logo Melhores Destinos

Festival das Lanternas na Tailândia: Como é a celebração em Chiang Mai

Wendell Oliveira
Wendell Oliveira
05/06/2020 às 5:00

Festival das Lanternas na Tailândia: Como é a celebração em Chiang Mai

O Festival das Lanternas é um dos eventos mais importantes da Tailândia. Celebrado anualmente na cidade de Chiang Mai, em datas que variam conforme o calendário lunar, o festival é marcado pelo lançamento de barquinhos (“Loy Krathong“) nos rios e lanternas (“Yi Peng“) aos céus. A celebração atrai milhares de turistas para eventos públicos e privados, com desfiles culturais, oferendas e orações nos templos budistas.

Confira todas as dicas para aproveitar o festival das lanternas na Tailândia, datas, preços, locais de evento, clima, transporte e muito mais!

@melhoresdestinos

🤩🇹🇭 Você já ouviu falar nesse festival? #tiktoktravel #tiktokviagem #tailandia #pelomundo

♬ Helping Hands – Dan Mumford & Various Artists

Veja também:
Como é viajar para a Tailândia? Dicas e roteiros!
Os 10 erros mais comuns em uma viagem à Tailândia – e como evitá-los!

O que é o Festival das Lanternas na Tailândia?

O Festival das Lanternas tem origens em celebrações budistas na Tailândia, embora ocorra em outros países da Ásia, como o Mianmar. Mas a cerimônia mais famosa acontece todos os anos em Chiang Mai, ao norte da Tailândia.

Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia

Festival das Lanternas em Chiang Mai, cidade ao norte da Tailândia.

Há quem acredite que a cerimônia tenha se originado na Índia, inspirada na lenda de um pássaro que visitou Buda carregando uma vela. No século XIX, os budistas do Reino de Sião (antigo nome da Tailândia) lançaram lanternas aos céus, a pedido do rei Rama IV, como uma forma de liberarem o sofrimento que estavam mantendo dentro de si durante o ano anterior, e renascer na vida seguinte com alegria e pureza.

Enquanto a região central e sul da Tailândia adotaram essa prática somente nos últimos 150 anos, aqueles que residiam no Reino de Lanna (norte da Tailândia) já tinham o costume de içar lanternas de papel de arroz com a mesma finalidade desde o século XIII, tornando Chiang Mai o lugar perfeito para celebrar este festival tailandês mundialmente famoso.

Leia também:
O que fazer em Chiang Mai: dicas de uma das maiores cidades da Tailândia

Diferenças entre Yi Peng e Loy Krathong

O Festival das Lanternas (originalmente chamado de Yi Peng ou Yee Peng) acontece no mesmo período de outra celebração, o Loy Krathong. Apesar de ambos serem considerados sinônimos, há uma diferença entre eles.

O Yi Peng consiste no lançamento de balões artesanais de papel arroz (as famosas “lanternas”) ao céu. Também envolvem a decoração de templos e casas, apresentações de danças típicas e desfiles culturais.

Yi Peng (Festival das Lanternas)

As lanternas são conhecidas como “khomloy“, feitas de material biodegradável.

Já o Loy Krathong é o lançamento de oferendas no rio, em barquinhos feitos de folha de bananeira. “Loy” significa “flutuar” e “Krathong” é como se chamam os pequenos barcos. As águas de Chiang Mai ficam tomadas de flores e luzes!

Loy Krathong

Loy Krathong: lançamento de oferendas no rio em forma de barquinho.

Festival das Lanternas: Datas 2020 / 2021

As datas do Festival das Lanternas na Tailândia variam todos os anos, conforme o calendário lunar. Em 2020, o evento em Chiang Mai acontece nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. Ainda não há informações sobre alterações devido a pandemia do coronavírus.

Em 2021, o Loy Krathong / Yi Peng está previsto para o dia 20 e 21 de novembro.

Consulte a data correta dos eventos relacionados ao Festival das Lanternas, pois eles estão sujeitos à variação. Geralmente as comemorações caem em um final de semana: o primeiro dia reservado para o lançamento de barquinhos (“loy krathong“) e lanternas (“yi peng“) nos eventos privados; e o outro dia para os desfiles públicos e procissões nas ruas de Chiang Mai.

Tha Phae Gate, Chiang Mai

Tha Phae Gate, principal portão de Chiang Mai, enfeitado para o Festival das Lanternas.

A data varia anualmente porque o evento segue o calendário Lanna, do norte da Tailândia. O Loy Krathong / Yi Peng é celebrado na décima segunda lua cheia do segundo mês do calendário Lanna, que corresponde ao 12º mês do calendário tailandês tradicional.

Vale lembrar que os últimos meses do ano são uns dos melhores períodos para visitar a Tailândia, com clima ameno e poucas chances de chuva.

Festival das Lanternas: Onde assistir?

A maior parte das celebrações do Festival das Lanternas na Tailândia são gratuitas, abertas ao público e acontecem nas ruas de Chiang Mai, especialmente nas imediações da Tha Phae Gate, Tha Phae Road e Nawarat Bridge.

No entanto, nos últimos anos o lançamento de lanternas vem sendo banido em vias públicas, ficando restrito aos eventos fechados.

Eventos fechados do Festival das Lanternas:

  • Mae Jo University: O evento mais famoso — e consequentemente mais procurado — para assistir ao lançamento de lanternas, a 25 km de Chiang Mai. Tem cerca de 3.000 lugares, atividades religiosas e de meditação, buffet de comida tailandesa incluso e dá direito a uma lanterna por pessoa.
  • Chiang Mai CAD Khomloy Sky Lanterns Festival: Evento de maior porte e mais organizado, a 20 km de Chiang Mai. Com foco em sustentabilidade, tem capacidade para 5.000 pessoas, apresentações culturais, feiras, comida ilimitada e local para lançamento de barcos (Loy Krathong). Dá direito a duas lanternas e um barquinho por pessoa.
  • Northern Study Center (Mae Rim): Evento mais próximo, a 10 km do centro de Chiang Mai. Tem capacidade para até 4.000 pessoas, com shows, rituais religiosos e buffet de comida tailandesa. O ingresso VIP dá direito a duas lanternas.
  • Yee Peng Doi Saket: Realizado em uma área rural com fontes termais a 30 km de Chiang Mai. São 2.500 assentos disponíveis, com shows tradicionais e comida ilimitada. As lanternas são produzidas artesanalmente e parte do lucro é revertido para a comunidade local.
  • Wat Doi Ti & Kruba Srivijaya Monument: Evento de menor e mais barato, com capacidade para 750 pessoas. Organizado por uma organização budista, a celebração acontece nas imediações de um templo a 35 km de Chiang Mai. Oferece apenas uma lanterna por pessoa.
Festival das Lanternas (CAD) em Chiang Mai

Chiang Mai CAD Khomloy Sky Lanterns Festival

As principais diferenças entre os eventos privados do Festival das Lanternas em Chiang Mai são o número de assentos e lanternas disponíveis, bem como o preço do ingresso e local de lançamento. Mas o objetivo é o mesmo: soltar o máximo de lanternas ao mesmo tempo, criando um efeito visual único nos céus.

Em comum, todos os eventos fechados possuem algumas regras básicas, como o uso de roupas adequadas cobrindo ombros e joelhos (afinal este é um evento religioso!) e a proibição de drones, tripés e consumo de bebida alcoólica.

Festival das Lanternas: Quanto custa?

Quem quiser participar do Festival das Lanternas na Tailândia precisará desembolsar cerca de 3.000 bahts (+- US$ 100). Esse é o preço médio dos ingressos nos eventos fechados em Chiang Mai, para lançar sua própria lanterna e contemplar a linda vista do céu iluminado.

É recomendável adquirir ingressos com antecedência, pois os eventos fechados são muito procurados por turistas estrangeiros e locais. É possível encontrar mais informações diretamente nos sites dos organizadores ou fechar um pacote com agências locais — eles costumam incluir o transporte, refeição, a entrada no festival e a lanterna, além de guia em inglês (e até português)!

Festival das Lanternas

Lanternas coloridas decoram casas e templos durante o Festival das Lanternas.

Vale a pena ir ao Festival das Lanternas na Tailândia?

Mil vezes SIM! O Festival das Lanternas é uma das celebrações mais autênticas da Tailândia, atraindo milhares de turistas todos os anos à cidade de Chiang Mai. As lanternas iluminam os céus e criam uma aura romântica de esperança e renovação de votos, perfeitos para quem está em viagem.

Festival das Lanternas na Tailândia

A experiência é única e inesquecível, ponto alto de qualquer roteiro pela Tailândia.

Quem se preocupa com a interferência do evento na natureza pode ficar aliviado: as autoridades locais e organizadores do evento trabalham juntos para mitigar todas as consequências negativas ao meio ambiente.

Padrões rígidos de sustentabilidade regulamentam que os materiais utilizados no evento sejam biodegradáveis, diminuindo os efeitos da poluição. Por isso, os barquinhos são feitos de folhas de bananeira; já as lanternas são feitas à base de papel arroz e buchas inflamáveis de palha, cujas chamas se autoextinguem no ar e evitam queimadas.

Além disso, bombeiros ficam de prontidão e o tráfego aéreo é interrompido na cidade durante o lançamento das lanternas. Elas só estão autorizadas a serem lançadas durante um breve período da noite, em locais pré-determinados, aumentando ainda mais o incrível efeito nos céus — tudo calculado.

Festival das Lanternas em Chiang Mai, na Tailândia.

Festival das Lanternas em Chiang Mai, na Tailândia.

O Festival das Lanternas da Tailândia reúne cultura, tradição e beleza, respeitando protocolos de segurança para o bem-estar de todos. É absolutamente imperdível e sem dúvidas uma das melhores atrações de Chiang Mai!


E você, já foi ou tem vontade de ir ao Festival das Lanternas na Tailândia?