Para onde é seguro viajar? Site da Harvard mostra risco da pandemia em cada país
Para onde é seguro viajar? Site da Harvard mostra risco da pandemia em cada país
Para quais países é seguro viajar nesse momento? Onde há mais risco de se contrair o novo coronavírus? O Instituto de Saúde Global de Harvard desenvolveu um mapa de nível de risco da Covid-19 que além de auxiliar as autoridades locais nas políticas públicas, é uma excelente ferramenta para as pessoas que estão planejando futuras viagens. O mapa interativo é bem interessante e pode ser acessado aqui.
O novo mapa está subdividido no nível de risco verde, amarelo, laranja ou vermelho, com base no número de novos casos diários por cada 100 mil habitantes. No global, somente as Ilhas Turcas e Caicos, no Caribe, aparece em vermelho, onde há registro superior a 30 novos casos por 100 mil habitantes. O mais recomendado neste local é o isolamento total, segundo o Instituto.
No mapa interativo é possível visualizar a lista dos países com maior registro de novos casos por 100 habitantes. Infelizmente o Brasil aparece em sexto lugar com com 20,5/100 mil .
Na coluna da esquerda é possível escolher determinado país e descobrir o atual estágio da pandemia. Como exemplo: na Espanha há 4,4 casos a cada 100 mil habitantes.
O atual mapa também mostra com detalhes a doença nos Estados Unidos, onde é possível conhecer a situação dos atuais contágios por Estado ou Condado. Há diversos locais na zona vermelha, com alto nível de contaminação e novos casos. Os piores estão na região sul, com Lousiana liderando o triste ranking.
No mundo há mais de 19 milhões de casos do novo coronavírus. Além do Instituto de Saúde Global da Universidade de Harvard, o mapa tem a colaboração da Fundação Rockfeller e do Centro de Ética de Harvard Edmond Safra.
Para quem busca informações detalhadas sobre a Europa é possível tirar dúvidas aqui. São quase 2 milhões de casos na Europa, com Espanha na liderança com 326 612 e Reino Unido com 312 789.
A União Europeia também lançou um portal online para facilitar e informar os turistas que pretendem viajar para os países do Bloco. Encontre aqui os detalhes de como está a situação em cada país.
Para onde os brasileiros podem viajar
É bom destacar que ainda há restrições de viagens internacionais na maior parte do mundo e são poucos os destinos abertos a receber turistas internacionais. No momento há 32 países para onde os passageiros podem viajar (confira a lista completa).
Então além de consultar o risco e o estágio da pandemia, é essencial estar atento às restrições de entrada em cada país e medidas de prevenção, como a necessidade de testes da Covid ou quarentena ao desembarcar.
Leia também:
6 fatores a considerar antes de reservar um hotel em tempos de pandemia