logo Melhores Destinos

O que fazer de graça em Petrópolis: 10 dicas para economizar na serra do RJ

Jéssica Weber
23/12/2023 às 7:00

O que fazer de graça em Petrópolis: 10 dicas para economizar na serra do RJ

É possível aproveitar a serra do RJ mesmo se a grana estiver curta. Neste post, a gente enumera o que fazer de graça em Petrópolis, incluindo atrações históricas e belezas naturais.

Petrópolis fica pertinho do Rio de Janeiro: são 70 quilômetros, percorridos em menos de 1h30min, se o trânsito colaborar. A gente explica como fazê-lo de carro ou de ônibus no post sobre como chegar em Petrópolis.

Se você mora fora do RJ, o aeroporto mais próximo é o Galeão, mas o Santos Dumont também serve. Para economizar, pesquise a passagem aérea para RIO (Rio de Janeiro — Todos os Aeroportos) para ver voos todos os terminais e comparar os preços. Você já sabe que nosso lema é viajar mais e melhor gastando menos. E falando nisso, vamos às dicas da editora pão-dura:

O que fazer de graça em Petrópolis: 10 dicas imperdíveis

1. Conheça o Palácio de Cristal

Cartão-postal de Petrópolis, Palácio de Cristal não tem cobrança de ingresso. A estrutura de vidro é oca, usada por vezes para a realização de eventos, mas fora há um amplo jardim, com canteiros de flores, espelhos d’água e gramados. O lugar fica aberto das 9h às 17h.

Inspirado em palácios revestidos de vidro que existiam em Londres e na cidade do Porto, foi inaugurado em 1884 e sediou o baile para celebrar a abolição da escravatura, onde a Princesa Isabel entregou cartas de alforria para as últimas pessoas escravizadas de Petrópolis. Tire todas as dúvidas sobre a atração aqui.

2. Faça um tour guiado no Quitandinha

o que fazer de graca em petropolis

Um dos prédios mais icônicos de Petrópolis, o Palácio Quitandinha hoje abriga um centro cultural do SESC. Tem exposições superinteressantes e visitas guiadas ao longo do dia, sem custo algum. A grandeza, o luxo desse lugar e sua história megalomaníaca vão te deixar de queixo caído.

O Quitandinha foi construído na década de 1940 para ser o maior e mais luxuoso hotel-cassino da América do Sul. Só para dar uma ideia: o lago em frente ao Quitandinha era balneável e compunha uma praia artificial com areias retiradas de Copacabana. Hoje ele é cercado por gramados, usados por moradores e turistas para pegar um solzinho. Também um bom programa 0800.

3 – Escolha uma trilha da Serra dos Órgãos

o que fazer de graça em petrópolis

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) tem mais de 200 quilômetros de trilhas com todos os níveis de dificuldade. Eles levam até poços, cachoeiras e mirantes com vistas espetaculares. Placas espalhadas pelo parque mostram fotos de alguns animais encontrados por ali, como esquilos, gatos-do-mato e até onças-pardas.

A sede de Petrópolis leva a poços e cachoeiras, mas eu ingressei pela sede de Teresópolis. Por lá, você acessa trilhas como a do Cartão Postal, onde eu tirei a foto abaixo, do Dedo de Deus. Veja todas as informações sobre o Parnaso aqui.

o que fazer de graça em petrópolis

4 – Passeie pela Avenida Koeler

É imperdível caminhar pela Avenida Koeler, e só o que você vai gastar é sola do sapato. Trata-se de uma via curtinha no Centro de Petrópolis cercada por casarões estonteantes do século XIX, devidamente sinalizados com uma placa que traz o nome e um breve histórico.

Repare na Casa do Barão de Jaceguay, que virou um colégio, no Palácio Sérgio Fadel, hoje sede da Prefeitura de Petrópolis, e na Casa da Princesa Isabel, que ainda pertence aos descendentes dela. Você pode ir por um lado da Koeler e voltar pelo outro, sem nem cansar. Seus cerca de 300 metros ligam a Catedral de Petrópolis à Praça da Liberdade.

5 – Entre na Catedral de Petrópolis

Vale entrar na Catedral de São Pedro de Alcântara, bem no coração da cidade. É um templo belíssimo com arquitetura inspirada na Catedral de Notre-Dame, de Paris. Conheça o interior e não deixe de conferir o Mausoléu Imperial, logo à direita de quem entra pela porta principal da Catedral, com o sarcófago de Dom Pedro II e da sua esposa, Teresa Cristina, e, nas pontas, os túmulos da Princesa Isabel e de seu marido, o Conde d’Eu.

Isso é gratuito. Mas se você estiver disposto a gastar um pouquinho, é possível fazer a visita guiada à torre da igreja, passar pertinho dos vitrais, conhecer algumas das relíquias da paróquia, caminhar por cima das abóbodas e ainda ter uma vista bonita da cidade. A gente te explica tudo neste link.

6 – Curta os jardins do Museu Imperial

O Museu Imperial é incrível. Fica no antigo Palácio de Verão do imperador Dom Pedro II, e atrás de um jardim muito bonito de 1850, planejado e executado pelo paisagista francês Jean-Baptiste Binot, sob orientação do imperador. Ainda hoje, conserva os desenhos dos canteiros e muitas espécies vegetais da época de sua criação.

Tirar fotos da fachada e dos jardins é gratuito, mas eu recomendo demais que você entre no museu, que guarda móveis, obras de arte e outros bens da família no século XIX, como as coroas de Dom Pedro I e Dom Pedro II. O ingresso inteiro custava só R$ 10 em agosto. Mas atenção: eles só aceitam pagamento em dinheiro, nada de cartão ou PIX.

7 – Visite o Trono de Fátima

Trono de Fátima é uma das atrações mais tradicionais de Petrópolis. É um lugar de oração e fé, mas também é ótimo para contemplar a paisagem da serra e a vista da cidade.

Projetado pelo mesmo autor do projeto do Cristo Redentor, o Trono de Fátima foi construído em 1947 sobre um morro do bairro de Valparaíso. Lá em cima, há uma imagem de mármore de Nossa Senhora de Fátima de 3,5 metros de altura, esculpida na Itália. O local abre para visitação aos sábados, domingos e feriados, entre 9h e 18h, e não cobra entrada.

8 – Veja o pôr do sol no Parque São Vicente

Outro ponto abençoado para ver Petrópolis do alto é a Rampa de Voo do Parque São Vicente. Moradores e turistas gostam de ir até lá para ver o sol se pôr atrás das montanhas da Serra da Estrela.

O acesso se dá pela Rua Paula Buarque, e tem um restaurante com vista panorâmica na frente, chamado Nas Nuvens:

9 – Visite o Orquidário Binot

O Orquidário Binot existe há mais de 50 anos, é praticamente um patrimônio de Petrópolis. Tem uma infinidade de espécies de plantas e flores, das mais comuns às mais exóticas.

Mesmo para quem não pretende comprar orquídeas, rende um passeio bonito, qualquer dia da semana. Não deixe de tirar fotos no lago cheio de carpas. O orquidário fica a dez minutinhos de carro do centro de Petrópolis, na Rua Fernandes Vieira, 390.

10 – Faça um piquenique em um dos parques da cidade

Fazer um piquenique é uma forma divertida de economizar em uma refeição e curtir o contato com a natureza. A gente sugere dois parques gratuitos:

  • O Parque Natural Municipal Padre Quinha ou Parque Natural da Ipiranga (foto abaixo) fica no centro da cidade mesmo, em frente à Casa dos 7 Erros. Tem 16,7 hectares com muita Mata Atlântica, incluindo uma área verde com mesas e bancos disponíveis.
  • O Parque Cremerie fica localizado em uma área de preservação ambiental de Petrópolis, na Estrada da Independência. Dá para utilizar os equipamentos esportivos, os tradicionais pedalinhos, as áreas de convivência e de lazer.
o que fazer de graça em petrópolis

Parque Municipal da Ipiranga

Você conhece Petrópolis? Deixa nos comentários as suas dicas de atrações grátis ou bem baratinhas na Cidade Imperial! E se não deu pra viajar neste ano, confira os feriados 2024!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção