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Latam Pass facilita mudança de categoria e retoma qualificação por trechos voados

Leonardo Cassol
03/03/2020 às 15:46

Latam Pass facilita mudança de categoria e retoma qualificação por trechos voados

Boa notícia! Nossas preces foram atendidas… O Latam Pass anunciou que a partir de abril vai implementar um novo modelo de qualificação para mudança de categoria no programa e voltar a considerar trechos voados, além dos pontos acumulados nos voos. Além disso, haverá uma redução na pontuação necessária para três das cinco categorias, facilitando o upgrade ou manutenção de status. Confira as novidades:

Qualificação por trechos voados

Voos operados pela Latam ou por empresas parceiras (desde que com bilhetes comercializados pela própria Latam) acumularão pontos normalmente baseados nas regras do programa. Além disso, passam a somar trechos para mudança de categoria. Para a qualificação de 2021 serão considerados os trechos voados com a Latam entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020.

Caso o cliente tenha mais de um voo com conexão, vai acumular 1 trecho para cada voo realizado. Já voos com escala computam apenas 1 trecho.

Voos com tarifas PROMO e BASIC que não acumulam pontos, também não vão acumular trechos qualificáveis. Mas a tarifa Light que é aquela mais comum, que não inclui bagagem, pontua e vai contabilizar trechos.

Além disso, a partir de 1º de abril, ao voar nas cabines Premium Economy ou Premium Business, os clientes acumularão duas vezes mais trechos.

Confira quantos trechos e pontos você precisará fazer para atingir ou se manter em cada categoria a partir de 1º de abril de 2020:

Infelizmente trechos de passagens compradas com pontos e com pontos mais dinheiro não serão contabilizados para mudança de categoria (bem que podiam seguir a Smiles nisso, não acham?).

Pontos qualificáveis para subir de categoria

Todos os clientes que buscam atingir as categorias Gold Plus, Platinum ou Black precisarão de menos pontos qualificáveis no programa a partir de 1° de abril. As regras para as categorias Gold e Black Signature não se alteram.

Abaixo uma tabela completa com a nova quantidade de pontos qualificáveis necessários para manter ou subir de categoria:

O programa informou também que voltou a comercializar o Clube Latam Pass 10.000, cujas vendas tinham sido suspensas nos últimos dias.

Perguntas e respostas (extraído do site do Latam Pass)

1.- Quais são as principais alterações nas regras de qualificação?

Mudamos a regra de qualificação para facilitar que você atinja as Categorias Elite e, além disso, implementamos uma nova forma de qualificar: a quantidade de voos realizados. A partir de 1º de abril, todos os trechos voados passam a ser contabilizados para se manter ou subir de Categoria.

2. – Agora quantos voos ou Pontos Qualificáveis preciso acumular para alcançar cada Categoria do programa?

3.- Como serão contabilizados os voos realizados para subir de Categoria?

A partir da quantidade de trechos voados (nacionais ou internacionais). A qualificação serve para as duas regras, não sendo necessário atingir tanto os pontos, como a quantidade de voos. Como exemplo, um cliente que busca subir para a Categoria Gold Plus, caso não consiga acumular o mínimo de pontos (17.000 pontos), poderá ter o upgrade se realizar um mínimo de 20 voos (trecho) com a LATAM. Para acelerar esse processo, se esse cliente realizar um voo em cabine Premium Economy ou Premium Business, ele terá seu trecho contabilizado 2 vezes, podendo subir para a categoria mencionada em somente sete voos.

4.- O que acontece se meu voo tiver conexão?

Voos com conexão são contabilizados como 2 voos; diferentemente dos voos com escala (em que o passageiro não muda de avião), que são contabilizados como 1 voo.

5.- É possível acumular mais de um voo?

Sim, os voos comprados nas cabines Premium Economy ou Premium Business acumulam 2 vezes.

6.- Eu acumulo Pontos Qualificáveis se eu voar com outras companhias aéreas?

Sempre que o voo for comercializado pela LATAM, independentemente da companhia que opera, você acumulará voos e pontos voando parceiras. Se o voo for comercializado por outras companhias aéreas, você não acumulará voos.

7.- Para qualificar, preciso cumprir as duas regras: quantidade de voos e quantidade de Pontos Qualificáveis?

Não, as regras são independentes. Você pode alcançar a Categoria cumprindo a regra de Pontos Qualificáveis ou a regra de quantidade de voos; ou seja, não é necessário cumprir as duas regras.

8.- Qual é o período de validade para que eu realize meus voos e eles sejam qualificados para subir de Categoria?

Assim como os Pontos Qualificáveis, os voos serão válidos durante o ano vigente; isto é, para voos realizados entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro do mesmo ano.

9. O que são Pontos Qualificáveis e para que servem?

São os pontos que você acumula a partir do dia 1º de janeiro de cada ano, para alcançar suas metas de qualificação das Categorias Elite do programa, a partir dos voos realizados pela LATAM ou companhias aéreas parceiras. Além disso, você também qualifica seus pontos a partir do seu cartão de crédito LATAM Pass Itaucard. A regra de qualificação para cada Categoria Elite (Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature) se reflete em uma quantidade de Pontos necessária para chegar até cada uma delas. Confira aqui os detalhes

10. O cálculo dos Pontos Qualificáveis foi alterado?

Não, a metodologia de cálculo de Pontos Qualificáveis permanece inalterada, apenas facilitamos à chegada às Categorias Gold Plus, Platinum e Black.

11. Como os Pontos Qualificáveis são acumulados?

Os Pontos Qualificáveis são acumulados a partir da tarifa paga (descontando taxas, impostos e outros serviços), com a aplicação de um multiplicador que depende do destino da viagem (nacional ou internacional). Entende-se por outros serviços a compra de bagagem, assento LATAM+, opção upgrade e outros.

12. Quais são os multiplicadores por rota?

Os multiplicadores variam de acordo com o voo, nacional ou internacional; ou seja:

  • Rota do bilhete
  • Voos realizados no Brasil
  • Voos realizados na Colômbia
  • Outras rotas nacionais (por país)
  • Voos internacionais
  • Todas as cabines e tarifas

13. Se comprei uma passagem em moeda local, que tipo de alteração será contabilizada para a conversão em USD?

Nesses casos, será aplicado o tipo de câmbio vigente (para conversão em USD) no momento da emissão da passagem.

14. Posso acumular Pontos Qualificáveis quando eu compro um voo LATAM, mas ele é operado por outra companhia aérea?

Sim, você acumula Pontos Qualificáveis em voos comercializados pela LATAM que são operados por outras companhias parceiras. Ou seja, em voos cuja venda e comercialização são realizadas pela LATAM, mas que não são necessariamente operados pela LATAM.

15. Posso acumular Pontos Qualificáveis ao voar com outras companhias aéreas?

Sim, você pode acumular Pontos Qualificáveis com outras companhias aéreas, desde que façam parte das alianças parceiras. Consulte aqui as companhias parceiras.

17. Os Pontos Qualificáveis que ganho com o meu cartão LATAM Pass Itaucard permanecem válidos?

Sim, as regras de qualificação para os pontos acumulados por meio do cartão LATAM Pass Itaucard permanecem as mesmas:

  • A cada 10 pontos acumulados, 1 é qualificável (apenas válido para os cartões da variante Platinum, Black e Visa Infinite)
  • Clientes que possuem o cartão Itaucard Latam Pass Platinum podem acumular até 3.000 pontos qualificáveis por ano
  • Clientes que possuem os cartões Itaú Personnalité Latam Pass Visa Infinite ou o Itaucard Latam Pass Mastercard Black podem acumular até 6.000 pontos qualificáveis por ano

Mais informações no site da Latam.

É a volta do mileage run!

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