logo Melhores Destinos

23 coisas grátis para fazer em Roma: lugares para visitar sem gastar

Camille Panzera
18/03/2021 às 5:03

23 coisas grátis para fazer em Roma: lugares para visitar sem gastar

Viajar para Roma e outras cidades da Europa é uma experiência única! Mas quem tem o hábito de viajar sabe bem que algumas atrações não são exatamente uma pechincha e depois de conseguir aquela boa promoção de passagem aérea para a Itália, cairia muito bem economizar nos passeios pela cidade. Confira alguns dos passeios e coisas grátis para fazer em Roma, que você pode incluir em seu roteiro da sua próxima viagem pela Itália!

Não deixe de ler até o fim do post porque as dicas são realmente úteis!

Coisas grátis para fazer em Roma:

1 . Fontana di Trevi

Uma das principais atrações de Roma e da Itália, a Fontana di Trevi faz parte de uma das fachadas do Palazzo Poli. Ela possui 26 metros de altura por 20 m de largura e segundo a crença, você deve jogar uma moeda de costas na fonte para ter sorte. Se possível, visite a Fontana di Trevi bem cedinho ou tarde da noite, assim irá encontrar menos gente ao seu redor, já que o local costuma ficar lotado diariamente.

o que fazer de graca em roma

Fontana di Trevi

2. Basílica São Pedro

Uma das mais espetaculares igrejas do mundo, a Basílica de São Pedro, no Vaticano está aberta ao público gratuitamente. A visita pode exigir um pouco de tempo em uma fila, é verdade, mas a espera compensa! A construção é magnífica, riquíssima em detalhes, tem colunas impressionantes.

3. Audiência papal

A Udienza Papale ou audiência papal  acontece sempre às quartas-feiras,  e é o momento em que pessoas de todo mundo podem receber as benção do Papa. O acesso ao local é também gratuito, mas como é bem concorrido, você pode fazer uma reserva para ficar mais próximo do Papa. Veja aqui mais informações.

pontos turisticos de roma vaticano piazza san pedro

Basílica de São Pedro

4. Free Tour

Essa é uma dica que vale para várias outras cidades da Europa! O free tour é um passeio a pé, gratuito, oferecido por diversas agências da cidade. Através dele você pode ter uma ideia geral de Roma, conhecer algumas de suas históricas e principais atrações. É uma boa dica para o início de uma viagem, porque assim você consegue se localizar, ter uma visão geral e depois fazer seus passeios por conta própria. Veja aqui mais detalhes.

5. Panteão

Localizado na Piazza della Rotonda, no coração do centro histórico da cidade, o Panteão é um templo romano dedicado a todos os deuses. É um lugar de impressionante arquitetura, com enormes colunas e uma cúpula singular, com 43 metros de diâmetro.

coisas gratis em roma pantheon

Panteão

6. Pórtico de Ottavia

Localizado no bairro judeu, o complexo do Pórtico de Otávia foi construído pelo Imperador Augusto, em homenagem a sua irmã, Ottavia. Ao longo dos séculos o local sofreu danos, mas boa parte segue em pé e é um belo exemplo da diversidade da arquitetura em Roma, já que bem próximo do local estão edifícios muito mais novos.

passeios gratis em roma

Pórtico de Ottávia

7. Templo de Adriano

Roma é um lugar impressionante por vários motivos e o Templo de Adriano é prova disso. Ele é uma belíssima surpresa aos viajantes desavisados, que sem mais nem menos, se pararam com a enorme fachada desse antigo templo, que possui colunas com 15 metros de altura e 1,5 metros de diâmetro. Hoje essa fachada construída em torno do século II pertence ao edifício da Bolsa de Valores.

8. Vila Borghese

A Vila Borghese é um parque muito agradável de Roma, que abriga uma galeria homônima muito bem conceituada, a Galeria Borghese. É um ótimo lugar para um passeio ao ar livre, para sentar-se e descansar ou simplesmente curtir uma área mais tranquila da cidade com menos gente.

passeios gratuitos em roma italia

Villa Borghese

Praças de Roma

As praças de Roma são como museus a céu aberto, com belas fontes e cercada por edifícios belíssimos! Confira algumas opções 

9. Piazza Venezia e Monumento a Vittorio Emanuelle

Uma das principais praças de Roma, a Piazza Venezia reúne 5 grandes vias da capital italiana e reúne importantes edifícios ao seu redor, dentre eles o Monumento a Nacional a Vittorio Emanuelle II, símbolo da unificação italiana. O monumento em mármore branco é muito imponente e abriga o Museu do Risorgimento, além de uma terraça panorâmica que oferece lindas paisagens para a cidade. Um passeio imperdível!

coisas gratis em roma

Piazza Venezia

10. Piazza di Spagna

Uma das mais emblemáticas praças de Roma é a Piazza di Spagna (já chamada também de Piazza di Francia – praça da França). Em sua área central ela possui uma fonte de estilo barroco, a Fontana della Barcaccia, e em uma das extremidades fica localizada a igreja Trinità dei Monti, cujo acesso se faz por uma escadaria, sempre ocupada por moradores e turistas.

11. Piazza Navona

Localizada no coração da cidade, a Piazza Navona é outro passeio imperdível e gratuito em Roma. A praça reúne foi contruída onde antigamente ficava um estádio romano e tem diversos edifícios bonitos ao seu redor, alguns de arquitetura barroca, além de restaurantes e cafeterias. Ela possui 3 fontes, entre elas a Fontana dei Quatro Fiumi, e construções como a Palácio Pamphilj, onde está instalada a embaixada brasileira, que oferece visitas guiadas gratuitas. Veja aqui como fazer sua visita à embaixada brasileira em Roma.

12. Chiesa di San Luigi dei Francesi

Localizada no centro de Roma, entre importantes edificações, como o Pantheon e a Piazza Navona, essa pequena igreja de estilo barroco foi construída para abrigar a comunidade francesa em Roma. Ela possui algumas obras de arte muito cultuadas, dentre elas algumas obras de Caravaggio na Capela Contarelli.

13. Basílica Santa Maria del Popolo

Passeio imperdível para amantes das artes, a Basílica de Santa Maria del Popolo reúne obras de artes de Caravaggio, Raffaelo, Bernini, Caracci e outros artistas. Ao fazer o passeio, não deixe de observar as capelas Cerasi e Chigi.

roma passeios gratis

14. Passear pelo Trastevere e ver a Porta Portese

Trastevere é um dos bairros mais charmosos de Roma, tem vários bares e ótimos restaurantes, além de construções que são puro charme. Ao assear pelo bairro, você pode visitar a Porta Portese, que é uma das portas construídas ao redor de Roma, e também visitar a Basílica Santa Maria in Trastevere, do século IV.

15. Aproveitar a vista panorâmica do Gianicolo

Gianicolo é uma das colinas de Roma, está localizada próximo a Trastevere e é um passeio muito legal para um dia bonito e de céu aberto. Do alto do morro você pode ter uma visão panorâmica de Roma, seus edifícios e igrejas que despontam no pano de fundo da cidade. Lá no alto está um Monumento a Giuseppe Garibaldi

Bônus: Atrações gratuitas em Roma, em dias específicos

Algumas atrações de Roma são gratuitas no primeiro domingo de cada mês, através do projeto “io vado al museo”. Por causa da pandemia, algumas atrações não estão realizando essa iniciativa, mas vale mencioná-las para o momento em que tudo voltar ao normal.

16. Coliseu

A antiga arena romana onde competiam gladiadores é simplesmente uma das atrações mais fantásticas da Itália e que merece ser vista não apenas por fora, mas também em seu interior. O Coliseu está aberto gratuitamente no primeiro domingo de cada mês, e vale chegar cedo para não enfrentar uma fila grande. Veja aqui informações mais completas, no site oficial.

coliseu roma gratis

Coliseu

17. Foro Romano e Palatino

O Foro Romano, o coração do antigo Império Romano e da vida social e política da sociedade daquela época também pode (e deve) ser conhecido em uma viagem a Roma. O ingresso faz parte de um combo comprado junto com o brilhete do Coliseu e também tem sua versão gratuita nos primeiros domingos de cada vez.

Se você não estiver na cidade no período de gratuidade, pode aproveitar para admirar o Foro Romano da terraça panorâmica do Campidoglio, de onde você também pode tirar boas fotos.

18. Galleria Borghese

Essa belíssima galeria reúne obras de grandes artistas italianos e está instalada em um edifício muito bonito, que foi construído para ser um museu. A atração está aberta gratuitamente no primeiro domingo do mês e exige agendamento prévio. Veja aqui mais informações.

19. Castelo de Santo Ângelo

O Castelo de Santo Ângelo é outro passeio gratuito em Roma no primeiro domingo de cada mês. A construção teve diferente funções ao longo dos anos, dentre elas mausoléu do Imperador Adriano e fortaleza militar. Seu interior é muito bonito e a vista do Castelo também não fica para trás! Veja aqui mais informações.

castelo santo angelo roma

Castelo de Santo Ângelo

20. Terme di Caracalla

O complexo arquitetônico da Roma Antiga abrigava antiga termas, usadas na época do Império Romano como espaço de banho, esporte e bem-estar. Pode ser uma boa ideia para quem busca um passeio diferente e que também oferece visits gratuitas no primeiro domingo de cada mês. Confira aqui mais informações.

21. Museus Capitolinos

Os Museus Capitolinos (Musei Capitolini) fazem parte de um complexo de grande importância para a cidade, já que foram fundados em 1471, um dos mais antigos museus do mundo. Ele abriga importantes obras relacionadas a cultura local, inclusive a estátua Loba Capitolina, símbolo da origem da cidade.

22. MAXXI – Museu de Arte do Século XXI

Inovador e super moderno, o museu MAXXI se distingue de muitas outras atrações de Roma por seu foco em obras atuais. Projetado pela arquiteta Zaha Hadid, ela está aberto gratuitamente no primeiro domingo de cada mês.

vaticano gratis roma

Museus do Vaticano

23. Museus Vaticanos

Os Museus Vaticanos (Musei Vaticani) possuem um acervo impressionante, que rendem fácil um dia de programação! Através da visita aos museus pode-se conhecer também o a Capela Cistina, que impressiona por sua beleza e pelo trabalho de grandes artistas, como Michelangelo. Os museus do Vaticano são gratuitos no último domingo do mês, entre 9 e 14h, com última entrada às 12h30.

Dica: Consulte sempre os sites oficiais de cada atração que oferece a entrada gratuita. Já que eles poderão informar melhor sobre o horário e procedimento para obter a gratuidade.


E você, tem mais algum dica de coisas grátis para fazer em Roma? Compartilhe com a gente nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção