Conheça 8 praias de nudismo no Brasil e dicas para visitá-las
Conheça 8 praias de nudismo no Brasil e dicas para visitá-las
As praias de nudismo chamam a atenção dos viajantes em qualquer parte do mundo, seja pela sensação de liberdade, curiosidade ou pleno exercício do naturismo. Mas sabia que não é preciso ir muito longe para visitar um desses lugares?
São várias as praias de nudismo no Brasil, sendo oito delas oficiais. Confira a seguir quais são, onde ficam e dicas para visitá-las sem cometer gafes. A regra número um é ter respeito – e a número dois é tirar a roupa! 🙂
Praias de nudismo no Brasil
De acordo com a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), são oito as praias de nudismo oficiais no Brasil. Elas estão espalhadas em cinco estados e seguem normas parecidas, que devem ser respeitadas por todos os visitantes, naturistas de verdade ou apenas curiosos ou nudistas por um dia. Veja a lista:
- Galheta, Florianópolis (SC)
- Abricó, Rio de Janeiro (RJ)
- Tambaba, Conde (PB)
- Massarandupió, Entre Rios (BA)
- Barra Seca, Linhares (ES)
- Praia do Pinho, Balneário Camboriú (SC)
- Praia de Pedras Altas, Palhoça (SC)
- Praia Olho de Boi, Búzios (RJ)
Confira a seguir mais detalhes sobre cada praia de naturismo do Brasil:
1. Galheta, Florianópolis (SC)
Uma das praias mais preservadas de Florianópolis, a Galheta por muito tempo foi reduto de nudistas, que dividiam a orla com moradores da ilha, turistas e demais curiosos. Para chegar, é preciso caminhar por entre pedras partindo da Praia Mole, distante 15 km do centro da capital catarinense.
Em 2016 um projeto de lei, entre várias outras coisas, passou a proibir a prática do nudismo na praia – mas a medida não chegou a ser respeitada. Em 2024, a prefeitura da capital catarinense começou a combater a presença de pessoas sem roupa na orla, com atuação de fiscais e inclusive o uso de drones.
2. Abricó, Rio de Janeiro (RJ)
850 metros de faixa de areia fofinha e sem qualquer tumulto. Assim é a Praia de Abricó, uma das mais conservadas do litoral do Rio de Janeiro, com montanha e mar, bem com cara de praia selvagem. Distante 30 quilômetros da orla de Copacabana, a praia fica logo depois da Prainha, em Grumari. Em dias de semana, a roupa é opcional, mas nos sábados, domingos e feriados a nudez é obrigatória. Tem um restaurante perto da praia, mas não nela.
3. Tambaba, Conde (PB)
Talvez a mais famosa praia de nudismo no Brasil, Tambaba tem um visual paradisíaco, com vegetação preservada, falésia, piscinas naturais com águas bem clarinhas. A praia tem boa infraestrutura, com restaurantes e pousadas, e está dividida em duas partes: uma onde é opcional ficar sem roupa e outras onde a nudez é obrigatória. Assim como em muitas praias nudistas no Brasil, homens desacompanhados não podem entrar.
Nós temos um post completinho sobre Tambaba. Confira!
4. Massarandupió, Entre Rios (BA)
Um paraíso escondido entre dunas e coqueirais. Assim é Massarandupió, na Bahia, que oferece aos visitantes mais de dois mil metros de praia para a prática do nudismo. Para chegar até o local é preciso fazer uma trilha de cerca de 20 minutos. A praia tem camping e quiosques que servem comidas e bebidas.
5. Barra Seca, Linhares (ES)
O acesso à praia de Barra Seca, no Espírito Santo, se dá somente por barco. Este paraíso nudista fica bem no encontro do Rio Ipiranga com o mar, que por ali costuma ser bem revolto. A vegetação no entorno é bastante preservada e a área conta com camping e banheiros. Devido à pouca infraestrutura, é indicado que os visitantes levem seus alimentos.
6. Praia do Pinho, Balneário Camboriú (SC)
Considerado o primeiro reduto naturalista do Brasil, a Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, conta com bares, camping, pousada e área de estacionamento. A praia é divida em duas: de um lado, a nudez é obrigatória; do outro, opcional. O mar é limpo, calmo e ainda oferece piscinas naturais entre as rochas. Entre as praias de nudismo brasileiras, certamente é uma das que tem mais fácil acesso e infraestrutura.
7. Praia de Pedras Altas, Palhoça (SC)
Rodeada por uma vegetação exuberante, a praia de Pedras Altas, em Palhoça, pertinho de Florianópolis, é outro destino naturista catarinense. A praia é divida em duas partes: na primeira podem acessar pessoas desacompanhadas e a segunda é reservada para casais e famílias com crianças. O acesso se dá pela Enseada de Brito e é preciso fazer uma trilha para chegar à praia. Por ali, o mar é tranquilo e geralmente sem ondas. Visitantes contam com uma pequena pousada, restaurante e camping.
8. Praia Olho de Boi, Búzios (RJ)
Uma trilha íngreme de mais de meia hora leva os visitantes à Praia Olho do Boi, em Búzios. A praia paradisíaca é cercada de vegetação nativa e tem um mar calmo e cristalino. O nudismo ali é obrigatório na água e na areia. Já nas pedras e ao longo da trilha, o uso da roupa é opcional. O lugar não conta com restaurante ou quiosques.
Dicas para frequentar uma praia de nudismo
– Se quiser tirar fotos, registre somente você e o grupo com quem está. Não fotografe ou filme outros frequentadores sem a devida autorização;
– Ao usar assentos de restaurantes ou bancos, coloque uma proteção, uma canga ou roupa, que faça uma barreira higiênica;
– Não fique vestido em horários e locais exclusivos de nudismo. Se você se sente constrangido em tirar a roupa, você não deve frequentar praias de nudez obrigatória;
– É óbvio, mas não custa reforçar: não pratique atos obscenos, de caráter sexual, nem constranja outros frequentadores com práticas inadequadas;
– Não discrimine ou desrespeite os outros naturistas
Já frequentou alguma praia de nudismo no Brasil ou no mundo? Como foi a sua experiência? Participe nos comentários!