logo Melhores Destinos

O que fazer em Florianópolis: 7 dicas imperdíveis para a sua viagem a Santa Catarina

João Goldmeier
18/09/2023 às 16:17

O que fazer em Florianópolis: 7 dicas imperdíveis para a sua viagem a Santa Catarina

O que fazer em Florianópolis é uma pergunta que pode ter muitas respostas, a depender do gosto de cada um. Mas é certo dizer que Floripa, como carinhosamente é chamada, tem encantos variados que atraem turistas do mundo inteiro: praias para todos os gostos, culinária variada onde os frutos-do-mar são o carro chefe e muita história pra ser vista e ouvida. Por serem tantas as atrações, pode pintar a dúvida de quem vem pela primeira vez: o que fazer em Floripa? Como manezinho da ilha, tendo vivido toda minha vida nesta ilha mágica, reuni neste post algumas dicas para ajudar a fazer essa viagem uma experiência incrível! Não deixe de ler mais dicas no nosso Guia de Florianópolis!

1. Quando visitar Floripa?

Se você acha que é no verão, está enganado (ou quase). Os melhores meses para visitar a Ilha da Magia são março (ainda verão) e abril, quando ainda faz calor, chove pouco e os preços estão mais baixos. Escolher o mês certo pode fazer você economizar inclusive na passagem aérea, geralmente mais cara de dezembro a fevereiro. Leia mais sobre quando ir a Florianópolis.

Floripa no inverno tem este visual

2. Quais as melhores praias de Florianópolis?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares e a resposta vai depender de cada pessoa, seus hábitos e gostos. Mas uma visita à Floripa não pode deixar de fora a Praia Mole, Jurerê, Praia Brava e Campeche (cada uma em um ponto cardeal da Ilha), que é considerada uma das melhores praias do Brasil. Falando em Campeche tente incluir uma visita à Ilha do Campeche, que fica em frente à praia. É um lugar deslumbrante, com águas clarinhas, trilhas e inscrições rupestres. Leia mais sobre praias de Florianópolis

Praia Mole, conhecida pelas boas ondas

3. O que eu não posso deixar de visitar em Floripa?

Tirando as praias, que sozinhas já dariam uma lista enorme, eu colocaria um passeio pelo centro histórico da cidade, com direito a almoço no vão central do Mercado Público, uma visita às dunas da Joaquina, ver um pôr do sol no calçadão da Beiramar Norte e visitar a Ponte Hercílio Luz, passeio gratuito que oferece uma outra vista da cidade (nos fins de semana a ponte fecha para o trânsito de veículos, ficando inteiramente para os pedestres aproveitarem). Leia mais sobre o que fazer em Florianópolis

Mercado Público Municipal de Florianópolis

Veja aqui os passeios mais bem avaliados pelos turistas em Florianópolis!

Free tour por Florianópolis
Tour de bicicleta por Florianópolis
Excursão à Guarda do Embaú
Tour privado por Florianópolis
Entardecer em Santo Antônio de Lisboa
Ingresso do parque aquático Água Show Park
Ônibus turístico de Florianópolis

4. O que comer em Floripa?

Floripa é uma cidade cosmopolita, com migrantes de outros estados e até de outros países. Isso se reflete na culinária, com opções bem diversificadas. Mas não deixe de provar a comida típica do manezinho, como carinhosamente são chamados os que nascem na ilha: peixe frito, pirão, arroz, feijão e salada. Onde você ainda encontra esse prato feito ilhéu? Na praia do Pântano do Sul. É uma desculpa para você conhecer esse recanto ainda pouco explorado da ilha. Leia mais sobre onde comer em Florianópolis.

Lugares onde o tempo parou em Florianópolis

5. Onde se hospedar em Floripa?

Para fugir do trânsito em Florianópolis só de helicóptero! =) Floripa cresceu e por barreiras naturais tem sérias limitações para expandir suas vias. Vindo fora da temporada você já sai na frente, mas dica quente é escolher bem o bairro onde vai se hospedar. Se você quer surfar, melhor ficar perto da Joaquina e Praia Mole (se hospedar na Lagoa da Conceição pode ser uma boa).

Se quer festas e badalação, escolha ficar perto de Jurerê. E se a ideia é sombra e água fresca, escolha uma das praias do sul da ilha. Tente fazer tudo perto de onde estiver e depender o mínimo possível do carro. Leia mais sobre os melhores hotéis em Florianópolis e onde ficar em Florianópolis.

Praias para todos os gostos em Floripa

6. Alugar carro ou transporte público?

Se olharmos Floripa no mapa veremos que ela não é muito larga (18 km) e bastante comprida (55 km). Essa característica faz com que os deslocamentos dentro da ilha, principalmente os Norte para o Sul (e vice-versa) sejam bem demorados. Infelizmente o transporte público deixa a desejar e mesmo com o Uber e o aumento da frota de táxis, o aluguel de um carro é recomendado para trajetos mais longos. A dica é planejar bem o roteiro e só alugar nos dias que for conhecer uma outra região da ilha.

Ponte Hercílio Luz, que foi reaberta ao público em 2020

7. Lagoinha do Leste, a praia intocada da ilha

A Lagoinha do Leste é uma praia de Florianópolis que permanece completamente preservada. Só é possível chegar à praia por duas trilhas ou de barco (dependendo das condições do mar).

A trilha mais curta começa no Pântano do Sul e inclui uma parada para contemplação e fotos na Pedra do Surfista, no famoso Morro da Coroa. Uma boa forma de fazer esse percurso é na companhia de um guia, que além de garantir mais segurança, traz curiosidades e conhecimentos sobre a ilha. Nós já fizemos a experiência e recomendamos! Confira aqui.

Também é possível acessar a Lagoinha do Leste pela Praia do Matadeiro, uma trilha mais longa que leva cerca de 2h30 para ser concluída.

Praia da Lagoinha do Leste

E você tem outras dicas de Florianópolis? Contribua nos comentários!

* Este post foi publicado inicialmente em fevereiro de 2018 e vem sendo atualizado desde então

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção