logo Melhores Destinos

Suíça altera mais uma vez as regras para o turismo de brasileiros. Confira as mudanças!

João Goldmeier
17/09/2021 às 14:55

Suíça altera mais uma vez as regras para o turismo de brasileiros. Confira as mudanças!

Em reunião ocorrida hoje (17/09), o Conselho Federal Suíço ajustou novamente as regras de circulação no país. Os turistas vacinados no exterior vão poder usar seus certificados emitidos onde foram vacinados, e em breve será possível requerer o Certificado de Covid Suíço de maneira eletrônica.

Atualizado em 20/09/21

A Suíça reabriu para brasileiros vacinados no mês de junho, inclusive para aqueles que receberam a vacina Coronavac. Estive no país no mês passado justamente para mostrar como estava o turismo nessa reabertura, e as coisas pareciam super tranquilas, sem exigência de máscara ao ar livre, ou de apresentar comprovação de vacinação para entrar em restaurantes e atrações turísticas (confira os stories desta viagem no destaque “Suíça 2021” do nosso Instagram).

Logo após meu retorno, o país alterou suas regras, passando exigir a apresentação do Certificado de Covid suíço para acessar restaurantes, atrações turísticas e culturais e eventos em ambientes fechados – o que tornava a viagem de turistas brasileiros muito mais complicada e cara.

Para contornar a situação, a Suíça passou a oferecer testes gratuitos de covid para turistas, o que foi muito bem-vindo, mas ainda longe de ser uma situação ideal.

A decisão de hoje trouxe regras provisórias e um cenário animador. Veja como vai ser:

Fase provisória até 10 de outubro

De 20 de setembro a 10 de outubro será possível usar o certificado de vacinação original, desde que em inglês ou espanhol, em substituição ao Certificado de Covid Suíço. Ou seja, será possível utilizar o certificado emitido pelo ConecteSUS para poder fazer turismo na Suíça.

Obtendo o Certificado de Covid Suíço – a partir de 11 de outubro

Nessa fase será possível obter um Certificado de Covid Suíço enviando a documentação relativa à sua vacinação de maneira eletrônica, algo que ainda está sendo implementado nos cantões (estados) suíços.

Aqui um recado importante para quem se vacinou com a Coronavac: ela não será aceita para conversão para o Certificado de Vacinação Suíço, pois ainda não foi aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos.

Os vacinados com Coronavac continuarão podendo visitar a Suíça (as regras de entrada não mudaram), mas será necessário realizar um teste de antígeno a cada 48 horas ou teste RT-PCR a cada 72 horas.

Regra de entrada na Suíça permanece inalteradas

Como dito acima, a regra de entrada na Suíça permanece a mesma: estar totalmente vacinado com uma das vacinas reconhecidas pela OMS, o que inclui todas as vacinas aplicadas no Brasil – as vacinas tem validade de 12 meses. É preciso também preencher o formulário de entrada.


Esperamos que a notícia traga um pouco de alívio para quem programou viagem para lá e seguimos acompanhando para ver se a Suíça encontra uma maneira de validar também quem se vacinou com a Coronavac.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção