Parques Nacionais de Fernando de Noronha e de Abrolhos reabrem para o turismo!
Parques Nacionais de Fernando de Noronha e de Abrolhos reabrem para o turismo!
Os dois principais parques nacionais marinhos do Brasil reabriram para o turismo! O Parque Nacional de Abrolhos voltou a receber visitantes no dia 01/09 e ontem, dia 03/09, foi a vez do Parque Nacional de Fernando de Noronha. A reabertura dos parques acontece de forma gradual. Visitantes que quiserem conhecer a vida marinha desses dois paraísos, deverão seguir diversas regras e medidas de segurança.
Reabertura do Parque Nacional de Fernando de Noronha
O Parque Nacional de Fernando de Noronha, que já estava aberto para moradores e pesquisadores, agora foi liberado também para os turistas que visitam Fernando de Noronha. O arquipélago, do qual faz parte do Parque Nacional, passa por processo gradual de reabertura desde o dia 01/09. Por enquanto, somente turistas que já tiveram Covid-19 podem entrar em Fernando de Noronha.
A reabertura do Parque Nacional de Fernando de Noronha para visitantes é gradual e acompanhada de diversas medidas de segurança. A Econoronha, concessionária do Parque Nacional, será responsável pelo plano de reabertura e irá estipular o número de visitantes, agendamento prévio de atrativos e protocolos que devem ser seguidos para a reabertura segura. No site oficial, será constantemente atualizada a lista de atrativos do Parque Nacional de Fernando de Noronha que estão abertos. Vale dizer que a compra dos ingressos para acesso ao parque será toda online.
O ICMBio sugere a todos os visitantes que pretender mergulhar nas águas de Fernando de Noronha, que levem seus próprios equipamentos de mergulho. Caso o equipamento seja de uso compartilhado, eles devem ser desinfetados pelos prestadores de serviço após cada uso. Todos os visitantes devem manter o distanciamento social e fazer uso de máscara de proteção.
Teste de Covid-19 em Fernando de Noronha
Até o momento, a reabertura do arquipélago de Fernando de Noronha não permite a entrada de todos os turistas. Está autorizado o acesso apenas a visitantes que já tiveram Covid-19 e estejam comprovadamente curados. Para isso, será exigida a apresentação de exames, seja o RT-PCR positivo realizado há mais de 20 dias, seja o exame sorológico (IgG) positivo, que indica a presença de anticorpos contra a Covid-19. Os exames serão encaminhados à Administração, juntamente com o pagamento da Taxa de Permanência (TPA), que a partir de agora só será feito via online, através do site sounoronha.com, até 72 horas antes do embarque.
Reabertura do Parque Nacional de Abrolhos
Localizado em Caravelas, na Bahia, o Parque Nacional de Abrolhos é famoso pela rica vida marinha e pela grande presença de baleias jubarte, que aproveitam as águas quentes do litoral baiano especialmente entre os meses de agosto e outubro. Os visitantes que chegarem a Abrolhos poderão fazer o passeio embarcado para a observação de baleias e também a visita guiada pelas ilhas (neste caso, liberado apenas aos visitantes com pernoite). Os pontos de mergulho livre e autônomo também estão abertos. Segue fechado apenas o Centro de Visitantes. Por enquanto, embarcações particulares não estão autorizadas a circular no Parque de Abrolhos.
Diversas medidas de segurança foram tomadas para a reabertura de Abrolhos, entre elas a redução do número de visitantes nas trilhas (apenas 8 turistas para cada condutor) e também nas áreas de mergulho autônomo (até 6 visitantes por condutor). Outras medidas básicas são o distanciamento social durante os passeios e traslados, uso obrigatório de máscaras e a desinfeção de equipamentos compartilhados.
É importante deixar claro que diversos destinos nacionais estão passando pelo processo de reabertura após a quarentena, mas você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso! Veja como está a reabertura dos destinos nacionais.
Leia também:
- Os 10 erros mais comuns numa viagem para Fernando de Noronha, e dicas para evitá-los!
- Como ser turista depois da quarentena: dicas para a sua primeira viagem
- Férias para tirar ainda em 2020? 8 sugestões de viagens e programas para relaxar (mesmo em uma pandemia)
Com informações do ICMBio.