Chiang Mai: O que fazer em uma das maiores cidades da Tailândia
Chiang Mai: O que fazer em uma das maiores cidades da Tailândia
Chiang Mai é uma das cidades mais bonitas e interessantes da Tailândia. É lá onde a cultura tailandesa, rica em costumes, crenças e tradições, fica mais evidente. Se você tiver algum tempo disponível e quiser conhecer “a verdadeira Tailândia”, muito além do litoral, vale a pena visitar a cidade e ver o que de melhor ela tem a oferecer.
Visitar Chiang Mai é descobrir que a Tailândia não se resume apenas às paradisíacas praias tailandesas. Ainda há muito mais para ver e fazer! Chiang Mai fica ao Norte do país, longe do mar e próxima às montanhas, encantando com seus templos imponentes, natureza preservada, atividades culturais e uma paz contagiante.
Confira nossas dicas e boa viagem!
1. Suba as escadas do Templo Doi Suthep
Encravado no alto de uma montanha, o templo budista Wat Phra That Doi Suthep atrai visitantes o ano todo, em busca da melhor vista da cidade. Mas para isso, é necessário encarar os 309 degraus de uma escadaria com arquitetura única, até a entrada do templo. A subida compensa com um dos templos mais tradicionais e bem preservados da Tailândia — e uma vista de tirar o fôlego.
Além da localização panorâmica privilegiada, gigantescas pagodas e estátuas douradas emolduram o santuário. O caminho pela estrada é uma atração à parte, através de uma serra com muito verde e barraquinhas de amoras e morangos — frutas exóticas na Tailândia, mas que conseguem ser cultivadas no clima mais ameno das montanhas.
2. Coma nas feirinhas noturnas de Chiang Mai
Quando o fim da tarde vai chegando, o centrinho de Chiang Mai muda completamente de paisagem! Centenas de barracas ocupam as ruas onde vendedores talentosos põem à venda tudo o que você puder imaginar: de artesanatos bem trabalhados em madeira e seda até as mais diversas iguarias da culinária tailandesa. Se você é apaixonado por comida, chegou ao lugar certo.
Não deixe de experimentar o Khao Soi, prato mais típico de Chiang Mai, à base de macarrão de ovos com coxa de frango e muito curry. Para beber, a melhor opção é um Cha Yen (Thai Milk Tea), tradicional chá preto tailandês adoçado com leite condensado e bebido preferencialmente com bastante gelo! A sobremesa fica por conta do delicioso Mango Sticky Rice, feito com arroz glutinoso, leite de coco e fatias da manga mais suculenta e sem fiapos que você vai experimentar na sua vida!
3. Participe de um festival tradicional de Chiang Mai
A rica cultura da Tailândia e a forte devoção ao budismo favorecem os mais variados tipos de festivais, que acontecem praticamente todos os meses do ano e sempre guardam algo de especial.
Em abril comemora-se o Ano Novo Tailandês (Songkran), uma celebração animada com ares de Carnaval. São pelo menos três dias inteiros reservados à uma festa cheia de água, onde a graça é molhar e ser molhado das maneiras mais criativas possíveis.
Mas se você preferir algo menos intenso, o Festival das Lanternas (Yi Peng / Loi Krathong) em novembro é a festividade mais recomendada. Desfiles e procissões cruzam a cidade, enquanto barquinhos decorados são lançados no rio e lanternas em forma de balão são soltas no ar, tomando o céu com um brilho inesquecível — para atrair boa sorte e espantar a negatividade!
4. Receba uma massagem tailandesa
Visitar a Tailândia e não fazer massagem é como ir ao Rio de Janeiro e não visitar as praias! Chiang Mai é o lugar ideal para receber uma massagem, já que a cidade é repleta de spas, centros estéticos e até mesmo massagistas na rua, com técnicas únicas, desenvolvidas em Chiang Mai e exportadas para todo o país!
5. Explore a natureza ao redor de Chiang Mai
Como você já deve ter percebido, a natureza é o maior destaque de Chiang Mai, que possui diversos parques bem preservados em seu território, repletos de montanhas, cachoeiras e rios perfeitos para a prática de rafting.
Aproveite a oportunidade e faça pelo menos um dia de trekking com guias pela selva local e conhecer um pouco mais das surpresas que Chiang Mai esconde em seu vasto território verde.
6. Faça um curso de culinária tailandesa
Galanga, gengibre, curry… as especiarias da cozinha tailandesa já conquistaram o mundo todo. Nada mais justo do que levar para casa os temperos e a técnica de preparo dos deliciosos pratos típicos da Tailândia.
Cursos de culinária são abundantes em Chiang Mai, com programações que variam de algumas horas à até mesmo dias inteiros de intensa aprendizagem. Há cursos especializados até mesmo para vegetarianos e veganos!
7. Assista (e pratique) Muay Thai em Chiang Mai
Mais do que uma simples arte marcial, o Muay Thai carrega consigo toda uma filosofia de vida e cultura milenar desenvolvida de forma autêntica na Tailândia. Reserve uma cadeira na arquibancada do Thaphae Boxing Stadium ou no Kawila Boxing Stadium e torça para o melhor! Os confrontos (de 6 a 8 por noite) acontecem de segunda à sábado, a partir das 21h.
Além de ser uma luta que serve como entretenimento, o Muay Thai também é uma excelente atividade física famosa por queimar muitas calorias. No centro histórico de Chiang Mai há excelentes academias com pacotes a partir de 1 hora de treino pesado, cujos treinadores farão você se sentir um verdadeiro tailandês.
8. Trabalhe como nômade digital
Chiang Mai é um dos melhores destinos para nômades digitais. Em que outro lugar seria possível chegar e, em poucos minutos, encontrar facilmente apartamentos a partir de US$ 100 por mês, internet veloz, lojas de conveniência abertas 24h, restaurantes super baratos, além de inúmeras oportunidades de networking graças à grande comunidade de estrangeiros vivendo na região?
Aproveite a infraestrutura de coworking e viva uma nova fase profissional!
9. Seja um voluntário em Chiang Mai
Viajar pela Tailândia vai mudar a sua vida! Então que tal retribuir um pouco?
Chiang Mai oferece inúmeras oportunidades de voluntariado. Há oportunidades para professores de inglês voluntários para crianças carentes, além de chances de cuidar de elefantes, atividades de agricultura sustentável e muito mais!
10. Faça um bate-volta em Chiang Rai
A aproximadamente 3 horas de distância de Chiang Mai, a província de Chiang Rai é a casa do peculiar Wat Rong Khun (White Temple), um dos templos mais exóticos da Tailândia. Seu exterior é de um branco imaculado e ao redor inúmeras esculturas de arte pop se misturam aos símbolos budistas, criando uma mistura no mínimo inusitada.
O cenário surreal cria encontros improváveis de Buda com “O Predador”, além de criaturas fantasmagóricas, monstros e cenários apocalípticos. Tudo isso em meio a um ambiente completamente pacífico e acolhedor, o que torna a experiência ainda mais interessante – e merecedora de muitas fotos.
E você, já visitou Chiang Mai? Compartilhe suas dicas!
* Este post foi publicado originalmente em 2017 e vem sendo atualizado constantemente desde então. Aproveite!