logo Melhores Destinos

O que fazer de graça em Nova York: 25 atrações e passeios para curtir a cidade sem gastar nada!

Camille Panzera
Camille Panzera
09/01/2020 às 9:01

O que fazer de graça em Nova York: 25 atrações e passeios para curtir a cidade sem gastar nada!

Visitar Nova York é o sonho de muitas pessoas, mas nem sempre o orçamento está tão folgado quando surge a oportunidade de visitar a cidade. Gastos fixos com alimentação e hospedagem já pesam no bolso. Com o dólar alto, então, a situação fica pior… Mas nem tudo está perdido! É possível economizar (e muito!) ao visitar as atrações na cidade, porque há muita coisa gratuita para fazer na cidade!

Com turismo o ano inteiro e uma infinidade de passeios, Nova York é o tipo de lugar que você poderá conhecer muitas atrações sem gastar praticamente nada! Parques, memoriais, estátuas e monumentos são algumas das atrações que você poderá admirar sem pagar nada. E há também museus que oferecem semanalmente horários gratuitos para os visitantes.

Quer saber o que fazer de graça em Nova York? Confira 25 atrações abaixo!

dicas nova york

1 – Conhecer a Times Square e seus letreiros fascinantes

Cenário de filmes e pedidos de casamentos, a Times Square fica no encontro entre Broadway com a 7ª Avenida. Além dos enormes letreiros coloridos que piscam 24h por dia, o local reúne diversas lojas, restaurantes, teatros com incríveis apresentações e uma diversidade enorme de artistas de rua! É um lugar incrível, animado dia e noite, e um dos símbolos mais espetaculares da vivacidade novaiorquina.

times square

2 – Caminhar pelo Central Park, visitar seus jardins e monumentos

O coração de Nova York, o Central Park é um oásis de tranquilidade no meio de uma cidades mais movimentadas e urbanas do mundo. Ele tem mais de 340 hectares e vai da rua 59 até a 110, dividindo a cidade em leste e oeste. Entre as atrações principais do parque estão Central Park Zoo, a estátua de Alice no País das Maravilhas (altura da E 75th St), o Strawberry Fields: homenagem a John Lennon (altura da W 72nd St) e a área de Bethesda Terrace (na altura da 72nd St.), onde fica um lago com tradicionais barquinhos para alugar. Vale a visita em qualquer época do ano!

3 – Admirar a arquitetura da Grand Central Terminal

Inaugurada no século XX, a Grand Central, ou Grand Central Station, é uma estação histórica de Manhattan. O local é ponto de partida de linhas de metrô e trens e chama a atenção por seu salão principal, adornado com pinturas no teto e uma enorme bandeira dos Estados Unidos. Mais do que uma simples estação, o terminal é um edifício histórico com restaurantes e lojas, ideal para visitar quando o tempo na cidade não está tão bom!

nova york dicas passeios gratuitos

4 – Atravessar a Brooklyn Bridge

Finalizada em 1883, a Ponte do Brooklyn, que liga Manhattan ao Brooklyn, é considerada uma das pontes em suspensão mais antigas do país e já foi a maior ponte desse tipo no mundo. Ligada por cabos e com altas torres, ela pode ser atravessada a pé, em um passeio que rende lindos cenários! Bastante movimentada, é um lugar clássico para tirar fotos na cidade e aproveitar um passeio ao ar livre.

5 – Visitar o Memorial de 11 de setembro

Inaugurado em 2011, o Memorial de 11 de setembro homenageia as vítimas do atentado ocorrido ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001. No lugar das torres gêmeas foi construído uma área de acesso público, que possui duas enormes fontes com o nome das vítimas gravadas em placas de aço. Em 2014 foi aberto ao público o museu em memória das vítimas, que possui um acervo impressionante sobre o atentado, que guarda até uma coluna de sustentação de um dos edifícios. O memorial tem acesso sempre gratuito e o museu é gratuito às terças-feiras, a partir das 17 horas.

nova york dicas passeios gratuitos

6 – Passear pelo High Line e depois visitar o Chelsea Market

Construído em uma área onde ficava uma antiga linha de trem, o High Line certamente é um dos parques mais legais e descolados de Nova York. Completamente remodelado, o lugar deixou de ser uma área abandonada e se tornou um espaço de convivência alegre, com jardins bem cuidados e ótimas áreas para relaxar! Ele está localizado em Chelsea e tem fácil acesso ao Chelsea Market, um mercado cheio de lojinhas, restaurantes e coisas deliciosas para comer!

nova york o que fazer

7 – Passar o dia em Coney Island e apreciar o visual do mar

Coney Island é uma península do Brooklyn, conhecida por sua praia e seu antigo parque de diversões, o Luna Park. O local é um passeio muito popular nos dias quentes de verão e pode ser também uma ótima pedida para quem quer fugir do roteiro tradicional e fazer algo diferente em Nova York. O lugar é alegre, boa opção para um passeio ao ar livre e cheio de cenários bonitos!

8 – Ver a Estátua da Liberdade gratuitamente pegando o ferry para Staten Island

Nova York é formada por 5 condados: a famosa Manhattan, Brooklyn, Bronx, Queens e Staten Island. Para acessar Staten Island, já que não há metrô para essa parte da cidade, é oferecido um transporte de ferries, cujo trajeto é gratuito! O mais legal é que esse trajeto de barco, geralmente realizado por quem vive na cidade para seus afazeres diários, oferece uma linda vista da Estátua da Liberdade! Com o ferry você não poderá desembarcar em Liberty Island, a ilha onde fica a Estátua da Liberdade, mas já vai poder admirá-la mais de perto e ver um dos monumentos mais famosos do mundo sem gastar nada!

9 – Ler um livro na Biblioteca Pública de Nova York

Segunda maior biblioteca do país e uma das maiores bibliotecas do mundo, o acesso à Biblioteca Pública de Nova York é gratuito e aberto a todos. Além disso, o edifício dedicado a Stephen Schwarzman tem tour gratuitos às 11  e 14h, de segunda a sábado. O edifício da biblioteca é incrível, com salas bem decoradas, como a Rose Main Reading Room, um espaço espetacular para amantes de leitura. Mais informações no site da New York Public Library.

passeiosnova york o que fazer

10 – Caminhar pelo Hudson River Park ou Riverside Park

Os parques de Manhattan que ficam voltados para o Hudson River, o rio que margeia o lado oeste da ilha, são uma opção de passeio muito legal e que muita gente deixa de conhecer. O Hudson River Park, fica super movimentado no verão e é bem extenso, com várias áreas para descansar, ciclovia e outras atividades sazonais. Já o Riverside Park, poucos turistas sabem que existe, e além de oferecer belas paisagens no pôr do sol é ótimo para um piquenique. Você pode comprar alguns quitutes em um supermercado e ir para o parque passar uma tarde admirando a vista do Rio Hudson. O Riverside Park tem a vantagem de não ser tão cheio e possui várias quadras esportivas.

11 – Visitar a Catedral de St Patricks

Aberta em 1878, mas em construção desde 1858, a catedral dedicada a São Patrício foi construída no meio de Manhattan em estilo gótico americano. Ela é considerada um dos principais símbolos do catolicismo nos Estados Unidos e está sempre aberta aos visitantes que desejem conhecer seu interior ou participar de uma missa. Ocupando um quarteirão inteiro e com um interior magnífico e recentemente reformado, a catedral possui lindos vitrais e é um ótimo passeio para amantes de arquitetura.

nova york o que fazer

12 – Visitar museus de Nova York e atrações fechadas gratuitamente

Para incentivar o acesso à cultura diversos museus e atrações de Nova York oferecem entrada gratuita ao seu acervo em horários programados. Entre os destaques quando o assunto são os museus de Nova York, vale comentar sobre o Museu de História Natural, cuja entrada é feita em forma de doação, então é possível escolher o valor que se deseja para conhecer o lugar. Abaixo você confere uma lista alguns dos principais dos museus com entradas gratuitas em Nova York.

13 – Passear no Rockefeller Center e visitar lojas divertidas como Lego e Nintendo

O Rockefeller Center é um empreendimento que compreende edifícios de escritórios, lojas e restaurantes. O local tem uma área pública comum, como uma praça, que no inverno recebe uma árvore de natal com belos enfeites e área de patinação muito tradicional na cidade. No Rockefeller Center ficam ainda várias lojas interessantes, algumas de marcas renomadas no mundo da moda e outras que são especialmente interessantes para crianças ou quem se interessa por jogos, como as lojas da Nintendo (que tem vídeo games para uso dos visitantes) e da Lego.

14 – Brooklyn Botanic Garden

Conhecido como um dos jardins botânicos mais bonitos dos Estados Unidos, o Brooklyn Botanic Garden é um lugar muito visitado em meses de primavera e verão e que rende um excelente passeio em um dia bonito de sol. O lugar é espaçoso, tem jardins com diferentes temáticas e é muito bem cuidado. Na época da floração das cerejeiras (primavera) o lugar fica ainda mais especial! A entrada ao local é gratuita às sextas, de 8h às 16h30 e entre março e novembro, de 8h às 12h. Mais informações no site do Brooklyn Botanic Garden.

15 – Visitar o Touro de Wall Street (Charging Bull)

Localizada no distrito financeiro de Manhattan, a escultura em bronze de um touro em posição de ataque reúne centenas de visitantes diariamente. A crença em relação à estátua, que simboliza a força e poder do povo americano, é de que ao tocar as mãos no focinho, chifres e bolas, a pessoa terá boa sorte e dinheiro. Na dúvida do efeito da crença, não custa tentar, né? Em 2017, a estátua de uma menina em posição de desafio, a “Fearless Gril” foi colocada a frente do touro para atentar para as diferenças de gênero no ambiente de trabalho.

nova york dicas

16 – Conhecer lojas icônicas de Nova York

Em muitos outros destinos talvez visitar uma loja não seja atração turística, mas em Nova York essa realidade é diferente. São tantas lojas legais e impressionantes que mesmo que você não queira fazer compras, vale a pena conhecê-las. A Macys, com seu edifício de 11 andares e mais de 200 mil m² de extensão é uma delas. A B&H é outra loja muito legal, ideal para quem se interessa por eletrônicos e fotografia. Na Times Square há uma loja da Disney, com muitos objetos de personagens da Disney e uma loja da M&M’s, chamada M&M’s World. Na Quinta Avenida fica uma Apple Store que se tornou praticamente um ponto turístico. As já comentadas lojas da Lego e Nintendo são também bem divertidas. Para quem busca um pouco de economia, a Century 21, que vende produtos de ponta de estoque com preços mais baixos é também uma alternativa excelente para compras em Nova York!

17 – Admirar o Flatiron Building

Símbolo de Nova York, o edifício com formato curioso de ferro de passar roupas foi um dos primeiros grandes edifícios de Nova York. Sempre presente nas fotos dos turistas, o prédio de 22 andares é um marco histórico da cidade e está próximo de outras atrações bem legais, como o Madison Square Park, área pública gostosa para relaxar e o Eataly, uma espécie de supermercado-empório com temática italiana e bons restaurantes em seu interior!

flatiron building

18 – Conhecer o The Vessel, nova atração de Nova York

Um novo empreendimento comercial e residencial, um dos mais caros da história do país, foi inaugurado em Nova York no primeiro semestre de 2019, o Hudson Yards. E na área pública desse incrível centro imobiliário, com edifícios modernos, está o The Vessel, uma estrutura que já se tornou um novo cartão-postal da cidade. O Vessel é uma obra-monumento, com 154 escadas interconectadas que formam uma imagem semelhante a de uma colmeia. A entrada ao lugar é gratuita e seus diversos andares oferecem uma vista muito bonita da cidade, de diferentes perspectivas!

19 – Conhecer Governor’s Island

Localizada a cerca de 700 metros de Lower Manhattan, a Governor’s Island, é uma ilha utilizada para fins recreativos nas estações mais quentes do ano. O espaço verde tem uma vasta área gramada e abriga diversos eventos, como exibições com os mais variados temas, shows musicais, cinema ao ar livre, área de pique-nique, andar de bicicleta ou simplesmente curtir a vista que se tem para Manhattan.

dicas nova york

20 – Visitar a Roosevelt Island

Ok, esse passeio não é necessariamente gratuito, mas custa apenas o preço do metrô, já que o bondinho que leva à ilha Roosevelt faz parte do transporte público da cidade. O bondinho oferece uma vista linda da cidade e já apareceu no filme do Homem Aranha. A ilha é muito gostosa para ser percorrida a pé, tem um visual muito tranquilo e é um passeio diferente, que muita gente não tem a oportunidade de fazer.

roosevelt-island

21 – Estação Oculos

Aberta em 2016, a estação Oculus de metrô foi uma das estações mais caras dos Estados Unidos e surpreende pelo design que foge do padrão. Com um salão de tamanho colossal, essa estação está conectada ao shopping Westfield World Trade Center fica localizada onde estavam os edifícios das Torres Gêmeas antes de sua queda causada pelos ataques terroristas de 2001. A estação projetada por Santiago Calatrava (o mesmo que projetou o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro), tem o formato de um pássaro pelo lado de fora e um teto móvel que se abre sempre nos dias 11 de setembro de cada ano, para homenagear as vítimas do ataque ao World Trade Center.

nova york dicas passeios gratuitos

22 – Passear no Brooklyn e tirar fotos maravilhosas do panorama de Manhattan

O Brooklyn é um lugar descolado de Nova York, cada vez mais em ascensão, com parques agradáveis, lojas diferentes, galerias de arte, restaurantes charmosos e panoramas incríveis! D.U.M.B.O. (versão curta de Down Under The Manhattan Brigde Overpass) é uma área entre a Manhattan Bridge e a Brooklyn Bridge (ambas as pontes ligam Manhattan ao Brooklyn) que tem um ótimo comércio além de parques com uma vista lindíssima! Recomendo muito um passeio por Dumbo e pelo Brooklyn Bridge Park, um parque muito gostoso para relaxar e tirar ótimas fotos quanto de dia quanto à noite.

23 – Descansar no Bryant Park

Nova York é uma cidade feita para caminhar! São muitos lugares para visitar e os passeios ficam ainda melhores quando você os faz caminhando, descobrindo melhor a cidade e conhecendo novos cenários ao acaso. Por isso, mais uma dica de local para visitar na cidade é o Bryant Park, muito procurado não apenas por turistas mas por moradores locais para descansar! O lugar tem algumas cafeterias e você pode se aproveitar das dezenas de cadeiras dispostas no parque para descansar de seus passeios e tomar um café. No inverno, esse parque ganha uma pista de patinação! E nas noites de verão tem cinema gratuito!

nova york dicas passeios gratuitos

24 – Participar dos festivais e shows gratuitos

São tantos eventos em Nova York ao longo do ano que provavelmente haverá alguma coisa acontecendo durante a época de sua viagem, independentemente do mês que você escolha para viajar. A cidade tem eventos bastante conhecidos como a festa de Ano Novo na Times Square, um desfile no dia de Ação de Graças (Thanksgiving), feirinhas em diversos bairros, desfile e fogos de artifícios no Dia da Independência (4 de julho), a iluminação da árvore de Natal do Rockefeller Center e por aí vai. A lista de eventos pagos e gratuitos em Nova York é enorme, então vale sempre ficar de olho no calendário de eventos de Nova York. No verão, época em que a cidade está super animada, a quantidade de eventos é ainda maior! Já pude assistir a alguns artistas brasileiros fazendo shows no Central Park, a experiência foi gratuita e incrível!

nova york dicas passeios gratuitos

25 – Visitar um Rooftop em Nova York!

Nova York tem diferentes observatórios como o Empire State ou o Top of the Rock! Eles realmente têm vistas incríveis da cidade, mas são atrações pagas e às vezes inacessíveis para quem está com o orçamento apertado. Uma dica para quem quer ter uma vista bonita, sem pagar nada por isso é visitar um dos rooftops da cidade, que são terraços no alto dos edifícios, geralmente com um bar ou lounge! São muito populares para um happy hour e para uma noite especial! Três boas dicas de rooftop em Nova York são o 230 Fifth Rooftop, o Le Bain, no Hotel The Standard ou o St Cloud no Hotel Knickerbocker.

Vejas também: 50 dicas para a sua primeira viagem a Nova York

E você? Já esteve na cidade? Tem mais dicas de passeios gratuitos em Nova York? Compartilhe com a gente nos comentários! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *