Ranking elege os melhores aeroportos do mundo em 2024 – veja o top 10!
Ranking elege os melhores aeroportos do mundo em 2024 – veja o top 10!
Quais os melhores aeroportos do mundo em 2024? O ranking da consultoria internacional Skytrax, considerado por muitos a mais importante do setor, anunciou os melhores da categoria. Com base na opinião de milhares de viajantes, a empresa classificou os melhores terminais em estrutura e experiência de passageiros. O Japão ficou mais uma vez com duas posições na lista desse ano, sem contar um velho conhecido voltando para a primeira posição. Confira a seguir a lista com o top 10!
Melhores aeroportos do mundo em 2024
O Skytrax World Airport Awards é realizado anualmente com votação de passageiros por meio de uma pesquisa global de satisfação em aeroportos.
Além de apontar quais são os melhores aeroportos do mundo, a Skytrax premia por categorias, incluindo aeroportos regionais, melhores funcionários, restaurantes, entrega de bagagens, limpeza, entre outros.
O Brasil não aparece na lista dos 100 melhores do mundo em 2024. Da América do Sul, apenas dois aeroportos entraram no ranking: o Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, na Colômbia, em 39º lugar, e o Aeroporto Internacional de Quito, no Equador, em 41º lugar.
10. Aeroporto de Istambul (Turquia)
O Aeroporto de Istambul foi inaugurado em 2018, mas iniciou as operações somente em abril de 2019. Ele ainda não foi completamente inaugurado, mas mesmo assim tem uma super capacidade de receber passageiros. A segunda fase da obra está prevista para terminar em 2026.
A experiência dos viajantes de Istambul melhorou muito com a inauguração deste aeroporto, já que o antigo que era até então o principal, o Atatürk, é bem pequeno. Quem já esteve por lá diz que ele é tão bonito que o embarque / desembarque por si só vale muito a pena!
9. Aeroporto de Zurique (Suíça)
Na posição nove, o Aeroporto de Zurique é um dos maiores e mais tecnológicos da Europa. Fica a 10 minutos de distância do centro da cidade de carro, contando com várias lojas e serviços, como restaurantes, berçários, enfermaria, espaços de recreação, salas VIP e uma gama de opções de atividades para os passageiros passarem o tempo. É possível, por exemplo, fazer um tour guiado e conhecer um pouco da cidade!
8. Aeroporto de Munique (Alemanha)
O moderno e movimentado Aeroporto Internacional de Munique (Flughafen München) ostenta hoje o título de oitavo melhor aeroporto do mundo. A cerca de 30 quilômetros de Munique, ele oferece uma boa estrutura aos passageiros que embarcam e desembarcam no local.
Há acesso gratuito à internet 24h por dia, restaurantes e bares, lojinhas e caixas eletrônicos são algumas das diversas facilidades oferecidas. Também há áreas de recreação para crianças e serviço de aluguel de carrinhos de bebê. Os visitantes ainda podem aproveitar um parque, passeios para conhecer as dependências do aeroporto e contemplar uma bela vista de pousos e decolagens a partir de um deck de observação.
7. Aeroporto Internacional de Dubai (Emirados Árabes)
O Aeroporto Internacional de Dubai estava na posição 17 do ranking de melhores aeroportos do mundo em 2023, subindo para a sétima posição em 2024. O terminal tem capacidade para transportar até 100 milhões de passageiros, chegando a 87 milhões de viajantes em 2023.
É o maior aeroporto do mundo em fluxo de passageiros estrangeiros e atende mais de 270 destinos, tendo como os mais populares: Riad, Cidade do Kuwait, Manama, Teerã e Mascate. Veja o que fazer em Dubai.
Leia também
Dubai planeja construir o maior aeroporto do mundo!
6. Aeroporto de Paris Charles de Gaulle (França)
Aberto em 1974, recebeu o nome do estadista Charles de Gaulle, mas também é conhecido como Aeroporto Roissy. Ele é o maior e o principal terminal da França e também um dos mais movimentados do mundo: cerca de 26,2 milhões de passageiros passaram por ele no ano passado. São operados voos nacionais e internacionais para os principais destinos de todos os continentes.
Aqui os visitantes que chegam ou partem de Paris encontram diversas salas VIP, wi-fi gratuito, bancos e correios. Todos os terminais oferecem diversas opções gastronômicas e locais de compras. Farmácias, centro médico, cabines fotográficas, salas de oração, parques infantis, galeria de arte, SPA e cadeiras de massagem disponíveis são alguns diferenciais.
5. Aeroporto Internacional de Narita (Japão)
O Aeroporto Internacional de Tóquio-Narita (NRT) atende grande parte da região metropolitana da capital japonesa. Em 2016, chegou a ser o segundo aeroporto mais movimentado do país, sendo que oferece voos para o mundo todo. Narita possui todos os serviços básicos como correios e bancos, mas o que deixa os viajantes com um verdadeiro sentimento de estar no Japão é o hotel cápsula.
O aeroporto possui duas galerias de arte e exposições rotativas, além de oferecer também um tour para quem deseja conhecer um pouco mais da operação em Tóquio.
4. Aeroporto Internacional de Tóquio Haneda (Japão)
Aeroporto mais movimentado da capital japonesa, o Tokyo International Airport – Haneda (HND) oferece uma ótima estrutura para turistas, com estação de trem que conecta o aeroporto à cidade e ainda um mirante panorâmico, excelente para admirar os voos chegando e partindo.
O aeroporto opera, principalmente, voos domésticos e voos internacionais realizados dentro da Ásia. Ele é a base das principais empresas aéreas japonesas e sua principal vantagem com relação ao aeroporto de Narita é a proximidade com o centro de Tóquio.
3. Aeroporto Internacional de Incheon (Coreia do Sul)
Este aeroporto é a porta de entrada para quem viaja para Seul, na Coreia do Sul. Muito premiado em rankings internacionais e também na Skytrax, a estrutura futurística e a valorização da cultura local na arquitetura impressionam. Em 2024 na terceira posição, ele tem diversos restaurantes, museu, cinema, além de um ótimo hotel! Chama atenção justamente por seu setor de entretenimento – e até uma sala do silêncio tem lá, com lugares aconchegantes e confortáveis para os passageiros relaxarem.
2. Aeroporto Changi de Singapura
Na segunda posição do ranking, o Aeroporto Changi de Singapura conecta passageiros a mais de 200 destinos ao redor do mundo, com 5 mil chegadas e partidas semanais operadas por 80 companhias aéreas — tudo com muito luxo e sofisticação.
Seus quatro terminais são conectados por um sistema de monotrilhos, com sete estações e linhas separadas para passageiros em conexão. Os terminais 1, 2 e 3 oferecem uma imensa variedade de serviços, praças de alimentação, salas de descanso, spas e jardins temáticos para os visitantes, além da The Jewel, a maior cachoeira interna do mundo!
1. Aeroporto Internacional Hamad (Catar)
Não é por acaso que o Aeroporto de Hamad, no Catar, levou o título de melhor aeroporto do mundo. Ele foi projetado para garantir conforto e comodidade aos passageiros e tem sido descrito como o complexo de terminais com arquitetura mais significativa do mundo, além de ser considerado um dos mais luxuosos.
A atenção aos detalhes e os serviços de luxo dos lounges, como os da Qatar Airways, são o principal destaque. Além, é claro, do urso gigante no meio do terminal, símbolo do aeroporto.
Confira a lista completa com os 100 melhores aeroportos do mundo em 2024 clicando aqui!
E você, já esteve em algum dos melhores aeroportos do mundo?