cemitério de Zentralfriedhof – Viena, Áustria

Um cemitério conhecido pelos túmulos de pessoas ilustres, artistas e principalmente gênios da música clássica. O Cemitério Central de Viena, inaugurado em 1874, tem quase 2,5 km² sendo o segundo maior em área construída na Europa. Entre os famosos enterrados lá estão Beethoven, família Strauss, Schubert, entre outros. Há um túmulo reservado a Mozart, mas ele não foi enterrado lá e sim no cemitério St Marx, também em Viena. O Cemitério de Zentralfriedhof também abriga o Mausoléu Presidencial, onde são sepultados desde 1951 os presidentes da Áustria.

Viena

20. Cemitério Judeu – Praga, República Tcheca

Para a comunidade asquenaze trata-se do mais antigo cemitério judeu na Europa. Esteve um uso desde o início do século XV (a mais antiga tumba, do rabino Avigdor Kara, data de 1439) até 1787 em Praga. O número de lápides e a quantidade de pessoas sepultadas é incerto, pois há diversas camadas de tumbas sob as atualmente visíveis. No entanto se estima que existam cerca de 12 mil sepulturas atualmente visíveis, podendo haver cerca de 100 mil no total.

Praga

21. Cemitério de Sapanta – Romênia

Um cemitério alegre que atrai turistas para a remota área romena de Maramures. Lá o destaque são as lápides bem humoradas e coloridas que retratam um pouco da vida cotidiana do protagonista, o morto enterrado ali. A tradição começou há mais de 90 anos com o artista Stan Ioan Patras, que talhou a primeira lápide em 1935. Ao longo de sua vida, ele chegou a fazer mais de 800 peças. Hoje a tradição continua na mãos de outros artistas locais.

Sapanta

22. Cemitério de Skogskyrkogården – Estocolmo, Suécia

Um cemitério classificado como Patrimônio Mundial. Com cerca de 100 mil sepulturas, o Cemitério de Skogskyrkogården, que significa em português “Cemitério do Bosque”, foi inaugurado em 1920. Dispõe ainda de duas secções para muçulmanos, duas secções para cristãos ortodoxos, e seções menores para católicos e bahá’ís.

23. Cemitério de Tikhvin – São Petersburgo, Rússia

Localizado no icônico Monastério Alexandre Nevsky, em São Petersburgo, o cemitério de Tikhvin foi construído em 1823 por Pedro I da Rússia. Rodeado por belas igrejas e memoriais góticos, o local abriga os túmulos de russos ilustres, como Dostoievsky e Tchaikovsky.

São Petersburgo

Ásia 👻

24. Cemitério Complexo-Museu Mevlâna – Konya, Turquia

No lado asiático da Turquia fica a cidade de Konya que abriga o espetacular cemitério Complexo-Museu Mevlâna. O local foi construído no século XIII e abriga o mausoléu Jalal ad-Din Muhammad Rumi, um místico sufi, que vem de uma corrente mística e contemplativa do islamismo. Além de cemitério, o local abriga um santuário e uma área de estudos religiosos.

Konya

25. Cemitério Judaico do Monte das Oliveiras – Jerusalém, Israel

Um cemitério incrustado num lugar histórico. Localizado no Monte das Oliveiras, em frente a cidade velha de Jerusalém, o cemitério abriga mais de 150 mil sepulturas. De acordo com historiadores, o local começou a ser utilizado para sepultamentos há 3 mil anos. Do alto do cemitério, o visitante tem as melhores visitas da cidade santa.

Jerusalém

26. Cemitério de Okunoin – Koyasan, Japão

O cemitério de Kunoin, localizado em Koyasan, é um cemitério surpreendente. Fundado em 805 por Kobo Daishi, uma das figuras religiosas mais importantes do Japão. O cemitério fica numa Monte Koya, em Koyasan, a cerca de 50 quilômetros de Osaka. São mais de duzentas mil sepulturas, entre elas o mausoléu Kobo Daishi, líder da seita budista Shingon.

27. Cemitério de Babaoshan – Pequim, China

O principal local de descanso dos heróis revolucionários de mais alto escalão, altos funcionários do governo e, nos últimos anos, indivíduos considerados de grande importância devido às suas contribuições para a sociedade. Em chinês, Babaoshan significa literalmente “As Oito Montanhas do Tesouro”. O cemitério está localizado no distrito de Shijingshan, um município localizado no oeste de Pequim.

Pequim

E você, já visitou algum desses cemitérios? Tem mais algum que merece entrar na lista? Conte para a gente nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção